
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Por decisão do Director Regional de Saúde da área que abrange Barcelos, o Gil Vicente, com 15 elementos infetados com o COVID-19, foi impedido de treinar nos dias imediatamente anteriores ao jogo de abertura da Liga 20/21, e depois acabou mesmo proibido de viajar para Lisboa, onde defrontaria o Sporting. A Liga Portugal, que tudo tentou até à passada sexta-feira, para evitar este desfecho, foi derrotada pelas ‘razões de saúde pública’ aduzidas, as quais, compreensivelmente, se sobrepõem a tudo nestes tempos de pandemia. O Sporting também tinha (tem) um lote alargado de elementos infetados, mas em momento algum a entrada na Liga esteve em causa por esse facto. O motivo da decisão centrou-se sempre no Gil Vicente embora o clube e seus jogadores nenhuma culpa tivessem disso.
Repito: a decisão do Diretor Regional de Saúde é/foi compreensível. E desejando que nenhuma outra equipa seja ‘vítima’ deste problema, tal juízo obriga a que fiquemos atentos. Porque para casos idênticos o Sporting só pode esperar decisões semelhantes. Fazendo-se ouvir, se for caso disso. Já chega de silêncios sobre matérias que nos dizem respeito, de forma direta ou indireta. Porque os últimos meses (anos?) mostraram, sem qualquer dúvida, que não falta por aí gente que se mexe em qualquer círculo para sacar vantagens. Pela minha parte, não me passaria pela cabeça que um simples escrivão de um qualquer tribunal pudesse ter valor estratégico ao ponto de ser convencido a fazer uns favores. E no entanto…
O adiamento do Sporting-Gil Vicente não é caso irrelevante. Não neste quadro estrangulado de competições o qual, por exemplo, define os participantes na Taça da Liga pela classificação obtida até final de novembro (8ª jornada). Isso significa que Sporting e Gil têm de realizar o jogo no período das chamadas datas FIFA (quando jogam as seleções A e sub-21). Tendo isto em vista, a Liga decidiu que o desafio agora em atraso será agendado para um dia entre 12 e 16 de outubro. E é este intervalo de dias que não compreendo. Explico: dia 4 de outubro disputam-se os últimos encontros da 3ª jornada da Liga (o Sporting vai a Portimão) e no dia 7, em Alvalade, há o Portugal-Espanha (de carácter particular). Ora, não vejo o que impediria o Sporting-Gil Vicente de disputar-se entre os dias 9 e 16, em Alvalade, ou a partir do dia 8 caso optasse por realizar o jogo num outro campo (pedir à FPF que altere o local dos jogos não me parece inteligente, até pelo cachet envolvido). É que entre os dias 12 e 16 acontece isto: Portugal recebe a Suécia dia 14 em Alvalade, para jogo oficial da Liga das Nações. A FPF aceita que o relvado seja pisado em competição 48 horas antes? Desconfio que o regulamento nem o permite. Por outro lado, o FC Porto estreia-se na Liga dos Campeões a 20 ou 21 de outubro, depois de jogar com o Sporting em Alvalade. Ora, terá de defrontar os leões a 17 ou 18. O Sporting aceita jogar a 15 ou 16, ou seja, a 72 horas do clássico? Não me parece uma boa ideia.
Uma decisão que serviria melhor os interesses de todos passava por não estabelecer desde já as datas para este desafio. Porquê? Porque o Sporting (todos esperamos que não) até pode não se apurar para a Liga Europa e nesse caso ficaria com datas de sobra para receber o Gil Vicente. Bem sei que a UEFA não aceita a realização de jogos dos principais campeonatos dos países que superintende em dias de Liga dos Campeões ou Liga Europa. Mas para momentos de exceção, medidas de exceção. E a federação inglesa já ignorou noutras épocas tal indicação. Não seria inédito. Por outro lado, e entrando o Sporting na Liga Europa como todos desejamos, existe sempre a possibilidade de fazer o jogo em falta a 18 ou 19 de novembro, entre uma data FIFA e primeira eliminatória da Taça de Portugal para as equipas da Liga.
Espero que o Sporting tenha uma palavra a dizer junto da Liga Portugal sobre esta matéria. E que saiba defender os seus interesses em relação à realização deste confronto com o Gil Vicente. Porque, afinal de contas, foram os leões os maiores prejudicados com este adiamento.
