Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Ruben Amorim e Hugo Viana em luta por ala do Sporting? António Bernardino não tem dúvidas

Guerra acesa entre os antigos treinador e diretor desportivo do Clube de Alvalade deixa adeptos preocupados com eventual saída do plantel

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

10 Fev 2025 | 12:43 |

Icon Comentário0

Geovany Quenda continua a encantar os grandes tubarões europeus, que observaram o jovem no Clássico com o Porto. O ala do Sporting é muito cobiçado e António Bernardino admite possibilidade de uma 'guerra' entre o Manchester United de Ruben Amorim e o City de Hugo Viana pela contratação do 'camisola 57' dos leões.


"Com apenas 17 anos já se revela um jogador muito importante na estratégia de um Clube como o Sporting. Só por aí já se vê o nível de maturidade para um jovem muito acima da média. Neste momento leva dois golos e cinco assistências, sendo fundamental na estratégia do Sporting. Já o era com Ruben Amorim, continua a ser com Rui Borges e foi também com João Pereira", começou por dizer, ao Record na Hora.


"Em jogos grandes não revela qualquer dificuldade, muito pelo contrário, é aí que sobressai a sua personalidade. Fê-lo com o Porto, Benfica, Liga dos Campeões... é natural que grandes clubes do panorama europeu sigam atentamente o Quenda e parece-me que está mais do que preparado para dar o salto", acrescentou.


No entanto, António Bernardino deixa o seu parecer quanto a uma possível mudança, garantindo que "a estabilidade ajuda a consolidar o processo de desenvolvimento do jogador". Ainda assim, admite que o ala "está mais que preparado" para assinar com o tubarão europeu e que haverá "uma rivalidade interessante em Manchester na luta para garantir o Quenda", visto que "Ruben Amorim e Hugo Viana conhecem perfeitamente" o jogador e será "um mercado interessante".

Esta época, a primeira no plantel principal do Sporting, Geovany Quenda - avaliado em 30 milhões de euros - leva 36 partidas, nas quais foi utilizado ao longo de 2.536 minutos. O desequilibrador canhoto tem, para já, cinco assistências para os companheiros de equipa e dois golos apontados - na Supertaça, diante do Porto e frente ao Famalicão.


Assista às declarações de António Bernardino: 


Futebol

Iturralde González diz com todas as letras: "Parece-me penálti muito claro para o Sporting"

Ex-juiz internacional analisou alguns dos principais casos da 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic, nomeadamente um lance na área do Famalicão

Iturralde González, ex juiz internacional, disse que Pedro Bondo, do Famalicão, cortou a bola com o braço e deveria ter sido penálti para o Sporting
Iturralde González, ex juiz internacional, disse que Pedro Bondo, do Famalicão, cortou a bola com o braço e deveria ter sido penálti para o Sporting

16 Fev 2026 | 15:39 |

Icon Comentário0

Iturralde González, ex juiz internacional, considera que Pedro Bondo, lateral do Famalicão, cometeu uma grande penalidade no duelo entre Sporting e minhotos (1-0), numa altura em que o marcador estava empatado. O especialista diz mesmo que o lance é bastante evidente.


Iturralde: "Parece-me penálti muito claro"


"Parece-me penálti muito claro. O Pedro Bondo salta, levanta o braço numa posição não natural e ganha volumetria, e a bola bate-lhe na mão. Quando assim é, é penálti muito claro", disse ao jornal 'Record' sobre o lance que ocorreu aos 67 minutos.


Relativamente ao tento anulado aos famalicenses, Iturralde também não tem dúvidas: "A falta não é do Ibrahima Ba, que rouba a bola, usando bem o corpo. Mas sim de Pedro Santos, que com a perna esquerda acerta na perna esquerda de Maxi Araújo, acabando por o derrubar. O golo foi bem anulado", pode ler-se.

Um golo solitário de Daniel Bragança aos 82 minutos garantiu triunfo frente à turma orientada por Hugo Oliveira, em jogo a contar para a 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic, mantendo os leões a quatro pontos do líder Porto, de Francesco Farioli.


O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 21 de fevereiro, frente ao Moreirense. O encontro, a contar para a 23.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Vasco Botelho da Costa, jogar-se-á às 18h00, no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas.


Futebol

Jorge Coroado avalia lance do Sporting - Famalicão: "Golo não podia ser validado"

Antigo árbitro analisou trabalho de David Silva no duelo entre verdes e brancos e minhotos, da 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic

Jorge Coroado referiu que golo anulado ao Famalicão foi bem ajuizado no duelo frente ao Sporting (1-0)
Jorge Coroado referiu que golo anulado ao Famalicão foi bem ajuizado no duelo frente ao Sporting (1-0)

16 Fev 2026 | 14:09 |

Icon Comentário0

No jogo entre Sporting e Famalicão (1-0), um dos momentos mais polémicos aconteceu aos 8 minutos, quando os minhotos marcaram um golo que acabou por ser anulado pelo VAR. A decisão acabou por ser consensual para Jorge Coroado, José Leirós e Fortunado Azevedo.


