Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
06 Mar 2024 | 06:58 |
Geovany Quenda, avançado de 16 anos do Sporting, irá constar, nos convocados, da partida internacional desta quarta-feira, frente à Atalanta, relativa à primeira mão dos oitavos-de-final da Liga Europa. O português irá render Pedro Gonçalves que será baixa de peso depois de uma mialgia sofrida.
A ‘boa nova’ foi avançada por Rúben Amorim, treinador dos leões, que se desfez em elogios sobre uma das maiores pérolas da Academia Cristiano Ronaldo. “Pode fazer várias posições, tem muita qualidade e irreverência. É mais uma opção”, revelou o timoneiro dos leões.
Apesar de ainda não ter somado minutos oficiais pela equipa principal do Clube de Alvalade, esta não é a primeira vez que o camisola 57 é presença entre os eleitos para uma partida. Na presente temporada, Quenda esteve no banco de suplentes no embate caseiro frente ao Estrela da Amadora, onde os verdes e brancos conquistaram um triunfo ‘arrancado’ a ferros, por Paulinho (3-2). Assim, o jovem pode estar à espreita pela sua estreia nos grandes palcos do futebol europeu.
Atalanta e Sporting medem forças, pela terceira vez esta temporada, na Liga Europa, com uma derrota e um empate para o lado dos leões. O Clube de Alvalade irá querer contradizer o histórico recente junto de equipas italianas, do qual enfrenta um autêntico calvário.
Recorde-se que para chegar aos oitavos-de-final, o Sporting ficou no segundo posto do grupo D com 11 pontos conquistados em seis partidas (três vitórias, dois empates e uma derrota) da competição europeia e disputou, juntamente com o Young Boys, um passaporte para a fase referida. Os verdes e brancos levaram a melhor perante os suíços (4-2) agregado, numa eliminatória resolvida a duas mãos.
Na época transata, o Clube de Alvalade fez história nesta precisa fase da Liga Europa ao eliminar o Arsenal, que era um forte candidato ao título inglês. Paulinho, Gonçalo Inácio e Pote fizeram os golos, num duplo embate que foi resolvido na marca das grandes penalidades. A turma de Rúben Amorim enfrentou a Juventus onde acabou por cair perante o gigante italiano às portas das meias-finais do torneio.
Internacional belga segue em recuperação da lesão no joelho esquerdo sofrida a 22 de outubro frente ao Marselha na fase de grupos da Champions League
12 Jan 2026 | 09:05 |
Zeno Debast deverá ser reintegrado nos trabalhos do Sporting esta semana. Depois de algumas dúvidas em torno do retorno do internacional belga, é esperado que este possa ser chamado a tempo da receção ao Casa Pia, marcada para a próxima sexta-feira, 16 de janeiro.
Para dar ainda mais força a estas notícias, o 'camisola 6' dos verdes e brancos partilhou, no último domingo, uma imagem através das suas redes sociais que estava ilustrada com uma ampulheta. Agora, dependendo da forma como reagir ao regresso aos treinos, Rui Borges apenas tomará a decisão de levar o jogador para o encontro diante dos gansos na véspera do mesmo, revela o jornal Record.
Para já, o central belga segue em recuperação da lesão no joelho esquerdo sofrida a 22 de outubro frente ao Marselha, na fase de grupos da UEFA Champions League, e ainda não voltou a treinar na Academia Cristiano Ronaldo. A expetativa no balneário leonino é a de que, após os dois dias de folga concedidos, o jogador esteja em condições de regressar à sessões de trabalho.
Além de Zeno Debast, o departamento médico continua a acompanhar a reabilitação de vários outros jogadores afastados dos relvados, incluindo Eduardo Quaresma, Ricardo Mangas, Nuno Santos, Pedro Gonçalves e Fotis Ioannidis. Por outro lado, Ousmane Diomande também vai estar disponível depois da eliminação na CAN.
Nesta temporada desportiva, Zeno Debast - avaliado em 30 milhões de euros - soma 13 partidas oficiais com a camisola do Sporting. O internacional belga regista, até ao momento, 855 minutos de jogo, mas ainda sem qualquer golo ou assistência na conta pessoal.
