
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Litos e Rui Águas fizeram a antevisão ao dérbi entre Sporting e Benfica. Os antigos internacionais portugueses, que se enfrentaram em diversas ocasiões, apontam Morten Hjulmand e Fredrik Aursnes como potenciais ameaças na partida decisiva para as contas do campeonato.
Litos: "Aursnes é fantástico"
“O Rui [Águas] sabe que sou um admirador de Aursnes. Tive até alguns problemas com amigos sportinguistas [risos]. Sempre disse que o via como um número seis ou um número oito, mas insistiam que ele [Aursnes] era bom a ala-esquerdo. Até que Lage aproveitou as suas características e é, de facto, um jogador fantástico, como é Morten Hjulmand”, disse o ex-jogador dos leões, ao jornal Record.
Rui Águas: "Também gosto de Hjulmand"
Em resposta, o ex avançado do Benfica admitiu "também gostar de Hjulmand", explicando que, tanto o capitão do Sporting como o médio da formação encarnada “jogam numa posição intermédia, são fundamentais para dominar ou ser dominado”.
No mesmo momento, Litos comentou ainda a vantagem de uma das equipas para o dérbi eterno, revelando as suas escolhas para o onze inicial. Na ótica do antigo jogador dos verdes e brancos, Rui Borges fará duas mexidas na equipa que irá apresentar na Luz.
Na presente temporada, Morten Hjulmand - avaliado em 45 milhões de euros - soma 45 partidas: 26 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outra na Supertaça. No total, o capitão dos leões disputou 3.677 minutos, tendo feito três golos e duas assistências.
Antigo jogador dos verdes e brancos fala em duas surpresas nas escolhas inicias de Rui Borges para o embate diante dos encarnados
|
Sporting e Benfica medem forças numa jornada decisiva para as contas do campeonato. Litos, antigo jogador dos leões, dá vantagem aos encarnados devido ao 'fator casa' e ao bom momento de forma, pedindo fairplay aos adeptos e revelando quais seriam as suas escolhas para o onze inicial.
"A ansiedade do Benfica em marcar mais do que um pode ajudar o Sporting"
“Nesta altura, o Benfica está mais forte. Joga em casa e está a atravessar um bom momento, independentemente daquele resultado menos bom [2-2] frente ao Arouca”, disse, ao jornal Record. Litos não esconde que “adorava que fosse o Sporting a vencer", mas que irá "ser um jogo extremamente difícil" em que "um empate pode vir a ser suficiente" para os leões e "a ansiedade do Benfica em querer marcar mais do que um golo pode ajudar o Sporting".
No mesmo momento, o antigo médio do Clube de Alvalade, acompanhado por Rui Águias, fez um voto de fairplay para o dérbi eterno: "No nosso tempo convivia-se no estádio, nas barraquinhas, onde fosse. E lamento que aconteçam estas coisas que retiram o público dos estádios. Independentemente daquilo que possa acontecer dentro das quatro linhas, que haja fair play”.
Para terminar, Litos abordou o possível onze inicial dos verdes e brancos na Luz, mexendo na ala-esquerda e no meio-campo de Rui Borges. Rui Silva; Eduardo Quaresma, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio; Geny Catamo, Morten Hjulmand, Hidemasa Morita, Matheus Reis; Francisco Trincão, Pedro Gonçalves e Viktor Gyokeres.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próxima sábado, dia 10 de maio, frente ao Benfica. O encontro, a contar para a 33.ª jornada e penúltima jornada da Liga Portugal Betclic - veja AQUI a classificação - , diante da turma liderada por Bruno Lage, tem pontapé de saída marcado para as 18h00, no Estádio da Luz.
Presidente do Grupo Stromp fala em "amiguismos e subserviências" no futebol português e aponta dedo a outro treinador do campeonato
|
Carlos Barbosa da Cruz demarcou-se dos insultos de Sofia Oliveira a Rui Borges. O treinador do Sporting ouviu das boas depois de ter vencido o Gil Vicente (2-1), mas o conhecido adepto leonino saiu em defesa do técnico, apontando o dedo a César Peixoto e à atitude anticompetitiva dos Minhotos.
"Foi mais do que óbvio, para quem assistiu ao recente Sporting/Gil Vicente, que César Peixoto fez tudo para agradar ao seu amigo Bruno Lage. Não está em causa o empenho que todas as equipas devem colocar nos seus confrontos, mas a intensidade, o teatro, as faltas, as interrupções empregues pelo Gil Vicente, foi diferente para (muito) mais, da usada noutros jogos do clube", disse, ao jornal Record.
