Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futsal

MAIS QUE UM TÍTULO

A segunda Futsal Champions League foi conseguida num percurso de quatro finais jogadas em cinco anos. É essa consistência que destaca o Sporting de toda a concorrência

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

O Sporting conquistou pela segunda vez a Futsal Champions League. Dito, ou escrito, desta forma já tem um peso muito grande na história do Clube, e na do desporto português, mas creio que não faz inteira justiça ao conseguido pela equipa, desde logo porque este segundo troféu foi conseguido num percurso de quatro finais jogadas em cinco anos e é essa consistência que destaca os Leões de entre toda a concorrência europeia. Nestes cinco anos (16/17 a 20/21) o Sporting tem quatro finais e dois troféus, o Inter FS (Espanha) soma duas finais e dois troféus, o Barcelona (Espanha) também tem duas finais, mas só um troféu, o El Pozo Murcia (Espanha) e o Kairat Almaty (Cazaquistão) foram finalistas vencidos. Por isto, este é mais que um troféu, é a afirmação definitiva do Sporting como potência maior do futsal europeu.


Olhando por esta perspetiva, percebe-se melhor o feito do Sporting orientado por Nuno Dias, um treinador de excelência na modalidade, e com um percurso leonino que vai em 20 troféus ao longo de 9 épocas (e a contabilidade continua em aberto). É evidente que fora do Brasil (o país mais forte do Mundo na modalidade) o futsal só tem nível elevadíssimo e grande destaque em Espanha, Portugal e Rússia. Fosse um desporto com expressão em Inglaterra e Alemanha, e tivesse maior nível em França e Itália e o crescimento seria ainda bem maior, tal como o impacto europeu destes títulos.


Seja como for, em Portugal o futsal é já uma das modalidades que mais adeptos chama aos pavilhões e que mais praticantes consegue reunir. E neste capítulo, o Sporting capta desde há muitos anos a atenção quer dos seus adeptos (modalidade de pavilhão com maiores assistências), quer dos miúdos que pretendem ser alguém neste jogo.


O capitão João Matos (fez o golo que colocou o Sporting à frente do Barcelona por 3-2) entrou no Clube em 2002/03, então como sub-17. É a figura maior em termos de mística leonina e de certeza que a tem passado bem aos jovens que cresceram a vê-lo na quadra e hoje estão a seu lado. Como Erick (fez o segundo golo), chegado ao Sporting em 12/13, como sub-19, ou Zicky (marcou o primeiro golo) que festejou no pavilhão o título de 2019 e já era júnior, depois de entrar no Clube em 13/14 com 12 anos. Ou Tomás Paçó (entrou em 11/12 como sub-13), que fez a assistência para o golo de Zicky. Impressionante que numa modalidade dominada pelo supertalento brasileiro (e como nós beneficiamos disso com Guitta ou Merlin), o Sporting consiga fabricar em Portugal alguns dos melhores no Mundo do futsal. Essa é uma realidade com anos de evidência. Por isso, Nuno Dias agradeceu a todos aqueles que trabalham e trabalharam nas equipas de base do futsal leonino. Ele sabe, na primeira pessoa, que está a recolher os melhores frutos desse trabalho de excelência.

Num momento em que os sportinguistas estão nos píncaros da felicidade com este segundo título europeu do futsal e com o título do futebol a ser festejado depois do jogo com o Boavista, na próxima terça-feira ou (o mais tardar) depois do desafio na Luz (sábado, 15 de maio), é bom não esquecer que nesse mesmo dia 15 de maio a equipa de hóquei em patins joga com o Benfica a meia-final da Liga Europeia, portanto também pode repetir o título conquistado em 2019, tal como o futsal. Equipas das modalidades alimentadas sobretudo através do pagamento de quotas. Pagamento esse que não deve depender de quem está ou não está à frente do Clube. Ter estas equipas fortes e competitivas na Europa depende muito da vontade de Sócios e adeptos. Pensarmos todos mais na parte desportiva só nos faz ser mais fortes. As questões políticas, não podem, ou não devem, provocar danos colaterais nas modalidades.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting empata (5-5) na jornada em atraso e não consegue aproximar-se do Benfica na liderança
Modalidades

Sporting empata (5-5) na jornada em atraso e não consegue aproximar-se do Benfica na liderança

 

Icon Comentário0
Oficial! Rúben Freire é reforço do Sporting, mas preço é... desconhecido
Modalidades

Oficial! Rúben Freire é reforço do Sporting, mas preço é... desconhecido

 

Icon Comentário0
Veio para colmatar vaga de Pany Varela no Sporting e garante: "Podem contar comigo"
Modalidades

Veio para colmatar vaga de Pany Varela no Sporting e garante: "Podem contar comigo"

 

Icon Comentário0