Futebol
Proença em ação: Luis Suárez já conhece castigo depois do Gil Vicente - Sporting
08 Jan 2026 | 20:53
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
13 Abr 2021 | 09:51 |
O Sporting fez uma 1ª volta de campeonato de tal forma competente que apenas cedeu três empates (FC Porto, em casa; Famalicão, fora; Rio Ave, casa). Em consequência do feito, fechou a primeira parte da Liga com mais 6 pontos que FC Porto, mais 9 sobre o Sp. Braga e mais 11 sobre o Benfica. É verdade que nos 9 jogos já realizados na 2ª volta o Sporting cedeu tantos empates (três) quantos os verificados nos anteriores 17 confrontos. Mas as distâncias para a concorrência estão mais ou menos em linha com aquilo que se verificava na viragem da Liga: 6 de avanço sobre o FC Porto (igual), 9 sobre o Benfica (-2) e 12 sobre o Sp. Braga (+3).
Claro que algures entre as jornadas 17 e 26 a vantagem chegou a ser de 10 pontos para o 2º classificado (jornadas 19, 20, 23 e 24) mas por curto período. Foi um momento em que os Leões estiveram muito confortáveis no 1º lugar, porque podiam falhar em três ou quatro jogos e continuar sem ver ninguém à sua frente. Esse momento, para já, está afastado e é improvável que volte, contudo os Leões continuam numa posição confortável, quando só faltam disputar oito desafios (4 em Alvalade, 4 fora de casa). Portanto, a maior mossa que estes dois empates consecutivos representaram foi essa mesma: a de fazer o Sporting passar de uma situação muito confortável para uma outra, ‘apenas’ confortável.
Agora, é evidente que a atual posição confortável só está garantida a cada vitória que for conseguida ou a cada deslize da concorrência (em especial o FC Porto). Dito de outra forma: o Sporting é a única equipa da Liga que depende de si própria para chegar ao título, mas também por isso é a única a poder perder o campeonato, dado que os adversários não chegam lá apenas com os seus resultados (mesmo algum deles vencendo todos os restantes jogos). Esta tanto pode ser a equipa leonina que conseguiu manter a invencibilidade durante o maior número de jogos na nossa história (só falta um para ser recordista), a equipa leonina que fez o maior número de pontos na história do Clube e da Liga (o máximo está em 87 e 89 e ainda podemos chegar aos 90), como também pode tornar-se na primeira equipa do futebol português a perder o campeonato tendo uma vantagem de 10 pontos a 10 jornadas do fim. Sinceramente, não acredito nesta última possibilidade, estou até quase certo que bateremos, sim, os recordes positivos.
As próximas 3 rondas (Farense, fora; Belenenses, casa; Sp. Braga, fora) serão jogadas entre a sexta-feira 16 abril e a segunda-feira 26 abril, ou seja, os tempos de descanso diminuirão para quatro dias em vez dos ‘normais’ cinco a sete. Apesar desta maior exigência, é também no referido período que o Sporting terá de colocar FC Porto e Benfica em ‘sentido’. Se o fizer, e acredito que o fará, entrará nas derradeiras cinco jornadas com a ‘certeza’ de que a festa do título terá data marcada. Se perder pontos nesta próxima tripla jornada e a concorrência somar apenas vitórias... terei de perguntar ao meu cardiologista se estou em forma para assistir aos confrontos finais da Liga...
P.S. Analisar os dois recentes empates do Sporting pela inclusão de Paulinho no onze é um tanto ‘estranho’. A equipa mudou o seu perfil de jogo, é verdade. E também é óbvio que tal prende-se com a necessidade de aproveitar da melhor forma as qualidades de Paulinho. Mas a mudança em curso não deve ser avaliada por dois jogos. Só mais à frente se poderá contabilizar o que se ganha e o que se perde com tal alteração.
Antigo treinador dos verdes e brancos acabou por comentar os rumores do mercado de transferências relacionados com o seu jogador
09 Jan 2026 | 10:15 |
Jorge Jesus abordou publicamente o interesse de vários emblemas na contratação de Wesley, como é o caso de Sporting e Benfica. O experiente técnico do Al Nassr admitiu a forte possibilidade de saída do extremo nesta janela de transferências. As declarações surgiram após o desaire da equipa de Riade diante do Al-Qadisiyah, por 2-1, na última quinta-feira.
Jorge Jesus sobre Wesley: "Pode ser negociado"
“Acreditamos na capacidade do Wesley, o interesse de clubes europeus nele não é por acaso. Jogou 20 minutos hoje e não foi a razão desta derrota. É um dos nossos avançados, é rápido e forte no um para um. É sem dúvida um dos jogadores estrangeiros que pode ser negociado neste mercado”, afirmou Jorge Jesus.
Durante o encontro decisivo da turma de Cristiano Ronaldo, o jovem criativo não integrou o 11 inicial. O jogador foi lançado na partida aos 74 minutos, substituindo Ayman Yahya para tentar virar o resultado. Apesar da tentativa de reação, não conseguiu evitar a derrota do Al Nassr, que perdeu terreno na luta pelo topo.
Do lado do Sporting, o interesse manifestado no passado enquadrou-se numa estratégia de prospeção focada em jogadores jovens, com perfil para evoluir e gerar impacto desportivo e financeiro. O Clube de Alvalade não avançou com nenhuma proposta concreta, mas acenou com 15 milhões de euros pelo jogador canarinho, como adiantou Ekrem Konur.
Nesta temporada, com a camisola do Al-Nassr, Wesley – avaliado em 5 milhões de euros – realizou 16 jogos: sete na Liga Saudita, cinco na AFC Champions League Two, dois na Supertaça e dois na Taça do Rei. Nos 964 minutos em que esteve em campo, o atleta marcou quatro golos e fez uma assistência.
Internacional grego saiu lesionado do encontro diante do Vitória de Guimarães, em partida válida para as meias-finais da Taça da Liga
09 Jan 2026 | 10:00 |
Fotis Ioannidis será reavaliado esta sexta-feira, dia 9 de janeiro, no regresso do Sporting aos trabalhos para preparar a partida diante do Casa Pia. O internacional grego saiu lesionado da partida frente ao Vitória de Guimarães e não deverá estar apto para o regresso à Liga Portugal Betclic.
Segundo revela o jornal A Bola, apenas após nova avaliação é que Rui Borges ficará a saber quando o avançado poderá voltar às suas opções. Para já, ao que tudo indica, será baixa diante dos gansos, mas ainda sem novidades sobre a situação.
Fotis Ioannidis lesionou-se logo ao minuto 4, quando fez um remate de pé esquerdo em que dividiu a bola com um adversário. O jogador ainda forçou para permanecer em campo, mas cerca de 20 minutos depois acabou por pedir substituição devido às dores que estava a sentir.
O Gabinete da Unidade de Performance do Sporting, com o objetivo de despistar qualquer entorse no pé ou mesmo no joelho esquerdo - tendo este sido o mesmo em que se lesionou frente ao Santa Clara. No entanto, os leões acreditam que a lesão não será grave.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Fotis Ioannidis – avaliado em 20 milhões de euros – soma 21 partidas. O avançado internacional grego de 25 anos disputou 931 minutos, nos quais já apontou seis golos e três assistências com a Listada verde e branca.
Clube de Alvalade volta aos trabalhos na Academia Cristiano Ronaldo nesta sexta-feira, dia 9 de janeiro, para preparar a Liga Portugal Betclic
09 Jan 2026 | 09:50 |
Rui Borges terá dois reforços para o Sporting - Casa Pia, da 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões regressam aos trabalhos esta sexta-feira, com o objetivo de iniciarem a preparação para o jogo diante dos gansos, e são esperados os regressos de Zeno Debast (lesão) e Geny Catamo (CAN).
O central belga, de 22 anos, sofreu uma lesão no joelho esquerdo na terceira jornada da Champions League, no triunfo por 2-1 frente ao Marselha, a 22 de outubro, tendo sido substituído aos 80 minutos. Desde então, falhou 16 encontros. Apesar de não estar inicialmente previsto como titular, as várias ausências no setor defensivo podem acelerar a sua integração no onze, já que Gonçalo Inácio é, nesta altura, o único central de raiz disponível. Eduardo Quaresma continua lesionado e Ousmane Diomande permanece ao serviço da seleção da Costa do Marfim na Taça das Nações Africanas. O jogo dos quartos de final frente ao Egito será decisivo para perceber se o defesa regressa a tempo do duelo com o Casa Pia.
Quanto a Geny Catamo, o extremo regressa após a eliminação de Moçambique nos oitavos de final da CAN. O jogador, de 24 anos, já está apto para integrar as opções para a próxima jornada e, face às lesões de Quenda e Pedro Gonçalves, surge como um dos candidatos ao onze inicial.
Antes de seguir para a seleção, Catamo já tinha em curso um processo de renovação contratual com o Sporting, com a extensão do vínculo até 2030, melhoria salarial e aumento da cláusula de rescisão de 60 para 80 milhões de euros. A oficialização deverá acontecer em breve.
No treino desta sexta-feira deverão continuar ausentes os lesionados Salvador Blopa, Eduardo Quaresma, Mangas, Quenda e Pedro Gonçalves. Fotis Ioannidis será reavaliado, ficando dependente dessa análise o seu eventual regresso aos trabalhos do Sporting sem limitações. Nuno Santos prossegue o processo de recuperação física. Para o jogo com o Casa Pia, Morten Hjulmand e Maxi Araújo cumprem castigo.