Futebol
Prazo para a recuperação de Daniel Bragança no Sporting sofre alteração
07 Nov 2025 | 07:02
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
21 Set 2020 | 12:57 |
Por decisão do Director Regional de Saúde da área que abrange Barcelos, o Gil Vicente, com 15 elementos infetados com o COVID-19, foi impedido de treinar nos dias imediatamente anteriores ao jogo de abertura da Liga 20/21, e depois acabou mesmo proibido de viajar para Lisboa, onde defrontaria o Sporting. A Liga Portugal, que tudo tentou até à passada sexta-feira, para evitar este desfecho, foi derrotada pelas ‘razões de saúde pública’ aduzidas, as quais, compreensivelmente, se sobrepõem a tudo nestes tempos de pandemia. O Sporting também tinha (tem) um lote alargado de elementos infetados, mas em momento algum a entrada na Liga esteve em causa por esse facto. O motivo da decisão centrou-se sempre no Gil Vicente embora o clube e seus jogadores nenhuma culpa tivessem disso.
Repito: a decisão do Diretor Regional de Saúde é/foi compreensível. E desejando que nenhuma outra equipa seja ‘vítima’ deste problema, tal juízo obriga a que fiquemos atentos. Porque para casos idênticos o Sporting só pode esperar decisões semelhantes. Fazendo-se ouvir, se for caso disso. Já chega de silêncios sobre matérias que nos dizem respeito, de forma direta ou indireta. Porque os últimos meses (anos?) mostraram, sem qualquer dúvida, que não falta por aí gente que se mexe em qualquer círculo para sacar vantagens. Pela minha parte, não me passaria pela cabeça que um simples escrivão de um qualquer tribunal pudesse ter valor estratégico ao ponto de ser convencido a fazer uns favores. E no entanto…
O adiamento do Sporting-Gil Vicente não é caso irrelevante. Não neste quadro estrangulado de competições o qual, por exemplo, define os participantes na Taça da Liga pela classificação obtida até final de novembro (8ª jornada). Isso significa que Sporting e Gil têm de realizar o jogo no período das chamadas datas FIFA (quando jogam as seleções A e sub-21). Tendo isto em vista, a Liga decidiu que o desafio agora em atraso será agendado para um dia entre 12 e 16 de outubro. E é este intervalo de dias que não compreendo. Explico: dia 4 de outubro disputam-se os últimos encontros da 3ª jornada da Liga (o Sporting vai a Portimão) e no dia 7, em Alvalade, há o Portugal-Espanha (de carácter particular). Ora, não vejo o que impediria o Sporting-Gil Vicente de disputar-se entre os dias 9 e 16, em Alvalade, ou a partir do dia 8 caso optasse por realizar o jogo num outro campo (pedir à FPF que altere o local dos jogos não me parece inteligente, até pelo cachet envolvido). É que entre os dias 12 e 16 acontece isto: Portugal recebe a Suécia dia 14 em Alvalade, para jogo oficial da Liga das Nações. A FPF aceita que o relvado seja pisado em competição 48 horas antes? Desconfio que o regulamento nem o permite. Por outro lado, o FC Porto estreia-se na Liga dos Campeões a 20 ou 21 de outubro, depois de jogar com o Sporting em Alvalade. Ora, terá de defrontar os leões a 17 ou 18. O Sporting aceita jogar a 15 ou 16, ou seja, a 72 horas do clássico? Não me parece uma boa ideia.
Uma decisão que serviria melhor os interesses de todos passava por não estabelecer desde já as datas para este desafio. Porquê? Porque o Sporting (todos esperamos que não) até pode não se apurar para a Liga Europa e nesse caso ficaria com datas de sobra para receber o Gil Vicente. Bem sei que a UEFA não aceita a realização de jogos dos principais campeonatos dos países que superintende em dias de Liga dos Campeões ou Liga Europa. Mas para momentos de exceção, medidas de exceção. E a federação inglesa já ignorou noutras épocas tal indicação. Não seria inédito. Por outro lado, e entrando o Sporting na Liga Europa como todos desejamos, existe sempre a possibilidade de fazer o jogo em falta a 18 ou 19 de novembro, entre uma data FIFA e primeira eliminatória da Taça de Portugal para as equipas da Liga.
Espero que o Sporting tenha uma palavra a dizer junto da Liga Portugal sobre esta matéria. E que saiba defender os seus interesses em relação à realização deste confronto com o Gil Vicente. Porque, afinal de contas, foram os leões os maiores prejudicados com este adiamento.
Emblema carioca está a começar a perder paciência com o antigo jogador do Clube de Alvalade e deverão haver punições em breve
07 Nov 2025 | 10:05 |
O Flamengo decidiu aplicar uma multa disciplinar a Gonzalo Plata, depois de o antigo jogador do Sporting ter sido expulso pela segunda vez em apenas uma semana, no empate diante do São Paulo na madrugada de quarta para quinta-feira, para o Brasileirão.
