Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

A NOTÍCIA DA SEMANA

Todos os adversários do Sporting querem ser destaque na Comunicação Social, mas, para já, apenas dois o conseguiram

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Tirar pontos ao Sporting é, nos dias que correm, o sonho das equipas da Liga que não têm por ambição lutar pelo título ou lugares da Liga dos Campeões. Fazer escorregar o líder garante estatuto de notícia da semana e, por isso, é natural que exista um imenso pelotão de equipas a lutar para conquistar esse destaque na Comunicação Social.


Só que jornada após jornada o Sporting consegue ser competente e destruir o desejo dos opositores. Claro que a cada semana as dificuldades aumentam. Por isso esteve perto o empate em Tondela, como já estivera frente ao Santa Clara (ou, se recuarmos mais um pouco, em Barcelos). Tais dificuldades dão ainda mais brilho ao percurso leonino, de tal forma que este sonho, até ao momento, apenas bafejou dois concorrentes (para FC Porto, Benfica ou Sp. Braga empatar ou ganhar ao Sporting é visto como normal e não como feito extraordinário, embora este ano...). E, diga-se, sem grande prejuízo para os Leões.


A 5 de dezembro, num jogo muito polémico, o Famalicão (hoje na penúltima posição) travou o líder num empate 2-2. As consequências não foram dramáticas, afinal o Sporting ficou com 2 pontos de vantagem sobre Benfica, 4 sobre FC Porto e 5 sobre o Sp. Braga. O empate caseiro (1-1) cedido perante o Rio Ave, mês e meio depois, foi também ele inócuo, uma vez que a vantagem para FC Porto e Benfica ficou nos 4 pontos e para o Sp. Braga cifrou-se em 9 pontos.


Agora que entramos no último terço da Liga com vantagem de 10 pontos sobre FC Porto, 11 sobre Sp. Braga e 13 sobre Benfica, vale a pena lembrar estes dados porque uma equipa que em dois terços de prova cede apenas 8 pontos, dificilmente perderá isso ou mais em 11 desafios (a não ser que ocorra algo de muito extraordinário, como lesões e castigos e catadupa, o que não é provável), para mais quando já nem tem de jogar com o concorrente mais próximo.

Nos vários fóruns de sportinguistas a que vou dando atenção, noto uma certa preocupação perante o facto de ainda termos de ir a Braga e à Luz. Ok, verdade, são dois jogos de elevado grau de dificuldade, onde de forma natural se perdem pontos. Acontece que, por exemplo, antes do Sp. Braga-Sporting realiza-se um Sp. Braga-Benfica. Logo aí, e desde que o Sporting continue a fazer bem o seu trabalho, no final da próxima jornada algum destes adversários (ou os dois) estará ainda mais atrasado em relação ao líder. E antes do Benfica-Sporting ainda há um Benfica-FC Porto, logo a equação volta a repetir-se.


No último terço de campeonato um líder com tal avanço não perde o título. Note-se que nos últimos 10 anos, apenas em duas ocasiões o primeiro classificado foi incapaz de segurar a posição na reta final. Mas o FC Porto de 18/19 entrou nesta fase apenas um ponto à frente do Benfica; e o Sporting 15/16 também só tinha 3 pontos à maior sobre o 2º que era o Benfica.

No ano de estreia no Chelsea, algures no mês de fevereiro, creio, José Mourinho disse numa conferência de imprensa que ia ser campeão e até apontou os dias. Era na jornada x ou na jornada y, sublinhou. Não foi um exercício de arrogância. Limitou-se a olhar para a vantagem que tinha, aos adversários que faltava defrontar e fez as contas. Acertou em cheio na previsão. Rúben Amorim, como bem sabemos, não é dado a esses jogos mentais. Prefere um discurso menos agressivo, mais respeitoso, se quiserem. Mas se ele dissesse que o Sporting vai entrar na Luz já como campeão, logo sem precisar dos pontos do dérbi, eu não lhe levava a mal. Porque na minha previsão é isso mesmo que vai acontecer.


Clube

Sporting avança com o novo Estádio José Alvalade; Empresa de design revelou todos os detalhes

Reduto do Clube de Alvalade está a ser alvo de obras de renovação, que fazem parte do Alvalade 2.0, levado a cabo pelo Presidente Frederico Varandas

Empresa encarregue do design do projeto Alvalade 2.0 partilhou todos os detalhes para o renovado estádio do Sporting
Empresa encarregue do design do projeto Alvalade 2.0 partilhou todos os detalhes para o renovado estádio do Sporting

  |

Icon Comentário0

A Fenwick Iribarren Architects especificou todos os detalhes da transformação do estádio do Sporting, que já está a decorrer. A empresa de design encarregue do desenho do projeto Alvalade 2.0, levado a cargo pela direção presidida por Frederico Varandas, partilhou os pormenores dos desenhos para o reduto leonino.


Através de uma publicação no site Vía Construcción, a Fenwick Iribarren Architects partilhou as especificidades dos planos para renovar o estádio do Sporting, apelidado de Alvalade 2.0: ”O projeto, juntamente com uma equipa internacional de experiência em construção, engenharia e consultoria desportiva, transformará o recinto numa autêntica 'experiência imersiva' para os adeptos do clube. O redesenho arquitetónico do estádio do Sporting começa a ganhar forma”


“A reforma do estádio implicará uma autêntica reinvenção da experiência do futebol, já que permitirá aos adeptos aceder a salas exclusivas com catering gourmet, poder ver de perto  os jogadores quando entram no estádio e desfrutar de novos lugares VIP, para viver uma experiência de primeira classe no estádio, algo único em Portugal. Isto irá convertê-lo num estádio do século XXI”, fazendo referência assim às novas condições do Estádio José Alvalade.


