
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O boletim clínico do Sporting volta a trazer alento a Rui Borges. A longa lista de ausentes que chegou a preocupar os adeptos Leoninos no início de 2025 começa finalmente a encurtar e, esta semana, a equipa técnica viu-se livre de mais um constrangimento: Hidemasa Morita está de regresso ao trabalho sem limitações e, de acordo com o jornal A Bola, prepara-se para ser opção já no próximo compromisso, frente ao Boavista.
Afastado dos relvados desde 20 de março, altura em que contraiu um traumatismo no pé esquerdo ao serviço da seleção japonesa, num encontro diante do Barém, Morita voltou a treinar sem restrições na Academia de Alcochete. A recuperação decorreu dentro dos prazos previstos e a equipa médica deu luz verde ao seu regresso à competição, tal como Rui Borges já havia antecipado numa conferência anterior.
O médio nipónico, vale lembrar, já assumiu o papel de destaque no meio-campo leonino. Ainda assim, o técnico não pretende precipitar o regresso à titularidade. Apesar da admiração que tem pelas qualidades do internacional japonês, Borges prefere adotar uma abordagem cautelosa, privilegiando a estabilidade da equipa titular e evitando riscos físicos nesta fase sensível da temporada.
Assim, para o embate com o Boavista, marcado para domingo às 20h30, no Estádio do Bessa, e válido para a 31.ª jornada do campeonato nacional, Morita deverá iniciar o jogo no banco. A dupla formada por Morten Hjulmand e Zeno Debast, que tem sido a aposta recorrente nos últimos encontros, continuará a segurar o meio-campo verde e branco.
Na presente temporada, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita - avaliado em 15 milhões de euros - contabiliza 30 encontros: 19 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. As mais recentes informações dão conta da cada vez mais provável saída do jogador de Alvalade, até pelo facto de, por mais do que uma vez, este se ter negado a renovar contrato.
Treinador português que passou por Alvalade já prepara a próxima época e está focado em contratar novos jogadores para posições estratégicas
|
O Manchester United está a planear uma reestruturação significativa no seu setor ofensivo. De acordo com fontes da imprensa inglesa, o clube de Old Trafford pretende libertar três dos seus atacantes para financiar a contratação de dois nomes apontados como prioritários por Ruben Amorim para a próxima temporada: Matheus Cunha e Liam Delap.
O plano da administração dos red devils passa pela colocação de Antony, Marcus Rashford e Jadon Sancho no mercado de transferências. O objetivo? Viabilizar a aquisição de jogadores que se encaixem no perfil pretendido por Amorim e a boa notícia para os Adeptos do Sporting é que, para já, o antigo técnico dos leões não pretende 'pescar' reforços em Alvalade.
Antony, contratado por cerca de 95 milhões de euros a Ajax, ainda durante a era Erik ten Hag, está atualmente cedido ao Bétis. O clube espanhol poderá assegurar a sua permanência definitiva mediante o pagamento de cerca de 33 milhões de euros, valor apontado pelo Manchester Evening News. Marcus Rashford, por sua vez, enfrenta um contexto mais delicado. A sua relação com Amorim tem sido descrita como tensa desde a chegada do técnico português. O internacional inglês encontra-se emprestado ao Aston Villa, que tem ao dispor uma cláusula de compra no valor de 46,6 milhões de euros.
Por fim, quanto a Jadon Sancho, o extremo atua esta época no Chelsea, igualmente por empréstimo. Os blues estão obrigados a adquirir o jogador, mediante cláusula contratual, por um valor que oscila entre os 23 e os 29 milhões de euros, pelo que este é um dossiê mais simples de resolver.
Se conseguir contratar Matheus Cunha e Liam Delap ao Wolverhampton e ao Ipswich Town, respetivamente, Ruben Amorim - cuja viagem a Londres, ainda como técnico do Sporting, foi recentemente recordada - poderá finalmente construir um ataque à sua imagem e, dessa forma, atacar a próxima temporada, isto depois de, este ano, os red devils terem atravessado um dos piores períodos da sua história.
