Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

SPORTING ´ENTALADO´

Receber o Gil Vicente entre 12 e 16 de outubro no ‘José Alvalade’? 48 horas antes do Portugal-Suécia ou 24 horas depois, e a 72 horas do Sporting-FC Porto?

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

21 Set 2020 | 12:57 |

Icon Comentário0

Por decisão do Director Regional de Saúde da área que abrange Barcelos, o Gil Vicente, com 15 elementos infetados com o COVID-19, foi impedido de treinar nos dias imediatamente anteriores ao jogo de abertura da Liga 20/21, e depois acabou mesmo proibido de viajar para Lisboa, onde defrontaria o Sporting. A Liga Portugal, que tudo tentou até à passada sexta-feira, para evitar este desfecho, foi derrotada pelas ‘razões de saúde pública’ aduzidas, as quais, compreensivelmente, se sobrepõem a tudo nestes tempos de pandemia. O Sporting também tinha (tem) um lote alargado de elementos infetados, mas em momento algum a entrada na Liga esteve em causa por esse facto. O motivo da decisão centrou-se sempre no Gil Vicente embora o clube e seus jogadores nenhuma culpa tivessem disso.


Repito: a decisão do Diretor Regional de Saúde é/foi compreensível. E desejando que nenhuma outra equipa seja ‘vítima’ deste problema, tal juízo obriga a que fiquemos atentos. Porque para casos idênticos o Sporting só pode esperar decisões semelhantes. Fazendo-se ouvir, se for caso disso. Já chega de silêncios sobre matérias que nos dizem respeito, de forma direta ou indireta. Porque os últimos meses (anos?) mostraram, sem qualquer dúvida, que não falta por aí gente que se mexe em qualquer círculo para sacar vantagens. Pela minha parte, não me passaria pela cabeça que um simples escrivão de um qualquer tribunal pudesse ter valor estratégico ao ponto de ser convencido a fazer uns favores. E no entanto…


O adiamento do Sporting-Gil Vicente não é caso irrelevante. Não neste quadro estrangulado de competições o qual, por exemplo, define os participantes na Taça da Liga pela classificação obtida até final de novembro (8ª jornada). Isso significa que Sporting e Gil têm de realizar o jogo no período das chamadas datas FIFA (quando jogam as seleções A e sub-21). Tendo isto em vista, a Liga decidiu que o desafio agora em atraso será agendado para um dia entre 12 e 16 de outubro. E é este intervalo de dias que não compreendo. Explico: dia 4 de outubro disputam-se os últimos encontros da 3ª jornada da Liga (o Sporting vai a Portimão) e no dia 7, em Alvalade, há o Portugal-Espanha (de carácter particular). Ora, não vejo o que impediria o Sporting-Gil Vicente de disputar-se entre os dias 9 e 16, em Alvalade, ou a partir do dia 8 caso optasse por realizar o jogo num outro campo (pedir à FPF que altere o local dos jogos não me parece inteligente, até pelo cachet envolvido). É que entre os dias 12 e 16 acontece isto: Portugal recebe a Suécia dia 14 em Alvalade, para jogo oficial da Liga das Nações. A FPF aceita que o relvado seja pisado em competição 48 horas antes? Desconfio que o regulamento nem o permite. Por outro lado, o FC Porto estreia-se na Liga dos Campeões a 20 ou 21 de outubro, depois de jogar com o Sporting em Alvalade. Ora, terá de defrontar os leões a 17 ou 18. O Sporting aceita jogar a 15 ou 16, ou seja, a 72 horas do clássico? Não me parece uma boa ideia.


Uma decisão que serviria melhor os interesses de todos passava por não estabelecer desde já as datas para este desafio. Porquê? Porque o Sporting (todos esperamos que não) até pode não se apurar para a Liga Europa e nesse caso ficaria com datas de sobra para receber o Gil Vicente. Bem sei que a UEFA não aceita a realização de jogos dos principais campeonatos dos países que superintende em dias de Liga dos Campeões ou Liga Europa. Mas para momentos de exceção, medidas de exceção. E a federação inglesa já ignorou noutras épocas tal indicação. Não seria inédito. Por outro lado, e entrando o Sporting na Liga Europa como todos desejamos, existe sempre a possibilidade de fazer o jogo em falta a 18 ou 19 de novembro, entre uma data FIFA e primeira eliminatória da Taça de Portugal para as equipas da Liga.

