Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Modalidades

BICAMPEÕES

Sporting é a primeira equipa portuguesa de hóquei em patins a vencer a Liga Europeia pela terceira vez

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

No sábado, o único dérbi que me prendia a atenção e me dava alguma ansiedade era o da noite. O Sporting-Benfica de hóquei em patins a contar para a meia-final da Liga Europeia. De tal forma que ‘passei’ pelo dérbi de futebol com uma tranquilidade que nem foi alterada quando o resultado estava em 3-0 ou 4-1. Sim, a possibilidade de terminar a Liga de futebol sem derrotas era aliciante. Mas Rúben Amorim estava mais interessado, e bem, em perceber num jogo de elevado grau de dificuldade como se comportava a dupla Daniel Bragança/Matheus Nunes. Porque na próxima época, sem o descanso europeu a meio da semana e sem a certeza de poder contar com João Mário, talvez esses jogadores sejam chamados mais vezes ao onze... ou não, depende da leitura que o treinador fez ao desempenho deles, não podendo a mesma ser elaborada à margem do facto de o Benfica ter promovido naquele sector do terreno uma luta de 3 para 2, com a colocação de Pizzi sempre perto de Weigl e Taarabt, o que se alterou de certa forma aos 53’ com a troca do marroquino por Gabriel. Mas deixemos o futebol e vamos lá ao que interessa.


Na década de 1970 era fácil ter enorme paixão pelo hóquei em patins. Não sei, para dizer a verdade, se gostava mais que o meu pai me levasse ao hóquei ou ao futebol. Ver o Chana passar por trás da baliza, fazer a picadinha e conseguir o golo com um pequeno toque ‘aéreo’ ao primeiro poste era o momento especial pelo qual sempre esperava. E raro era o jogo em que o craque me dececionava por não o concretizar. Dizia-me o meu pai que o Livramento é que era o verdadeiro génio da ‘coisa’. Mas eu só tinha olhos para os golos do Chana e para as defesas do Ramalhete. E, claro, lá estive aos 9 anos na meia-final de 76/77 contra o Voltregá, como não faltei à primeira mão da final com o Villanueva do fantástico Carlos Trullols (entre ele e o Ramalhete é melhor não discutir qual era melhor, eram os dois autênticos muros à frente da baliza). O Sporting era indiscutivelmente a melhor equipa da Europa. De tal forma que a Seleção de Portugal foi campeã europeia nessa altura com o cinco leonino.


Quando o Sporting deixou de ter equipa sénior de hóquei em patins, a meio da década de 1990 chamei muitos nomes a muita gente. Para mim, era impensável terminar com a segunda modalidade que mais troféus internacionais dera ao Clube, entre eles o de campeão europeu. Mas ser sportinguista também é isto, ter de assistir a episódios vergonhosos e seguir o caminho com a convicção de que os dias de sol serão mais que os de chuva. E a verdade é que o sol voltou a brilhar pelo trabalho insistente de Gilberto Borges, peça-chave para o regresso da modalidade a partir de 2010 (na 3ª divisão), embora, de forma oficial, o hóquei em patins só voltasse à gestão do Clube em 2014. E logo nesse ano foi contratado Ângelo Girão e seria conquistada a Taça CERS. Foi o primeiro passo.


Em 17/18, ao fim de 30 anos de seca, o hóquei voltou a vencer o título português. Um ano depois, em 2019, nova marca cairia, o Sporting vencia a Liga Europeia 42 anos depois do ‘cinco mágico’ (Ramalhete, Sobrinho, Rendeiro, Livramento e Chana) o ter conseguido pela primeira vez.

Depois disto, restava a afirmação definitiva: ser a primeira equipa portuguesa a revalidar o título e ser a única equipa portuguesa com três triunfos na principal competição, ultrapassando os dois de FC Porto e Benfica.


Foi com isto tudo na cabeça que assisti ao emocionante jogo com o Benfica, acreditando sempre na vitória apesar de andarmos de desvantagem em desvantagem... até à vantagem final nos penáltis.