O internacional equatoriano já havia visto vermelho direto na segunda mão da meia-final da Taça Libertadores, frente ao Racing. Apesar disso, o mengão conseguiu manter o 0-0 e garantir a presença na final, onde enfrentará o Palmeiras, de Abel Ferreira.
Desta vez, o ex Sporting voltou a ser expulso - também com vermelho direto, aos 67 minutos, após uma entrada dura sobre um adversário. No momento da infração, o Flamengo vencia por 2-1, mas acabou por sofrer o empate a dez minutos do fim. No final do encontro, o treinador da equipa do Rio de Janeiro falou sobre o tema.
"Punições dependem sempre da direção do clube. É claro que eu participo. Mas o que acontece? Uma expulsão como a do Plata de hoje, que foi sem querer. Foi sem querer, ele quis ir à bola e acabou por acertar na perna do adversário. Um jogador que estava a dar absolutamente tudo para a equipa durante o jogo, que estava a correr. Jamais vou culpar um jogador por cometer um erro destes. Estou sim aqui para colocar a culpa em mim mesmo. Eu, como maior responsável pela equipa, sou o responsável por um empate como este", disse Filipe Luís.
Apesar de o treinador ter saído em defesa do extremo de 25 anos, o portal UOL Esporte revela que a direção do clube carioca considerou esta a segunda expulsão “estúpida” de Gonzalo Plata em poucos dias, decidindo assim multar o jogador.
Antigo avançado do Sporting foi titular na partida da última quinta-feira, 6 de novembro, válida para a quarta jornada da competição europeia
07 Nov 2025 | 08:56 |
O Estugarda venceu o Feyenoord, por 2-0, na última quinta-feira, dia 6 de novembro, em partida válida para a quarta jornada da Liga Europa. Tiago Tomás, avançado da formação do Sporting, foi titular na partida na qual a sua formação levou a melhor sobre Gonçalo Borges, ex-jogador do Porto.
A partida acabou por ficar definida apenas na sua fase final. Depois de uma primeira parte sem golos e uma segunda metade semelhante em solo alemão, o encontro parecia que ia terminar desta forma. No entanto, Bilal El Khannouss inaugurou o marcador à passagem pelo minuto 84.
Ainda que o primeiro tento do encontro tenha sido tardio, o Estugarda ainda foi a tempo de aumentar a vantagem e marcar o segundo. Deniz Undav (90'+1) disparou para o fundo das redes da baliza do Feyenoord e estabeleceu o resultado final.
Tiago Tomás, como já referido, fez parte do onze inicial de Sebastian Hoeness para o encontro e acabou por sair apenas aos 86 minutos, quando a sua equipa já vencia, ainda que pela margem mínima. Por esta altura, o Estugarda ocupa a 20.ª posição da prova, com seis pontos em quatro partidas disputadas - duas vitórias e duas derrotas.
Com a camisola do Sporting, Tiago Tomás - avaliado em 12 milhões de euros - fez 66 jogos, contando com nove golos e quatro assistências. O avançado de 22 anos fez parte do plantel que venceu o Campeonato Nacional (2020/21), a Supertaça (2022) e duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22).
Estrutura do Clube de Alvalade encontra-se a delinear todas as movimentações do mercado de transferências e planos para o jogador já foram traçados
07 Nov 2025 | 08:24 |
Rodrigo Ribeiro foi, recentemente, associado a um possível novo empréstimo. No entanto, o Sporting não está, por esta altura, aberto a deixar sair o jovem avançado da equipa B, uma vez que considera que o jogador terá uma melhor evolução às ordens de João Gião.
A informação está a ser adiantada pelo jornal A Bola, na sua edição desta sexta-feira, 7 de novembro, deixando claro que os leões têm um plano bem estruturado para o jogador de 20 anos que, além de estar a fazer uma época convincente no conjunto secundário, é ainda visto como o terceiro avançado de Rui Borges.
Ainda assim, é de relembrar que Florian Plettenberg, jornalista da Sky Sports, avançou um eventual empréstimo com cláusula de opção de compra é um dos cenários em cima da mesa para Rodrigo Ribeiro e que a Bundesliga seria o destino mais provável. Ainda assim, os leões deverão preferir mantê-lo em Alvalade.
Vale a pena recordar que, caso seja acabe por ser emprestado, esta será a terceira cedência do jogador natural de Viana do Castelo, depois de uma passagem discreta pelos ingleses do Nottingham Forest na segunda metade de 2023/24 e outra pelo AFS na temporada transata.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Rodrigo Ribeiro - avaliado em 2,5 milhões de euros - leva oito partidas disputadas: sete pela equipa B e uma com o plantel principal. No total, o avançado soma 527 minutos, nos quais marcou quatro golos e fez uma assistência na Liga 2.