Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

SALGADO ZENHA: "HOUVE UM AUMENTO DO CONTRATO DA NOS"

Em conferência de imprensa, Vice-Presidente com o pelouro das finanças respondeu a algumas questões sobre o processo de recompra dos VMOC’s e financiamento de 38,5 milhões de euros

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

04 Mar 2022 | 20:11 |

Icon Comentário0

“Hoje, o clube garante a maioria do capital da SAD, é um dia histórico para o Sporting, como disse o presidente. Foram três anos e meio de muita negociação que acabaram da melhor forma”. A afirmação é de Francisco Salgado Zenha, que, em conferência de imprensa, respondeu a algumas questões sobre o processo de recompra dos VMOC’s e o financiamento de 38,5 milhões de euros.

“Sporting passa a deter 83,9% do capital da SAD”
  • "Em resumo, o Sporting passa a deter 83.563.849 VMOC, o que significa que passa a deter 61,9% dos VMOC A e B, portanto a totalidade dos VMOC, o que significa que garante a maioria do capital da SAD. Num cenário em que o Sporting decida converter os VMOC em ações, passa a deter 83,9% do capital da SAD, portanto 83,9% dos direitos de voto da SAD”.
“Quem compra os VMOC é o Clube e não a SAD”
  • "Quero deixar claro que a compra dos VMOCS é feita pelo clube. O financiamento comunicado é à SAD. Não é mais do que um financiamento que como dizemos visa substituir passivos financeiros e não financeiros. O valor não tem nada a ver com o preço dos VMOC, uma coisa não implica a outra, até porque quem compra os VMOC é o clube e não a SAD".
“Vamos iniciar negociações com o Novo Banco”
  • "Objetivo sempre foi e é comprar a totalidade dos VMOCS. Sempre fomos claros e esse vai continuar a ser o objetivo. Fechámos os VMOCS detidos pelo BCP. Queremos continuar nesse caminho. Vamos iniciar negociação com Novo Banco. Já o comunicámos e quando tivermos informação de um eventual acordo vamos comunicar também. Neste momento, alcançámos um acordo bilateral com o Millennium BCP".
“O nosso foco é reforçar a participação do Clube na SAD. Não é vender esse capital”
  • "O nosso foco é de reforçar a participação do clube no capital da SAD. O nosso foco agora não é vender esse capital. Neste momento, garantimos a maioria do capital, mas não temos garantida uma larga maioria do capital da SAD e isso para nós é o mais importante. Uma coisa de cada vez como temos feito ao longo deste mandato. Fazemo-lo com critério, rigor, passo a passo e não prometemos o que não conseguimos alcançar. O objetivo definido foi alcançado”.
“Preço de compra é uma informação confidencial”
  • "Preço de compra não divulgamos e não vou divulgar, é uma informação confidencial. Sobre o financiamento da SAD, o que posso dizer é que, e está no comunicado, houve um aumento do preço do contrato da NOS, no entanto houve redução das linhas utilizadas para aumento do preço. Significa que vai haver mais disponibilidade do contrato a favor da Sporting SAD no futuro, o que é obviamente positivo".


Fotografia de Sporting




Clube

Adepto baleado nos festejos do Sporting queixa-se de ter sido esquecido pelo Clube: "Não tive apoio"

Apesar das críticas, Bernardo Topa garante que continuará a apoiar leões e deixou um apelo à Direção liderada por Frederico Varandas

Bernardo Topa, adepto do Sporting que perdeu a visão de um olho durante os festejos do bicampeonato em 2025, queixa-se de falta de apoio
Bernardo Topa, adepto do Sporting que perdeu a visão de um olho durante os festejos do bicampeonato em 2025, queixa-se de falta de apoio

30 Jul 2026 | 12:51 |

Icon Comentário0

Bernardo Topa, adepto do Sporting que perdeu a visão de um olho durante os festejos do bicampeonato em 2025, voltou a pronunciar-se publicamente sobre o caso e deixou críticas à forma como o Clube lidou com a situação, considerando que o apoio prometido pelos responsáveis leoninos acabou por não se concretizar.


Numa mensagem publicada nas redes sociais, recordou o momento em que foi atingido e revelou que a situação teve um forte impacto na sua vida pessoal e profissional. O adepto afirmou que, naquela noite, saiu de casa apenas para festejar a conquista do Sporting, mas acabou por ficar marcado por um episódio traumático, após ter sido atingido por um disparo da Polícia de Intervenção.


O Sportinguista lembrou ainda que recebeu a visita de Frederico Varandas e do diretor de comunicação Gonçalo Vilela Santos no hospital, onde terá sido transmitida a ideia de que o Clube iria acompanhar o processo. Contudo, mais de um ano depois, Bernardo Topa afirma sentir que esse apoio não passou de ações pontuais, como a oferta de artigos da loja oficial e um convite para a tribuna, considerando que ficou aquém do que esperava.


"Não tive qualquer tipo de apoio ou acompanhamento da situação que acreditei ter", escreveu o adepto, que garante ter suportado sozinho várias despesas relacionadas com consultas, cirurgias, reconstrução estética e próteses. Bernardo Topa diz sentir-se "esquecido" pelo Clube e defende que todos os sócios devem ser tratados da mesma forma, independentemente da sua posição ou visibilidade.

Apesar das críticas, o adepto garante que continuará a apoiar o Sporting e deixou um apelo à direção liderada por Frederico Varandas para que situações semelhantes sejam acompanhadas de outra forma no futuro. O processo relacionado com o incidente, segundo o próprio, continua em fase de inquérito.


