Clube
Sporting mostra-se "tão grande como os maiores da Europa" e atinge feito inédito em Portugal
10 Abr 2026 | 17:52
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
16 Mar 2021 | 11:56 |
Tirar pontos ao Sporting é, nos dias que correm, o sonho das equipas da Liga que não têm por ambição lutar pelo título ou lugares da Liga dos Campeões. Fazer escorregar o líder garante estatuto de notícia da semana e, por isso, é natural que exista um imenso pelotão de equipas a lutar para conquistar esse destaque na Comunicação Social.
Só que jornada após jornada o Sporting consegue ser competente e destruir o desejo dos opositores. Claro que a cada semana as dificuldades aumentam. Por isso esteve perto o empate em Tondela, como já estivera frente ao Santa Clara (ou, se recuarmos mais um pouco, em Barcelos). Tais dificuldades dão ainda mais brilho ao percurso leonino, de tal forma que este sonho, até ao momento, apenas bafejou dois concorrentes (para FC Porto, Benfica ou Sp. Braga empatar ou ganhar ao Sporting é visto como normal e não como feito extraordinário, embora este ano...). E, diga-se, sem grande prejuízo para os Leões.
A 5 de dezembro, num jogo muito polémico, o Famalicão (hoje na penúltima posição) travou o líder num empate 2-2. As consequências não foram dramáticas, afinal o Sporting ficou com 2 pontos de vantagem sobre Benfica, 4 sobre FC Porto e 5 sobre o Sp. Braga. O empate caseiro (1-1) cedido perante o Rio Ave, mês e meio depois, foi também ele inócuo, uma vez que a vantagem para FC Porto e Benfica ficou nos 4 pontos e para o Sp. Braga cifrou-se em 9 pontos.
Agora que entramos no último terço da Liga com vantagem de 10 pontos sobre FC Porto, 11 sobre Sp. Braga e 13 sobre Benfica, vale a pena lembrar estes dados porque uma equipa que em dois terços de prova cede apenas 8 pontos, dificilmente perderá isso ou mais em 11 desafios (a não ser que ocorra algo de muito extraordinário, como lesões e castigos e catadupa, o que não é provável), para mais quando já nem tem de jogar com o concorrente mais próximo.
Nos vários fóruns de sportinguistas a que vou dando atenção, noto uma certa preocupação perante o facto de ainda termos de ir a Braga e à Luz. Ok, verdade, são dois jogos de elevado grau de dificuldade, onde de forma natural se perdem pontos. Acontece que, por exemplo, antes do Sp. Braga-Sporting realiza-se um Sp. Braga-Benfica. Logo aí, e desde que o Sporting continue a fazer bem o seu trabalho, no final da próxima jornada algum destes adversários (ou os dois) estará ainda mais atrasado em relação ao líder. E antes do Benfica-Sporting ainda há um Benfica-FC Porto, logo a equação volta a repetir-se.
No último terço de campeonato um líder com tal avanço não perde o título. Note-se que nos últimos 10 anos, apenas em duas ocasiões o primeiro classificado foi incapaz de segurar a posição na reta final. Mas o FC Porto de 18/19 entrou nesta fase apenas um ponto à frente do Benfica; e o Sporting 15/16 também só tinha 3 pontos à maior sobre o 2º que era o Benfica.
No ano de estreia no Chelsea, algures no mês de fevereiro, creio, José Mourinho disse numa conferência de imprensa que ia ser campeão e até apontou os dias. Era na jornada x ou na jornada y, sublinhou. Não foi um exercício de arrogância. Limitou-se a olhar para a vantagem que tinha, aos adversários que faltava defrontar e fez as contas. Acertou em cheio na previsão. Rúben Amorim, como bem sabemos, não é dado a esses jogos mentais. Prefere um discurso menos agressivo, mais respeitoso, se quiserem. Mas se ele dissesse que o Sporting vai entrar na Luz já como campeão, logo sem precisar dos pontos do dérbi, eu não lhe levava a mal. Porque na minha previsão é isso mesmo que vai acontecer.
