
Modalidades
Oficial! Varandas vai com tudo e contrata 11 reforços para o Sporting
08 Out 2025 | 16:38
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Modalidades
25 Set 2020 | 20:03 |
A equipa principal de basquetebol do Sporting CP foi, esta sexta-feira, 25 de setembro, derrotada pelo KK Igokea, por 70-64. Apesar da derrota, os leões deixaram uma boa imagem e estiveram perto de garantir uma vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões de basquetebol. A turma de Alvalade mantém-se nas competições europeias e disputará a FIBA Europe Cup.
Após ter vencido o Fribourg Olympic, por 84-78, o Sporting CP estava a apenas uma vitória de garantir uma vaga na Liga dos Campeões, feito inédito no basquetebol português. Para isso, os leões teriam de levar de vencida os bósnios do KK Igokea.
O KK Igokea inaugurou o marcador, mas, na resposta, John Fields fez os dois primeiros pontos verdes e brancos. Nos primeiros minutos, as duas equipas iam acusando o nervosismo dos minutos iniciais e cometendo alguns erros no ataque. O primeiro triplo da partida saiu das mãos de João Fernandes, colocando o Sporting CP a vencer por 7-5.
O conjunto de Luís Magalhães – que, devido a estar infetado com COVID-19, não acompanhou a equipa – tentava acelerar o jogo, de forma a explorar a maior lentidão do KK Igokea, mas faltava calma na manobra ofensiva. Porém, os bósnios, sobretudo no ressalto ofensivo, iam equilibrando a contenda.
Os leões chegaram rapidamente às cinco faltas coletivas, o que facilitou a vida ao KK Igokea. Naturalmente, os rapazes de verde e branco diminuíram a intensidade defensiva e os bósnios conseguiram uma vantagem de cinco pontos (16-11). Flávio Nascimento, treinador adjunto da turma de Alvalade, foi obrigado a pedir um desconto. Até final do primeiro quarto, o resultado não sofreu qualquer alteração. Pedia-se alguma tranquilidade por parte do conjunto leonino no ataque.
https://twitter.com/SCPModalidades/status/1309543352082337792
No recomeço, o KK Igokea voltou a entrar melhor e alargou a vantagem para sete pontos (21-14), mas os leões responderam com quatro pontos sem resposta (21-18) e o treinador dos bósnios pediu um desconto de tempo. Por esta altura, as duas equipas iam-se mostrando pouco eficazes e o marcador esteve alguns minutos sem mexer. Todavia, depois do reforço Jalen Henry, no ressalto ofensivo, ter sido carregado em falta, os leões voltaram a igualar o resultado (21-21).
Contudo, após ter encostado no marcador, a equipa do Sporting CP demonstrou alguma ansiedade e voltou a deixar os bósnios distanciaram-se (25-21) e Flávio Nascimento pediu novo desconto de tempo e a reação dos seus comandados foi a melhor. Os leões somaram seis pontos sem resposta (27-25), com Francisco Amiel em destaque. Logo de seguida, os rapazes de verde e branco foram penalizados com duas faltas técnicas, após a equipa de arbitragem ter assinalado uma falta algo duvidosa a Amiel, o que facilitou a vantagem com que o KK Igokea chegou ao intervalo (30-27).
Nos primeiros dois quartos, ficava a sensação de que os bósnios estavam perfeitamente ao alcance do Sporting CP. Para tal, o conjunto leonino teria de melhorar os índices de eficácia na hora de atirar ao cesto (38% para dois pontos e apenas 20% para três pontos) e reduzir os turnovers (dez contra seis do adversário). No capítulo individual, Travante Williams, com nove pontos (50% de eficácia), era o melhor marcador dos leões. John Fields, com seis pontos (75% de acerto) e sete ressaltos era o leão que se seguia.
https://twitter.com/SCPModalidades/status/1309550523603972101
No arraque do segundo tempo, Jackie Carmichael, que muitas dores de cabeça estava a dar à defensiva verde e branca, marcou os cinco primeiros pontos dos bósnios. Em jeito de resposta, Jalen Henry, com um triplo e um roubo de bola, aproximou, de novo, os leões no marcador (36-34). O reforço para esta temporada a não deixar os créditos por mãos alheias.
Com mais de metade do terceiro quarto disputado, o cenário era idêntico ao da primeira parte: o Sporting CP, também por mérito do adversário, mostrava algumas dificuldades no ataque. Porém, os leões mostravam grandes melhorias no processo defensivo e, dessa forma, aproximaram-se do KK Igokea (41-39).
No final do penúltimo quarto, os comandados de Luís Magalhães subiram a eficácia de três pontos, com Jalen Henry e Shakir Smith a acertarem dois e um lançamentos, respetivamente. Desta forma, os leões entraram para os últimos dez minutos na frente do marcador (47-46).
No último quarto, o Sporting CP entrou com o pé esquerdo e os bósnios, que estavam com uma desvantagem de um ponto, passaram para a frente do marcador (57-49). Flávio Nascimento decidiu, assim, parar os destinos da partida.
No reatar, o senhor dos grandes momentos decidiu aparecer: Travante Williams. Em cerca de 15 segundos, o norte-americano encestou dois triplos e aproximou os rapazes de verde e branco no marcador (59-55). Quando se pensava que os leões iriam começar uma recuperação memorável, o conjunto de Flávio Nascimento cometeu bastantes turnovers e quase que entregou a partida ao KK Igokea.
O Sporting CP saiu, assim, derrotado, por 70-64, frente aos bósnios, que seguem para a fase de grupos da Liga dos Campeões de basquetebol.