Veja a publicação:


Clube

Assembleia Geral do Sporting: Confira os resultados das votações

Pedro Almeida Cabral, Presidente da Mesa da Assembleia Geral, fez um balanço da reunião e destacou o envolvimento dos Sócios

Assembleia Geral do Sporting terminou com a aprovação dos quatro pontos levados a votação pelos associados
Assembleia Geral do Sporting terminou com a aprovação dos quatro pontos levados a votação pelos associados

26 Jul 2026 | 10:25 |

Icon Comentário0

A Assembleia Geral do Sporting terminou com a aprovação dos quatro pontos levados a votação pelos associados. No final da sessão, Pedro Almeida Cabral, Presidente da Mesa da Assembleia Geral, fez um balanço da reunião e destacou o envolvimento dos Sócios.


"Foi um dia de Sporting cheio de participação e de espírito Leonino que culminou, já fora da AG, com a vitória do Sporting no seu jogo de apresentação. Além de a AG ter enchido de orgulho os Sócios, que assim participaram na vida do Clube, tivemos também a coincidência de termos alcançado a vitória no Troféu Cinco Violinos".


Ao todo, participaram na votação 2.408 sócios, correspondentes a 14.208 votos, sendo que o orçamento de rendimentos, gastos e investimentos para o exercício de 2026/27 foi aprovado com 2.118 votos a favor, 265 contra e 25 votos brancos ou nulos.


As contas consolidadas relativas ao exercício económico de 2024/25 também receberam luz verde, ao recolherem 2.219 votos favoráveis, 157 contra e 32 votos brancos ou nulos. Na mesma sessão, os sócios aprovaram ainda a aquisição do espaço correspondente ao Holmes Place Alvalade, no Estádio José Alvalade, por 8,7 milhões de euros, com 2.270 votos a favor, 125 contra e 13 votos brancos ou nulos.

O quarto e último ponto da ordem de trabalhos incidiu sobre a criação de uma nova categoria de sócio, definindo os respetivos direitos e deveres. A proposta foi aprovada com 1.591 votos favoráveis, 778 contra e 39 votos brancos ou nulos, encerrando uma AG em que todas as medidas apresentadas obtiveram aprovação.


Pedro Almeida Cabral considerou que a votação demonstra a confiança dos associados na atual liderança do Clube: "Não nos compete a nós fazer ponderações políticas sobre o estado do Clube e sobre o grau de adesão dos Sócios às propostas. Ainda assim, posso dizer que me parece evidente que estes resultados demonstram uma confiança acentuada no mandato desta Direção. Demonstra que o Clube está unido", afirmou. Antes da reunião magna, Frederico Varandas falou do mercado.


Clube

Negócio fechado! 'Reforço' mais esperado a chegar ao Sporting; Varandas faz acordo bombástico

Depois de longas negociações e vários avanços e recuos, leões estão prestes a oficializar uma decisão que promete marcar arranque da nova época

Curva Sul do Estádio José Alvalade vai regressar após um entendimento entre as claques do Sporting e Frederico Varandas
Curva Sul do Estádio José Alvalade vai regressar após um entendimento entre as claques do Sporting e Frederico Varandas

25 Jul 2026 | 15:17 |

Icon Comentário0

O Sporting está prestes a oficializar uma das decisões mais aguardadas pelos adeptos nos últimos anos. Após um longo processo de negociações, marcado por avanços, recuos e várias reuniões entre a Direção liderada por Frederico Varandas e os representantes dos Grupos Organizados de Adeptos, os leões vão voltar a contar com um protocolo conjunto com as quatro claques do Clube.


O entendimento permitirá o regresso da histórica Curva Sul ao Estádio José Alvalade, uma mudança muito desejada por muitos sportinguistas. O acordo deverá ser anunciado antes do jogo de apresentação frente ao Mónaco e prevê a assinatura de um protocolo com Juventude Leonina, Directivo Ultras XXI, Torcida Verde e Brigada Ultras Sporting, algo inédito desde a chegada da atual Direção.


Além do regresso da Curva Sul, o Sporting será também o primeiro clube em Portugal a implementar o modelo de safe standing no estádio. Em condições normais, as claques ficarão concentradas entre os setores A12 e A16, embora o Directivo Ultras XXI opte por manter uma parte dos seus elementos na Superior Norte.


O novo protocolo surge quase sete anos depois da rutura entre a Direção e as claques, ocorrida em 2019, na sequência dos acontecimentos que se seguiram ao caso de Alcochete e aos protestos dirigidos a Frederico Varandas. Desde então, a relação entre ambas as partes atravessou momentos de grande tensão, com manifestações, comunicados e várias tentativas falhadas de entendimento.

Nos últimos meses, porém, o diálogo intensificou-se e permitiu desbloquear vários dos principais pontos de discórdia, incluindo a situação das conhecidas "casinhas" das claques. Com o acordo praticamente fechado, o Sporting acredita que abre uma nova fase na relação com os adeptos organizados, reforçando o ambiente em Alvalade para a temporada 2026/27.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Varandas fala do mercado do Sporting e diz que só há um insubstituível
Clube

Varandas fala do mercado do Sporting e diz que só há um insubstituível

25 Jul 2026 | 13:56

Icon Comentário0
Há fumo verde no Sporting! Juve Leo e Varandas mais unidos que nunca
Clube

Há fumo verde no Sporting! Juve Leo e Varandas mais unidos que nunca

24 Jul 2026 | 17:49

Icon Comentário0
Sporting prepara choque entre os grandes: Quotas podem ficar acima de Benfica e Porto
Clube

Sporting prepara choque entre os grandes: Quotas podem ficar acima de Benfica e Porto

17 Jul 2026 | 16:52

Icon Comentário0