Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0A Federação Portuguesa de Futebol anunciou, esta segunda-feira, dia 7 de outubro que Eduardo Quaresma foi dispensado dos trabalhos da seleção de sub-21, às ordens de Rui Jorge. Chico Lamba, antigo defesa do Sporting e atual futebolista do Arouca, foi chamado para o seu lugar.
A Seleção Nacional de esperanças já se encontra concentrada, na Cidade do Futebol, tendo em vista dois jogos de qualificação para o Europeu 2025, diante das Ilhas Faroé e de Andorra. De recordar que o defesa central jogou em dificuldades frente ao Casa Pia, em Alvalade, no passado sábado, devido a recente entorse do tornozelo esquerdo.
Desta forma, o jogador irá então trabalhar na Academia Cristiano Ronaldo, com o objetivo de poder estar totalmente recuperado a 18 de outubro, altura pela qual os verdes e brancos voltam a entrar em campo, para a Taça de Portugal, frente ao Portimonense.
Ainda antes do final da temporada 2023/24 - em que o Sporting garantiu a conquista do 24.º título de campeão nacional -, Eduardo Quaresma assinou a renovação de contrato com os leões, ficando seguro até 2028 e com uma cláusula de rescisão que subiu dos 45 para os 80 milhões de euros.
Esta época, Eduardo Quaresma já soma oito partidas pela turma de Amorim, contabilizando 571 minutos, ainda sem qualquer golo ou assistência. Em 2023/24, o jogador – avaliado em 8 milhões de euros – contabilizou 30 jogos pelo Sporting: 20 na Liga Portugal Betclic, quatro na Taça de Portugal, quatro na Liga Europa e dois na Taça da Liga. Ao todo, nos 1.541 minutos em que esteve dentro das quatro linhas apontou um golo.
Escolhas do técnico espanhol para compor a convocatória da seleção nacional têm dado que falar e críticas costumam ser frequentes
|
0Em análise ao recente desafio da Seleção Nacional, diante da Polónia, que resultou numa goleada por 5-1, Nélson Feiteirona prestou algumas declarações no programa 'Bola na Hora' e fez uma chamada de atenção ao selecionador Roberto Martínez, que chamou Fábio Silva e deixou de fora Paulinho, avançado campeão pelo Sporting.
"Enquanto português, enquanto adepto da Seleção, há uma coisa que muitas vezes me custa, apesar de compreender. Os selecionadores obviamente procuram estabilidade, consistência e identidade de equipa que é difícil de atingir porque realmente só nas pausas FIFA é que trabalham juntos e têm também uma quantidade de observadores que permite ter alternativas. Mas há jogadores que me parece, muitas vezes, que estão num momento de forma muito bom e que eu acho que mereciam pelo menos ser chamados em contexto de estágio, para perceber se têm características para dar resposta", começou por dizer.
Ao enfatizar a importância de chamar novas opções à Seleção, confessou: "Estamos a falar de jogadores de referência diária, lembro-me por exemplo de Paulinho, ex ponta de lança do Sporting. Está num grande momento de forma no México, marca golos, eu não sei se ele conseguiria entrar nesta Seleção ou não, mas acho que pelo menos mereceria a oportunidade de ser observado de forma mais continuada", referiu.
"Custa-me que a meritocracia do momento seja, às vezes, prejudicada em função da estabilidade de um projeto para uma fase final. Perde-se às vezes boas oportunidades de encontrar jogadores que seriam excelentes soluções para os problemas", terminou, em chamada de atenção a Roberto Martínez.
Ao serviço do Sporting, entre 2021 e 2024, Paulinho fez 146 encontros, 53 finalizações certeiras, 21 assistências e conquistou quatro títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), uma Taça da Liga (2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021).
Técnico leonino é o mais recente alvo da associação, que coloca em causa a sua qualificação para liderar a equipa principal dos leões
|
0Após várias queixas apresentadas pela Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF) contra o Sporting, o último episódio envolveu João Pereira, nomeado recentemente como treinador da equipa principal. A qualificação do antigo lateral-direito está a ser questionada, uma vez que, apesar de ter concluído o Nível 3 do UEFA Pro, apenas o Grau 2, de forma oficial, o que remete a papel de adjunto, nas indicações para o campo e flash-interviews.
