Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Modalidades

SONHO EUROPEU ESTEVE PERTO, MAS LEÕES ACABAM DERROTADOS

Sporting CP foi derrotado, por 70-64, pelo KK Igokea

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

A equipa principal de basquetebol do Sporting CP foi, esta sexta-feira, 25 de setembro, derrotada pelo KK Igokea, por 70-64. Apesar da derrota, os leões deixaram uma boa imagem e estiveram perto de garantir uma vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões de basquetebol. A turma de Alvalade mantém-se nas competições europeias e disputará a FIBA Europe Cup.


Após ter vencido o Fribourg Olympic, por 84-78, o Sporting CP estava a apenas uma vitória de garantir uma vaga na Liga dos Campeões, feito inédito no basquetebol português. Para isso, os leões teriam de levar de vencida os bósnios do KK Igokea.


O KK Igokea inaugurou o marcador, mas, na resposta, John Fields fez os dois primeiros pontos verdes e brancos. Nos primeiros minutos, as duas equipas iam acusando o nervosismo dos minutos iniciais e cometendo alguns erros no ataque. O primeiro triplo da partida saiu das mãos de João Fernandes, colocando o Sporting CP a vencer por 7-5.


O conjunto de Luís Magalhães – que, devido a estar infetado com COVID-19, não acompanhou a equipa – tentava acelerar o jogo, de forma a explorar a maior lentidão do KK Igokea, mas faltava calma na manobra ofensiva. Porém, os bósnios, sobretudo no ressalto ofensivo, iam equilibrando a contenda.

Os leões chegaram rapidamente às cinco faltas coletivas, o que facilitou a vida ao KK Igokea. Naturalmente, os rapazes de verde e branco diminuíram a intensidade defensiva e os bósnios conseguiram uma vantagem de cinco pontos (16-11). Flávio Nascimento, treinador adjunto da turma de Alvalade, foi obrigado a pedir um desconto. Até final do primeiro quarto, o resultado não sofreu qualquer alteração. Pedia-se alguma tranquilidade por parte do conjunto leonino no ataque.


https://twitter.com/SCPModalidades/status/1309543352082337792

No recomeço, o KK Igokea voltou a entrar melhor e alargou a vantagem para sete pontos (21-14), mas os leões responderam com quatro pontos sem resposta (21-18) e o treinador dos bósnios pediu um desconto de tempo. Por esta altura, as duas equipas iam-se mostrando pouco eficazes e o marcador esteve alguns minutos sem mexer. Todavia, depois do reforço Jalen Henry, no ressalto ofensivo, ter sido carregado em falta, os leões voltaram a igualar o resultado (21-21).

Contudo, após ter encostado no marcador, a equipa do Sporting CP demonstrou alguma ansiedade e voltou a deixar os bósnios distanciaram-se (25-21) e Flávio Nascimento pediu novo desconto de tempo e a reação dos seus comandados foi a melhor. Os leões somaram seis pontos sem resposta (27-25), com Francisco Amiel em destaque. Logo de seguida, os rapazes de verde e branco foram penalizados com duas faltas técnicas, após a equipa de arbitragem ter assinalado uma falta algo duvidosa a Amiel, o que facilitou a vantagem com que o KK Igokea chegou ao intervalo (30-27).

Nos primeiros dois quartos, ficava a sensação de que os bósnios estavam perfeitamente ao alcance do Sporting CP. Para tal, o conjunto leonino teria de melhorar os índices de eficácia na hora de atirar ao cesto (38% para dois pontos e apenas 20% para três pontos) e reduzir os turnovers (dez contra seis do adversário). No capítulo individual, Travante Williams, com nove pontos (50% de eficácia), era o melhor marcador dos leões. John Fields, com seis pontos (75% de acerto) e sete ressaltos era o leão que se seguia.

https://twitter.com/SCPModalidades/status/1309550523603972101

No arraque do segundo tempo, Jackie Carmichael, que muitas dores de cabeça estava a dar à defensiva verde e branca, marcou os cinco primeiros pontos dos bósnios. Em jeito de resposta, Jalen Henry, com um triplo e um roubo de bola, aproximou, de novo, os leões no marcador (36-34). O reforço para esta temporada a não deixar os créditos por mãos alheias.

