
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Curiosidades
|
O Pavilhão João Rocha viveu, a 6 de maio de 2018, o um dos momentos mais intensos e marcantes da sua ainda jovem história. Frente ao seu eterno rival, o Benfica, e com o título nacional de andebol em jogo, o Sporting respondeu com uma exibição de grande qualidade, vencendo por 33-27 e assegurando o bicampeonato nacional a três jornadas do fim da competição.
O Sporting, para este jogo, alinhou com um plantel de grande qualidade, que contou com Cudic, Skok, Carlos Ruesga, Carlos Carneiro, Pedro Portela, Pedro Solha, Francisco Tavares, Nikcevic, Felipe Borges, Kopco, Tiago Rocha, Pedro Valdés, Cláudio Pedroso, Frankis Carol, Edmilson Araújo e Bozovic.
Sob o comando técnico de Hugo Canela, os leões entraram em campo com um plano bem definido: defender com agressividade e atacar com eficácia. O adversário, orientado por Carlos Resende, era o único que ainda podia ameaçar a liderança verde e branca, mas desde os primeiros minutos ficou claro que o Sporting estava determinado a selar o título nesse Dérbi.
A superioridade leonina foi evidente ao longo da primeira parte, onde a intensidade imposta fez a diferença. Ao intervalo, o marcador já refletia a supremacia do Sporting: 25-20, um registo impressionante que espelhava o domínio técnico e emocional da equipa da casa.
Na segunda parte, os encarnados subiram o nível, liderados por uma excelente exibição do guarda-redes Hugo Figueira, que foi decisivo na reviravolta temporária do marcador, colocando o Benfica na frente com 22-23. Mas foi aí que surgiu o verdadeiro fator diferenciador: o apoio incansável dos mais de 2.500 Adeptos Sportinguistas presentes no João Rocha.
Essa energia empurrou o conjunto Leonino para um novo pico de intensidade. Num final de jogo marcado pelo equilíbrio e nervosismo, o Sporting voltou a assumir o controlo do encontro, guiado pela velocidade e eficácia de Pedro Portela, autor de seis golos, que foi o melhor marcador da formação verde e branca.
O apito final confirmou não só a vitória no Dérbi, mas também a 28.ª vitória consecutiva no campeonato, ultrapassando o recorde anteriormente detido pelo Porto (27 vitórias seguidas em 2015/16). Este triunfo selou, ainda, uma campanha imaculada na fase final, com sete vitórias em sete jogos, deixando o Sporting com seis pontos de vantagem sobre o Benfica, 10 sobre o FC Porto e treze sobre o ABC. Este foi o 19.º título nacional de andebol do Clube, aos quais se somam, ainda, dois títulos da Divisão de Elite.
Médio português do Manchester United é o principal alvo do Al Hilal para a próxima temporada, mas o treinador ex-Sporting não vai facilitar o negócio
|
A especulação em torno do futuro de Bruno Fernandes intensificou-se nas últimas horas, após surgir a notícia de uma proposta multimilionária oriunda da Arábia Saudita. O Al Hilal, clube rival de Cristiano Ronaldo, terá colocado em cima da mesa um contrato de três anos que promete valores astronómicos ao médio português, entre 75 e 94 milhões de euros por temporada, situação que já mereceu uma reação de Ruben Amorim.
Apesar da tentadora proposta financeira, o atual treinador do Manchester United não tem dúvidas quanto ao que deseja para o internacional português. Em conferência de imprensa antes do embate da segunda mão das meias-finais da Liga Europa, diante do Athletic Bilbao, o técnico português foi categórico sobre o tema.
“É fácil perceber a sua importância, não só pelos números, mas pela forma como joga e pelas coisas que fez nos cinco anos em que cá esteve. É um jogador de topo e nós precisamos de jogadores de topo. É um líder, é o capitão. Por isso, é muito importante”, sublinhou o ex-Sporting.
“É normal que haja muitos clubes que queiram um jogador como o Bruno ou o [Alejandro] Garnacho [sentado ao seu lado na antevisão], mas nós queremos manter os nossos melhores jogadores. E o Bruno é claramente um dos melhores jogadores do mundo. Por isso, a nossa ideia não muda. Queremos claramente o Bruno aqui", rematou Amorim.
O Al Hilal, por outro lado, promete não desistir da contratação do craque ex-Sporting que, para além de um contrato estratosférico, pode usar o trunfo da participação no Campeonato do Mundo de Clubes, competição para a qual o Manchester United não se conseguiu classificar. Em 59 partidas disputadas em 2024/2025, Bruno Fernandes já leva 21 golos e 18 assistências.
