![Já se conhece o árbitro do Sporting - Porto! Saiba quem...](/storage/media-items/images/2024/09/geovany-quenda-sporting-porto_20240901011930.webp)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Rui malheiro, jornalista do jornal 'Record', assinou o seu espaço de opinião com uma previsão daqueles que vão ser os jovens talentos a seguir em 2025. O artigo, intitulado 'Um onze a seguir em 2025', inclui a jovem estrela do Sporting, Geovany Quenda.
"São 11 futebolistas, das classes 2005 e 2006, com intrusos de 2007, que têm conquistado protagonismo nas suas equipas, e que se assumem como prenúncio de motim futebolístico nos relvados e no mercado em 2025", começou por escrever, antes de explicar que "Restes, Yoro, Hato, Zaïre-Emery, Lamine Yamal, Endrick e Vítor Roque, por terem feito parte da lista de 2024, ficam de fora apesar de preencherem os critérios".
Sobre o jovem dos leões, escreveu o seguinte: "Convertido por Rúben Amorim, com amplo sucesso, em ala-direito, regressou com Rui Borges à posição de extremo, aquela em que se formou. Canhoto explosivo e desequilibrador, mais confortável a arrancar do corredor direito".
Prosseguiu: "Alia velocidade, aceleração, agilidade e agressividade com qualidade técnica e insubordinação na condução e no drible em espaços curtos e largos. Junta ainda argúcia nos passes de rutura, um remate vigoroso e argumentos nos cruzamentos, sendo notória a sua evolução a nível da tomada de decisão".
Rui Malheiro deixou ainda as restantes 10 escolhas que completam a sua equipa de talentos: Dennis Seimen (Estugarda, 2005); Luka Vuskovic (Westerlo, 2007); Pau Cubarsí (Barcelona, 2007); Dean Huijsen (Bournemouth, 2005); Sverre Nypan (Rosenborg, 2006); Myles Lewis-Skelly (Arsenal, 2006); Rodrigo Mora (FC Porto, 2007); Estêvão (Palmeiras, 2007); Kenan Yildiz (Juventus, 2005); Eli Junior Kroupi (Lorient, 2006).
Depois de já ter eliminado o Porto nas meias-finais, a formação de Alvalade bateu os encarnados nas grandes penalidades e conquistou o tão ansiado troféu
|
O Sporting venceu, este domingo, a versão "Legends" da Taça da Liga, ao derrotar o Benfica no desempate por penáltis, após um empate a um golo no tempo regulamentar. A partida decorreu no miniestádio da Arena Portugal, no Porto, e serviu como uma antecâmara para a verdadeira final four da competição, que será realizada em Leiria entre os dias 6 e 11 de janeiro. A final entre os leões e os encarnados foi intensa, com o Sporting a levar a melhor nas grandes penalidades, vencendo por 2-1.
O jogo começou com um golo rápido de Luís Filipe para o Sporting, que colocou a equipa leonina na frente do marcador. No entanto, o Benfica reagiu e, perto do intervalo, Nuno Assis empatou a partida, levando o jogo para o segundo tempo com tudo por decidir. A segunda parte não teve golos, mas os momentos de grande intensidade não faltaram, com ambas as equipas a procurar a vitória até ao apito final.
Na decisão por penáltis, o Sporting mostrou-se mais eficaz, com Luís Boa Morte e Paulo Sérgio a marcarem, enquanto João Tomás foi o único jogador do Benfica a converter. O jogo ficou marcado por uma alta intensidade, mesmo contando só com jogadores 'veteranos'.
O Sporting alinhou de início com Beto na baliza, Luís Filipe, Paulo Sérgio, Boa Morte e Diogo Salomão. Durante a partida, foram sendo feitos alguns ajustes, com a entrada de Santamaria, Marinho, Marcelino, Lourenço e Grimi.
Para chegar à final, o Sporting venceu o Porto por 1-0 na meia-final, com uma exibição de grande nível de Beto Pimparel na baliza. O único golo do jogo foi marcado por Lourenço. Por sua vez, o Benfica garantiu a sua presença na final ao vencer o Braga num emocionante desempate por penáltis, após um empate 4-4 no tempo regulamentar.