Espero que o Sporting tenha uma palavra a dizer junto da Liga Portugal sobre esta matéria. E que saiba defender os seus interesses em relação à realização deste confronto com o Gil Vicente. Porque, afinal de contas, foram os leões os maiores prejudicados com este adiamento.



Futebol

Rui Borges responde às palavras de Villas-Boas antes do Porto - Sporting

Presidente dos dragões chegou a dar favoritismo aos verdes e brancos no Clássico e o treinador dos leões acabou por endereçar a questão

Rui Borges foi questionado sobre as palavras de André Villas-Boas na antevisão ao Porto - Sporting da próxima segunda-feira
Rui Borges foi questionado sobre as palavras de André Villas-Boas na antevisão ao Porto - Sporting da próxima segunda-feira

08 Fev 2026 | 13:12 |

Icon Comentário0

Rui Borges realizou a antevisão ao Porto - Sporting neste domingo, dia 8 de fevereiro. O treinador dos verdes e brancos foi questionado sobre as palavras recentes de André Villas-Boas, que deu favoritismo aos leões à entrada para o Clássico.


"Quem está melhor é quem está na frente"


"Vou ser coerente: quem está melhor é quem está na frente. Dada a nossa classificação, estas são as duas melhores equipas, com um melhor momento do Porto. Mas acreditamos nas nossas capacidades de vencer este que acredito que será um bom encontro", atirou o técnico leonino.


"Não acho que seja um jogo que vá fazer diferença e não é decisivo"

De resto, Rui Borges deixou a sua perspectiva para a partida, analisando as diferenças em relação ao primeiro Clássico da época: "São momentos diferentes. No primeiro jogo foi muito competitivo, podia ter dado para ambos os lados. Agora, são duas equipas já mais adaptadas às ideias do treinador. Acima de tudo, espero um jogo intenso, competitivo e parecido como o da 1.ª volta. Penso que é um jogo importante indiferentemente dos pontos. É só um jogo. Não acho que seja um jogo que vá fazer diferença e não é decisivo".


Ao cabo de 20 partidas disputadas, os comandados de Rui Borges têm agora 51 pontos e continuam no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto soma 55 está no primeiro posto. Já o Benfica é terceiro com 46.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima segunda-feira, dia 9 de fevereiro, também frente ao Porto. O encontro, a contar para a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Francesco Farioli, jogar-se-á no Estádio do Dragão, às 20h45.


Futebol

Sporting quer 'proteger' jogador e este não deverá somar minutos frente ao Porto

Equipa técnica do Clube de Alvalade encontra-se a tomar decisões a pensar no importante Clássico da 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic

Sporting deverá preferir gerir Nuno Santos frente ao Porto e não correr riscos desnecessários na sua recuperação
Sporting deverá preferir gerir Nuno Santos frente ao Porto e não correr riscos desnecessários na sua recuperação

08 Fev 2026 | 12:04 |

Icon Comentário0

Apesar de ter regressado às opções de Rui Borges frente ao AFS, para a Taça de Portugal, Nuno Santos pode acabar por não somar minutos no Porto - Sporting, que se disputa na próxima segunda-feira, dia 9 de fevereiro, em partida válida para a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic.


No reencontro com a competição em Alvalade, o tempo em campo acabou por ser superior ao previsto. Lançado quando o Sporting vencia por 2-1, o empate do adversário levou o jogo para prolongamento, obrigando o esquerdino a cumprir mais meia hora em esforço competitivo. No final, deixou sinais de conforto físico, indicando não sentir dores.


Apesar disso, segundo revela o jornal A Bola, Nuno Santos seguirá com a comitiva para o Norte, mas não deverá somar minutos no clássico do Dragão, numa gestão preventiva da carga física após um regresso tão exigente. A psicóloga Liliana Pitacho explicou a importância da componente mental neste tipo de regressos prolongados.