J. Coroado: "Golo não podia ser validado"


"Jogada iniciou-se com Sorriso em fora de jogo não assinalado, prosseguiu, Ba e Van de Looi, o primeiro com pé esquerdo, o segundo empurrando, derrubaram Maxi Araújo, impedindo-o disputar a bola. Golo não podia ser validado", pode ler-se no jornal 'O Jogo'.


J. Leirós: "Bem não validar o golo após ver no VAR"

José Leirós também defendeu que a decisão foi acertada: "Erro do árbitro no relvado foi falta a "duas tabelas". Mesmo tendo campo de visão aberto, está um pouco longe. Ba para recuperar a bola a Maxi Araújo, carregou-o de forma ilegal. A seguir, Pedro Santos envolveu e derrubou adversário. Bem não validar o golo após ver no VAR".


F. Azevedo: "Pedro Santos, por trás, com o joelho, atinge a coxa de Maxi Araújo"

Para Fortunato Azevedo, a primeira falta foi clara: "Pedro Santos, por trás, com o joelho, atinge a coxa de Maxi Araújo. Simultaneamente, Bondo, com o braço, com intensidade, desvia o sportinguista. Primeira falta é clara, golo bem anulado, após intervenção do VAR".

O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 21 de fevereiro, frente ao Moreirense. O encontro, a contar para a 23.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Vasco Botelho da Costa, jogar-se-á às 18h00, no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas.


Futebol

Gafe da Serie A coloca Amorim como jogador do Génova; Ex Sporting é notícia em Itália

Lapso gráfico, que mostrou técnico português em vez de um futebolista, tornou‑se no foco de atenção de muitos adeptos e comentadores

Uma gafe gráfica na Serie A gerou alguma confusão nas redes sociais ao colocar o nome e a imagem de Amorim, ex Sporting, no Génova
Uma gafe gráfica na Serie A gerou alguma confusão nas redes sociais ao colocar o nome e a imagem de Amorim, ex Sporting, no Génova

16 Fev 2026 | 11:58 |

Icon Comentário0

Uma gafe gráfica na Serie A gerou alguma confusão nas redes sociais ao colocar o nome e a imagem de Ruben Amorim em vez dos do médio brasileiro Alex Amorim durante um jogo do Génova. O erro aconteceu na transmissão do encontro frente à Cremonese, válido pela 25.ª jornada da liga italiana, que acabou empatado (0-0).


Alex Amorim, ex jogador do Alverca e que esteve na mira do Sporting, fez a sua estreia pelo novo clube, entrando durante a partida e somando os primeiros minutos e foi este jogador quem efetivamente lançado na partida e não a figura que erradamente surgiu nas imagens televisivas.


O lapso, que mostrou Ruben Amorim em vez de Alex, tornou‑se no foco de atenção de muitos adeptos e comentadores, mais do que o desempenho do próprio jovem médio em campo. A equipa orientada por De Rossi segue no 16.º posto, com 24 pontos, mais três do que o Lecce (21), primeira equipa abaixo da linha de água.


No último mercado de janeiro,  Alex Amorim deixou o Alverca rumo a Itália. O Génova pagou 8 milhões de euros num negócio que pode atingir ainda os 10M em função de objetivos. Em termos globais, trata-se da maior venda da história da SAD do emblema ribatejano.

Ruben Amorim, depois de uma passagem bem-sucedida pelo Sporting entre 2020 e 2024, rumou a Old Trafford em novembro de 2024. Acabou por ser demitido no dia 5 de janeiro de 2026, ao fim de 63 jogos oficiais, nos quais conseguiu apenas 25 vitórias.


Veja a publicação:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Jogador do Sporting eufórico com vitória contra o Famalicão: "É um sentimento inesquecível"
Futebol

Jogador do Sporting eufórico com vitória contra o Famalicão: "É um sentimento inesquecível"

16 Fev 2026 | 10:50

Icon Comentário0
Alisson salvou Nápoles da derrota, mas Conte mandou boca ao extremo cedido pelo Sporting
Futebol

Alisson salvou Nápoles da derrota, mas Conte mandou boca ao extremo cedido pelo Sporting

16 Fev 2026 | 11:32

Icon Comentário0
Rodrigo Roquette ataca 'cartilheiros' de Benfica e Porto após vitória do Sporting: "Patético"
Futebol

Rodrigo Roquette ataca 'cartilheiros' de Benfica e Porto após vitória do Sporting: "Patético"

16 Fev 2026 | 11:13

Icon Comentário0