Novo treinador dos leões ainda está a familiarizar-se com a equipa e, para o jogo de amanhã frente ao Porto, está a ponderar alterar a posição de um jogador que chegou ao clube por muitos milhões
|
O Sporting deu continuidade ontem à preparação para o clássico de amanhã frente ao Porto. Durante a sessão matinal na ala profissional da Academia, Rui Borges, técnico de 43 anos, experimentou novas opções táticas na zona ofensiva.
Uma das principais mudanças foi o teste a Maxi Araújo como extremo no corredor esquerdo. Até agora, nos dois jogos sob o comando de Borges – contra Benfica e Vitória de Guimarães –, os leões apresentaram o mesmo onze inicial, com Quenda a ocupar o lado esquerdo do ataque e Geny no direito.
O jogo de amanhã, marcado para Leiria, poderá trazer alterações no esquema tático do Sporting. Contudo, a definição final sobre o onze inicial será feita hoje, durante o último treino antes do encontro referente às meias-finais da Allianz Cup.
No capítulo das ausências, não houve alterações no boletim clínico do clube. Gonçalo Inácio continua a recuperar de mialgias, enquanto Nuno Santos permanece afastado devido a uma lesão no joelho direito. Já Bragança e Pote mantêm-se de fora por problemas musculares.
Maxi Araújo – avaliado em 14 milhões de euros - fez dois golos em cinco jogos esta época pelo Toluca. Na temporada passada, marcou dois tentos e fez cinco assistências em 39 partidas. O internacional uruguaio destacou-se na Copa América, juntamente com Manuel Ugarte, ex Sporting, e Franco Israel, sendo um dos melhores jogadores da seleção celeste. Apesar de poder jogar também a ala, o 'camisola 20' dos leões leva já 21 encontros jogados, maioritariamente numa posição mais avançada. O canhoto tem jogado a extremo, papel que faz quando é chamado por Marcelo Bielsa e já fez dois golos e duas assistências pelo Sporting.
Jovem ala dos leões mudou de setor no campo depois da mudança da formação tática da equipa de Alvalade, sob o comando do novo treinador Rui Borges
|
Uma das questões levantadas pelos adeptos do Sporting é qual será o melhor posicionamento para Quenda na equipa treinada por Rui Borges. Bernardo Bruschy, antigo técnico das equipas de formação do Sporting, na qual treinou o ala durante 17 anos, disse ao jornal A Bola o que acha do jovem jogador.
“Para o Quenda esta posição não é novidade, pois a equipa, em desdobramento ofensivo, joga em 4x3x3 e ele atua como extremo, uma função que ele desempenhou durante dez anos durante o seu processo formativo. Prova desta apetência é que neste último jogo diante do Vitória de Guimarães fez duas assistências para golos de Viktor Gyokeres.”, começou por dizer.
Prosseguiu: “Aliás, em minha opinião, a maior peculiaridade foi no tempo de Ruben Amorim, quando em termos defensivos havia uma estrutura a cinco. No entanto, ele sente-se à-vontade em todos os sistemas. No fundo, é competente em todas as tarefas que lhe são confiadas”, concluiu Bernardo Bruschy.
Já Litos, antigo jogador do Sporting, disse que talvez a melhor posição para Quenda seja no lado direito, num esquema semelhante ao que Rúben Amorim usava. Nos últimos dois jogos, acredita que o jovem ala não esteve no seu melhor devido ao seu novo posicionamento.
“Sinceramente, gosto de o ver jogar na ala esquerda. É verdade que foi criando alguma habituação em funções mais à direita, mas adaptou-se bem a estas novas tarefas. Neste jogo em Guimarães foi menos interventivo do que o habitual, mas se formos analisar fez duas assistências para golos de Gyokeres. Sentiu algumas dificuldades em fazer passes com o pé direito, mas com o seu pé dominante, o esquerdo, causou estragos na defensiva contrária. Os jogadores são quase todos internacionais, experientes e adaptam-se a qualquer sistema de jogo que lhes seja proposto pelo treinador em funções no Sporting”, explicou Litos.