Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futsal
04 Mai 2021 | 12:56 |
O Sporting conquistou pela segunda vez a Futsal Champions League. Dito, ou escrito, desta forma já tem um peso muito grande na história do Clube, e na do desporto português, mas creio que não faz inteira justiça ao conseguido pela equipa, desde logo porque este segundo troféu foi conseguido num percurso de quatro finais jogadas em cinco anos e é essa consistência que destaca os Leões de entre toda a concorrência europeia. Nestes cinco anos (16/17 a 20/21) o Sporting tem quatro finais e dois troféus, o Inter FS (Espanha) soma duas finais e dois troféus, o Barcelona (Espanha) também tem duas finais, mas só um troféu, o El Pozo Murcia (Espanha) e o Kairat Almaty (Cazaquistão) foram finalistas vencidos. Por isto, este é mais que um troféu, é a afirmação definitiva do Sporting como potência maior do futsal europeu.
Olhando por esta perspetiva, percebe-se melhor o feito do Sporting orientado por Nuno Dias, um treinador de excelência na modalidade, e com um percurso leonino que vai em 20 troféus ao longo de 9 épocas (e a contabilidade continua em aberto). É evidente que fora do Brasil (o país mais forte do Mundo na modalidade) o futsal só tem nível elevadíssimo e grande destaque em Espanha, Portugal e Rússia. Fosse um desporto com expressão em Inglaterra e Alemanha, e tivesse maior nível em França e Itália e o crescimento seria ainda bem maior, tal como o impacto europeu destes títulos.
Seja como for, em Portugal o futsal é já uma das modalidades que mais adeptos chama aos pavilhões e que mais praticantes consegue reunir. E neste capítulo, o Sporting capta desde há muitos anos a atenção quer dos seus adeptos (modalidade de pavilhão com maiores assistências), quer dos miúdos que pretendem ser alguém neste jogo.
O capitão João Matos (fez o golo que colocou o Sporting à frente do Barcelona por 3-2) entrou no Clube em 2002/03, então como sub-17. É a figura maior em termos de mística leonina e de certeza que a tem passado bem aos jovens que cresceram a vê-lo na quadra e hoje estão a seu lado. Como Erick (fez o segundo golo), chegado ao Sporting em 12/13, como sub-19, ou Zicky (marcou o primeiro golo) que festejou no pavilhão o título de 2019 e já era júnior, depois de entrar no Clube em 13/14 com 12 anos. Ou Tomás Paçó (entrou em 11/12 como sub-13), que fez a assistência para o golo de Zicky. Impressionante que numa modalidade dominada pelo supertalento brasileiro (e como nós beneficiamos disso com Guitta ou Merlin), o Sporting consiga fabricar em Portugal alguns dos melhores no Mundo do futsal. Essa é uma realidade com anos de evidência. Por isso, Nuno Dias agradeceu a todos aqueles que trabalham e trabalharam nas equipas de base do futsal leonino. Ele sabe, na primeira pessoa, que está a recolher os melhores frutos desse trabalho de excelência.
Num momento em que os sportinguistas estão nos píncaros da felicidade com este segundo título europeu do futsal e com o título do futebol a ser festejado depois do jogo com o Boavista, na próxima terça-feira ou (o mais tardar) depois do desafio na Luz (sábado, 15 de maio), é bom não esquecer que nesse mesmo dia 15 de maio a equipa de hóquei em patins joga com o Benfica a meia-final da Liga Europeia, portanto também pode repetir o título conquistado em 2019, tal como o futsal. Equipas das modalidades alimentadas sobretudo através do pagamento de quotas. Pagamento esse que não deve depender de quem está ou não está à frente do Clube. Ter estas equipas fortes e competitivas na Europa depende muito da vontade de Sócios e adeptos. Pensarmos todos mais na parte desportiva só nos faz ser mais fortes. As questões políticas, não podem, ou não devem, provocar danos colaterais nas modalidades.
Clube da Luz também triunfou, mas Clube de Alvalade parte para duelo da próxima jornada no primeiro lugar da tabela classificativa
04 Out 2025 | 16:39 |
A equipa de futsal do Sporting venceu o Ferreira do Zêzere por 5-0, este sábado, dia 4 de outubro, em jogo da quarta jornada da fase regular Liga Placard. Num duelo disputado no Complexo Municipal dos Desportos Cidade de Almada (casa emprestada, devido à Assembleia Geral que vai decorrer no Pavilhão João Rocha), os leões voltaram a triunfar, depois da goleada na última ronda contra o Rio Ave.
