Futebol
João Palhinha volta a faturar pelo Tottenham e estreia-se a marcar na Liga dos Campeões (vídeo)
05 Nov 2025 | 08:41
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
11 Jan 2025 | 12:42 |
Nuno Raposo, jornalista do jornal 'A Bola', aproveitou o seu espaço de opinião para assinar um texto onde deixa muitos elogios a treinador do Sporting, apresentado a 26 de dezembro, Rui Borges. O português elogia a "coragem" do técnico, pelo tamanho do desafio que tinha em mãos.
"Rui Borges tem de ser um homem de coragem. Não é só assumir o comando da equipa técnica do Sporting pós-Ruben Amorim e pós-João Pereira, é assumir um Sporting deprimido e entrar em campo com dois dérbis, um clássico e uma visita ao terreno do Vitória de Guimarães nos quatro primeiros jogos. Teve, e tem, o pior calendário do mundo — e até final deste mês tem ainda dois decisivos jogos de Champions", começou por escrever.
Prosseguiu: "Já ganhou um dérbi, já ganhou um clássico, porém empatou no D. Afonso Henriques. Ganhar outra vez ao Benfica seria um tónico que devolveria uma confiança ao Sporting que no início da temporada, até ao treinador desertar, parecia inabalável. Ainda para mais com as dificuldades das lesões (agora mais uma, Morita, a juntar às de Nuno Santos, Matheus Reis, Daniel Bragança e Pedro Gonçalves) daria a Rui Borges um crédito ao nível da coragem que mostrou ao aceitar o desafio. E justifica ainda mais junto da administração que deve dar-lhe condições para atacar a segunda metade da temporada com esperança redobrada".
De seguida: "Uma série de quatro vitórias consecutivas, aproveitando a queda a pique do Sporting pós-Ruben Amorim (ainda se tenta encontrar da era medíocre de João Pereira) bem como a pior fase do Benfica de Bruno Lage, abriu as portas da liderança do campeonato ao FC Porto — uma vitória com o Nacional no domingo desvendará o 1.º lugar da Liga aos dragões na bruma do Estádio da Madeira.
Terminou, da seguinte forma: "Mas será o nevoeiro exclusivo à Choupana? Será que a euforia que se apoderava dos dragões não está ela mesmo também envolta em neblina? A Taça da Liga pode lembrar que sim. Porque recolocou em evidência que este FC Porto tem tido muitas dificuldades em ombrear com os meninos do seu tamanho… E isso é motivo de preocupação, mesmo que vitória na Madeira devolva a alegria aos portistas, interrompida com a realidade que o jogo com o Sporting mostrou — mesmo um Sporting ainda à procura da si mesmo", rematou Nuno Raposo.
Internacional brasileiro não deixou passar em branco o facto de não constar na lista, relembrando todos os seus feitos na temporada 2024/25
05 Nov 2025 | 10:04 |
Raphinha, antigo jogador do Sporting, reagiu, na última terça-feira, dia 4 de novembro, à ausência do seu nome no onze do ano da FIFPRO - onde está incluído Nuno Mendes -, destacando os feitos alcançados na última temporada através de uma série de publicações nas suas redes sociais.
O extremo do Barcelona terminou a temporada transacta com 34 golos e 22 assistências em 57 jogos, ajudando o clube a conquistar todos os títulos nacionais em Espanha e a chegar às meias-finais da Liga dos Campeões. Apesar das exibições de destaque, o brasileiro de 28 anos, que ficou em quinto lugar na Bola de Ouro em setembro, acabou por não ser incluído na equipa ideal votada por mais de 20 mil jogadores profissionais.
No Instagram, Raphinha partilhou mais de 15 publicações a relembrar os seus feitos, sublinhando conquistas individuais como o prémio de melhor marcador da Liga dos Campeões e melhor jogador da La Liga, de forma a mostrar o seu descontentamento e surpresa com as escolhas.
Vale lembrar que, por esta altura, o avançado que passou pelo Sporting se encontra lesionado e falhou os últimos sete jogos do Barcelona devido a um problema muscular na coxa. Hansi Flick, treinador dos culés, mostrou recentemente que sente a falta do brasileiro.
"Sinto a falta do Raphinha porque ele foi muito importante na época passada. Quando ele joga a este nível, é fantástico para nós. Por isso, claro que sinto a falta dele", afirmou recentemente o treinador, aos meios de comunicação espanhóis.
Confira:
Esforços do jogador formado no Clube de Alvalade e restante equipa não foram suficientes para inverter o resultado, mesmo frente a apenas 10 unidades
05 Nov 2025 | 09:38 |
O Bayern Munique, adversário do Sporting na Liga dos Campeões, impôs-se com autoridade ao PSG, e acabou por vencer, por 2-1, em Paris, na última terça-feira, dia 4 de novembro, em partida válida para a quarta jornada da prova milionária.
Os campeões europeus chegaram ao intervalo a vencer por dois golos, ambos marcados por Luis Díaz, que, ainda assim, acabou expulso ainda antes do descanso, após uma falta dura sobre Hakimi - que acabou mesmo por deixar o relvado em lágrimas.
Na segunda parte, o PSG - com Nuno Mendes, jogador formado em Alvalade, no onze inicial - tentou reagir e João Neves reduziu para 2-1 aos 74 minutos, ao concluir uma boa jogada individual dentro da área bávara, mas o esforço dos parisienses revelou-se insuficiente para evitar a derrota.
O Sporting também vai defrontar o Bayern Munique, mas apenas à passagem pela sexta jornada da Liga dos Campeões. A visita dos leões à Alemanha está marcada para dia 9 de dezembro, com o apito inicial a dar-se pelas 17h45.
Por esta altura, o emblema bávaro lidera a classificação da prova milionária, com 12 pontos, somando apenas vitórias nas quatro partidas disputadas. Os leões, por seu turno, ocupam - à condição -, a décima posição, com o total de sete pontos amealhados.
Verdes e brancos acabaram por empatar com a Juventus, a uma bola, na partida válida para a quarta jornada da prova milionária
05 Nov 2025 | 08:59 |
O Sporting continua sem vencer em solo italiano, após empatar 1-1 com a Juventus, em Turim, prolongando para 20 jogos a ausência de triunfos em Itália. Ainda assim, o resultado é positivo para as contas dos leões na Liga dos Campeões, deixando a equipa de Rui Borges bem posicionada na luta pelo apuramento para o playoff dos oitavos de final.
Com sete pontos somados em quatro jornadas - resultado das vitórias frente a Kairat (4-1) e Marselha (2-1), além do recente empate -, o Sporting reforça as suas hipóteses de qualificação. Na época passada, os verdes e brancos garantiram o acesso à próxima fase com 11 pontos, e poderão aproximar-se dessa marca já a 26 de novembro, na receção ao Brugge.
O calendário dos comandados de Rui Borges até ao fim desta fase inclui ainda as visitas ao Bayern (9 de dezembro) e ao Athletic Bilbao, bem como a receção ao PSG em 2026. Importa referir que, na temporada passada, 15 das 16 equipas que tinham sete ou mais pontos à quarta jornada acabaram por garantir a passagem à fase a eliminar.
Com este empate – o segundo em 17 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges somam assim sete pontos na prova e estão, à condição, no 10.º lugar. O próximo jogo do Sporting na competição internacional está marcado para quarta-feira, dia 26 de novembro, às 20h00, frente aos belgas do Club Brugge, em Alvalade.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 8 de novembro, frente ao Santa Clara, em jogo relativo à 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Vasco Matos jogar-se-á às 20h30, no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.