Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

2 CENTÍMETROS = 2 PONTOS

Deixar de ganhar um jogo por um tão pequeno detalhe custa, mas regras são regras, por mais que eu duvide deste tipo de linhas VAR

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

06 Abr 2021 | 09:43 |

Icon Comentário0

Lembro-me de na 1ª volta o FC Porto ter um golo anulado por fora-de-jogo de 8 centímetros, mas sinceramente não tenho agora presente se nesse desafio os portistas perderam ou não pontos. Sei que o Sporting perdeu 2 pontos em Moreira de Cónegos por... dois centímetros. Custa deixar pontos para trás por tão pequeno detalhe, mas regras são regras, por mais que eu duvide deste tipo de linhas VAR.


Há uns bons anos o International Board da FIFA deu uma indicação muito específica aos árbitros assistentes: na dúvida, beneficiem quem ataca, ou seja, assinalem o fora-de-jogo apenas quando tiverem a certeza. Era uma forma de defender aquilo que se quer deste jogo: o golo. Depois disso, vi esta indicação ser seguida de forma muito esporádica. E na atualidade a mesma já nem faz muito sentido dado que a jogada segue e entra em ação a linha VAR caso exista o golo. Isto para dizer o quê? O árbitro assistente que ontem assinalou o fora-de-jogo a Pedro Gonçalves, na segunda parte, não teve dúvidas. Por isso levantou a bandeira. E então permitam-me a questão: é possível ao olho humano não ter a mais pequena dúvida quando em causa está uma irregularidade de dois centímetros? Pelos visto isto é possível e neste caso até compreendo, porque o corpo de Abdu está bem distante do de Pedro Gonçalves, talvez uns bons 30 a 40 centímetros. O problema é que tem a perna esquerda bem para trás e de certeza que o árbitro assistente não reparou nisso. E é a partir do pé do jogador do Moreirense que se mede a distância de dois centímetros para o pé de Pote. Pergunto: a linha VAR foi colocada na sola da bota ou no final dos pitões? É que estes medem cerca de um centímetro. Levo a questão mais longe: quem pode garantir que a imagem foi parada no exato momento em que devia ter sido? É que basta um pequeno milésimo de segundo antes ou depois para fazer aumentar ou diminuir a distância entre os jogadores. Portanto, dois centímetros... desculpem, aceito porque em princípio é igual para todos, mas não acredito. Tenha o VAR assistente o nome que tiver.


Os dois pontos que o Sporting perdeu não me causam qualquer apreensão. Oito de avanço sobre um adversário com o qual já nem vamos jogar neste campeonato parecem-me almofada muito confortável. Por outro lado, é verdade que o jogo leonino foi sobre o fraquinho, mas isso é mais ou menos normal sempre que as equipas grandes voltam ao campeonato após as pausas para as seleções. Nas paragens de outubro e novembro isto não se nota tanto porque o regresso à competição em Portugal faz-se com as primeiras eliminatórias na Taça de Portugal, frente a equipas de escalões inferiores. Mas em março é sempre diferente. É nesta lógica que enquadro o jogo pouco conseguido por parte dos leões. A confirmar dentro de poucos dias frente ao Famalicão.


Numas jornadas (várias) ganhámos pontos nos últimos minutos, nesta calhou ao nosso mais direto adversário ter essa estrelinha, ficando para o Sporting o amargo de boca pelo empate cedido aos 90 minutos. Faz parte. Siga, rumo ao título.

 


P.S. Franco não ter visto cartão amarelo no lance em que atirou com Nuno Mendes para fora do jogo é incompreensível.


Futebol

Exclusivo Leonino - José Pina atira após Porto - Sporting : "Villas-Boas é igual a Pinto da Costa"

Em entrevista ao nosso Jornal, adepto do Clube de Alvalade abordou alguns temas relacionados com o clássico, que terminou empatado a uma bola

Exclusivo Leonino - José Pina falou sobre o clássico entre Porto e Sporting, arbitragem e fez comparação de Villas-Boas com Pinto da Costa
Exclusivo Leonino - José Pina falou sobre o clássico entre Porto e Sporting, arbitragem e fez comparação de Villas-Boas com Pinto da Costa

11 Fev 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

José Pina concedeu uma entrevista, em Exclusivo, ao nosso Jornal. O conhecido adepto do Sporting falou sobre o empate entre Porto e Sporting (1-1), desta segunda-feira, e teceu comentários sobre a partida em si, sobre a arbitragem e condenou as estratégias realizadas pelos dragões, liderados por André Villas-Boas.


