Futebol
Onze provável Bayern Munique - Sporting: Onda de lesões obriga Rui Borges a mudanças
09 Dez 2025 | 06:10
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
21 Set 2020 | 12:57 |
Por decisão do Director Regional de Saúde da área que abrange Barcelos, o Gil Vicente, com 15 elementos infetados com o COVID-19, foi impedido de treinar nos dias imediatamente anteriores ao jogo de abertura da Liga 20/21, e depois acabou mesmo proibido de viajar para Lisboa, onde defrontaria o Sporting. A Liga Portugal, que tudo tentou até à passada sexta-feira, para evitar este desfecho, foi derrotada pelas ‘razões de saúde pública’ aduzidas, as quais, compreensivelmente, se sobrepõem a tudo nestes tempos de pandemia. O Sporting também tinha (tem) um lote alargado de elementos infetados, mas em momento algum a entrada na Liga esteve em causa por esse facto. O motivo da decisão centrou-se sempre no Gil Vicente embora o clube e seus jogadores nenhuma culpa tivessem disso.
Repito: a decisão do Diretor Regional de Saúde é/foi compreensível. E desejando que nenhuma outra equipa seja ‘vítima’ deste problema, tal juízo obriga a que fiquemos atentos. Porque para casos idênticos o Sporting só pode esperar decisões semelhantes. Fazendo-se ouvir, se for caso disso. Já chega de silêncios sobre matérias que nos dizem respeito, de forma direta ou indireta. Porque os últimos meses (anos?) mostraram, sem qualquer dúvida, que não falta por aí gente que se mexe em qualquer círculo para sacar vantagens. Pela minha parte, não me passaria pela cabeça que um simples escrivão de um qualquer tribunal pudesse ter valor estratégico ao ponto de ser convencido a fazer uns favores. E no entanto…
O adiamento do Sporting-Gil Vicente não é caso irrelevante. Não neste quadro estrangulado de competições o qual, por exemplo, define os participantes na Taça da Liga pela classificação obtida até final de novembro (8ª jornada). Isso significa que Sporting e Gil têm de realizar o jogo no período das chamadas datas FIFA (quando jogam as seleções A e sub-21). Tendo isto em vista, a Liga decidiu que o desafio agora em atraso será agendado para um dia entre 12 e 16 de outubro. E é este intervalo de dias que não compreendo. Explico: dia 4 de outubro disputam-se os últimos encontros da 3ª jornada da Liga (o Sporting vai a Portimão) e no dia 7, em Alvalade, há o Portugal-Espanha (de carácter particular). Ora, não vejo o que impediria o Sporting-Gil Vicente de disputar-se entre os dias 9 e 16, em Alvalade, ou a partir do dia 8 caso optasse por realizar o jogo num outro campo (pedir à FPF que altere o local dos jogos não me parece inteligente, até pelo cachet envolvido). É que entre os dias 12 e 16 acontece isto: Portugal recebe a Suécia dia 14 em Alvalade, para jogo oficial da Liga das Nações. A FPF aceita que o relvado seja pisado em competição 48 horas antes? Desconfio que o regulamento nem o permite. Por outro lado, o FC Porto estreia-se na Liga dos Campeões a 20 ou 21 de outubro, depois de jogar com o Sporting em Alvalade. Ora, terá de defrontar os leões a 17 ou 18. O Sporting aceita jogar a 15 ou 16, ou seja, a 72 horas do clássico? Não me parece uma boa ideia.
Uma decisão que serviria melhor os interesses de todos passava por não estabelecer desde já as datas para este desafio. Porquê? Porque o Sporting (todos esperamos que não) até pode não se apurar para a Liga Europa e nesse caso ficaria com datas de sobra para receber o Gil Vicente. Bem sei que a UEFA não aceita a realização de jogos dos principais campeonatos dos países que superintende em dias de Liga dos Campeões ou Liga Europa. Mas para momentos de exceção, medidas de exceção. E a federação inglesa já ignorou noutras épocas tal indicação. Não seria inédito. Por outro lado, e entrando o Sporting na Liga Europa como todos desejamos, existe sempre a possibilidade de fazer o jogo em falta a 18 ou 19 de novembro, entre uma data FIFA e primeira eliminatória da Taça de Portugal para as equipas da Liga.