Com mais de metade do terceiro quarto disputado, o cenário era idêntico ao da primeira parte: o Sporting CP, também por mérito do adversário, mostrava algumas dificuldades no ataque. Porém, os leões mostravam grandes melhorias no processo defensivo e, dessa forma, aproximaram-se do KK Igokea (41-39).

No final do penúltimo quarto, os comandados de Luís Magalhães subiram a eficácia de três pontos, com Jalen Henry e Shakir Smith a acertarem dois e um lançamentos, respetivamente. Desta forma, os leões entraram para os últimos dez minutos na frente do marcador (47-46).

No último quarto, o Sporting CP entrou com o pé esquerdo e os bósnios, que estavam com uma desvantagem de um ponto, passaram para a frente do marcador (57-49). Flávio Nascimento decidiu, assim, parar os destinos da partida.

No reatar, o senhor dos grandes momentos decidiu aparecer: Travante Williams. Em cerca de 15 segundos, o norte-americano encestou dois triplos e aproximou os rapazes de verde e branco no marcador (59-55). Quando se pensava que os leões iriam começar uma recuperação memorável, o conjunto de Flávio Nascimento cometeu bastantes turnovers e quase que entregou a partida ao KK Igokea.

O Sporting CP saiu, assim, derrotado, por 70-64, frente aos bósnios, que seguem para a fase de grupos da Liga dos Campeões de basquetebol.

De qualquer forma, e apesar do sabor amargo do desaire, a turma de Alvalade deixou uma boa imagem de si própria e mantém-se nas competições europeias (FIBA Europe Cup). Os leões integram o grupo C, juntamente com o Ironi Ness Ziona (Israel), Szolnoki Olajbanjasz (Hungria) e BM Slam (Polónia).


Modalidades

Sporting vence e convence no Troféu Stromp e está pronto para arranque oficial da época

Conjunto leonino apresentou-se em casa aos adeptos verdes e brancos e arrecadou galardão diante de equipa que subiu de divisão este ano

Basquetebol do Sporting vence Troféu Stromp
Basquetebol do Sporting vence Troféu Stromp

  |

Icon Comentário0

A equipa de basquetebol do Sporting apresentou-se aos Sócios e adeptos, este sábado, dia 14 de setembro, com um triunfo por 90-77 frente ao Queluz no Troféu Stromp. Os leões passaram com distinção no teste frente a uma formação que subiu este ano à primeira divisão da modalidade.


No Pavilhão João Rocha, o duelo ficou marcado pelo domínio dos leões. No final do primeiro período, o Sporting superiorizou-se de forma clara e obteve uma vantagem de oito pontos (28-16), números que foram ampliados até ao intervalo (57-35). Na etapa complementar, o Clube de Alvalade geriu a vantagem e, apesar de um terceiro quarto de menor fulgor (72-62), conseguiu distanciar-se novamente no último período (90-77).


O encontro marcou o regresso de Luís Magalhães ao comando técnico do Sporting, sendo que os leões preparam agora o arranque oficial da nova época. Os verdes e brancos vão defrontar o Spirou Charleroi, em jogo da primeira mão da ronda de qualificação para a FIBA Europe Cup. O encontro jogar-se-á na terça-feira, dia 24 de setembro, às 17h00, na Bélgica.


O técnico de 66 anos já levou a turma de Alvalade a vencer um Campeonato Nacional (2019/20), três Taças de Portugal (2019/20, 2020/21, 2021/22), uma Taça da Liga (2021/22), uma Supertaça (2021/22) e uma Taça Hugo Santos (2021/22) – no total, sete títulos de leão ao peito, ao longo de três temporadas.

Em 2023/24, os leões somaram 42 encontros disputados – 24 na Liga Portuguesa, 10 na FIBA Europe Cup, seis na Taça da Liga e dois na Taça de Portugal. Ao longo de todos estes, venceu 25 e foi derrotado 17 vezes, o que perfaz uma percentagem de 60% triunfos.



Modalidades

Treinador do Sporting derrota ex equipa e soma três vitórias em três jogos na Liga portuguesa

Clube de Alvalade voltou a dar espetáculo no Campeonato Nacional, esta sábado, dia 14 de setembro, e ainda não perdeu pontos esta época

Andebol do Sporting derrota Artística de Avanca
Andebol do Sporting derrota Artística de Avanca

  |

Icon Comentário0

A equipa de andebol do Sporting venceu a Artística de Avanca, por 39-21, este sábado, dia 14 de setembro. Esta foi o terceiro triunfo no Campeonato Nacional, depois de um grande arranque de prova, com um vitórias sobre o Águas Santas (41-30) e o Vitória de Guimarães (39-26).