Leões voltaram a aparecer ligados a um processo disciplinar que também envolve o sócio do Benfica e o presidente do Porto
14 Abr 2026 | 16:37 |
O Conselho de Disciplina da FPF decidiu avançar com a junção de dois processos disciplinares que envolvem o presidente do Porto, André Villas-Boas, após queixas apresentadas em momentos distintos. O caso passou agora para análise conjunta na Comissão de Instrutores, devido à ligação entre as participações.
De um lado está uma participação disciplinar apresentada pelo Sporting, que motivou a abertura de um processo inicial por parte da Secção Profissional do Conselho de Disciplina. Do outro, surge a queixa de João Diogo Manteigas, candidato à presidência do Benfica, que também contestou declarações feitas pelo líder portista na revista Dragões, considerando-as lesivas da sua honra.
A decisão do Conselho de Disciplina foi juntar ambos os processos por existirem factos e conteúdos relacionados entre si. Esta acumulação visa permitir uma análise mais uniforme e coerente das queixas apresentadas contra André Villas-Boas. O dirigente será agora notificado e chamado a prestar esclarecimentos formais no âmbito do procedimento.
Em causa estão declarações proferidas pelo presidente do Porto em contexto público, incluindo passagens polémicas publicadas na Revista Dragões, que motivaram reações por parte dos queixosos. O processo segue agora para a fase de instrução, onde serão avaliadas todas as provas e argumentos apresentados pelas partes envolvidas.
Vale lembrar que o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol instaurou um processo disciplinar Alberto Costa, jogador do Porto, também após uma queixa do Sporting. Em causa está um incidente ocorrido durante o jogo contra o Famalicão, que terminou empatado a duas bolas, onde supostamente o lateral dos dragões terá cuspido no avançado Sorriso.
Presente na primeira edição do Torneio Aurélio Pereira, este domingo, Presidente leonino falou sobre a atualidade verde e branca
12 Abr 2026 | 16:11 |
Presente no I Torneio Aurélio Pereira, Frederico Varandas considera que o Sporting vive um dos melhores momentos da história. O líder leonino destacou as campanhas europeias de diferentes modalidades leoninas para sustentar a ideia de um momento de pujança.
Frederico Varandas: "Vive-se um dos melhores momentos na história do Sporting"
"Eu acho que é dos melhores momentos da história do Clube. Tem três equipas nos quartos de final da Champions League, em futebol, andebol e hóquei. Temos ainda o futsal nas meias-finais. Isto mostra a consolidação de um projeto desportivo e mostra, inequivocamente, que é um dos melhores momentos da história. Está num momento pujante. Promove não só o desporto, mas também os valores do Sporting", começou por dizer o presidente leonino.
"Queremos estar na decisão das competições. É um orgulho a campanha europeia que fizemos, estamos entre as oito melhores equipas, e a responsabilidade está toda do lado de lá", acrescentou ainda Frederico Varandas, atirando a pressão para o lado do Arsenal, antes da segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, depois da vitória inglesa em Alvalade, por 1-0.
Frederico Varandas: "Aurélio Pereira ficará na história do Sporting como uma das pessoas mais queridas e importantes da história do futebol"
O presidente do Sporting falou aos jornalistas após a final da primeira edição do Torneio Aurélio Pereira, no escalão sub-13. O Real Betis conquistou a prova, ao vencer os leões por 4-2. "É a melhor maneira de o homenagear, nestes moldes, com um torneio de referência. Ficará na história do Sporting como uma das pessoas mais queridas e mais importantes da história do futebol. Já agora parabéns ao Betis. Foi a primeira edição do torneio e vamos continuar", garantiu.
Acompanhado pelos embaixadores do torneio, Rui Patrício e Adrien Silva, Frederico Varandas entregou à família de Aurélio Pereira um quadro assinado por todos os jogadores que participaram nesta primeira edição. Um presente recebido pelo irmão do homenageado, Carlos Pereira, pelas filhas Mafalda e Rute, e também pelos netos Tomás e Filipe.