Bom presságio: em 2019 (lá estive, agora no Pavilhão João Rocha, com mais 42 anos do que o miúdo de 9 em 1977) também passámos pelo Benfica na meia-final antes de enfrentarmos o FC Porto no jogo final. Pela televisão e não ao vivo, não foi a mesma coisa. Mas no final a alegria por ver o Sporting bicampeão (mais Gilberto Borges [diretor da secção], João Alves [secretário técnico], Paulo Freitas [treinador] e os jogadores Girão, Platero, Toni Pérez, Zé Diogo, Romero, Pedro Gil e Ferrant-Font, nomes que se repetem nos dois títulos) valeu por tudo.

As últimas semanas foram em tons de verde e branco. No final desta, o futebol feminino pode ser campeão nacional, se vencer o Benfica na última jornada A equipa de basquetebol começará a discutir o título frente ao FC Porto e a de futsal, se tudo correr sem surpresas, também estará na final do playoff. Esta mesma equipa de hóquei em patins segue em vantagem sobre o Óquei de Barcelos para atingir a final. Vamos acreditar. Em breve teremos mais dias de sol para sorrir.


Modalidades

Incríveis! Sporting vence líder da Bundesliga e não sabe perder na Liga dos Campeões

Turma de Alvalade contou com apoio fantástico nas bancadas e somou mais um triunfo bastante complicado nas competições europeias

Sporting bate Fuchse Berlim na Liga dos Campeões
Sporting bate Fuchse Berlim na Liga dos Campeões

  |

Icon Comentário0

A equipa de andebol do Sporting derrotou o Fuchse Berlim, por 35-33, esta quinta-feira, dia 17 de outubro, na quinta jornada da Liga dos Campeões. Com o Pavilhão João Rocha ao rubro, os verdes e brancos voltaram a triunfar nas competições europeias. Veja AQUI como decorreu o encontro.


A jogar em casa, a turma de Alvalade contou novamente com um forte apoio nas bancadas. Apesar do equilíbrio face uma formação muito experiente, os leões conseguiram sair para intervalo com dois golos de diferença no marcador, que assinalava 21-19.


Os verdes e brancos não baixaram o ritmo, mas o atual líder da Bundesliga deu trabalho à formação leonina. A partida esteve em aberto até ao final e, um lance de jogo passivo marcado ao Sporting podia ter dado o empate aos germânicos. No entanto, Martim Costa, a segundos do final, selou o triunfo.


Orri Thorkelsson e Martim, com oito golos cada, foram os melhores marcadores dos leões. Kiko, Jan Gurri e Salvador Salvador (quatro), Edy Silva e Mamadou Gassama (dois) também estiveram em evidência numa partida bastante complicada.

Com esta vitória - a 15.ª em 17 jogos oficiais esta temporada - os comandados de Ricardo Costa passam a somar nove  pontos e seguem na liderança do grupo A. O andebol do Sporting vira agora atenções para as competições nacionais e vai voltar a jogar no próximo domingo, pelas 16h00, diante do Marítimo. O encontro é válido para a nona jornada do Campeonato Placard.




Modalidades

Andebol (Liga dos Campeões): Sporting - Fuchse Berlim ao minuto

Acompanhe aqui todas as emoções da quinta jornada da competição internacional que coloca frente a frente leões e a formação alemã

Sporting enfrenta Fuchse Berlim na Liga dos Campeões de andebol
Sporting enfrenta Fuchse Berlim na Liga dos Campeões de andebol

  |

Icon Comentário0

Final do encontro: Sporting 35-33 Fuchse Berlim





59' - Jogo passivo assinalado aos leões a 20 segundos do final (34-33)

59' - Martim!! Último minuto frenético no João Rocha! (34-33)


55' - Empatam os germânicos (32-32)

48' - Hoghielm aumenta a distância (31-27)

43' - Enorme defesa de Kristensen! Na sequência, Kiko aumenta a vantagem para dois (27-25)

40' - Thorkelsson devolve a igualdade aos leões (25-25)

36' - Os alemães voltam a tomar a dianteira (23-24)

31' - Recomeça o encontro. Até ao fim, Sporting!