"Quando há lesões recorrentes e paragens muito prolongadas, é normal que o regresso à competição seja acompanhado de muitos medos e hesitações. A adaptação à nova fase de competição pode ser sempre mais limitada devido a esses receios, do contacto, de determinados movimentos, a estar mais atento à parte física e a qualquer dor que possa surgir do que necessariamente a alguns lances de jogo e isso pode-se ressentir na fase inicial. Mas, com certeza, tendo em conta todo o dispositivo da área clínica que o clube tem, acredito que o atleta esteja a ser acompanhado e a preparação deste regresso tenha sido feita também do ponto de vista mental", sublinhou.

A paragem prolongada durou cerca de 15 meses, consequência de uma intervenção cirúrgica ao joelho direito após rotura total do tendão rotuliano, a terceira lesão grave do género na carreira do ala. O processo de recuperação de Nuno Santos conheceu vários adiamentos, depois de inicialmente ter sido equacionado um regresso ainda na época passada, mas a decisão final passou por aguardar condições clínicas totalmente seguras, sem risco de recaída.



Futebol

Jogador do Benfica admite ter estado em negociações com o Sporting

Futebolista que chegou ao eterno rival dos leões no último mercado de transferências revelou ter tido uma proposta vinda do Clube de Alvalade

Sidny Lopes Cabral, que assinou pelo Benfica no último defeso, afirmou ter estado em conversações com o Sporting
Sidny Lopes Cabral, que assinou pelo Benfica no último defeso, afirmou ter estado em conversações com o Sporting

08 Fev 2026 | 11:27 |

Icon Comentário0

Sidny Lopes Cabral afirmou ter estado em conversações com o Sporting. Reforço de inverno do Benfica, o jogador polivalente, natural de Roterdão, nos Países Baixos, competia há três anos na quinta divisão alemã e passou pela terceira antes de assinar pelo Estrela da Amadora, no último verão.


A minha carreira tem sido uma história bastante louca. Tenho muito orgulho de ter acreditado sempre em mim. Para ser sincero, quando estava no banco na quinta divisão alemã, certamente não esperava jogar pelo Benfica”, admitiu o internacional por Cabo Verde, em entrevista à Voetbal International. O jogador projetou ainda a presença no Campeonato do Mundo: “Estou muito ansioso por isso. Esta não é propriamente uma temporada normal para mim.”


Contratado por 6 milhões de euros, Lopes Cabral revelou como foi apanhado de surpresa pelo empresário após se destacar ao serviço dos tricolores. “Ele disse que estava em negociações com o Sporting, o Braga e o Benfica... O quê?! Benfica? Quando ouvi isso, tudo o que eu queria era ir para lá”, contou o atleta, que soma um golo e duas assistências em seis jogos pelas águias.


Sidny Cabral impressionou na primeira parte da temporada pelo emblema da Reboleira, destacando-se pela sua capacidade de atuar tanto na defesa como no ataque, algo que justificou a atenção de leões e águias. Apesar de falhada a chegada do cabo-verdiano, o Sporting acabou por garantir as contratações de Luis Guilherme e Souleymane Faye.

Sidny Lopes Cabral - atualmente avaliado em 2 milhões de euros - foi uma das surpresas do conjunto tricolor. Antes de rumar ao Benfica, havia realizado um total de 16 partidas oficiais: 15 na Liga Portugal Betclic e uma na Taça de Portugal. Nos 1.358 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, registou cinco golos e três assistências.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Frederico Varandas decidiu que posição tomar sobre Villas-Boas antes do Porto - Sporting
Futebol

Frederico Varandas decidiu que posição tomar sobre Villas-Boas antes do Porto - Sporting

08 Fev 2026 | 10:15

Icon Comentário0
Rui Borges toma decisão quanto a titular para o Porto - Sporting
Futebol

Rui Borges toma decisão quanto a titular para o Porto - Sporting

08 Fev 2026 | 10:06

Icon Comentário0
De malas feitas no Sporting, já se sabe quanto vai ganhar Matheus Reis no CSKA
Futebol

De malas feitas no Sporting, já se sabe quanto vai ganhar Matheus Reis no CSKA

08 Fev 2026 | 09:33

Icon Comentário0