Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

PARA TODAS AS GERAÇÕES

Os mais novos nunca tinham visto, mas os que andam cá há muitos anos também já estavam ‘esquecidos’ do que era ver o SPORTING CAMPEÃO

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Esta semana, nas redes sociais, li inúmeras piadas ao facto de o Sporting estar perto de festejar a conquista da Liga 19 anos depois. Como era o país em 2002, por confronto ao que é hoje. Ri-me com quase todas essas piadas, especialmente ‘postadas’ por portistas e benfiquistas. Ao longo dos 53 anos que levo de vida, lembro-me doSporting contratar o ‘Tazanov’, grande ponta-de-lança búlgaro quando os Leões estavam 9 pontos atrás do Benfica (isto nos anos 80), lembro-me do início do ‘para o ano é que é’, e nunca esqueci, já na década de 90, que o Sporting ‘só dura até ao Natal’. Que me lembre, nunca reagi mal a essas picardias. Fazem parte da rivalidade que só existe no futebol, dada a força brutal na modalidade.


Claro que a cada ano passado sem vencer o campeonato surgia sempre uma tristeza. Mas, lá está, ‘para o ano é que é’. E a militância renovava-se. Em rigor, apesar de ter consciência de títulos anteriores, os que posso dizer que ‘vivi’ em pleno foram os de 1979/80 (Fernando Mendes e Rodrigues Dias), 1981/82 (Malcolm Allison), 1999/2000 (Materazzi, Augusto Inácio), 2001/02 (Boloni), e agora 2020/21 (Rúben Amorim). Cinco campeonatos. Gerações anteriores à minha festejaram mais, os nascidos na década de 1980 viveram menos alegrias e para os ‘milenials’ esta foi a primeira vez. Mas nada disto nos impediu de crescer em número de Sócios e adeptos. Porque um sportinguista é-o de forma incondicional e quase sempre por ‘herança’, não por escolha feita na sequência de títulos.


Ontem, o que mais chamava à atenção nas inúmeras imagens televisivas, antes e depois do jogo, era a média etária de milhares de sportinguistas que saíram às ruas. Só se espantou quem não é dos nossos. Os que lá estão a cada semana (antes da pandemia, claro), no Estádio e no Pavilhão, sabem bem dessa realidade há muito tempo. A nossa força está precisamente no facto de não sermos Sporting apenas porque ganhamos. Não fosse assim e os maiores períodos de seca (17 e 18 campeonatos sem ganhar) teriam sido fatais.


Por tudo isto, esta vitória é merecida por todas as gerações de sportinguistas. As gerações mais novas nunca tinham visto, mas mesmo as outras já estavam ‘esquecidas’ do que era ver o SPORTING CAMPEÃO. Os primeiros não hesitaram em ser Sporting mesmo sem títulos e os outros nunca viraram as costas ao Clube.

Evidente que depois deste título renovamos sempre o desejo de ter nova festa muito em breve, de preferência já no próximo ano, não esquecendo, contudo, que jogamos um campeonato que conta com outros dois competidores de nível altíssimo. Numa coisa creio que todos estaremos de acordo: um Clube de tamanha dimensão não pode voltar a jogar 17 ou 18 campeonatos consecutivos sem os ganhar. É festejar no presente, claro, sem deixar de pensar no futuro e como conquistá-lo.


Na hora da vitória, o normal é distribuir os méritos por todos. Não concordo, porque o mérito deste título do Sporting é quase todo, sem qualquer dúvida, de Rúben Amorim. No futebol, há poucos treinadores que fazem as equipas e equipas que fazem muitos treinadores. Rúben, pelo que se viu em Braga, e agora no Sporting, é claramente um treinador que faz equipas. Logo, a larga fatia do mérito é dele.

 

P.S. Um elemento do Corpo de Intervenção a pontapear um adepto do Sporting pelas costas, quando este apelava a outros adeptos para terem calma, é também uma imagem forte do dia de ontem. E é igualmente uma boa imagem de um país que cheira a estrume, porque esse odor emana de quem o governa. A concentração de adeptos em redor do Estádio estava anunciada de forma pública há vários dias. Se as autoridades entendiam que a luta para travar a pandemia aconselhava a que não houvesse tal concentração, então não a autorizassem, fizessem um cerco ao Estádio. Permitir juntar ali uma multidão e depois, a meio, tentar dispersá-la com gás pimenta e bastonadas, é simplesmente vergonhoso. Ou não. Mas ainda não me consegui habituar à ideia de que em Portugal já nada é vergonhoso porque... quem manda habituou-se a não ter vergonha há muito tempo.

 

P.S. 2. Ao longo da madrugada ouvi duas pérolas, do mesmo comentador, na SIC Notícias: ‘O Sporting, em vez de ir buscar uma palete de jogadores, socorreu-se dos que tinha em casa’. A sério? Adán, Feddal, Porro, Antunes, João Mário, Nuno Santos, Pedro Gonçalves, Paulinho, Bruno Tabata, Matheus Reis e João Pereira foram contratados este ano, não estavam ‘em casa’. Segunda pérola: ‘O Sporting apostou numa equipa muito jovem e ganhou’. Adán (33 anos), Coates (30), Feddal (31), Palhinha (25), João Mário (28), Nuno Santos (25) e Paulinho (28 anos), como bem sabemos, são jovens promissores em início de carreira... Não custa nada fazer o trabalho de casa para evitar dizer tais disparates.


Futebol

Aposta de Amorim no Sporting com mensagem aos adeptos: "Continuamos a fazer..."

Jogador do Clube de Alvalade analisou o momento da equipa principal dos leões e os objetivos para o decorrer da temporada desportiva

Daniel Bragança tem sido uma das figuras do Sporting de Amorim esta época
Daniel Bragança tem sido uma das figuras do Sporting de Amorim esta época

  |

Icon Comentário0

Na passada quarta-feira, dia 16 de outubro, realizou-se mais uma edição da Gala Honoris Sporting, com algum secretismo à mistura. O evento, que foi realizado na Academia de Alcochete, homenageou várias figuras do clube como Carlos Lopes, antigo atleta olímpico português, Héctor Yazalde, antigo jogador de futebol argentino, e Manuel Fernandes, antiga glória do futebol do Sporting que faleceu recentemente.


Num jantar onde estiveram reunidos alguns atletas de várias modalidades, e um deles foi Daniel Bragança. O médio do Sporting, e um dos capitães de equipa, abordou o atual momento dos leões e garantiu a vontade de todo o Clube de revalidar o título de campeão nacional: “É uma noite especial para estar com eles, que nos apoiam ao longo do ano. É um momento importante para o Sporting e para nós. Continuamos a fazer o nosso trabalho da melhor maneira, como temos feito até agora e que continuemos a voltar a dar essas alegrias para sermos campeões outra vez. Que os adeptos nos continuem sempre a apoiar e vamos tentar retribuir tudo o que nos têm dado”, afirmou o jogador de 25 anos.


Em 2024/25, Daniel Bragança – avaliado em 8 milhões de euros – soma dez encontros disputados. Ao longo dos 485 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o médio verde e branco conta com três golos e outras tantas assistências, sendo uma peça muito importante para a equipa leonina.


Aos microfones da Sporting TV, Andrea Norheim, central norueguesa, expressou como está a correr a sua estadia em Alvalade. “Sinto-me muito bem por estar aqui e ver todos os adeptos, falar com eles e tirar fotografias e divertir-nos. O importante é que o Sporting seja um só, desde a atletas a patrocinadores e ao presidente. É importante fazer-nos sentir como uma família".

Também Bernardo Paçó, guarda-redes de futsal do Sporting, comentou um pouco da gala: “É giro viver este momento em família entre patrocinadores e atletas de várias modalidades. Dá-nos a visibilidade que procuramos que haja sempre e é bom trazer jogadores de várias modalidades, existir essa proximidade. Mostramos um bocadinho daquilo que somos e o que fazemos no Sporting. Mostramos como é ser do Sporting", concluiu.



Futebol

Nuno Paralvas comenta alterações na estrutura do Sporting: “Debandada...”

Jornalista do jornal A Bola falou sobre o burburinho que se tem gerado no universo leonino desde que o Clube anunciou oficialmente a saída de Hugo Viana

Nuno Paralvas analisou as possíveis alterações no Sporting, com a saída de Hugo Viana para o Manchester City
Nuno Paralvas analisou as possíveis alterações no Sporting, com a saída de Hugo Viana para o Manchester City

  |

Icon Comentário0

Desde o passado sábado, dia 12 de outubro, que o universo do Sporting alterou a sua estrutura, com o anúncio oficial da saída de Hugo Viana, atual diretor desportivo do Clube, para o Manchester City. Neste contexto, Nuno Paralvas, jornalista do jornal Bola, comentou todo o burburinho que se tem gerado à volta de outras possíveis saídas.