Líder máximo dos verdes e brancos endereçou as recentes palavras do homólogo portista, à margem do Torneio Aurélio Pereira, este domingo
12 Abr 2026 | 14:25 |
Frederico Varandas respondeu às declarações de André Villas-Boas, revelando também um episódio ocorrido na reunião na Federação Portuguesa de Futebol, depois de o dirigente portista ter mencionado um pedido de desculpas do líder leonino. As palavras surgiram no Estádio Universitário de Lisboa, após a final sub-13 do Torneio Aurélio Pereira, onde o Real Betis venceu o Sporting por 4-2. Confira tudo o que disse.
"Villas-Boas também vai dizer publicamente que o Apito Dourado é uma vergonha?"
"Há um ano, estávamos em eleições para a Liga, e os quatro presidentes de Sporting, Benfica, Porto e Braga estiveram com um acompanhante cada - eu, com Salgado Zenha; Rui Costa com Nuno Catarino; Villas-Boas com Pereira da Costa e António Salvador com André Viana - numa reunião num hotel em Gaia, para entrevistarmos os candidatos à presidência, João Fonseca e Reinaldo Teixeira. Quando entrevistámos o agora presidente, Reinaldo Teixeira, Villas-Boas disse: "Uma coisa extremamente importante para nós, Porto, é a verdade desportiva e os casos de justiça. O presidente da Liga tem de ter mão de ferro". Villas-Boas virou-se para Rui Costa e disse: "Isto afeta os dois. Não tenho problemas em dizer que o Apito Dourado e o caso dos e-mails são uma vergonha, por isso queria que o presidente da Liga dissesse que isto não pode voltar a acontecer". Eu agora pergunto: Villas-Boas também vai dizer publicamente que o Apito Dourado é uma vergonha?"
"Mas isso foi antes da visita do Sporting ao Dragão e antes da visita do andebol"
"Houve uma reunião promovida por Pedro Proença com os presidentes de Sporting, Porto, Benfica e Braga. Foi uma reunião positiva, construtiva, para falar de reformas. Proença apelou também aos clubes para que tivessem responsabilidade. Na despedida até pedi desculpa por alguns excessos no passado, nomeadamente com o presidente do Porto. Mas isso foi antes da visita do Sporting ao Dragão e antes da visita do andebol"
"Não vi nenhuma pergunta respondida"
"Ouvi com grande interesse as declarações do presidente do Porto após a reunião com a Ministra. Não vi nenhuma pergunta respondida. Vi um argumento um pouco ridículo, que é comparar o comportamento de um adepto, com comportamentos de uma estrutura profissional. Vi um grave atentado à liberdade de expressão, com condicionamento a comentadores e jornalista, pedia que enviasse para o presidente da associação de jornalistas de desporto, Manuel Queiroz, que estava de férias da Pascoa e não assistiu. E vejo ainda pior, talvez: ainda gozou com o estado clínico do treinador, com a delegada e com um jogador. Não vi nenhuma situação esclarecida"
"E o Sporting vai ficar calado? Então quem defende o Sporting?"
"Reparei que muitas pessoas, até a dizerem que isto já chega para Sporting e Porto. O Sporting não começou nada. Um clube agrediu e outro foi agredido. O Sporting recebe bem as equipas, não passa vídeos nos balneários dos árbitros. Não tem adversários que se sentem mal no Pavilhão João Rocha. Sinto silêncio e inação de quem dirige o desporto. E o Sporting vai ficar calado? Então quem defende o Sporting?".
Confira as declarações na íntegra:
Sporting mostra-se "tão grande como os maiores da Europa" e atinge feito inédito em Portugal
10 Abr 2026 | 17:52
Os "cinco casos" que Varandas levou à Ministra para serem respondidos na polémica Porto - Sporting
02 Abr 2026 | 09:05
Villas-Boas diz que Varandas foi fazer "figurinhas" e ironiza postura do Presidente do Sporting
01 Abr 2026 | 18:47