Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirClube
|
0Rogério Alves critica o comportamento de António Costa e de João Galamba em todo o processo que envolveu a intervenção do SIS na recuperação do computador de Frederico Pinheiro.
A demissão do adjunto do ministro das Infraestruturas, que detém a pasta da TAP, provocou uma nova crise e que levou o Governo a chamar o Sistema de Informações e Segurança (SIS) para recuperar o portátil em causa.
Em declarações na CNN Portugal, o antigo dirigente do Sporting apelida todo o aparato gerado como "profundamente inaceitável".
"Não percebo como é que o primeiro ministro pode defender o contrário"
"Tudo isto é profundamente lamentável porque existem aqui várias violações à lei. A intervenção do SIS aqui é claramente ilegal. Não percebo como é que o primeiro ministro pode defender o contrário. O SIS é um serviço de produção de informação, ou seja, cataloga informação útil para utilizar quando estão em causa valores relevantes do estado de direito", disse o advogado, solicitando um pedido de esclarecimentos por parte de António Costa e de Marcelo Rebelo de Sousa.
"Estas são questões de Estado e próprio Presidente da República deveria pronunciar-se sobre elas"
"Comparar essa situação com isto é absolutamente despropositado. Acabamos por não perceber quem é que ligou para o SIS. O SIS depende do primeiro ministro. Não se pode telefonar e aparece o SIS. É óbvia a ilegalidade do SIS neste quadro. O caso compete claramente à Polícia Judiciária. Estas são questões de Estado e próprio Presidente da República deveria pronunciar-se sobre elas".
"Este caso é claramente competência da PJ"
"O primeiro ministro pode delegar no ministro as competências que ele próprio tem sobre o SIS. Mas, mesmo que tivesse falado com primeiro ministro, este não deveria acionar o SIS numa situação como esta porque a lei é muito clara quanto àquilo que o SIS deve fazer. Este caso é claramente competência da PJ. Ainda não vi ninguém invocar um artigo ou uma lei que justifiquem esta intervenção", disse Rogério Alves, ex-dirigente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting.
Confira o vídeo: