Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

2 CENTÍMETROS = 2 PONTOS

Deixar de ganhar um jogo por um tão pequeno detalhe custa, mas regras são regras, por mais que eu duvide deste tipo de linhas VAR

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Lembro-me de na 1ª volta o FC Porto ter um golo anulado por fora-de-jogo de 8 centímetros, mas sinceramente não tenho agora presente se nesse desafio os portistas perderam ou não pontos. Sei que o Sporting perdeu 2 pontos em Moreira de Cónegos por... dois centímetros. Custa deixar pontos para trás por tão pequeno detalhe, mas regras são regras, por mais que eu duvide deste tipo de linhas VAR.


Há uns bons anos o International Board da FIFA deu uma indicação muito específica aos árbitros assistentes: na dúvida, beneficiem quem ataca, ou seja, assinalem o fora-de-jogo apenas quando tiverem a certeza. Era uma forma de defender aquilo que se quer deste jogo: o golo. Depois disso, vi esta indicação ser seguida de forma muito esporádica. E na atualidade a mesma já nem faz muito sentido dado que a jogada segue e entra em ação a linha VAR caso exista o golo. Isto para dizer o quê? O árbitro assistente que ontem assinalou o fora-de-jogo a Pedro Gonçalves, na segunda parte, não teve dúvidas. Por isso levantou a bandeira. E então permitam-me a questão: é possível ao olho humano não ter a mais pequena dúvida quando em causa está uma irregularidade de dois centímetros? Pelos visto isto é possível e neste caso até compreendo, porque o corpo de Abdu está bem distante do de Pedro Gonçalves, talvez uns bons 30 a 40 centímetros. O problema é que tem a perna esquerda bem para trás e de certeza que o árbitro assistente não reparou nisso. E é a partir do pé do jogador do Moreirense que se mede a distância de dois centímetros para o pé de Pote. Pergunto: a linha VAR foi colocada na sola da bota ou no final dos pitões? É que estes medem cerca de um centímetro. Levo a questão mais longe: quem pode garantir que a imagem foi parada no exato momento em que devia ter sido? É que basta um pequeno milésimo de segundo antes ou depois para fazer aumentar ou diminuir a distância entre os jogadores. Portanto, dois centímetros... desculpem, aceito porque em princípio é igual para todos, mas não acredito. Tenha o VAR assistente o nome que tiver.


Os dois pontos que o Sporting perdeu não me causam qualquer apreensão. Oito de avanço sobre um adversário com o qual já nem vamos jogar neste campeonato parecem-me almofada muito confortável. Por outro lado, é verdade que o jogo leonino foi sobre o fraquinho, mas isso é mais ou menos normal sempre que as equipas grandes voltam ao campeonato após as pausas para as seleções. Nas paragens de outubro e novembro isto não se nota tanto porque o regresso à competição em Portugal faz-se com as primeiras eliminatórias na Taça de Portugal, frente a equipas de escalões inferiores. Mas em março é sempre diferente. É nesta lógica que enquadro o jogo pouco conseguido por parte dos leões. A confirmar dentro de poucos dias frente ao Famalicão.


Numas jornadas (várias) ganhámos pontos nos últimos minutos, nesta calhou ao nosso mais direto adversário ter essa estrelinha, ficando para o Sporting o amargo de boca pelo empate cedido aos 90 minutos. Faz parte. Siga, rumo ao título.

 


P.S. Franco não ter visto cartão amarelo no lance em que atirou com Nuno Mendes para fora do jogo é incompreensível.


Futebol

"DEBAST ESTÁ A PREOCUPAR AMORIM" - CENTRAL DO SPORTING DURAMENTE CRITICADO

Exibição do defesa belga diante do Porto continua a merecer muitas críticas

Debast, Sporting
Debast, Sporting

  |

Icon Comentário0

Zeno Debast deverá ser o titular no Sporting - Rio Ave, partida válida para a primeira jornada da Liga Portugal Betclic. O central realizou uma exibição que aquém do esperado na Supertaça e para Vítor Pinto, subdiretor de Record, o jogador tem preocupado Rúben Amorim pelas falhas no jogo aéreo.


“Debast tem saldo negativo nos duelos aéreos, que no caso do Sporting já era alarme porque Rúben Amorim quer confiar [no jogador] para a posição que era de Coates, ser o líder da defesa do Sporting,” começou por explicar. “A diferença é só esta Sebastian Coates ganhava 80% dos duelos aéreos. Coates é o melhor defesa goleador da história do Sporting, marcou 37 golos, o Zeno Debast é um jogador jovem, mas na sua carreira sénior nunca marcou nenhum golo. É claramente um central de 1,90 que é fraco no jogo aéreo”, afirmou no 'Mercado Now'.


“Dentro de toda a preocupação do que se tinha passado com Debast na Supertaça, Rúben Amorim estava tranquilíssimo com a saída de bola [do belga], é essa qualidade que fez Amorim ir contratá-lo. A preocupação de Rúben Amorim foi que precisa de jogo aéreo”, realçou.


“Ter um central que falha metade dos duelos aéreos creio que todos a começar pelos adeptos do Sporting percebem os riscos que podem vir advir ao longo da época se o central internacional belga não corrigir esta lacuna rapidamente”, vincou Vítor Pinto. “Podemos considerar o jogo com o Rio Ave amanhã como o verdadeiro exame à organização defensiva do Sporting”, rematou o responsável.

Em 2023/24, ao serviço do Anderlecht, Zeno Debast – que está avaliado em 18 milhões de eurosrealizou 40 encontros: 37 no Campeonato Nacional e três na Taça. Ao todo, nos 3.530 minutos que disputou, o defesa central assumiu-se como peça fundamental da turma orientada pelo técnico Brian Riemer.



Futebol

OFICIAL: MAREGA REGRESSA À ARÁBIA SAUDITA, MAS NÃO VAI JOGAR NA LIGA DE CRISTIANO RONALDO

Antigo avançado do Porto vai ser orientado por treinador português no Médio Oriente

Marega volta à Arábia, mas não vai enfrentar CR7
Marega volta à Arábia, mas não vai enfrentar CR7

  |

Icon Comentário0

É oficial: Após um ano nos Emirados Árabes Unidos, Moussa Marega está de regresso à Arábia Saudita. O atacante de 33 anos foi anunciado como reforço do Al Diriyah. que é orientado pelo português Fabiano Flora. O jogador assinou contrato por duas temporadas.


Apesar de tudo, o antigo avançado do Porto não vai enfrentar o Al Nassr, de Cristiano Ronaldo, uma vez que assinou por um emblema que disputa a terceira divisão. A confirmação chegou via redes sociais do emblema do Médio Oriente, que deu as boas-vindas ao jogador, mas não ofereceu detalhes sobre o vínculo entre as partes.


A caminho da quarta temporada consecutiva longe do futebol português, Marega anotou 11 golos e duas assistências nos 31 jogos realizados pelo Al Sharjah. No que diz respeito a clubes, o atacante já somou passagens pelo Al Hilal, Vitória de Guimarães, Marítimo, Espérance de Tunis, Amiens, Le Poiré-sur-Vie e Évry.


Já Cristiano Ronaldo, em 2023/24, realizou 51 partidas ao serviço do Al Nassr: 31 no Campeonato Nacional, nove na Liga dos Campeões Asiática, seis na UAFA Cup, quatro na King’s Cup e uma na Supertaça da Arábia Saudita. Ao todo, nos 4.447 minutos que disputou, o astro do futebol mundial marcou uns impressionantes 50 golos e fez 13 assistências.

Aos 39 anos, Cristiano Ronaldo, que ainda está avaliado em 15 milhões de euros, prepara-se para a terceira temporada no Médio Oriente. O Al Nassr prepara-se para o seu primeiro desafio oficial dia 14 de agosto, frente ao Al Taawon, a contar para as meias-finais da Saudi Super Cup.



Modalidades

BICAMPEÕES

Sporting é a primeira equipa portuguesa de hóquei em patins a vencer a Liga Europeia pela terceira vez

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

No sábado, o único dérbi que me prendia a atenção e me dava alguma ansiedade era o da noite. O Sporting-Benfica de hóquei em patins a contar para a meia-final da Liga Europeia. De tal forma que ‘passei’ pelo dérbi de futebol com uma tranquilidade que nem foi alterada quando o resultado estava em 3-0 ou 4-1. Sim, a possibilidade de terminar a Liga de futebol sem derrotas era aliciante. Mas Rúben Amorim estava mais interessado, e bem, em perceber num jogo de elevado grau de dificuldade como se comportava a dupla Daniel Bragança/Matheus Nunes. Porque na próxima época, sem o descanso europeu a meio da semana e sem a certeza de poder contar com João Mário, talvez esses jogadores sejam chamados mais vezes ao onze... ou não, depende da leitura que o treinador fez ao desempenho deles, não podendo a mesma ser elaborada à margem do facto de o Benfica ter promovido naquele sector do terreno uma luta de 3 para 2, com a colocação de Pizzi sempre perto de Weigl e Taarabt, o que se alterou de certa forma aos 53’ com a troca do marroquino por Gabriel. Mas deixemos o futebol e vamos lá ao que interessa.


Na década de 1970 era fácil ter enorme paixão pelo hóquei em patins. Não sei, para dizer a verdade, se gostava mais que o meu pai me levasse ao hóquei ou ao futebol. Ver o Chana passar por trás da baliza, fazer a picadinha e conseguir o golo com um pequeno toque ‘aéreo’ ao primeiro poste era o momento especial pelo qual sempre esperava. E raro era o jogo em que o craque me dececionava por não o concretizar. Dizia-me o meu pai que o Livramento é que era o verdadeiro génio da ‘coisa’. Mas eu só tinha olhos para os golos do Chana e para as defesas do Ramalhete. E, claro, lá estive aos 9 anos na meia-final de 76/77 contra o Voltregá, como não faltei à primeira mão da final com o Villanueva do fantástico Carlos Trullols (entre ele e o Ramalhete é melhor não discutir qual era melhor, eram os dois autênticos muros à frente da baliza). O Sporting era indiscutivelmente a melhor equipa da Europa. De tal forma que a Seleção de Portugal foi campeã europeia nessa altura com o cinco leonino.


Quando o Sporting deixou de ter equipa sénior de hóquei em patins, a meio da década de 1990 chamei muitos nomes a muita gente. Para mim, era impensável terminar com a segunda modalidade que mais troféus internacionais dera ao Clube, entre eles o de campeão europeu. Mas ser sportinguista também é isto, ter de assistir a episódios vergonhosos e seguir o caminho com a convicção de que os dias de sol serão mais que os de chuva. E a verdade é que o sol voltou a brilhar pelo trabalho insistente de Gilberto Borges, peça-chave para o regresso da modalidade a partir de 2010 (na 3ª divisão), embora, de forma oficial, o hóquei em patins só voltasse à gestão do Clube em 2014. E logo nesse ano foi contratado Ângelo Girão e seria conquistada a Taça CERS. Foi o primeiro passo.


Em 17/18, ao fim de 30 anos de seca, o hóquei voltou a vencer o título português. Um ano depois, em 2019, nova marca cairia, o Sporting vencia a Liga Europeia 42 anos depois do ‘cinco mágico’ (Ramalhete, Sobrinho, Rendeiro, Livramento e Chana) o ter conseguido pela primeira vez.

Depois disto, restava a afirmação definitiva: ser a primeira equipa portuguesa a revalidar o título e ser a única equipa portuguesa com três triunfos na principal competição, ultrapassando os dois de FC Porto e Benfica.


Foi com isto tudo na cabeça que assisti ao emocionante jogo com o Benfica, acreditando sempre na vitória apesar de andarmos de desvantagem em desvantagem... até à vantagem final nos penáltis.

Bom presságio: em 2019 (lá estive, agora no Pavilhão João Rocha, com mais 42 anos do que o miúdo de 9 em 1977) também passámos pelo Benfica na meia-final antes de enfrentarmos o FC Porto no jogo final. Pela televisão e não ao vivo, não foi a mesma coisa. Mas no final a alegria por ver o Sporting bicampeão (mais Gilberto Borges [diretor da secção], João Alves [secretário técnico], Paulo Freitas [treinador] e os jogadores Girão, Platero, Toni Pérez, Zé Diogo, Romero, Pedro Gil e Ferrant-Font, nomes que se repetem nos dois títulos) valeu por tudo.

As últimas semanas foram em tons de verde e branco. No final desta, o futebol feminino pode ser campeão nacional, se vencer o Benfica na última jornada A equipa de basquetebol começará a discutir o título frente ao FC Porto e a de futsal, se tudo correr sem surpresas, também estará na final do playoff. Esta mesma equipa de hóquei em patins segue em vantagem sobre o Óquei de Barcelos para atingir a final. Vamos acreditar. Em breve teremos mais dias de sol para sorrir.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


BANZA MAIS LONGE DO SPORTING; HÁ QUEM DIGA QUE PROPOSTAS PELO JOGADOR NÃO FORAM SATISFATÓRIAS
Futebol

BANZA MAIS LONGE DO SPORTING; HÁ QUEM DIGA QUE PROPOSTAS PELO JOGADOR NÃO FORAM SATISFATÓRIAS

 

Icon Comentário0
SINDICATO DOS JOGADORES TOMA POSIÇÃO SOBRE INCIDENTE COM ADEPTA DO SPORTING E DIZ QUE NUNO SANTOS...
Futebol

SINDICATO DOS JOGADORES TOMA POSIÇÃO SOBRE INCIDENTE COM ADEPTA DO SPORTING E DIZ QUE NUNO SANTOS...

 

Icon Comentário0
SPORTING MAIS LONGE DE CONTRATAR INTERNACIONAL PORTUGUÊS QUE JOGA NA PREMIER LEAGUE
Futebol

SPORTING MAIS LONGE DE CONTRATAR INTERNACIONAL PORTUGUÊS QUE JOGA NA PREMIER LEAGUE

 

Icon Comentário0