Clube
Tribunal inocenta Varandas e absolve Presidente do Sporting de palavras sobre Pinto da Costa
28 Jan 2026 | 17:52
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
28 Out 2024 | 16:43 |
Francisco Salgado Zenha pode candidatar-se à Presidência do Sporting em 2026, caso Frederico Varandas não continue como dirigente máximo dos leões. A sugestão foi levantada por Nuno Raposo, jornalista do jornal A Bola, que fala nessa possibilidade, ainda que de forma remota.
"Dizer que Frederico Varandas demorou a consolidar o Sporting e demorou a consolidar-se na presidência do Sporting foi ideia que vingou, mas de forma injusta. Sim, Varandas tomou muitas decisões más num início de mandato preocupante. Olhando à distância de seis anos, no entanto, podemos fazer as contas de outra forma: em seis anos, dois títulos de campeão nacional, títulos em todas as modalidades, o clube e a SAD de saúde financeira e estabilidade", começou por dizer.
"Para quem pegou numa casa a arder pela mão incendiária do anterior presidente, um inferno que levou até a jogadores agredidos pelos próprios adeptos e a consequentes rescisões, bem pode dizer-se que a recuperação do Sporting foi muito... rápida — havia quem dissesse em 2018 que seria preciso uma década para renascer das cinzas mas em seis anos o Sporting não apenas floresceu como está num patamar em que nunca esteve pelo menos nas últimas quatro décadas".
"Em entrevista à RTP, o presidente dos leões abordou todos os temas da atualidade leonina e do futebol português. Os elogios ao treinador, a saída do diretor-desportivo para o Manchester City, o caso dos e-mails, nada ficou por responder. Falamos de Rúben Amorim como grande obreiro desta nova era, mas temos naturalmente de falar de Varandas e da sua equipa como arquitetos do projeto", continuou.
"Faltava no entanto, ou falta ainda, uma conquista ao presidente do Sporting. E não é dentro de campo, é fora dele: falta-lhe o laço afetivo com os adeptos, que os jogadores têm, que o treinador tem ainda mais — mesmo e apesar da ligação afetiva que nunca escondeu pelo Benfica. Falta esse laço a esta administração, que assumiu a guerra com as claques mas que se afastou também, pelos menos nas suas principais figuras, das bases que sãos os núcleos do clube".
"Porque nesta altura já conquistou o seu espaço como… presidente mais antigo dos três grandes e já tem palavra que se ouve. Esta aproximação da atual administração parece também abrir porta a uma recandidatura às eleições de 2026. Dele, Varandas, ou de alguém próximo como Salgado Zenha, mas apenas se por alguma questão pessoal/familiar o atual presidente entender sair de cena. Não me parece", concluiu.
Atual dirigente máximo anunciou que vai recandidatar-se nas eleições marcadas para 14 de março e surgem agora alterações na composição para os órgãos sociais
31 Jan 2026 | 10:17 |
Frederico Varandas anunciou que vai recandidatar-se à presidência do Sporting nas eleições marcadas para 14 de março e surgem agora alterações na composição da sua lista para os órgãos sociais do Clube. A maior novidade prende-se com a Mesa da Assembleia Geral.
Pedro Almeida Cabral, que até agora exercia o cargo de vice-presidente deste órgão, vai substituir João Palma na liderança da MAG. A mudança representa uma das poucas alterações, já que a restante estrutura para o Conselho Diretivo deverá manter-se bastante semelhante à atual.
O advogado e atual 'vice' da MAG quem encabeçará a proposta a sufrágio: presente no referido órgão social desde 2018, onde tinha as funções de secretário, um dos sócios fundadores da 'ec legal' (em 2021) acumula mais de 20 anos de experiência no seu ramo.
Concentra a sua atividade em processos de contencioso civil e comercial, mas também em arbitragens. Foi consultor no Gabinete de Política Legislativa e Planeamento do Ministério da Justiça, gestor de projetos SIMPLEX na Secretaria de Estado da Justiça e consultor na Presidência do Conselho de Ministros.
O prazo para a entrega oficial das listas encerra no próximo dia 12 de fevereiro, pelo que ainda podem surgir pequenos ajustes de última hora, mas, até ao momento, esta é a alteração mais significativa conhecida na equipa de Frederico Varandas rumo ao ato eleitoral.