Debandada acho que não haverá, o Sporting neste momento o Clube está bem organizado. Vimos este mercado que teve capacidade de manter o Viktor Gyokeres, obviamente que poderia tê-lo vendido, não pelos valores que desejaria, mas seria fácil para o Sporting vender o Gyokeres por um bom dinheiro”, começou por dizer.


“Debandada, não. Isso é especulativo demais, e é muito cedo. A imprensa inglesa e os jornais são mais conservadores. Com a contratação do Hugo Viana é mais provável que mais nomes possam surgir, mas não me parece muito interessante que estejamos a falar dessas especulações quando falta tanto tempo para o final da época”, rematou o jornalista.


Recorde-se que Rúben Amorim é visto como o principal nome para substituir Pep Guardiola caso este acabe mesmo por deixar o City no final da temporada. Além da boa relação com Hugo Viana, o perfil do técnico dos leões é visto como um dos preferidos dos responsáveis britânicos.

Esta temporada, ao serviço do Sporting, Viktor Gyokeresavaliado em 70 milhões de euros – foi utilizado em 11 encontros (1.005 minutos), apontou 12 golos e fez três assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão fixada nos 100 milhões de euros.


Assista aqui às declarações na íntegra:


Futebol

Avançado da formação do Sporting admite ter propostas, mas acaba por chutar tudo para canto

Jogador revelou recentemente quais podem ser os próximos passos da sua carreira profissional, além dos elogios ao Clube de Alvalade

Ricardo Quaresma, formado no Sporting, fala sobre próximos passos na carreira
Ricardo Quaresma, formado no Sporting, fala sobre próximos passos na carreira

  |

Icon Comentário0

Ricardo Quaresma, jogador da formação do Sporting que está atualmente sem clube, abordou os próximos passos da sua carreira. O internacional português assumiu ter-lhe chegado algumas propostas, além de ter explicado os motivos que o têm feito negar as mesmas.


"Continuo a ter propostas e isso deixa-me feliz. É sinal que as pessoas ainda acreditam que posso ajudar esses clubes", começou por dizer, lembrando ainda que nada depende apenas de si: "Tenho mulher e filhos, penso neles. Tenho um filho que joga no Sporting. Não vou prejudicar o sonho do meu filho porque já realizei os meus", vincou.


No entanto, Quaresma garantiu que ainda continua interessado em jogar futebol, mas o estado atual da modalidade acaba por criar alguma insatisfação: “O futebol nasceu comigo. É das coisas que mais amo fazer. Todas as oportunidades que tenho, seja com amigos, seja com convites, aproveito para jogar futebol. O futebol anda-me a desiludir um bocado porque mudou em muita coisa e isso deixa-me um bocado triste, mas é algo que vou sempre amar na minha vida", atirou.


De resto, na mesma conversa, o extremo não deixou de tecer os seus elogios ao Clube de Alvalade: "Este é o ano mais forte do Sporting desde que o Rúben Amorim pegou no Clube. Fico feliz por ver um clube português a triunfar na Champions, por isso desejo a maior sorte do Mundo ao Sporting”.

Ricardo Quaresma foi formado no Clube de Alvalade, de onde saiu em 2003/2004, para o Barcelona, tendo trocado os catalães pelo Porto, no ano seguinte. O futebolista continua à procura de clube para prosseguir a carreira. Pela equipa principal do Sporting, o internacional português jogou 74 partidas, nas quais apontou dez golos e 12 assistências. Pelos leões, venceu uma Campeonato Nacional (2001/02), uma Supertaça (2002) e uma Taça de Portugal (2001/02).


Recorde toda a magia de Ricardo Quaresma:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Craque com 116 jogos pelo Sporting atira o barro à parede: “Tenho vontade de voltar…”
Futebol

Craque com 116 jogos pelo Sporting atira o barro à parede: “Tenho vontade de voltar…”

 

Icon Comentário0
Viana continua a trabalhar no mercado: Conheça o novo alvo do Sporting
Futebol

Viana continua a trabalhar no mercado: Conheça o novo alvo do Sporting

 

Icon Comentário0
Incógnita no Sporting: Craque de Amorim sofre revés e não há previsões para regresso
Futebol

Incógnita no Sporting: Craque de Amorim sofre revés e não há previsões para regresso

 

Icon Comentário0