José Pina: "Penso que o resultado é justo"


Questionado sobre a justiça do placar final, o adepto leonino não põe em causa o que foi o jogo: "Penso que o resultado é justo, traduz aquilo que se passou dentro de campo", disse, num encontro que foi empatado pelo golo de Luis Suárez aos 90+10.


Apesar do resultado ter sido justo, José Pina acredita que a equipa de Rui Borges podia ter tido uma abordagem mais ofensiva. "Esperava um Sporting mais proativo e podia ter sido mais ousado porque o Porto está em quebra", afirmou.

José Pina: "A arbitragem correu bem"


Sobre a arbitragem, o escritor de 64 anos achou que tudo correu dentro da normalidade. "A arbitragem correu bem, não houve nenhum caso", vincou. Recordar que Itturalde González, antigo árbitro espanhol, disse que concorda com a grande penalidade assinalada a favor do Sporting e equacionou que Jakub Kiwior podia ter sido expulso.

O empate mantém os leões a quatro pontos da liderança do Porto. José Pina acredita que o sonho do tricampeonato está difícil, mas que não acabou. "Tricampeonato? Está menos vivo, mas não está morto", comentou. Os leões estão no segundo lugar com 52 pontos.

José Pina: "Villas-Boas é igual a Pinto da Costa"

No final da entrevista, acerca dos casos controversos das cortinas, das colunas a emitir sons de ruídos, o comportamento dos apanha - bolas do Porto e as capas dos jornais no balneário, o antigo comentador do programa "Prolongamento" aponta o dedo a André Villas-Boas. "Pensei que o Villas-Boas fosse uma lufada de ar fresco no futebol português, fiquei desiludido. O Villas-Boas é igual ao Pinto da Costa. A história dos apanha - bolas penso que já nem há na Argentina ou no Brasil, é uma coisa do terceiro mundo", concluiu.


Futebol

Em comunicado, Porto acusa Sporting de “factos deturpados, falsidades e teorias da conspiração"

Pós-Clássico continua a dar que falar, com os leões e dragões numa 'guerra' de comunicados no decorrer desta terça-feira, dia 10 de fevereiro

O Porto reagiu ao comunicado divulgado no site oficial Sporting na sequência das polémicas que marcaram o pós-Clássico
O Porto reagiu ao comunicado divulgado no site oficial Sporting na sequência das polémicas que marcaram o pós-Clássico

10 Fev 2026 | 21:10 |

Icon Comentário0

O Porto reagiu ao comunicado divulgado pelo Sporting na sequência das polémicas que marcaram o pós-Clássico, considerando que a posição dos leões assenta em “factos deturpados, falsidades e teorias da conspiração, e um evidente complexo de inferioridade”.


Numa nota publicada no seu site oficial, o clube azul e branco assegura que “cumpriu todos os requisitos e procedimentos regulamentares propostos pela Liga, colaborando, como sempre, com as entidades competentes”. Na mesma comunicação, os dragões sublinham ainda que “por isso, o clube está perfeitamente confortável com qualquer participação ou averiguação do Conselho de Disciplina, a quem prestará todos os esclarecimentos que entenderem necessários”.


O comunicado do Sporting apontava para alegadas situações ocorridas tanto nas bancadas - em particular no setor destinado aos adeptos visitantes, com referência à colocação de colunas de som em zonas cobertas por cortinados - como no terreno de jogo e nas áreas técnicas, incluindo o balneário visitante e os acessos às respetivas zonas.


Essas acusações motivaram a resposta do emblema liderado por André Villas-Boas, que deixou críticas diretas ao rival: "No FC Porto compreendemos que a grandeza e a história incomodam. Nem todos lidam bem com um palmarés que não se escreve em comunicados nem com uma identidade que não se constrói ao abrigo de uma falsa superioridade moral e de uma hipocrisia conveniente, tantas vezes repetidas até parecerem verdade. O FC Porto continuará a defender a verdade desportiva com a tranquilidade de quem não precisa de gritar para existir, e com a firmeza de quem não confunde comunicados com realidade."

Confira o comunicado na íntegra:


"Em causa as alegações do Sporting CP

O FC Porto tomou conhecimento do comunicado hoje divulgado pelo Sporting CP, no qual anuncia a intenção de apresentar participação disciplinar ao Conselho de Disciplina da FPF relativamente ao jogo de ontem, fazendo uma lista extensa de alegações sobre 'incidentes' e enquadramentos do espectáculo, assente em factos deturpados, falsidades e teorias da conspiração, e um evidente complexo de inferioridade.