Atleta de 19 anos já tem viagem marcada para Lisboa nos próximos dias, onde dará início a esta nova etapa da carreira, agora de Leão ao peito
|
Víctor Guzmán já não foge ao Sporting. Natural de Lima, o jovem avançado 19 anos deverá integrar, numa fase inicial, a equipa de sub-23 dos leões. O acordo com o Alianza Lima, clube formador do atleta, deve reter ainda uma percentagem do passe do prodígio da América do Sul de cerca de 40%.
O atacante peruano vai assim assinar um contrato válido por três temporadas com o emblema de Alvalade. O atleta já tem viagem marcada para a capital portuguesa nos próximos dias, onde dará início a esta nova etapa da carreira, agora de Leão ao peito.
Víctor Guzmán era também pretendido pelos uruguaios do Nacional, mas o jovem futebolista terá preferido a mudança para o Clube leonino, sendo que o contrato do internacional sub-20 peruano com o Alianza Lima era válido até ao próximo mês de dezembro.
Na presente temporada, tem sido opção maioritariamente na formação B, ao serviço da qual soma oito remates certeiros em outros tantos encontros. Nas camadas jovens da seleção do Peru, o avançado já participou em 14 partidas, nas quais marcou um golo.
A turma de sub-23 - orientada por Filipe Neto - terminou a presente temporada desportiva de 2024/25 no sétimo e penúltimo lugar da Liga Revelação com 17 pontos somados. O Torreense ficou na primeira posição com 30, seguido do Famalicão que somou 27 pontos.
Clube liderado por John Textor tem uma dívida de cerca de 175 milhões de euros e foi assim despromovido à segunda divisão do futebol francês
|
O Lyon, treinado pelo português Paulo Fonseca, foi despromovido à segunda divisão francesa pela Direção Nacional de Controlo e Gestão (DNCG), anunciou, esta terça-feira, dia 24 de junho, a Liga francesa de futebol profissional (LFP). Desta forma, o acordo com Afonso Moreira deve cair por terra.
O extremo do Sporting estava prestes a assinar um contrato de cinco anos, que o iria deixar ligado ao clube francês até 2030, altura em que o jogador terá 25 anos de idade. O atleta iria render aos cofres verdes e brancos um valor a rondar os 2 milhões de euros.
O Lyon pode, no entanto, recorrer da decisão da DNCG, que, em 15 de novembro de 2024, já tinha ameaçado o clube com a despromoção caso a sua situação financeira não melhorasse até ao final da temporada, além de ter impedido a equipa de contratar jogadores no mercado de inverno.
Segundo a imprensa francesa, o clube liderado por John Textor tem uma dívida de cerca de 175 milhões de euros. O Lyon foi sexto classificado na última temporada na liga francesa, tendo garantido também um lugar nas competições da UEFA em 2025/26.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Afonso Moreira – avaliado em 400 mil euros - fez 33 encontros: 24 pela equipa B, seis pelos sub-19 e três no plantel principal. No total, o extremo disputou 2.114 minutos, nos quais marcou nove golos e fez duas assistências.
Antigo jogador do abordou possível transferência do sueco para o emblema londrino e sugere outros nomes para Mikel Arteta conquistar a Premier League
|
William Gallas, antigo defesa francês de 47 anos que jogou no Arsenal, tem dúvidas de que Viktor Gyokeres seja o ponta de lança ideal para reforçar a frente de ataque dos 'gunners' na próxima época. O antigo jogador voltou a desvalorizar o atacante leonino.
William Gallas: "Gyokeres? Arsenal precisa de vencer a Premier League"
William Gallas abordou a possível transferência do sueco do goleador do Sporting para o emblema londrino, falando de outros possíveis alvos para a linha mais avançada de Mikel Arteta: “Osimhen é um avançado de topo, mas vejo-o a chocar com Arteta. Gyokeres encaixaria melhor, mas o Arsenal precisa de vencer a Premier League”.
“Para isso, precisa de contratar Alexander Isak ao Newcastle. Isak é perfeito para o Arsenal, é o avançado que garante a melhor hipótese de vencer o título”, acrescentou William Gallas, fazendo referência ao companheiro de Viktor Gyokeres na seleção da Suécia.
Vale a pena recordar que esta não é a primeira vez que o antigo defesa internacional pela seleção gaulesa não se mostra convencido pelas exibições de Viktor Gyokeres: “Pode adaptar-se à Premier League? Essa é a grande questão. Tem 26 anos, não sei se pode ser um dos grandes pontas de lança da Europa”, disse, recentemente.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – fez 52 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.