Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Modalidades

SONHO EUROPEU ESTEVE PERTO, MAS LEÕES ACABAM DERROTADOS

Sporting CP foi derrotado, por 70-64, pelo KK Igokea

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

25 Set 2020 | 20:03 |

Icon Comentário0

A equipa principal de basquetebol do Sporting CP foi, esta sexta-feira, 25 de setembro, derrotada pelo KK Igokea, por 70-64. Apesar da derrota, os leões deixaram uma boa imagem e estiveram perto de garantir uma vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões de basquetebol. A turma de Alvalade mantém-se nas competições europeias e disputará a FIBA Europe Cup.


Após ter vencido o Fribourg Olympic, por 84-78, o Sporting CP estava a apenas uma vitória de garantir uma vaga na Liga dos Campeões, feito inédito no basquetebol português. Para isso, os leões teriam de levar de vencida os bósnios do KK Igokea.


O KK Igokea inaugurou o marcador, mas, na resposta, John Fields fez os dois primeiros pontos verdes e brancos. Nos primeiros minutos, as duas equipas iam acusando o nervosismo dos minutos iniciais e cometendo alguns erros no ataque. O primeiro triplo da partida saiu das mãos de João Fernandes, colocando o Sporting CP a vencer por 7-5.


O conjunto de Luís Magalhães – que, devido a estar infetado com COVID-19, não acompanhou a equipa – tentava acelerar o jogo, de forma a explorar a maior lentidão do KK Igokea, mas faltava calma na manobra ofensiva. Porém, os bósnios, sobretudo no ressalto ofensivo, iam equilibrando a contenda.

Os leões chegaram rapidamente às cinco faltas coletivas, o que facilitou a vida ao KK Igokea. Naturalmente, os rapazes de verde e branco diminuíram a intensidade defensiva e os bósnios conseguiram uma vantagem de cinco pontos (16-11). Flávio Nascimento, treinador adjunto da turma de Alvalade, foi obrigado a pedir um desconto. Até final do primeiro quarto, o resultado não sofreu qualquer alteração. Pedia-se alguma tranquilidade por parte do conjunto leonino no ataque.


https://twitter.com/SCPModalidades/status/1309543352082337792

No recomeço, o KK Igokea voltou a entrar melhor e alargou a vantagem para sete pontos (21-14), mas os leões responderam com quatro pontos sem resposta (21-18) e o treinador dos bósnios pediu um desconto de tempo. Por esta altura, as duas equipas iam-se mostrando pouco eficazes e o marcador esteve alguns minutos sem mexer. Todavia, depois do reforço Jalen Henry, no ressalto ofensivo, ter sido carregado em falta, os leões voltaram a igualar o resultado (21-21).

Contudo, após ter encostado no marcador, a equipa do Sporting CP demonstrou alguma ansiedade e voltou a deixar os bósnios distanciaram-se (25-21) e Flávio Nascimento pediu novo desconto de tempo e a reação dos seus comandados foi a melhor. Os leões somaram seis pontos sem resposta (27-25), com Francisco Amiel em destaque. Logo de seguida, os rapazes de verde e branco foram penalizados com duas faltas técnicas, após a equipa de arbitragem ter assinalado uma falta algo duvidosa a Amiel, o que facilitou a vantagem com que o KK Igokea chegou ao intervalo (30-27).

Nos primeiros dois quartos, ficava a sensação de que os bósnios estavam perfeitamente ao alcance do Sporting CP. Para tal, o conjunto leonino teria de melhorar os índices de eficácia na hora de atirar ao cesto (38% para dois pontos e apenas 20% para três pontos) e reduzir os turnovers (dez contra seis do adversário). No capítulo individual, Travante Williams, com nove pontos (50% de eficácia), era o melhor marcador dos leões. John Fields, com seis pontos (75% de acerto) e sete ressaltos era o leão que se seguia.

https://twitter.com/SCPModalidades/status/1309550523603972101

No arraque do segundo tempo, Jackie Carmichael, que muitas dores de cabeça estava a dar à defensiva verde e branca, marcou os cinco primeiros pontos dos bósnios. Em jeito de resposta, Jalen Henry, com um triplo e um roubo de bola, aproximou, de novo, os leões no marcador (36-34). O reforço para esta temporada a não deixar os créditos por mãos alheias.

Com mais de metade do terceiro quarto disputado, o cenário era idêntico ao da primeira parte: o Sporting CP, também por mérito do adversário, mostrava algumas dificuldades no ataque. Porém, os leões mostravam grandes melhorias no processo defensivo e, dessa forma, aproximaram-se do KK Igokea (41-39).

No final do penúltimo quarto, os comandados de Luís Magalhães subiram a eficácia de três pontos, com Jalen Henry e Shakir Smith a acertarem dois e um lançamentos, respetivamente. Desta forma, os leões entraram para os últimos dez minutos na frente do marcador (47-46).