Além dos novos espaços do estádio, a empresa de design falou também das mudanças estruturais do renovado reduto do Sporting: ”Em termos arquitetónicos, a mudança mais significativa do estádio, e que irá afetar mais os utilizadores do edifício , é a eliminação do atual fosso situado à volta do relvado."

“O novo desenho do estádio trouxe consigo avançados estudos tecnológicos para cumprir com os critérios técnicos exigidos pela FIFA e para otimizar as condições de visibilidade e sonoridade do estádio. Foram efetuados diversos estudos paramétricos com 3D com o objetivo de conseguir o equilíbrio perfeito entre o aumento da capacidade da bancada mais baixa com a descida da zona do terreno de jogo”, fazendo assim referência às obras que estão, neste momento, a ser realizadas em Alvalade. Conheça o resto do projeto Alvalade 2.0 aqui.



Clube

Relvado do Estádio do Sporting está irreconhecível: Todos os detalhes

Planos da direção de Frederico Varandas procuram a modernização do novo José de Alvalade e as obras avançam a todo o gás

Com as remodelações a seguirem a todo o vapor, o tapete verde do estádio do Sporting está irreconhecível
Com as remodelações a seguirem a todo o vapor, o tapete verde do estádio do Sporting está irreconhecível

  |

Icon Comentário0

Tal como é visível através de uma foto que circula pelas redes sociais, a remoção do relvado do Estádio José Alvalade avança a todo o vapor, naquela que é uma das muitas fases do projeto de renovação do reduto do Sporting, levado a cabo pelo Presidente Frederico Varandas e a sua direção.


Com o Sporting a terminar a temporada e depois da final da Liga dos Campeões Feminina, fecharam-se as atividades no Estádio José Alvalade. A direção de Frederico Varandas aproveitou para continuar a remoção do relvado dos leões, que se encontra num estado mais avançado do que foi noticiado no dia de ontem.


O relvado do Estádio de Alvalade está  irreconhecível, já não existindo o habitual tapete verde para a prática de futebol. Atualmente o espaço está ocupado por areia, terra e as máquinas que trabalham na intervenção como escavadoras e camiões. Para facilitar as obras, foram também tiradas as balizas, placares publicitários e bancos de suplentes.


A remoção do relvado é o primeiro passo para o desnivelamento do campo de jogo, uma obra necessária para a o cobrimento do fosso do Estádio de Alvalade. Nos próximos meses estão também planeadas intervenções nas várias bancadas e na Praça Centenário, num projeto que deverá custar aos cofres do Sporting cerca de 50 milhões de euros.

O projeto Alvalade 2.0 começou já em 2021, com a alteração das cadeiras originais em troca de uma bancada completamente verde, já em 2023 deu-se a pintura dos corrimãos e escadas do Estádio. As obras mais recentes passaram por um novo sistema de iluminação, que foi estreado no início da temporada 2024/25. Está disponível o restante planeamento das obras, que pode conferir aqui.



Clube

Já arrancou a nova fase de obras no Estádio do Sporting! Todos os detalhes

José de Alvalade terá um aspeto renovado muito diferente ao que foi construído em 2003 e o processo de obras continua no reduto dos leões

O projeto Alvalade 2.0 continua e estádio do Sporting já está a sofrer novas remodelações desde o final da temporada
O projeto Alvalade 2.0 continua e estádio do Sporting já está a sofrer novas remodelações desde o final da temporada

  |

Icon Comentário0

Como se pode ver através de uma foto que já circula nas redes sociais, o Sporting já avançou para a remoção do relvado do Estádio José Alvalade, uma das muitas fases do projeto de remodelação da sua casa levado a cabo pelo Presidente Frederico Varandas.


Com o final da temporada do Sporting e o acolher da final da Liga dos Campeões feminina - marcada por um episódio caricato - em que o Arsenal derrotou o Barcelona por 1-0, no dia 24 de maio, as remodelações do Estádio José Alvalade retomaram. Desta vez, as obras visam a retirada e desnivelamento do relvado, que são parte do processo de eliminar o fosso.


O desnivelamento do relvado e o cobrir do fosso não serão as únicas alterações no Estádio José de Alvalade. Ao longo dos próximos meses estão também planeadas intervenções nas várias bancadas e, também, algumas obras na Praça Centenário, num projeto que deverá custar aos cofres do Sporting um valor de 50 milhões de euros.


O projeto Alvalade 2.0 começou já em 2021, com a alteração das cadeiras originais em troca de uma bancada completamente verde, já em 2023 deu-se a pintura dos corrimãos e escadas do Estádio. As obras mais recentes passaram pela retirada dos marcadores eletrónicos e um novo sistema de iluminação, que foi estreado no início da temporada 2024/25.

A foto da remoção do relvado do Estádio José de Alvalade foi partilhada por uma página de apoio ao Sporting, na rede social X, em que se pode ver uma máquina escavadora a retirar o tapete verde do estádio dos verdes e brancos, tal como pode ver na publicação:



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Oficial! Sporting anuncia nova camisola principal para 2025/26
Clube

Oficial! Sporting anuncia nova camisola principal para 2025/26

 

Icon Comentário0
Nuno Deus e Miguel Deus fazem história no Premier Padel! Dupla do Sporting em grande
Clube

Nuno Deus e Miguel Deus fazem história no Premier Padel! Dupla do Sporting em grande

 

Icon Comentário0
1 milhão! Sporting celebra feito histórico com número chorudo
Clube

1 milhão! Sporting celebra feito histórico com número chorudo

 

Icon Comentário0