Intervalo: Sporting 21 - 19 Fuchse Berlim


29′ – Dois golos de diferença para a formação de Ricardo Costa (20-18)

27′ – Belo golo de Martim (18-17)

25′ – Salvador dá vantagem aos leões! (16-16)

15′ – Vermelho para Marsenic, por agressão a Kiko Costa. Na sequência, Thorkelsson empata a partida (9-9)

11′ – Grande remate de Martim (7-6)

8′ – Iguala o Fuchse (5-5)

1′ – Martim Costa abre o marcador (1-0) 

1′ – Arranca a partida na Casa das Modalidades. Força, Sporting! 

0′ – A turma de Alvalade sai para aquecimento no Pavilhão João Rocha.


0′ – Este será o quinto confronto entre os dois emblemas, com os leões em vantagem: três vitórias, uma derrota.

0′ – Já o oponente venceu o Rhein-Neckar Lowen, por 34-27.

0′ – Os comandados de Ricardo Costa vêm de uma vitória por 38-25, frente ao Póvoa.

0' - Veszprém, Dínamo de Bucareste, PSG (seis), Pelister (um) Wilsa Plock e Fredericia (zero), fecham as contas.

0' - Neste momento, o Clube de Alvalade é primeiro do grupo, com sete pontos. O adversário ocupa o terceiro lugar, com seis.

0′ – O Leonino leva até si todas as emoções da quinta jornada do grupo A da Liga dos Campeões.

0′ – A equipa de andebol do Sporting defronta o Fuchse Berlim esta quinta-feira, dia 17 de outubro, pelas 19h45, no Pavilhão João Rocha.


Modalidades

Sporting vence com final emocionante e garante primeiros pontos nas competições europeias

Apesar de terem estado quase toda a partida na frente do marcador, verdes e brancos viram adversário igualar encontro, mas últimos minutos foram decisivos

Sporting vence Dnipro na FIBA Europe Cup
Sporting vence Dnipro na FIBA Europe Cup

  |

Icon Comentário0

A equipa de basquetebol do Sporting venceu o Dnipro, por 68-57, esta quarta-feira, dia 16 de outubro, em jogo da segunda jornada do grupo D da FIBA Europe Cup. Num encontro disputado no Pavilhão João Rocha, os leões sofreram uma derrota pesada diante da turma italiana. Veja AQUI como decorreu a partida.


Os verdes e brancos entraram melhor e, após o primeiro período, venciam por 21-15. No entanto, o adversário 'cresceu' no jogo e diminuiu a desvantagem. Aquando da buzina para intervalo, os leões só tinham um ponto de vantagem perante os ucranianos (32-31).


Nos últimos 20 minutos do duelo, o Dnipro ainda esteve na frente do marcador em algumas ocasiões. No entanto, o quarto período dos verdes e brancos foi avassalador. Com 16 pontos de vantagem a pouco tempo do final, a vitória ficou no Pavilhão João Rocha.


O grande destaque do emblema leonino no encontro foi Ludgy Debaut. O poste francês fez um duplo-duplo, somando 17 pontos e 12 ressaltos. Nick Ward (13 pontos e 9 ressaltos), André Cruz (12 pontos e seis ressaltos) e Reggie Johnson (nove pontos) também estiveram em bom plano.

Com esta vitória - a segunda em quatro jogos na presente temporada - o Sporting passa a somar três pontos no Grupo D da FIBA Europe Cup. Dínamo Sassari (quatro), Anwill (três) e Dnipro (zero), fecham as contas. O próximo jogo da formação leonina é sexta-feira, dia 18 de outubro, novamente frente aos ucranianos. A partida joga-se pelas 19h30, no Pavilhão João Rocha.




envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Basquetebol (FIBA Europe Cup): Dnipro - Sporting ao minuto
Modalidades

Basquetebol (FIBA Europe Cup): Dnipro - Sporting ao minuto

 

Icon Comentário0
Sem espinhas! Sporting vence na Roménia por 3-1 e está na próxima fase das competições europeias
Modalidades

Sem espinhas! Sporting vence na Roménia por 3-1 e está na próxima fase das competições europeias

 

Icon Comentário0
Voleibol (CEV Challenge Cup): Zalau - Sporting ao minuto
Modalidades

Voleibol (CEV Challenge Cup): Zalau - Sporting ao minuto

 

Icon Comentário0