Antigo jogador do Sporting continua a ser um dos principais destaques do emblema da Catalunha e foi protagonista no clássico do país vizinho
12 Jan 2026 | 08:51 |
Em Jeddah, na Arábia Saudita, Raphinha esteve em evidência ao apontar dois golos, aos 36 e 73 minutos, assumindo um papel decisivo na conquista da Supertaça espanhola pelo Barcelona frente ao Real Madrid, que arrecadou o troféu pela segunda época consecutiva.
Após a abertura do marcador pelo antigo jogador do Sporting, a partida conheceu um período particularmente intenso já nos descontos da primeira parte, com três golos em poucos minutos. Vinícius Júnior restabeleceu a igualdade aos 45'+2, Robert Lewandowski recolocou os catalães na frente aos 45'+4 e Gonzalo García fez o 2-2 aos 45'+6, resultado com que as equipas recolheram aos balneários.
No segundo tempo, o novo golo de Raphinha voltou a dar vantagem ao Barcelona. Já perto do final, aos 90'+1 minutos, a expulsão de Frenkie de Jong deixou os catalães reduzidos a dez jogadores, mas o Real Madrid não conseguiu tirar partido da superioridade numérica.
Raphinha acabou por sair aos 83 minutos, depois de ter sido um dos principais destaques do encontro, no qual o Barcelona consolidou a liderança no palmarés da Supertaça de Espanha (16), somando agora mais três títulos do que o Real Madrid, que conta 13 conquistas.
Nesta temporada, com a camisola blaugrana, Raphinha – avaliado em 80 milhões de euros – realizou 17 jogos: 12 na La Liga, três na Liga dos Campeões e dois na Supertaça. Nos 1.101 minutos em que esteve em campo, o esquerdino marcou onze golos e fez quatro assistências.
Confira os melhores momentos de Raphinha no Barcelona - Real Madrid:
Internacional uruguaio irá falhar a receção ao Casa Pia, na próxima sexta-feira, 16 de janeiro, uma vez que se encontra a cumprir castigo
12 Jan 2026 | 08:14 |
Nem Morten Hjulmand nem Maxi Araújo vão estar disponíveis para a receção ao Casa Pia. Ambos viram cartão no encontro frente ao Gil Vicente e cumprem suspensão, o que retira a Rui Borges duas peças de peso do onze do Sporting. Se no caso do médio dinamarquês existem várias alternativas para o meio-campo, já na ala esquerda a margem de escolha é bastante reduzida, com Matheus Reis a surgir como a única opção natural.
O defesa brasileiro, de 30 anos, deverá assim voltar a ocupar o corredor esquerdo, depois de ter sido utilizado no centro da defesa, ao lado de Eduardo Quaresma, na derrota frente ao Vitória de Guimarães. Apesar de uma utilização irregular na primeira metade da temporada, a versatilidade de Matheus Reis tem sido um recurso frequente para o treinador dos leões, sobretudo numa fase marcada por várias limitações físicas e castigos. Recorde-se que o jogador termina contrato no próximo verão.
Ricardo Mangas, outra alternativa para a lateral esquerda, continua afastado devido a uma lesão muscular contraída no final de dezembro e não estará apto para o próximo jogo da Liga, pelo que as opções acabam por ser ainda mais reduzidas para Rui Borges nesta fase.
O boletim clínico do Sporting continua extenso e deverá manter-se assim na preparação para o duelo com o Casa Pia. Dos oito jogadores entregues ao departamento médico, Zeno Debast está perto de regressar, enquanto Fotis Ioannidis permanece em observação, depois de ter sido substituído precocemente no encontro com o Vitória de Guimarães, com queixas no joelho esquerdo. Embora esteja afastada uma lesão grave, existe prudência na gestão do avançado, que sofreu uma lesão ligamentar no mesmo joelho em novembro, sendo reavaliado diariamente.
A lista de indisponíveis inclui ainda Eduardo Quaresma, Nuno Santos, Geovany Quenda, Ricardo Mangas, Pedro Gonçalves e Salvador Blopa. Deste grupo, os três primeiros recuperam de lesões traumáticas, enquanto os restantes apresentam problemas musculares. Nenhum deverá recuperar a tempo do jogo de sexta-feira, sendo a pérola da formação o jogador com perspetivas de regresso mais próximas.