Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirClube
|
0O Orçamento do Estado para o ano civil de 2024 já foi entregue na Assembleia da República e conta com a parcela de 50,3 milhões de euros referente ao Desporto. O valor regista, assim, um aumento de 5,6 milhões de euros, comparando com o ano de 2023.
“O Governo continua a reforçar o papel de Portugal no contexto desportivo internacional e num ano que será de Jogos Olímpicos e Paralímpicos, em Paris. Para a preparação olímpica e paralímpica concorre a melhoria dos programas de preparação competitiva, nacional e internacional, a aposta na promoção da conciliação do sucesso desportivo com o sucesso académico”, lê-se no Orçamento do Estado.
De notar que o Governo procura reforçar certos setores da área, como: o combate à manipulação de competições desportivas; a presença das mulheres no desporto; a maior oferta de modalidades e as políticas de promoção da integridade, verdade desportiva, ética e valores do desporto.
Além destes destaques, é de sublinhar a criação do “Sistema Universal de Apoio à Vida Ativa”, que será financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Tem como questão central a potencialização da generalização da prática regular da atividade física em diferentes idades e contextos através da renovação, reabilitação e conservação da infraestrutura desportiva nacional.
Como já foi referido, o governo entregou na passada terça-feira, 10 de outubro, a proposta para o Orçamento de Estado para o ano de 2024. A mesma proposta será debatida e votada na generalidade nos dias 30 e 31 de outubro, sendo que a votação final está marcada para dia 29 de novembro.