Este não é um caso isolado, já que a ANTF também havia processado Rúben Amorim em 2019/20, alegando a falta de habilitações para o cargo de treinador principal, situação que se arrastou nos tribunais. Amorim foi absolvido em 2022 pelo Supremo Tribunal Administrativo, após várias etapas no Conselho de Disciplina da FPF e no Tribunal Arbitral do Desporto, que afastaram as acusações de fraude no seu contrato.
Outro episódio semelhante envolveu Mariana Cabral, mister da equipa feminina do Sporting, que foi inicialmente punida com uma suspensão e multa pela ANTF, após ser acusada de orientar as suas jogadoras durante o jogo da Supertaça contra o Benfica. Contudo, em 2023, o Tribunal Arbitral do Desporto revogou a decisão, alegando falta de provas suficientes para justificar a condenação, além de invocar uma amnistia legal.
No caso de João Pereira, a ANTF também já havia levantado questões na temporada passada, durante o seu trabalho como treinador dos sub-23, onde foi acusado de dar indicações em campo, apesar de ser adjunto na ficha de jogo. No entanto, o Conselho de Disciplina da FPF acabou por absolver todos os envolvidos, considerando que as acusações não tinham fundamento suficiente.
Esses episódios evidenciam a persistência da ANTF em questionar a qualificação de treinadores, mas, até agora, os processos acabaram sempre por ser arquivados, com os envolvidos a saírem vitoriosos. A situação de João Pereira, portanto, não parece ser uma exceção, seguindo um padrão de decisões favoráveis ao Sporting e aos seus treinadores.
Novo treinador da formação principal do Clube de Alvalade conseguiu o primeiro triunfo, mas já tem uma grande dor de cabeça para resolver
|
0Sem grande parte dos titulares disponíveis, por estarem ao serviço das suas seleções nacionais, João Pereira já iniciou os trabalhos pelo Sporting. Óscar Botelho, comentador da CNN, falou sobre o primeiro jogo do treinador, que resultou numa vitória por 5-2 sobre a União de Leiria.
"Relativamente ao resultado, acho que pouco significa. João Pereira tem mais de dez jogadores nas respetivas seleções e vou dizer que, para mim, o mais importante deste jogo é quando chegarem aqueles que normalmente costumam ser chamados ao onze titular. A pergunta que vão fazer a quem jogou, ou a quem treinou, não é: 'Como é que jogámos', 'Como é que são as bolas paradas?'. O que vão perguntar é: 'Como é que é o homem?', 'Como é que ele falou?', 'Que tipo de discurso é que tem?' e, principalmente, 'Como é que é o dia a dia da equipa?', disse.
Tendo já em vista o próximo desafio dos leões no dia 22 de novembro, frente ao Amarante, o comentador admitiu a possibilidade de acontecerem algumas alterações face ao onze do último jogo: "Se calhar meia dúzia de jogadores podem ser titulares em frente ao Amarante. Há a rotina dos três centrais que pode ser trabalhada, é o único setor".
"Diego Callai na baliza, é um dos quatro guarda-redes, por isso acredito que se calhar nem vai ser ele o titular frente ao Amarante", além disso, admitiu possíveis regressos à titularidade, face a algumas baixas na equipa: "Saudar também o regresso de Marcus Edwards que pode, naturalmente, aproveitar aquilo que é o momento e a lesão de Pote". Recorde-se que Pote (Pedro Gonçalves) estará de fora dos relvados até 2025, tendo em conta que contraiu uma grave lesão no encontro diante do Braga.
Quanto ao treinador dos verdes e brancos, alertou que "João Pereira vai ter muito pouco tempo para trabalhar este jogo frente ao Amarante. Acaba por ser um adversário ideal, também com essa nota, o Amarante já está a preparar este jogo com o Sporting e foi goleado pelo Vitória de Guimarães", terminou.