Na primeira parte, o Clube de Alvalade chegou à vantagem por Alex Merlim, aos 11 minutos. O ala desequilibrou na esquerda, tirou um adversário da frente e atirou ainda de fora de área para o 1-0. O segundo surgiu por Wesley (13'). Merlim passou para o internacional brasileiro, que disparou forte rente ao poste,
Na segunda parte, o Sporting ampliou as contas. Aos 22 minutos, Bernardo Paçó tirou dois adversários da frente assistiu para Bruno Pinto para o 3-0. O quarto apareceu aos 33 minutos. Bela jogada coletiva, com a bola a passar pelos cinco elementos da quadra. Rocha amorteceu para Wesley que, à entrada da área, fez o bis. Aos 34', o Sporting fez o 5-0. João Matos, aberto na direita, temporizou e ofereceu a Pauleta que não falhou e colocou o seu nome na lista dos marcadores.
Com esta vitória – a quinta em cinco jogos na nova temporada desportiva – os comandados de Nuno Dias somam 12 pontos e estão no primeiro lugar da tabela. O Benfica está no segundo posto também com 12, mas tem desvantagem na diferença de golos.
O emblema verde e branco vira atenções para a quinta jornada da Liga portuguesa. O Clube de Alvalade vai defrontar o Benfica. O encontro diante da turma liderada por Cassiano Klein está marcado para sábado, dia 11 de outubro, às 17h00, no Pavilhão Fidelidade.
Clube de Alvalade não deu hipóteses ao adversário em Vila do Conde; Rta final revelou-se num autêntico festival de golos para os leões
28 Set 2025 | 19:36 |
A equipa de futsal do Sporting venceu o Rio Ave por 9-0, este domingo, dia 28 de setembro, em jogo da terceira jornada da fase regular Liga Placard. Num duelo disputado no Pavilhão de Desportos de Vila do Conde, os leões voltaram a triunfar, depois da vitória na última ronda contra o Braga.
Na primeira parte, o Clube de Alvalade chegou à vantagem por Taynan, que marcou de grande penalidade, aos 8 minutos. O Rio Ave respondeu de forma tímida, com Pedro Rodrigues em evidência, mas sem conseguir materializar em golos as oportunidades criadas.
Na segunda parte, o Sporting entrou decidido a resolver o encontro. Com uma sequência rápida de golos, iniciada por Diogo Santos (21') e seguida por Taynan (23'), os leões dilataram a vantagem. Rocha (28') ampliou para 4-0. A reta final revelou-se um autêntico festival de golos. Tomás Paçó (32' e 36'), Wesley (33'), Rúben Freire (35') e Bruno Pinto (39') também faturaram na partida.
Com esta vitória – a quarta em quatro jogos na nova temporada desportiva – os comandados de Nuno Dias somam nove pontos e estão no primeiro lugar da tabela. O Benfica tem seis, mas menos uma partida disputada, uma vez que só entra em campo na próxima segunda-feira.
O emblema verde e branco vira atenções para a quarta jornada da Liga portuguesa. O Clube de Alvalade vai defrontar o Ferreira do Zêzere. O encontro diante da turma liderada por Cristiano Coelho está marcado para sábado, dia 4 de outubro, às 15h00, no Pavilhão João Rocha.
Golos do Sporting na vitória ao Braga:
Internacional português é muito utilizado por Nuno Dias, mas não concorda com distinção e dá mérito a companheiro de equipa
26 Set 2025 | 21:45 |
O prémio de melhor jogador português da Liga Placard em 2024/25 foi entregue a Tomás Paçó. O fixo da equipa de futsal do Sporting mostrou-se algo indignado com a distinção, uma vez que somou poucos minutos ao longo da temporada passada.
Tomás Paçó: "Fui considerado o melhor português no campeonato e passei a época quase toda lesionado"
"Não quero que me levem a mal. Fui considerado o melhor português no campeonato e passei a época quase toda lesionado. Fiz 15 jogos em 36. É um pouco falta de respeito a todos os outros jogadores que fizeram 35, 36 jogos", começou por dizer, no podcast Bola Lá.
Sem concordar com o prémio, Tomás Paçó reconheceu o trabalho de Diogo Santos, que acabou de renovar com os leões: "Tem jogadores, por exemplo, o Diogo Santos, que fez uma época fenomenal e é um jovem muito talentoso. Acaba por descredibilizar os outros jogadores e o futsal".
"E desses 15 jogos que fiz, nove foram no playoff, mesmo na fase final. Comentei também nas redes sociais a dizer que era estranho (vencer o prémio), mas pronto", terminou o internacional português, que tem sido um dos jogadores mais regulares desde que se estreou pela equipa principal do Sporting.
Esta temporada, com a Listada verde e branca, Tomás Paçó leva três jogos, participando em todos os encontros oficiais da turma de Nuno Dias. O fixo do Sporting já apontou quatro golos e é, de momento, o melhor marcador da equipa, seguido de Bruno Pinto (três), Taynan, Diogo Santos e Wesley (dois).