"Gil Vicente queria expulsar Gyokeres da Luz"
Barbosa da Cruz é perentório e admite que "o Gil queria sair de Alvalade com pontos e queria desestabilizar Gyokeres, no intuito de este ser desejavelmente expulso", algo que, para o presidente do Grupo Stromp foi "uma espécie de dois em um, servido de bandeja na Luz, com os obsequiosos cumprimentos do César".
"Quem, em primeiro lugar, deveria estar preocupado, é a Direção do Gil Vicente; aparentemente tem um treinador a duas velocidades, com desempenhos standard e desempenhos premium, conforme a situação. Depois, há a questão do desportivismo. Uma equipa deve jogar para ela e não também para os outros, é uma regra elementar de transparência, embora o treinador do Gil Vicente, olhando para os clubes por onde passou como jogador, não terá tido bons exemplos de inspiração, em matéria de fair-play. Enfim, é a Liga que temos, e este tipo de espertices, não são, infelizmente, caso virgem", atirou.
"Fiquei espantado com o coro de virgens ofendidas que caiu em cima de Rui Borges"
Barbosa da Cruz refere, no entanto, que ficou espantado com "o coro de virgens ofendidas que caiu em cima do treinador Rui Borges, por ele ter dito que se o Gil jogasse sempre assim, teria seguramente mais pontos", garantindo que "Rui Borges apontou o dedo a uma realidade antiga e sombria do nosso futebol que são os fretes" e lembrando "equipas que iam a Alvalade jogar metidas dentro da baliza e, noutros campos, completamente abertas".
"Há amiguismos e subserviências que minam a credibilidade do futebol. Durante muito tempo, percebi o racional da contratação de determinados treinadores, que enterravam as suas equipas, mas que, quando eram despedidos tinham sempre emprego à sua espera. Pensei que esses tempos já tinham acabado, mas aparentemente, ainda subsistem", afirma.
"Rui Borges diz o óbvio e é taberneiro, mas Bruno Lage fez pior e passou incólume"
Para terminar, Barbosa da Cruz admite que "Rui Borges, por dizer que o rei vai nu, foi apodado, no mínimo, de taberneiro", mas que "Bruno Lage, que na garagem da Luz usou a linguagem mais soez que se possa imaginar, passou incólume". "Em meu entender, Rui Borges só pecou por defeito: se o Gil jogasse em todo o campeonato, como jogou em Alvalade, não só seguramente tinha mais pontos, como estaria a disputar um lugar na Europa. O golo do Quaresma, foi, por isso, muito mais do que uma bola dentro da baliza. Foi um grito de revolta contra o jogo sujo".
Jogador dos verdes e brancos foi dado como possível ausência da partida diante dos encarnados, mas já foi avaliado pela Unidade de Performance
|
O Sporting treinou na Academia Cristiano Ronaldo e a Unidade de Performance esteve reunida com Gonçalo Inácio, dando boas notícias ao central leonino, que poderá ir a jogo diante do Benfica. O internacional português foi apontado como dúvida para o dérbi, mas está apto a entrar em campo.
O 'camisola 25' dos verdes e brancos tinha sentido algum desgaste na partida diante do Gil Vicente, terminando o encontro com muitas queixas físicas, o que colocou em causa a sua utilização frente ao Benfica. No entanto, depois de uma avaliação minuciosa, Inácio não tem qualquer problema.
O central apresenta apenas elevados níveis de cansaço, comuns neste final de temporada, principalmente sendo o canhoto um dos jogadores mais utilizados em Alvalade. Ao que tudo indica, o vice capitão do Sporting deverá alinhar ao lado de Ousmane Diomande e Eduardo Quaresma.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Gonçalo Inácio – avaliado em 45 milhões de euros – marcou presença em 39 encontros: 26 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.043 minutos que disputou, o defesa-central formado em Alvalade marcou seis golos e fez três assistências.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próxima sábado, dia 10 de maio, frente ao Benfica. O encontro, a contar para a 33.ª jornada e penúltima jornada da Liga Portugal Betclic - veja AQUI a classificação - , diante da turma liderada por Bruno Lage, tem pontapé de saída marcado para as 18h00, no Estádio da Luz.