
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Com o aproximar do mercado de transferências de verão, o nome de Jonathan Tah começa a ganhar protagonismo entre os bastidores do futebol europeu. O defesa-central alemão já informou o Bayer Leverkusen de que não pretende prolongar o seu vínculo contratual e quem está bem atento a esta situação é... Ruben Amorim.
De acordo com informações avançadas pela estação britânica Sky Sports, o Manchester United - clube que esta quinta-feira entra em campo diante do Athletic Bilbao, para a Liga Europa - é o mais recente interessado na contratação do internacional germânico, de 29 anos, negócio que também interessa ao treinador ex-Sporting, dado que está focado em adaptar o plantel ao seu gosto já para a próxima temporada.
Apesar do forte interesse do Manchester United, a tarefa de garantir os serviços de Jonathan Tah está longe de ser simples. O defesa está na mira de várias potências europeias, entre elas o Bayern Munique e os colossos espanhóis Barcelona e Real Madrid. Os merengues, aliás, parecem partir em vantagem na corrida e a possível chegada de Xabi Alonso, timoneiro do Leverkusen, ao comando técnico do Real Madrid, sucedendo a Carlo Ancelotti, poderá ser determinante.
Esta temporada, Tah já conta com três golos e uma assistência em 46 jogos realizados, num total de 4.129 em campo, números que expressam facilmente a sua importância neste plantel que, vale notar, se encontra a segunda posição da Bundesliga, a oito pontos do líder Bayern Munique.
Avaliado em 30 milhões de euros, o defesa alemão conta também com 35 internacionalizações pela seleção bávara, encontrando-se a viver a sua 10.ª temporada no Leverkusen, para onde se mudou em 2015, proveniente do Hamburger SV, clube que o formou.
Jornalista crê que Clube de Alvalade está em desvantagem perante as águias e até recorda o caso recente de João Palhinha, quando este ainda vestia a Listada
|
Ainda recentemente, Hugo do Carmo fez notar que não acredita que o Sporting será campeão nacional, opinião que é agora reforçada pela ideia de que, no dérbi de 10 de maio, os leões entrarão "já a perder". Foi isso mesmo que o especialista escreveu no 'Livre sem barreira', espaço de opinião semanal que tem no jornal Record.
Hugo do Carmo: "Na minha opinião, os leões já começam o dérbi a perder, isto apesar de liderarem a Liga"
"Falta mais de uma semana para o dérbi da Luz, onde provavelmente vai decidir-se o campeonato, e há até ainda uma jornada pelo meio, mas todas as contas já apontam para o Benfica - Sporting de 10 de maio. E na minha opinião os leões já o começam a perder, isto apesar de liderarem a Liga", começou por escrever Hugo do Carmo, antes de prosseguir.
"Parece paradoxal, até porque o Sporting tem a vantagem de ter o ganho o dérbi da primeira volta, o que lhe dá, diria, meio ponto de avanço, já que o primeiro critério de desempate é o confronto direto e dada a vitória no jogo de Alvalade é o Benfica que está obrigado a vencer de forma a ultrapassar o rival. Mas dizia que os leões já partem atrás dada a falta de planeamento na gestão dos cartões amarelos. Mais: considero que o Benfica está a vencer o dérbi por 3-1", acrescentou, pintando ainda mais de negro o cenário para o emblema verde e branco.
Hugo do Carmo, neste mesmo texto, falou ainda sobre o facto de Morten Hjulmand correr o risco de ser castigado para o dérbi e recordou, para isso, o caso de João Palhinha: "Em vésperas de defrontar o… Benfica, o médio foi punido com um jogo de suspensão, mas apresentou uma providência cautelar que acabou deferida pelo Tribunal, o que lhe permitiu jogar o dérbi; curiosamente, saído do banco na última meia hora".
"Há também a possibilidade de Hjulmand ver mais um cartão amarelo no dérbi, o que seria o nono no campeonato - na primeira sequência de amarelos, o castigo é aplicado ao 5.º e na segunda ao 4.º -, o que o afastaria da última jornada, a receção ao V. Guimarães, que pode ser decisiva. Situação que vale, obviamente, para Matheus Reis. Já o Benfica tem Carreras, Florentino e Di María prontinhos para o dérbi e para a deslocação a… Braga. Trabalhos de casa bem feitos na Luz", concluiu Hugo do Carmo.