Leões precisam de vencer os encarnados na partida do próximo sábado, dia 10 de maio, para assim celebrarem no terreno do eterno rival
|
No próximo sábado, dia 10 de maio, o Sporting vai ter uma difícil deslocação ao terreno do Benfica, em partida a contar para a 32.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Caso os leões vençam o dérbi, os comandados de Rui Borges sagram-se campeões no estádio do seu eterno rival.
Caso isto aconteça, será a primeira vez que o Sporting é campeão em terreno de um dos seu dois maiores rivais, mas infelizmente, já aconteceu o reverso da medalha ao Clube de Alvalade, que viu serem festejados dois títulos em sua casa e pelo mesmo adversário em questão: o Porto.
Por ironia dos destinos, Sporting e Porto foram as duas equipas que disputaram o campeonato nacional de 1994/95. O clima foi algo tenso, visto que o antigo treinador dos leões, Bobby Robson, regressou a Alvalade como técnico azul e branco. Os dragões estavam com mais quatro pontos que a equipa da casa.
O jogo terminou com uma vantagem mínima de 1-0, quando aos 56 minutos, Domingos Paciência foi derrubado na grande área por Ivaylo Iordanov e o próprio avançado dos dragões assumiu a responsabilidade do castigo máximo, sem falhar. O duelo acabou marcado pela queda do varandim do Estádio José Alvalade, que causou um morto e 27 feridos graves.
Nesta época, o Porto subiu ao relvado do Estádio José Alvalade sabendo que uma vitória seria suficiente para conquista o campeonato, mas, horas antes, o segundo classificado, Boavista, tinha empatado a dois golos contra o Farense. Assim, os dragões acabaram por entrar em campo já como pentacampeões nacionais.
No que toca ao jogo, foi um novo empate a uma bola, com o golo do Sporting a ser apontado por Pedro Barbosa, aos 46 minutos da partida. Para o lado da formação do Porto, Zlatko Zahovic fez o empate, com um golo já perto do final, aos 85 minutos do encontro.
O Sporting vai defrontar o Benfica, no Estádio da Luz, numa partida marcada para as 18 horas de sábado, dia 10 de maio. Caso os leões de Rui Borges vençam esta edição do dérbi eterno, o Clube de Alvalade conquista o 24.º campeonato nacional do seu palmarés e será o primeiro título da mesma competição, festejado na casa do seu eterno rival.
Capitão da Seleção Nacional termina contrato com o emblema saudita no final da presente temporada e pode vir a jogar o Campeonato do Mundo de Clubes
|
Cristiano Ronaldo está na mira do Palmeiras de Abel Ferreira. Segundo informações avançadas pelo ‘Telemundo Deportes’, a equipa do antigo técnico do Sporting pretende contar com o jogador do Al-Nassr nas suas fileiras para o Campeonato do Mundo de Clubes, que se arranca no próximo mês de junho.
O vínculo de Cristiano Ronaldo - que pode vir a ter a companhia de Bruno Fernandes - com o Al-Nassr termina em junho e atualmente já pode assinar pré-contrato com qualquer clube. Apesar de vários meios de comunicação já terem noticiado que a renovação está encaminhada, ainda não existe qualquer anúncio oficial, sendo que os valores em cima da mesa são astronómicos.
Apesar disso, o Palmeiras continua esperançoso, mas teria de fazer um grande esforço salarial, visto que o maior salário do atual plantel é o de Vitor Roque. Cristiano Ronaldo recebe um vencimento milionário no Al-Nassr, um valor exorbitante que teria de ser reduzido com a possível ida para o futebol brasileiro.
A “Telemundo Deportes” dá nota de que o Al-Hilal (da Arábia Saudita) e o Chelsea (de Inglaterra) também estão na corrida por Cristiano Ronaldo. A FIFA criou uma janela especial para os clubes que vão participar no Campeonato do Mundo de Clubes, que vai estrear um novo formato este ano. A competição acontece entre 14 de junho e 13 de julho, mas esta pequena janela estará aberta de 1 a 10 de junho.
Aos 40 anos, Cristiano Ronaldo está avaliado em 12 milhões de euros e leva 33 golos e quatro assistências em 38 jogos realizados na presente temporada. O próximo jogo do Al-Nassr está marcado para quarta-feira, dia 6 de maio, na visita ao Al-Ittihad, pelas 19h00, em jogo da jornada 30 da liga saudita.