O FC Porto informa que cumpriu todos os requisitos e procedimentos regulamentares propostos pela Liga, colaborando, como sempre, com as entidades competentes. Por isso, o Clube está perfeitamente confortável com qualquer participação ou averiguação do Conselho de Disciplina, a quem prestará todos os esclarecimentos que entenderem necessários.

No FC Porto compreendemos que a grandeza e a história incomodam. Nem todos lidam bem com um palmarés que não se escreve em comunicados nem com uma identidade que não se constrói ao abrigo de uma falsa superioridade moral e de uma hipocrisia conveniente, tantas vezes repetidas até parecerem verdade.

O FC Porto continuará a defender a verdade desportiva com a tranquilidade de quem não precisa de gritar para existir, e com a firmeza de quem não confunde comunicados com realidade."


Futebol

Clássico ainda mexe! Sporting reage e faz queixa do Porto

Clube de Alvalade emitiu um comunicado ao final da tarde desta terça-feira, dia 10 de fevereiro, relacionado com os acontecimentos da 21.ª jornada

Sporting reagiu aos episódios registados no Estádio do Dragão e anunciou a intenção de apresentar uma participação disciplinar contra o Porto
Sporting reagiu aos episódios registados no Estádio do Dragão e anunciou a intenção de apresentar uma participação disciplinar contra o Porto

10 Fev 2026 | 19:18 |

Icon Comentário0

O clássico desta segunda-feira entre o Sporting e o Porto ficou marcado por várias polémicas fora das quatro linhas. Através de um comunicado oficial, o Clube de Alvalade reagiu aos episódios registados no Estádio do Dragão e anunciou a intenção de apresentar uma participação disciplinar junto do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol contra os dragões.


Entre os vários acontecimentos denunciados, os bicampeões nacionais referem situações ocorridas nas bancadas - em particular no setor destinado aos adeptos visitantes, com a colocação de colunas de som em zonas cobertas por cortinados - mas também episódios verificados no terreno de jogo e nas áreas técnicas, incluindo o balneário visitante e os acessos às mesmas.


"O que devia ser um dos melhores espetáculos desportivos da presente época desportiva transformou-se, de forma lamentável, mas não surpreendente, numa viagem a um tempo que o actual FC Porto – certamente por lapso – não abdica e faz questão de perpetuar: condicionamento da arbitragem, balneários sugestivamente decorados, percursos de acesso aos balneários alterados (propiciando o contacto do staff com os adeptos do FC Porto), climatização manipulada, bancadas condicionadas com tarjas e colunas de som, e até apanha-bolas maniatados para esconder as bolas do jogo e retirar as toalhas do guarda-redes do Sporting", pode ler-se na nota emitida pelo emblema leonino, que deixa ainda críticas indiretas à liderança de André Villas-Boas, evocando igualmente o passado recente da presidência de Pinto da Costa no Porto.


"Estes acontecimentos constituem a demonstração plena de que "o passado nunca está morto, nem sequer é passado" e, quanto à propalada lufada de ar fresco, nem no ar condicionado. Trata-se, isso sim, do resultado de uma estratégia premeditada e há muito implementada, sempre com o mesmo actor principal, com impacto direto na verdade desportiva, na credibilidade das competições e na valorização do futebol, que sai, uma vez mais, seriamente prejudicado, naquele que é mais um episódio negro do futebol português", sublinhou ainda o Sporting no mesmo comunicado.

Vale lembrar que o Sporting acabou por empatar com o Porto. O golo que deu a igualdade aos leões na partida acabou por ser marcado por Luis Suárez no último lance de jogo - Diogo Costa defendeu o penálti, mas o colombiano não perdoou na recarga. A turma de Rui Borges segue no segundo lugar da Liga, com 52 pontos - menos quatro que os dragões (56).



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting empata no último minuto, mas continua no último lugar da Liga
Futebol

Sporting empata no último minuto, mas continua no último lugar da Liga

10 Fev 2026 | 17:34

Icon Comentário0
Atenção, Sporting! Já se sabe quanto tempo Geny Catamo vai parar
Futebol

Atenção, Sporting! Já se sabe quanto tempo Geny Catamo vai parar

10 Fev 2026 | 17:49

Icon Comentário0
Última hora! Sporting volta a treinar com novidades pós- Clássico
Futebol

Última hora! Sporting volta a treinar com novidades pós- Clássico

10 Fev 2026 | 17:13

Icon Comentário0