Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

UM SUPER SPORTING

Os Leões somam mais 22 pontos do que na época passada e aumentaram em 4 pontos o ‘valor’ de líder da Liga

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Há um ano, no final da jornada 24, o FC Porto liderava a Liga com 60 pontos. Atualmente, o Sporting é o primeiro classificado com 64, ou seja, aumentou em 4 pontos o ‘valor’ do 1º lugar. Este dado responde de forma inequívoca à questão sobre se os Leões estão ou não a beneficiar de uma concorrência mais fraca. É o contrário: foi o Sporting quem enfraqueceu os concorrentes mais próximos. Desde logo porque empatou os confrontos com o FC Porto (há um ano perdeu os dois) e só aí retirou ao ainda campeão nacional 4 pontos, somando dois, e estabelecendo 6 pontos de diferença entre as duas temporadas.


O Sporting soma ao fim destas 24 jornadas mais 22 pontos do que há um ano! O FC Porto perde 6 de um campeonato para o outro e o Benfica está 8 abaixo. E se já vimos que os portistas perdem 4 desses 6 pontos à custa do Sporting, vale a pena referir que os outros 2 os perdeu para o Benfica (empate no Dragão em vez de vitória). Já o Benfica apenas perdeu 3 para o Sporting (derrota em Alvalade em vez de vitória), mas também ainda falta um confronto.


Para se perceber o que significa fazer mais 22 pontos do que na época anterior, basta referir isto: o magnífico Paços de Ferreira subiu exatamente os mesmos 22 pontos, mas depois os maiores ganhos foram conseguidos por Portimonense (+7) e Sp. Braga (+4). Ou seja, aumentar em muito a pontuação de um campeonato para o outro é algo raro. Como também descer de forma exagerada é algo anormal. Neste capítulo, Famalicão (-14) e Rio Ave (-11) estão a ser ‘vítimas’ daquilo que de invulgar conseguiram há um ano. Já as quebras de Benfica (-8) e Boavista (-8) são mais difíceis de explicar porque em 19/20 nem tinham pontuações especialmente altas.


Depois de uma pincelada no ‘geral’ da prova, voltemos a centrar-nos naquilo que interessa: o super Sporting. Super porque lidera com 10 pontos de avanço; super porque é a única equipa da Liga sem derrotas; super porque soma 64 pontos e está em linha com uma pontuação final que pode vir a ser a maior da sua história (86 em 15/16) ou da Liga a 3 pontos por vitória (88 em 15/16 e 17/18). São os 'supernúmeros' do Sporting que fazem a concorrência parecer mais fraca do que o é na realidade. Até porque o FC Porto tem ainda a possibilidade de acumular mais pontos do que há um ano e não ser campeão; como o Benfica ainda pode aumentar em quatro o acumulado de 19/20 e nem ser segundo como foi; o Sp. Braga, então, vai superar à vontade os 60 pontos de há um ano e dificilmente repetirá a 3ª posição. Ou seja: todos podem melhorar em relação a 19/20, mas nenhum se aproximará, sequer, dos ganhos leoninos... simplesmente porque nas 24 jornadas desta Liga já somou 64 pontos contra os 60 que fez nas 34 da época passada! É a prova de que pode passar-se do Inferno ao Céu no espaço de um ano. E vice-versa...

Sobre a Liga, e aproveitando esta paragem, referir um dado preocupante: neste momento, existem seis equipas que estão com uma pontuação abaixo da média de 1 ponto por jogo (há um ano eram três e apenas duas falharam essa média que garante a permanência). Este equilíbrio e emoção pela fuga à despromoção está a ocorrer por aumento de incompetência quando o ideal seria estar a dar-se à conta de uma subida de valor das equipas. Tal falta de qualidade/capacidade é perigosa para a Liga.


P.S. Frente ao V. Guimarães, Rúben Amorim transformou o miúdo Essugo no mais jovem de sempre a vestir a listada verde e branca em provas oficiais. Superou o recorde que pertencia a Santamaria, lançado em 98/99 por Mirko Josic. Este é o tipo de ‘recordes’ que não me dizem nada. Espero e desejo, claro, que Essugo tenha valor para justificar tal entrada na história do Sporting. Porque Santamaria arriscava ficar a vida toda marcado apenas por um dado curioso, já que a carreira dele, após tão mediática e histórica estreia fez-se entre FC Marco, Estrela da Amadora, Olhanense, Ponferradina (Espanha), Pinhalnovense, Paphos (Chipre) Alki Larnaca (Chipre), Lourinhanense e Alta de Lisboa.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting faz alterações no empréstimo obrigacionista: Zenha muda de ideias
Clube

Sporting faz alterações no empréstimo obrigacionista: Zenha muda de ideias

 

Icon Comentário0
Salgado Zenha visto como possível sucessor de Varandas no Sporting
Clube

Salgado Zenha visto como possível sucessor de Varandas no Sporting

 

Icon Comentário0
Além de Varandas, Nuno Raposo sugere outro possível candidato à Presidência do Sporting
Clube

Além de Varandas, Nuno Raposo sugere outro possível candidato à Presidência do Sporting

 

Icon Comentário0