De qualquer forma, e apesar do sabor amargo do desaire, a turma de Alvalade deixou uma boa imagem de si própria e mantém-se nas competições europeias (FIBA Europe Cup). Os leões integram o grupo C, juntamente com o Ironi Ness Ziona (Israel), Szolnoki Olajbanjasz (Hungria) e BM Slam (Polónia).
Apesar de algumas saída do plantel, conjunto verde e branco manteve a espinha dorsal da equipa e contou com alguns reforços de peso
09 Out 2025 | 03:00 |
Frederico Varandas exige que a equipa de voleibol do Sporting vença a Supertaça frente ao Benfica, sabe o Leonino. Depois da conquista do último Campeonato Nacional, a Direção acredita que os leões podem continuar a dar sequência aos títulos na modalidade.
O técnico João Coelho prepara-se para começar a sua quarta temporada ao serviço do comando técnico dos leões, tendo conseguido superado todas as expetativas delineadas pelos responsáveis do Clube de Alvalade, que têm plena confiança no trabalho que tem vindo a ser realizado nesta secção.
O treinador português tem contrato até junho de 2028 e já conquistou um Campeonato Nacional, uma Taça de Portugal, uma Taça Federação e a última edição da Supertaça, em 2024. Desta forma, os leões querem dar seguimento ao projeto vitorioso que terminou com a hegemonia dos encarnados.
Apesar das saídas de Martin Licek, Vinícius Lersch, Yurii Synytsia, Breno Nascimento e Alejandro Vigil, o conjunto verde e branco manteve a espinha dorsal da equipa e conta com os reforços Lourenço Martins, Mads Kyed Jensen, Marx Aru, Jan Pokersnik e Sergey Grankin.
O encontro da Supertaça de voleibol está marcado já para o próximo sábado, dia 11 de outubro, frente ao Benfica. O encontro diante da formação encarnada, orientada por Marcel Matz, está marcado para as 16h00, no Pavilhão Municipal Professor Joaquim Vairinhos, em Loulé.
Clube de Alvalade com jogo para esquecer em casa; Emblema verde e branco somou segunda derrota consecutiva na competição europeia
08 Out 2025 | 21:27 |
A equipa de andebol do Sporting perdeu frente aos franceses do Nantes por 39-28, esta quarta-feira, dia 8 de outubro, em jogo da quarta jornada da Liga dos Campeões. Os leões voltam a tropeçar na competição internacional e somaram a segunda derrota consecutiva. Veja AQUI como decorreu a partida.
Num duelo disputado no Pavilhão João Rocha, os atuais campeões nacionais somaram vários erros individuais pouco habituais e rapidamente permitiram à turma de Grégory Cojean distanciar-se no placard desde cedo. Ao intervalo, os gauleses tinham 12 golos de vantagem (23-11).
Na etapa complementar, o Sporting tentou reagir ao poderio ofensivo do adversário, que ocupa o terceiro lugar na liga francesa, mas a ineficácia dos verdes e brancos acabou por se pagar cara, ficando assim consumada a segunda derrota dos leões na prova desta época.
Martim Costa, com 10 golos, foi o melhor marcador do lado leonino. Ayoub Abdi foi o melhor artilheiro do duelo com 11 tentos apontados. Com esta derrota - a segunda em 13 jogos oficiais esta temporada - os comandados de Ricardo Costa estão no quinto posto do Grupo A e têm quatro pontos conquistados.
O andebol do Sporting vira agora atenções para as competições nacionais e vai enfrentar o Gaia. O encontro, diante da turma liderada por Ricardo Antunes, está marcado para as 18h30 do próximo sábado, dia 11 de outubro, no Pavilhão João Rocha, em jogo da sétima jornada da fase regular
Acompanhe aqui todas as emoções do encontro da competição internacional, que colocará frente a frente verdes e brancos e franceses
08 Out 2025 | 19:00 |
FINAL DO JOGO: SPORTING 28-39 NANTES
56' - Leões tentam atenuar distâncias (25-38).
51' - Nantes com vantagem de 11 golos (23-34).
43' - Marca Martim Costa (19-30).
39' - Boa defesa de Kristensen (14-28).
35' - Missão muito complicada para os leões (12-26).
31' - Arranca a segunda parte.
INTERVALO: SPORTING 11-23 NANTES
25' - Noite desinspirada para os leões (9-19).
20' - Leões tentam responder à diferença no placard (7-15).
13' - Nantes com vantagem de sete golos (4-11).
12' - Martim Costa atira à barra (3-9).
7' - Franceses com melhor entrada na partida (2-6).
2' - Salvador Salvador faz o primeiro dos leões (1-1).
1' - Arranca a partida. ACREDITA, SPORTING!!!
0' - Leões em exercícios de aquecimento.
0′ – Sporting e Nantes já se defrontaram em duas ocasiões. Os franceses venceram ambas as partidas.
0' – O adversário dos leões é terceiro classificado da liga gaulesa e venceu a última partida frente ao Saint-Raphael por 46-32.
0′ – Os comandados de Ricardo Costa vêm de uma vitória frente ao Arsenal Devesa por 42-22, sendo que, na última ronda da prova europeia, os leões perderam frente ao Aalborg.
0 – O Nantes está no quinto posto com dois pontos.
0' – Neste momento, o Clube de Alvalade é quarto classificado com quatro pontos.
0′ – O Leonino leva até si todas as emoções da quarta jornada do grupo A da Liga dos Campeões.
0′ – A equipa de andebol do Sporting defronta o Nantes, esta quarta-feira, dia 8 de outubro, pelas 19h45, no Pavilhão João Rocha.