No último quarto, o Sporting CP entrou com o pé esquerdo e os bósnios, que estavam com uma desvantagem de um ponto, passaram para a frente do marcador (57-49). Flávio Nascimento decidiu, assim, parar os destinos da partida.

No reatar, o senhor dos grandes momentos decidiu aparecer: Travante Williams. Em cerca de 15 segundos, o norte-americano encestou dois triplos e aproximou os rapazes de verde e branco no marcador (59-55). Quando se pensava que os leões iriam começar uma recuperação memorável, o conjunto de Flávio Nascimento cometeu bastantes turnovers e quase que entregou a partida ao KK Igokea.

O Sporting CP saiu, assim, derrotado, por 70-64, frente aos bósnios, que seguem para a fase de grupos da Liga dos Campeões de basquetebol.

De qualquer forma, e apesar do sabor amargo do desaire, a turma de Alvalade deixou uma boa imagem de si própria e mantém-se nas competições europeias (FIBA Europe Cup). Os leões integram o grupo C, juntamente com o Ironi Ness Ziona (Israel), Szolnoki Olajbanjasz (Hungria) e BM Slam (Polónia).


Modalidades

Oficial! Gerson Baldé é reforço do Sporting; Varandas garante contratação

Emblema verde e branco anunciou contratação de atleta português de 25 anos de idade, que passou alguns anos no rival Benfica

Sporting continua a reforçar a sua equipa de atletismo; Depois de José Carlos Pinto (5 e 10 quilómetros), Varandas anunciou Gerson Baldé
Sporting continua a reforçar a sua equipa de atletismo; Depois de José Carlos Pinto (5 e 10 quilómetros), Varandas anunciou Gerson Baldé

05 Jan 2026 | 16:16 |

Icon Comentário0

É oficial. O Sporting continua a reforçar a sua equipa de atletismo e é novamente um ex-Benfica. Depois de José Carlos Pinto (5 e 10 quilómetros), os leões anunciaram a contratação de Gerson Baldé, referência nacional no salto em comprimento e no salto em altura.


Gerson Baldé: "O objetivo é ganhar títulos nacionais com o Sporting"


"É uma honra para mim estar de volta. O objetivo é ganhar títulos nacionais com o Sporting e, também, a Taça dos Clubes Campeões Europeus", traçou, de imediato, a nova aquisição que chega do Benfica e junta-se à equipa verde e branca, a qual já tinha representado em 2019.


O saltador regressa como atual 15.º classificado no ranking mundial de salto em comprimento, disciplina em que em 2025 conseguiu um quarto lugar nos Europeus de pista curta e também um oitavo posto no Mundial da mesma época. Foi também no ano passado que fixou o seu atual recorde pessoal: 8,20 metros.

Gerson Baldé: "Quero alcançar uma medalha nos Europeus de ar livre e, quem sabe, também no Mundial de pista curta"


"Quero alcançar uma medalha nos Europeus de ar livre e, quem sabe, também no Mundial de pista curta. O apoio dos meus novos colegas de equipa, com muitos dos quais já tenho uma grande amizade, vai ser um bom ponto de partida para atingir conquistas", afirmou ainda.

Gerson Baldé terminou a sua apresentação com uma mensagem aos adeptos: "Continuem a apoiar-nos como é costume. Força, Sporting!". Presente na apresentação esteve também o coordenador de atletismo, Paulo Reis, que não tem dúvidas quanto ao impacto que o atleta vai ter: "É muito polivalente, porque pode fazer salto em altura ou em comprimento, disciplinas em que tem sido o melhor português nos últimos anos. E no ano passado, por exemplo, correu a estafeta de 4x400m. É ecléctico e uma grande mais-valia", enalteceu.

Veja a publicação:


Modalidades

Sporting empata com o Benfica na Luz (2-2) e mantém-se a cinco pontos da liderança

Clube de Alvalade esteve perto de impor primeira derrota da temporada ao rival, mas golo a 10 minutos do fim impediu vitória leonina

Equipa de hóquei em patins do Sporting empatou frente ao Benfica (2-2) e não consegue aproximar-se da liderança
Equipa de hóquei em patins do Sporting empatou frente ao Benfica (2-2) e não consegue aproximar-se da liderança

04 Jan 2026 | 16:56 |

Icon Comentário0

A equipa de hóquei em patins do Sporting empatou frente ao Benfica (2-2), este domingo, dia 4 de janeiro, em jogo a contar para a 11.ª jornada da fase regular. Depois de dois triunfos consecutivos, os leões viram interrompida a fase vitoriosa, mas impuseram o primeiro jogo sem vencer ao rival.