Espero que o Sporting tenha uma palavra a dizer junto da Liga Portugal sobre esta matéria. E que saiba defender os seus interesses em relação à realização deste confronto com o Gil Vicente. Porque, afinal de contas, foram os leões os maiores prejudicados com este adiamento.
Médio de 26 anos voltou a integrar os trabalhos da equipa principal dos verdes e brancos na última segunda-feira, dia 8 de dezembro
09 Dez 2025 | 07:39 |
Daniel Bragança fez questão de marcar o seu regresso aos relvados. O médio do Sporting foi a principal novidade do treino de véspera à visita ao Bayern Munique, que se disputa esta terça-feira, 9 de dezembro. Após a sessão de trabalhos às ordens de Rui Borges, o 'camisola 23' assinalou o momento nas redes sociais.
Através da sua conta de Instagram, Bragança publicou uma fotografia que mostra quando este pisou novamente o relvado da ala profissional da Academia Cristiano Ronaldo, deixando a seguinte mensagem: "As saudades eram muitas. Feliz por estar de voltar aos treinos com os meus rapazes".
Vale lembrar que o jogador de 26 anos esteve afastado por um período de 296 dias, o que equivale a quase 10 meses, isto devido a uma rotura total do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. Agora, Daniel Bragança rumou à Alemanha com a restante equipa do Sporting, mas não se quis alongar em grandes comentários à partida, ainda no Aeroporto Humberto Delgado.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Daniel Bragança – avaliado em 12 milhões de euros – realizou 29 encontros: 18 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal e um na Supertaça. Nos 1.590 minutos disputados, marcou quatro golos e fez nove assistências.
O Sporting volta a entrar em campo esta terça-feira, dia 9 de dezembro, frente ao Bayern Munique. O encontro, a contar para a sexta jornada da Liga dos Campeões, diante da turma liderada por Vincent Kompany, jogar-se-á no Allianz Arena, pelas 17h45.
Confira a publicação:
Jovem médio dos verdes e brancos foi o escolhido para se juntar a Rui Borges na conferência de imprensa antes da sexta jornada da Champions League
09 Dez 2025 | 07:07 |
João Simões foi o escolhido pela comitiva do Sporting para realizar a antevisão à partida diante do Bayern Munique, que se disputa esta terça-feira, dia 9 de dezembro. O jovem médio dos leões foi questionado sobre as ausências na equipa e se existiria algum 'medo' para o encontro. Confira tudo o que disse o jogador.
Jogo e experiência na Liga dos Campeões
"O mais importante é que sabemos que nesta competição qualquer jogo vai ser muito difícil. Seja o Bayern ou seja outra equipa qualquer. Sabemos da dificuldade que vamos ter. É muito bom jogar com os melhores da Europa, tentar também aprender porque tenho muito que evoluir e tentar ajudar ao máximo a equipa, que é e será sempre o mais importante".
Baixas no Sporting
"Estando lá o Trincão, o Pedro Gonçalves, que são jogadores muito importantes, mas outro qualquer que estiver lá vai dar uma excelente resposta. Porque somos o Sporting e qualquer jogador tem capacidade para resolver ou fazer um grande jogo nestes jogos ou em qualquer outro jogo. Por isso, estou e estamos tranquilos".
Formação na equipa principal
"Esses produtos são fruto do trabalho do pessoal da Academia e dos atletas. O Sporting, como todos sabemos, é um clube cujo objetivo é colocar o maior número de jogadores possíveis na equipa A e conseguirem singrar no futebol profissional. Esses exemplos são só mais uma prova de que a formação do Sporting tem trabalhado muito bem e a Academia e o Sporting apostam muito na formação".