José Pedro Aguiar-Branco lembrou ex-atleta pela sua "carreira desportiva longa e frutuosa" com a camisola de Portugal e do Clube de Alvalade
30 Jan 2026 | 17:25 |
A Assembleia da República aprovou por unanimidade, esta sexta-feira, dia 30 de janeiro, um voto de pesar pela morte de Fernando Mamede. O mesmo apresentado pelo presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, lembrando o ex-atleta pela sua "carreira desportiva longa e frutuosa" com a camisola portuguesa e do Sporting.
“Figura incontornável do atletismo nacional, Mamede foi ídolo de gerações e símbolo de esforço, dedicação, devoção e glória. Ao serviço do seu Clube, conquistou inúmeros títulos nacionais e europeus, contribuindo decisivamente para o prestígio do desporto português. Por esta razão, foi agraciado, em 1989, com o grau de Comendador da Ordem de Mérito”, lembra o parlamento.
Aguiar-Branco recordou a figura histórica dos leões como especialista em provas de fundo, pela participação em três edições dos Jogos Olímpicos, pela medalha de bronze no campeonato do mundo de corta-mato e destaca o recorde mundial de 10 mil metros conseguido em 1984 no ‘meeting’ de Estocolmo.
“Manteve esta marca durante cinco anos, tendo-se consagrado como o último fundista europeu a deter o recorde mundial desta distância”, frisa a nota, prestando “tributo ao seu excecional percurso” e endereçando condolências à família, amigos, ao Sporting e à Federação Portuguesa de Atletismo.
Frederico Varandas, Presidente do Sporting, deslocou-se ao Edifício da Saudade, em Carnide, para marcar presença no velório de Fernando Mamede, afirmando sentir-se um privilegiado por ter privado com uma das maiores figuras do atletismo nacional (Saiba mais AQUI).
Presidente dos leões deslocou-se ao Edifício da Saudade, em Carnide, para marcar presença no velório de figura marcante do atletismo
30 Jan 2026 | 11:38 |
Frederico Varandas, Presidente do Sporting, deslocou-se, na tarde de quinta-feira, ao Edifício da Saudade, em Carnide, para marcar presença no velório de Fernando Mamede, figura maior do atletismo leonino e nacional que morreu na última terça-feira aos 74 anos.
F. Varandas: "Além do atletismo, nunca deixou de seguir o Sporting. Muito apaixonado e muito interessado pelo Clube. De facto, deixa uma grande saudade"
O líder máximo dos leões destacou o legado do antigo atleta do Clube e afirmou sentir-se privilegiado por ter privado com o mesmo: "Fernando Mamede é uma das histórias mais bonitas da história do Sporting. Uma grande lenda do Clube, um dos maiores da história do atletismo. Um Sportinguista apaixonado. Tive o privilégio, desde que sou Presidente do Sporting, de ter estado próximo do Fernando. Além do atletismo, nunca deixou de seguir o Sporting. Muito apaixonado e muito interessado pelo Clube. De facto, deixa uma grande saudade", apontou.
Frederico Varandas: "O Sporting teve a sua primeira vitória em Espanha, num estádio mítico chamado San Mamés, São Mamede (em português). Muitos dirão que é uma coincidência, mas creio que não"
O líder do emblema leonino fez ainda uma curiosa ligação com o resultado do Sporting na visita ao Athletic (3-2) que garantiu o acesso direto aos oitavos de final da Liga dos Campeões: "Considero, e pelo menos penso, que o Sporting teve a sua primeira vitória em Espanha, num estádio mítico chamado San Mamés, São Mamede (em português). Muitos dirão que é uma coincidência, mas creio que não", rematou.
O momento mais emblemático da sua carreira aconteceu em 1984, quando estabeleceu o recorde mundial dos 10 mil metros, com o tempo de 27:13,81, em Estocolmo. A marca teve enorme impacto no atletismo internacional e colocou Portugal no centro das atenções do fundo mundial.
Este feito consolidou, sem dúvida, o estatuto de Fernando Mamede como referência absoluta da modalidade e permanece como um dos momentos mais altos da história do atletismo português. Ao serviço do Sporting, Clube ao qual chegou em 1968, Mamede bateu, ainda, 27 recordes nacionais e três europeus, sendo um verdadeiro especialista em provas de fundo.