Treinador bem conhecido do futebol português falou sobre a chegada do técnico de Mirandela a Alvalade e sobre o trabalho feito pelo mesmo
|
Rui Borges chegou ao comando técnico do Sporting envolto num clima de expectativa e de desafio. Substituir João Pereira pouco depois de Ruben Amorim, o treinador que marcou uma era recente no Clube, não seria tarefa fácil. No entanto, apesar das inevitáveis comparações, o técnico natural de Mirandela tem conseguido manter os leões na rota do sucesso nas competições internas e o balanço é positivo, conforme destacou recentemente Manuel Gomes, mais conhecido como Professor Neca.
O experiente treinador, em declarações concedidas ao Desporto ao Minuto, começou por revelar que conhece Rui Borges há muito mais tempo do que a maioria, desde a sua infância. "Rui Borges é filho de um ex-jogador meu, o Manuel Borges, e tem a cultura de futebol desde criança", fez notar, antes mesmo de destacar a importância que esse dado poderá ter para o seu sucesso.
"Está mais predisposto para ser jogador e treinador de futebol que qualquer outro, tal como Vítor Bruno e José Mourinho. São 'filhos' do futebol. No caso de Rui Borges, teve o mérito no caminho percorrido e, como o próprio disse, a sorte de ter estado no momento certo no sítio certo para ir para o Sporting", completou Manuel Gomes.
Nesta mesma conversa, Neca destacou que, na sua opinião, a aposta do Sporting em Rui Borges - que já decidiu o que irá fazer em relação a Morten Hjulmand no confronto com o Gil Vicente - foi "acertada" e que o treinador está "a fazer um bom trabalho, com contextos progressivamente difíceis, de lesões, de ter tido flexibilidade mental de esquecer aquilo que vinha a fazer no Moreirense e no Vitória de Guimarães".
"No princípio, percebeu que não tinha o mesmo contexto que o Sporting tinha com Ruben Amorim, que enquadrou e estruturou a equipa em função da sua ideia de jogo, tinha de ser esse caminho que tinha de ser continuado e não perdeu muito tempo noutros sistemas e passou para aquilo que era a boa memória que estava registada na equipa do Sporting", concluiu.
Clássico inicia o dia, com o treinador ex-Sporting a ter um importante desafio na prova europeia mais logo, diante do Athletic Bilbao
|
O dia começa com atenção ao futebol de formação em Portugal, com dois jogos em destaque. Às 11:00, o Benfica entra em ação com as equipas de juniores e de iniciados, diante do Vitória de Guimarães e do Porto, respetivamente. Ao início da noite, as atenções viram-se para a Premier League.
O Nottingham Forest recebe, esta quinta-feira, o Brentford, no City Ground. A equipa orientada por Nuno Espírito Santo ainda acredita que poderá qualificar-se para a próxima edição da Liga dos Campeões, enquanto que os visitantes, por outro lado, estão sensivelmente a meio da tabela, já praticamente afastados das provas europeias.
Às 20:00, o foco passa para as competições europeias, com quatro jogos em simultâneo. Na Liga Europa, o Athletic Bilbao enfrenta o Manchester United, de Ruben Amorim, e o Tottenham mede forças com o norueguês Bodo/Glimt, tudo isto na primeira mão das meias-finais da prova. Já na Liga Conferência Europa, o Real Betis - clube que emprestou Rui Silva ao Sporting em janeiro - recebe a Fiorentina, enquanto o Chelsea viaja até à Suécia para defrontar o Djurgarden, igualmente na primeira mão das 'meias'.
Confira, abaixo, a lista de jogos que poderá ver esta quinta-feira, bem como o canal em que serão transmitidos:
• Benfica - Vitória de Guimarães: 11:00, Campeonato Nacional Juniores A, Canal11;
• Porto - Benfica: 11:00, Campeonato Nacional Iniciados, PortoCanal;
• Nottingham Forest - Brentford: 19:30, Premier League, DAZN 1;
• Athletic Bilbao - Manchester United: 20:00, Liga Europa, SportTV 5;
• Tottenham - Bodo/Glimt: 20:00, Liga Europa, DAZN 1;
• Real Betis - Fiorentina: 20:00, Liga Conferência Europa, DAZN;
• Djurgarden - Chelsea: 20:00, Liga Conferência Europa, DAZN.
Aproveite e carregue aqui para ver a programação semanal completa.