Como travar o Bayern Munique
"Qualquer equipa tem as suas dificuldades e tem as suas mais-valias. Nós tentámos trabalhar em relação a isso e amanhã queremos dar uma excelente resposta e ter o melhor resultado possível, que é a vitória".
Gestão da faculdade com o futebol
"Acho que cada um tem a sua oportunidade no seu tempo. Como sabemos e como já disse, o Sporting é um grande clube, com excelentes jogadores, e estou a tentar evoluir o máximo possível para ajudar. Quando tiver a oportunidade - e sempre que tiver - vou tentar ajudar ao máximo a equipa. Em relação à segunda parte, tem sido bom e fácil. Tenho estado a gostar de aprender, sabendo que o foco é o futebol e a universidade também é algo bom para eu aprender mais e conseguir ter melhor desenvolvimento no treino. É esse o objetivo porque estou na universidade também".
Medo do Bayern Munique
"O Sporting sempre que entra em campo entra para ganhar. E não temos medo de nada nem ninguém. Sabemos as dificuldades que vamos ter e a equipa que o Bayern é. Mas vamos entrar olhos nos olhos e sem medo. Somos o Sporting e entramos sempre para ganhar".
Geração 2007
"É muito bom ver que os colegas com que cresci estão a chegar também ao patamar que todos ambicionamos na Academia. É sinal do trabalho da Academia, do futebol de formação e da aposta do Sporting na formação, que é muito importante e coloca-nos nesse tipo de palcos. Se me colocarem na Champions, no campeonato, na Taça... onde for, só vou lá para dentro para tentar ajudar a equipa e isso é o mais importante. Tento aprender nos treinos e com os mais velhos, que são bons jogadores e referências para mim. Por isso, seja na Champions, no campeonato, na Taça, vou entrar sempre para ajudar e o tempo que for".
‘Camisola 17’ dos verdes e brancos é uma das grandes baixas de Rui Borges para a deslocação ao terreno do Bayern Munique, nesta terça-feira
09 Dez 2025 | 06:41 |
Francisco Trincão ficou de fora do Bayern Munique - Sporting devido a uma entorse no tornozelo esquerdo que sofreu diante do Benfica, na última sexta-feira. O 'camisola 17' lesionou-se logo à passagem pelo minuto 35 do dérbi, na sequência de uma entrada de Leandro Barreiro.
De acordo com a informação adiantada pelo jornal Record, foi desde então que o internacional português torceu o pé - que ficou preso debaixo do corpo do futebolista dos encarnados no referido lance. Rui Borges apenas substituiu Trincão aos 86 minutos de jogo, sendo que foi o próprio jogador dos leões a querer ficar em campo.
Segundo revela a mesma fonte, Francisco Trincão optou por se sacrificar para continuar a dar o seu contributo à equipa. Por isso mesmo, apenas deu lugar a Alisson Santos nos últimos minutos da partida. No entanto, o problema foi-se tornando mais sério algumas horas depois do dérbi.
Apesar de não ser uma situação preocupante, Trincão é uma das grandes baixas de Rui Borges na deslocação do Sporting ao reduto do Bayern Munique, nesta terça-feira, dia 9 de dezembro. Para já, o atacante é dúvida para a receção dos leões ao AVS, no próximo sábado, mas é expectável que recupere a tempo do mesmo.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Francisco Trincão - avaliado em 35 milhões de euros - soma 19 partidas. O avançado internacional português foi titular em quase todos jogos oficiais. Até ao momento, registou oito golos e três assistências na conta pessoal.
Onze provável Bayern Munique - Sporting: Onda de lesões obriga Rui Borges a mudanças
09 Dez 2025 | 06:10
Bayern Munique - Sporting (Liga dos Campeões): Transmissão, onze provável, horários e...
09 Dez 2025 | 06:05
Exclusivo Leonino - Empate entre Benfica e Sporting deixou Varandas com uma convicção
08 Dez 2025 | 16:11