
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Sporting e Benfica seguem taco-a-taco na luta pela conquista do campeonato, em igualdade no topo da classificação da Liga Portugal Betclic, com 75 pontos. O dérbi na 33ª jornada da competição - que pode decidir as contas do título a favor do Clube de Alvalade – aproxima-se a passos largos e os treinadores de ambas as equipas, Rui Borges e Bruno Lage, já sabem que não poderão contar com alguns jogadores.
No Sporting, há três baixas certas devido a lesão. Nuno Santos, Daniel Bragança e João Simões ainda se encontram a recuperar das respetivas mazelas e não voltam a jogar na presente temporada. Por outro lado, Pote e Hidemasa Morita entram nas opções de Rui Borges, apesar de estarem ainda limitados fisicamente. O internacional português, que regressou à competição em meados de abril, esteve cerca de cinco meses lesionado e ainda não tem o ritmo competitivo ideal, enquanto o japonês voltou a jogar no encontro diante do Boavista, no domingo passado, depois de um mês fora das opções devido a problemas físicos.
Em termos disciplinares, Morten Hjulmand e Matheus Reis estão “em risco” para o jogo no Estádio da Luz. Os dois jogadores dos leões já viram oito cartões amarelos no campeonato, em 2024/25, e, caso sejam novamente admoestados no jogo frente ao Gil Vicente, no próximo domingo, completam a série de nove amarelos que os pode retirar das opções de Rui Borges para o encontro frente ao Benfica.
Já do lado encarnado, há três jogadores que vão falhar o encontro, devido a problemas físicos – Alexander Bah, Manu Silva e Renato Sanches -, enquanto Ángel di María está em dúvida. No que diz respeito aos cartões amarelos, não há atletas “à bica”.
Antes do dérbi – agendado para as 18h do próximo dia 10 de maio (sábado) -, a equipa do Sporting foca atenções na receção ao Gil Vicente. O duelo frente aos gilistas é referente à 32ª jornada da Liga Portugal Betclic e joga-se às 20h30 do próximo domingo, no Estádio José Alvalade. Na primeira volta, os verdes e brancos empataram 0-0, em Barcelos.
Antigo treinador dos leões quer pescar em Alvalade, mas situação atual do Manchester United não é favorável aos desejos do técnico
|
Ruben Amorim quer Viktor Gyokeres e, em Inglaterra, há quem garanta que é um "negócio fechado". No entanto, o avançado do Sporting deixou a sua vontade bem clara: saindo de Alvalade, só para um clube que dispute a Liga dos Campeões, o que deixa o técnico numa situação apertada.
A informação está a ser avançada por Christopher Michel - jornalista alemão especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências - garantindo que a vontade do internacional sueco é de continuar a disputar a Champions e a classificação dos red devils não o permite.
De momento, os comandados de Ruben Amorim ocupam a 14.ª posição da Premier League e, matematicamente, já não conseguem chegar aos lugares que dão acesso à prova milionária da UEFA. Contudo, caso vençam a Liga Europa, entram diretamente na próxima edição da Champions.
Para tal, é necessário ultrapassar o Athletic Bilbau, nas meias-finais. A primeira mão está marcada para a próxima quinta-feira, dia 1 de maio, pelas 20h00, no San Mamés, palco da grande final. Na outra eliminatória, o Tottenham de Pedro Porro, ex Sporting, mede forças com o Bodo, da Noruega.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 48 encontros: 30 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, quatro na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.860 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 52 golos e fez 12 assistências.
Confira a publicação:
Internacional moçambicano foi titular na partida diante do Boavista, mas acabou rendido por Conrad Harder, abandonando terreno de jogo com queixas
|
Geny Catamo está livre de qualquer lesão. Na partida frente ao Boavista (5-0), o 'camisola 21' foi rendido por Conrad Harder, aos 79 minutos, abandonando o relvado do Estádio do Bessa com muita queixas na face. No entanto, parece estar a 100%.
O internacional moçambicano já terá sido reavaliado pela Unidade de Performance do Clube de Alvalade, que não detetou qualquer impedimento para utilizar o canhoto na receção ao Gil Vicente. Tudo não passou de um susto e, apesar da intervenção médica, Geny está apto a jogar.
A utilização do canhoto é, no entanto, uma incógnita. No Bessa, Geny foi titular na ala-direita, com Geovany Quenda a ficar no banco. No entanto, o caso de Morten Hjulmand, deixa Rui Borges com uma escolha a fazer quanto ao onze inicial.
Se o capitão do Sporting não jogar e Pedro Gonçalves descer para o meio-campo, é possível que Geny seja titular na ala ou a extremo-esquerdo. No entanto, se o 'camisola 8' continuar no trio atacante e Hidemasa Morita ocupar a vaga no miolo, o moçambicano continua na ala ou sai do onze.
Ao longo desta temporada, Geny Catamo – avaliado em 15 milhões de euros – conta com 44 jogos disputados ao serviço do Sporting. Ao longo do total de 2.741 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto apontou sete golos, tendo realizado ainda três assistências, procurando bater os números do ano anterior.
'Camisola 42' da formação de Rui Borges é o pêndulo do meio-campo leonino e tem brilhado em Alvalade desde que chegou, no verão de 2023
|
A participação de Morten Hjulmand na partida com o Gil Vicente está em equação. O futuro do capitão do Sporting é inverto, depois de o pêndulo do meio-campo verde e branco ter visto cartão amarelo diante do Boavista, ficando 'tapado' para o dérbi com o Benfica.
A utilização do 'camisola 42' é, para já, uma incógnita. A decisão irá passar por Rui Borges, treinador do Sporting, mas também pelo capitão de equipa. Embora seja titular indiscutível, há probabilidade de o dinamarquês não ser titular frente ao emblema de Barcelos.
"Hjulmand? Está à bica como está o Matheus Reis. Logo se vê. Não adianta falar do Benfica quando o próximo jogo é com o Gil", disse Rui Borges, na conferência de imprensa da vitória do Sporting no Bessa, mostrando-se pouco preocupado com o dérbi.
Certo é que, com os regressos de Pedro Gonçalves e Hidemasa Morita, o técnico fica com mais margem de manobra para não utilizar Morten Hjulmand, havendo ainda a opção de recorrer a Eduardo Felicíssimo ou Alexandre Brito como já se sucedeu noutras ocasiões.
Na presente temporada, Hjulmand - avaliado em 45 milhões de euros - soma 44 partidas: 25 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outra na Supertaça. No total, o capitão dos leões disputou 3.651 minutos, tendo feito três golos e duas assistências.