A jogar no Pavilhão Fidelidade, na Luz, foi o Clube de Alvalade - que vai perder um avançado para a próxima época - a primeira equipa a marcar. Danilo Rampulla, aos 9 minutos, marcou à ex equipa e colocou o Sporting na frente. Ainda antes do intervalo, a equipa da casa viria a empatar as contas por intermédio de Lucas Ordoñez (12').


Na etapa complementar, a turma leonina voltou a adiantar-se no marcador, aos 32 minutos, numa finalização de Nolito Romero. Em cima do minuto 39, Roberto Di Benedetto empatou para o Benfica. Até ao final, tanto águias como leões tiveram oportunidades para marcar, mas o placard não se alterou.


Com este empate - o terceiro em 24 jogos na presente temporada - os comandados de Edo Bosch somam 26 pontos e estão, à condição, no segundo lugar da tabela classificativa. O Benfica é líder com 31. Já o Barcelos é terceiro classificado com 24 pontos, mas tem menos duas partidas.

O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 8 de janeiro, novamente frente ao Benfica. O encontro diante da turma liderada por Edu Castro, a contar para a quarta jornada da Liga dos Campeões, jogar-se-á às 16h00, no Pavilhão João Rocha.



Modalidades

Oficial! Craque que esteve vários anos no Benfica é reforço do Sporting aos 28 anos

Nova aquisição do emblema verde e branco não escondeu a satisfação pela nova etapa que está a viver na sua carreira desportiva

É oficial! José Carlos Pinto é reforço do Sporting. Aos 28 anos, o atleta, que deixou o Benfica na época passada, assina pelos leões
É oficial! José Carlos Pinto é reforço do Sporting. Aos 28 anos, o atleta, que deixou o Benfica na época passada, assina pelos leões

04 Jan 2026 | 09:38 |

Icon Comentário0

É oficial. José Carlos Pinto é reforço do Sporting. Aos 28 anos, o atleta, que deixou o Benfica na época passada, vivia na Noruega, onde treinava com Gjert Ingebrigtsen, considerado um dos melhores técnicos do mundo. A sua chegada aos leões consolida a aposta do Clube na modalidade, depois da contratação de outra atleta recentemente.


J. Carlos Pinto: "É um sentimento inexplicável"


"É fantástico. O Sporting foi um grande impulsionador do atletismo desde o início, teve grandes nomes a correr pelo Clube, e é incrível poder continuar esse legado. É um sentimento inexplicável", confessou em declarações aos meios do Clube, traçando já metas bem definidas.


"A curto prazo temos já a Taça da Europa de Corta-Mato dos Clubes Campeões Europeus e o meu objetivo é ajudar o Clube a conquistar essa competição, na estafeta mista. Depois disso, temos os Campeonatos Nacionais de Clubes. Individualmente, quero tentar, dentro de cerca de dez dias, bater o recorde nacional dos dez quilómetros de estrada. Venho agora de conseguir o recorde nacional dos cinco quilómetros, por isso creio que estou num bom momento de forma. A longo prazo, claro, estão os Jogos Olímpicos de 2028, e ajudar o Clube no máximo de provas possível", apontou.

J. Carlos Pinto: "Espero poder ser um dia um exemplo para os atletas mais novos"


O reforço verde e branco assume também uma responsabilidade junto dos mais jovens: "Espero poder ser um dia um exemplo para os atletas mais novos. É muito especial saber que alguns miúdos olham para mim como eu olhava para atletas mais antigos. Isso é muito bom", garantiu, acreditando que a chegada será igualmente um espaço de crescimento pessoal e desportivo.

"Existe sempre espaço para aprender em todo o lado. Uma das melhores facetas do atletismo do Sporting é o sentido de camaradagem. É fantástico ter uma equipa em que somos bem recebidos, e eu estou a notar isso. Já tinha estado ligado ao Clube noutras ocasiões, ainda que sem estar dentro da instituição, e sempre fui muito bem tratado. É muito bom sentir-me em casa", atirou. 

José Carlos Pinto bateu recorde dos 5km:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting ganha fora de casa e mantém-se na liderança partilhada com o Benfica
Modalidades

Sporting ganha fora de casa e mantém-se na liderança partilhada com o Benfica

03 Jan 2026 | 16:51

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino - Após queda do Benfica, Frederico Varandas faz ultimato a equipa do Sporting
Modalidades

Exclusivo Leonino - Após queda do Benfica, Frederico Varandas faz ultimato a equipa do Sporting

29 Dez 2025 | 15:21

Icon Comentário0
Negócio fechado! Sporting perde avançado que 'roubou' ao Porto
Modalidades

Negócio fechado! Sporting perde avançado que 'roubou' ao Porto

30 Dez 2025 | 10:26

Icon Comentário0