Avançado que recuperou recentemente de lesão está motivado em Alvalade e Frederico Varandas já sabe o que vai querer fazer
|
Apesar de enfrentar uma temporada marcada por contratempos físicos, Pedro Gonçalves mantém-se como uma figura central nos planos do Sporting. O médio-ofensivo, de 26 anos, regressou recentemente à competição após uma lesão prolongada e continua a despertar o interesse de clubes estrangeiros, mas, para já, a hipótese de saída de Alvalade está longe de equação.
Entre os clubes que monitorizam de perto a situação do camisola 8 dos leões, destacam-se o Aston Villa, da Premier League, e o Bayer Leverkusen, da Bundesliga. Os alemães chegaram mesmo a apresentar uma proposta próxima dos 30 milhões de euros - precisamente o valor de mercado de Pote - tendo a mesma sido rejeitada de imediato pela Direção de Frederico Varandas, que considerou que o jogador continua a ter futuro em Alvalade.
Apesar do assédio, não existem, neste momento, negociações em curso nem intenções claras de transferir o avançado no curto prazo. O Sporting mantém a porta fechada a qualquer cenário de saída neste momento decisivo da temporada e, segundo o jornal Record, há um plano para uma renovação em breve.
O diário adiante que o Clube verde e branco pretende renovar o vínculo com Pedro Gonçalves, atualmente válido até junho de 2027. O objetivo passa por prolongar o contrato e, simultaneamente, colocar o internacional português no patamar salarial mais elevado do plantel, o que será uma prova do seu estatuto e impacto dentro de campo. Vale lembrar que, segundo se sabe, Pote deve mesmo ser titular diante do Benfica, no próximo Dérbi.
A intenção da SAD já foi comunicada, mas todas as negociações foram estrategicamente adiadas para o final da época. Neste momento, todas as partes envolvidas estão alinhadas no foco comum: garantir o sucesso desportivo até ao fim da temporada que passa, está claro, pela conquista do campeonato nacional e, também, da Taça de Portugal.
Fecho do fosso, novo relvado e um elevador panorâmico fazem parte da lista de promessas apresentadas pelo Presidente dos leões
|
O Sporting anunciou, na manhã desta quinta-feira, dia 24 de abril, através do site oficial, que está prestes a dar início à transformação já previamente prometida no Estádio José Alvalade, um projeto que pretende "preparar já a próxima época". Os primeiros trabalhos, de acordo com a comunicação em causa, arrancam ainda neste mês de abril.
"Informamos todos os Sócios e Adeptos que, dada a complexidade do projeto e os estreitos timings de execução do mesmo, dentro de dias o Sporting dará início às obras de preparação", pode ler-se na nota que, de seguida, descreve o que irá ser feito.
No que diz respeito ao relvado, o Clube garante que serão feitos "trabalhos preparatórios para o desnivelamento do relvado atual, com o objetivo de ter o novo relvado pronto para o arranque dos jogos oficiais da época 2025/2026". De seguida, voltou a falar-se do "fecho do fosso", bem como da "criação das novas filas de bancada", remodelações que serão feitas de forma "faseada" e com "conclusão prevista na época 2025/2026".
O Sporting deu, ainda, conta da criação do 'Lion's Corner' e explica que o "canto da bancada Poente-Sul dará lugar a um espaço-lounge, com uma experiência inédita em Portugal", bem como do 'Deluxe Emerald Lounge', com o restaurante do piso 2 Poente a ser "transformado num espaço exclusivo, pensado para dias de jogo, que alia uma oferta gastronómica de excelência a um ambiente sofisticado e reservado". O 'novo' Estádio José Alvalade terá também, de acordo com esta previsão, um "novo elevador panorâmico na Praça Centenário".
Por fim, o Sporting pediu "a compreensão de todos os Sócios e Adeptos pelos constrangimentos irão ocorrer a partir de abril em determinadas zonas do Estádio" e disponibilizou o planeamento detalhado das obras, que poderá conferir aqui.