
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Rui Calafate aponta duras críticas à temporada realizada por Ruben Amorim no Manchester United. O consultor de comunicação fez uso do seu espaço de opinião no jornal Record e, além de referir que só o bicampeonato do Sporting o salvar de não ser odiado pelos adeptos do Sporting. Além do mais, diz que o técnico é um dos piores da história do Manchester United.
"É claro como a água que Ruben Amorim nunca será perdoado pelos sportinguistas se não se alcançar o bicampeonato. Deu tudo aos adeptos, deu-lhes dois campeonatos, foi um Deus leonino, salvou numa altura a pele de Frederico Varandas, mas saiu quando não podia ter saído. Um comandante nunca é o primeiro a abandonar o barco, quem faz isso é um rato, não um líder. O Sporting depende ainda apenas de si próprio, mas as expetativas baixaram face ao crescimento do Benfica", começa por escrever.
Rui Calafate fala em "dilúvio" após a saída do técnico para Inglaterra: "Certo é que após a ida para Manchester veio o dilúvio, desmontou-se uma máquina letal que tinha a revalidação do título à vista, para se enxertar o desastre de João Pereira, seguido de Rui Borges que, por muitas lesões e erros de arbitragem que tenha, não consegue iludir a tribuna de Alvalade que o caracteriza hoje como um treinador de segunda linha, defensivo, que se fecha lá atrás nas segundas partes como se ainda comandasse o Mirandela (com todo o respeito pelo clube transmontano)".
No entanto, o consultor de comunicação fala em "karma" e diz que os "deuses do futebol" não perdoaram a sua saída para Old Trafford: "Por seu lado, o karma é lixado, Ruben Amorim tem sido uma tragédia nos "Red Devils", um dos piores treinadores que passaram por Old Trafford, assim o exibem os factuais e cruéis medíocres resultados. Parece que os deuses do futebol não perdoam o seu abandono do Sporting. E mais: está a querer impor o seu modelo de jogo - criticado por todos em Inglaterra - sem jogadores com categoria para vestirem esse fato à medida", pode ler-se.
O discurso e a comunicação foram também alvo de críticas: "O português lavra no erro, o próprio discurso e comunicação - de que era mestre na sua terra - está a ser gozado e ridicularizado, perdeu alma, perdeu fulgor, tem a sua equipa técnica com ele mas é um náufrago à vista de todos. E o povo adora ver ídolos a caírem dos céus ao inferno", completou Rui Calafate.
Confira a despedida de Ruben Amorim de Alvalade:
Avançado internacional sueco estará prestes a deixar Alvalade e leões irão fazer a maior venda da história, com valores astronómicos
|
Viktor Gyokeres pode estar perto de sair do Sporting. O avançado é muito cobiçado no estrangeiro, mas Frederico Varandas tem sido irredutível nas negociações pelo sueco. No entanto, o Arsenal parece ter cedido aos valores pedidos pelo Presidente verde e branco.
Segundo informação avançada pelo CaughtOffside, os gunners preparam-se para formalizar uma proposta de valor base entre os 75 e os 80 milhões de euros, à qual serão ainda adicionados objetivos, igualando o montante desejado pelo Sporting para libertar Gyokeres.
O portal inglês adianta que as negociações com o Leipzig por Benjamin Sesko terão chegado a um impasse, pelo que o emblema comandado por Mikel Arteta decidiu 'dar o braço a torcer' e aceitar a quantia pedida pelo Presidente do Sporting para vender Gyokeres.
A mesma fonte refere que o Arsenal está ciente do desejo de Gyokeres em rumar ao Emirates, apesar de vários emblemas de topo desejarem a sua contratação. O Sporting poderá estar perto de vender o avançado, que foi a estrela da equipa nas últimas duas temporadas.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – fez 52 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.
Médio do Vitória de Guimarães é muito cobiçado por vários emblemas, depois de uma grande temporada ao serviço do emblema minhoto
|
Tomás Handel é um dos alvos do Sporting para o meio-campo. Rui Borges é conhecedor das características do médio, com quem trabalhou em Guimarães, e vê com bons olhos a contratação do internacional jovem português. No entanto, o Besiktas poderá avançar brevemente pelo jogador.
Na Turquia, avançam que o emblema de Istambul está disposto a contratar Handel, tendo feito uma proposta de empréstimo, com taxa de pagamento imediato ao Vitória de Guimarães. No entanto, os minhotos não estarão abertos a ceder temporariamente o médio.
O jornal A Bola garante que, apesar do interesse crescente em Handel, a direção vimaranense ainda não recebeu qualquer oferta formal, mas que no D. Afonso Henriques se pensa numa possível venda por valores avultados, à semelhança do que se sucedeu nos últimos tempos com as saídas de Alberto Costa e Jota Silva, ambos referenciados pelo Sporting, além de Manu Silva, que rumou ao Benfica.
Tomás Handel tem contrato com o Vitória de Guimarães até 2029, estando blindado com uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros, que protege os interesses do clube. O jogador é visto como o maior ativo da equipa e a saída não será facilitada.
Em 2024/25, com a camisola do Vitória de Guimarães, Tomás Handel - avaliado em 13 milhões de euros - fez dois golos e assistiu os companheiros por uma ocasião, ao longo de 48 jogos oficiais, nos quais foi utilizado durante 3.631 minutos, sendo o quarto jogador com mais partidas pelo emblema minhoto.
Médio do Flamengo chega a Alvalade muito brevemente e leões poderão ficar detentores de apenas 70% do passe do internacional sub-20 brasileiro
|
Rayan Lucas vai ser reforço do Sporting. O médio do Flamengo chega a Alvalade nos próximos dias, num negócio que prevê um empréstimo de uma temporada, com os leões a ficarem com possibilidade de contratar o futebolista de 20 anos por 4 milhões de euros.
O valor do internacional sub-20 pelo Brasil levanta algumas questões entre adeptos, uma vez que, num plano inicial, Rayan Lucas irá ficar ao serviço da equipa B. Todavia, caso o Sporting exerça a opção de compra, o canarinho custará mais do que Hidemasa Morita (3,45M), habitual titular dos verdes e brancos.
O jornal A Bola garante que os 4 milhões de euros correspondem a 70% do passe de Rayan Lucas, com o Flamengo a ficar detentor dos restantes 30%. Num primeiro momento, o médio junta-se à equipa B, comandada por João Gião, mas será observado por Rui Borges.
O Sporting arranca a preparação da nova temporada a 1 de julho, com a equipa principal a partir para estágio em Lagos a 12. Caso Rayan Lucas impressione o técnico leonino nas primeiras semanas, é possível que faça a pré-época com o plantel prinical.
No ano civil de 2025, ao serviço do emblema do Rio de Janeiro, Rayan Lucas disputou um total de 23 jogos: 19 pelos sub-20 e quatro pela equipa principal. O médio marcou um golo, mas tem sido destaque pela imponência física que demonstra dentro de campo.