Num duelo disputado no Pavilhão Municipal Comendador Adelino Dias Costa, a turma verde e branca voltou a somar mais uma exibição irrepreensível e, ao intervalo, já levava uma vantagem muito confortável de dez golos (21-11). Os campeões nacionais assinaram nova uma exibição convincente e seguem invictos.


Na etapa complementar, o Sporting não tirou o pé do acelerador e fechou o marcador com uma diferença de 18 tentos entre as duas formações. Depois do título de campeão na temporada passada, o Clube de Alvalade segue em busca do bicampeonato, que foge desde a temporada de 2017/18.


Diogo Branquinho terminou com seis golos, sendo o melhor marcador do encontro. Orri Thorkelsson e Pedro Portela acertaram na baliza adversária por cinco ocasiões. Mamadu Gassama foi o senhor que se seguiu com quatro. Do lado do adversário, Henrique Silva e Ruben Santos marcaram quatro golos.

Com esta vitória - a sétima em oito jogos oficiais esta temporada - os comandados de Ricardo Costa (que defrontou a antiga equipa) - seguem no primeiro posto da Liga Plarcard, com nove pontos conquistados. O andebol do Sporting vira agora atenções para as competições europeias e vai enfrentar o Fredericia na Liga dos Campeões. O encontro está marcado para as 17h45 de quinta-feira, dia 19 de setembro, na Dinamarca.



Futebol

LUÍS GODINHO: O CALCANHAR DE AQUILES LEONINO

Leões venceram apenas dois dos últimos dez encontros apitados pelo árbitro eborense

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

No dia 5 de dezembro de 2020, o Sporting CP empatou a dois golos em Famalicão, existindo várias críticas à arbitragem de Luís Godinho. Recorde-se que o árbitro alentejano esteve envolvido nos únicos desaires desta época leonina – FC Porto (2-2) e FC Famalicão (2-2) -, sendo também o primeiro árbitro a expulsar Rúben Amorim em toda a sua carreira (LER AQUI).


Frederico Varandas disse, após o empate dos leões em Famalicão, que o golo de Coates no último minuto “jamais seria anulado aos nossos rivais” (LER AQUI). Tendo em conta estas declarações, o Leonino decidiu observar as arbitragens de Luís Godinho em jogos do Sporting CP, SL Benfica e FC Porto.


Observando toda a história dos leões, o árbitro de Évora apitou os homens de verde e branco um total de 16 vezes. De todos esses encontros, a turma leonina apenas triunfou por seis vezes, tendo registado cinco derrotas, e cinco empates. Dessas cinco igualdades, duas registaram-se esta época, sendo os únicos pontos perdidos pelos leões.


O historial arbitral de Luís Godinho em partidas do FC Porto é algo diferente do dos leões. Num total de 14 partidas disputadas sob a arbitragem do alentejano, os dragões apenas perderam duas vezes, empatando uma partida, saindo vencedor dos restantes 11 encontros.

Relativamente à história que tem com o SL Benfica, a mesma é bastante positiva para os encarnados. Nas 13 partidas apitadas por Luís Godinho, as águias somam apenas um empate, justamente contra o Sporting CP. Os restantes 12 encontros da turma encarnada foram vitórias.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Exclusivo Leonino - Varandas tem dupla para apresentar; Sporting com dois reforços para 2024/25
Modalidades

Exclusivo Leonino - Varandas tem dupla para apresentar; Sporting com dois reforços para 2024/25

 

Icon Comentário0
"Tenho estado em boa forma" - Goleador do Sporting confiante para próximos jogos
Modalidades

"Tenho estado em boa forma" - Goleador do Sporting confiante para próximos jogos

 

Icon Comentário0
Zicky Té sem medos! Atleta do Sporting confiante para o Mundial: "Estamos num ponto que..."
Modalidades

Zicky Té sem medos! Atleta do Sporting confiante para o Mundial: "Estamos num ponto que..."

 

Icon Comentário0