Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

A NOTÍCIA DA SEMANA

Todos os adversários do Sporting querem ser destaque na Comunicação Social, mas, para já, apenas dois o conseguiram

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Tirar pontos ao Sporting é, nos dias que correm, o sonho das equipas da Liga que não têm por ambição lutar pelo título ou lugares da Liga dos Campeões. Fazer escorregar o líder garante estatuto de notícia da semana e, por isso, é natural que exista um imenso pelotão de equipas a lutar para conquistar esse destaque na Comunicação Social.


Só que jornada após jornada o Sporting consegue ser competente e destruir o desejo dos opositores. Claro que a cada semana as dificuldades aumentam. Por isso esteve perto o empate em Tondela, como já estivera frente ao Santa Clara (ou, se recuarmos mais um pouco, em Barcelos). Tais dificuldades dão ainda mais brilho ao percurso leonino, de tal forma que este sonho, até ao momento, apenas bafejou dois concorrentes (para FC Porto, Benfica ou Sp. Braga empatar ou ganhar ao Sporting é visto como normal e não como feito extraordinário, embora este ano...). E, diga-se, sem grande prejuízo para os Leões.


A 5 de dezembro, num jogo muito polémico, o Famalicão (hoje na penúltima posição) travou o líder num empate 2-2. As consequências não foram dramáticas, afinal o Sporting ficou com 2 pontos de vantagem sobre Benfica, 4 sobre FC Porto e 5 sobre o Sp. Braga. O empate caseiro (1-1) cedido perante o Rio Ave, mês e meio depois, foi também ele inócuo, uma vez que a vantagem para FC Porto e Benfica ficou nos 4 pontos e para o Sp. Braga cifrou-se em 9 pontos.


Agora que entramos no último terço da Liga com vantagem de 10 pontos sobre FC Porto, 11 sobre Sp. Braga e 13 sobre Benfica, vale a pena lembrar estes dados porque uma equipa que em dois terços de prova cede apenas 8 pontos, dificilmente perderá isso ou mais em 11 desafios (a não ser que ocorra algo de muito extraordinário, como lesões e castigos e catadupa, o que não é provável), para mais quando já nem tem de jogar com o concorrente mais próximo.

Nos vários fóruns de sportinguistas a que vou dando atenção, noto uma certa preocupação perante o facto de ainda termos de ir a Braga e à Luz. Ok, verdade, são dois jogos de elevado grau de dificuldade, onde de forma natural se perdem pontos. Acontece que, por exemplo, antes do Sp. Braga-Sporting realiza-se um Sp. Braga-Benfica. Logo aí, e desde que o Sporting continue a fazer bem o seu trabalho, no final da próxima jornada algum destes adversários (ou os dois) estará ainda mais atrasado em relação ao líder. E antes do Benfica-Sporting ainda há um Benfica-FC Porto, logo a equação volta a repetir-se.


No último terço de campeonato um líder com tal avanço não perde o título. Note-se que nos últimos 10 anos, apenas em duas ocasiões o primeiro classificado foi incapaz de segurar a posição na reta final. Mas o FC Porto de 18/19 entrou nesta fase apenas um ponto à frente do Benfica; e o Sporting 15/16 também só tinha 3 pontos à maior sobre o 2º que era o Benfica.

No ano de estreia no Chelsea, algures no mês de fevereiro, creio, José Mourinho disse numa conferência de imprensa que ia ser campeão e até apontou os dias. Era na jornada x ou na jornada y, sublinhou. Não foi um exercício de arrogância. Limitou-se a olhar para a vantagem que tinha, aos adversários que faltava defrontar e fez as contas. Acertou em cheio na previsão. Rúben Amorim, como bem sabemos, não é dado a esses jogos mentais. Prefere um discurso menos agressivo, mais respeitoso, se quiserem. Mas se ele dissesse que o Sporting vai entrar na Luz já como campeão, logo sem precisar dos pontos do dérbi, eu não lhe levava a mal. Porque na minha previsão é isso mesmo que vai acontecer.


Clube

Nuno Deus e Miguel Deus fazem história no Premier Padel! Dupla do Sporting em grande

Com triunfo confortável em partida na qual não eram favoritos, irmãos que assinaram com o Clube de Alvalade avançam para os oitavos-de-final da prova

Nuno Deus e Miguel Deus, atletas do Sporting, conquistam vitória dura no Premier Padel e vão disputar oitavos-de-final
Nuno Deus e Miguel Deus, atletas do Sporting, conquistam vitória dura no Premier Padel e vão disputar oitavos-de-final

  |

Icon Comentário0

Nuno Deus e Miguel Deus estão nos oitavos-de-final do Qatar Major Premier Padel. A dupla, oficializada no Sporting em dezembro, bateu os argentinos Leonel Aguirre e Gonzalo Alfonso por 2-0 (7-6 e 6-4) e apurou-se para a próxima fase do torneio que que teve início no passado dia 11 de abril, terminando a 19 do mesmo mês.


No primeiro set, Nuno Deus e Miguel Deus levaram a melhor no tiebreak. Com seis jogos para cada lado, a dupla do Sporting acabou por conquistar 13 pontos na fase decisiva para passar para a frente do marcador, numa partida para a qual não era favorita.


No último set, apesar de reinar novamente o equilíbrio, os irmãos Deus conseguiram fazer o break aos argentinos para consumar o 5-4. Ao serviço para fechar a partida, a dupla do Sporting não vacilou e conquistou um triunfo magistral no Premier Padel, um dos melhores torneios do Mundo da modalidade.


Com presença garantida nos oitavos-de-final da prova - que se disputam na próxima quarta-feira, dia 16 de abril, ainda não tendo hora oficial - os irmãos Deus vão defrontar a equipa composta pelo argentino Leo Augsburger e o espanhol Pablo Cardona. Vale recordar que Leonel Aguirre e Gonzalo Alfonso tinham batido os atletas do Sporting na final do IP Gold Portugal Master, em Paredes, no passado mês de fevereiro.

Nuno Deus e Miguel Deus até começaram melhor na grande final, vendendo os adversários com um 6-3 no primeiro set. No entanto, os sul-americanos acabariam por fazer a reviravolta, com parciais de 6-2 e 6-3, conquistando a vitória no encontro decisivo do torneio. 



Clube

1 milhão! Sporting celebra feito histórico com número chorudo

Verdes e brancos atingiram feito impressionante e fizeram questão de congratular adeptos por ajudarem a alcançar marca redonda no Clube de Alvalade

Sporting atinge marca redonda e importante e parabeniza adeptos pela ajuda numa caminhada de sucesso recente
Sporting atinge marca redonda e importante e parabeniza adeptos pela ajuda numa caminhada de sucesso recente

  |

Icon Comentário0

O Sporting atingiu a marca impressionante de um milhão de seguidores no X (antigo Twitter), consolidando o seu crescimento digital e o impacto junto dos adeptos. Este registo histórico confirma a ascensão do Clube verde e branco nos últimos anos, não só nas modalidades, mas também na forma como se aproxima da sua massa adepta através das redes sociais.


Além do crescimento no X, o Sporting soma já quase três milhões de seguidores no Instagram, onde partilha momentos únicos entre jogadores, bastidores especiais, homenagens, imagens da "Onda Verde" espalhada pelo mundo e histórias que unem ainda mais o Clube aos seus adeptos. O Campeão Nacional continua a reforçar esta ligação próxima com os Sportinguistas, celebrando cada conquista dentro e fora das quatro linhas.


O apoio incansável da massa adepta é visível não só nos estádios e pavilhões, mas também nos milhares de ‘likes’, comentários e partilhas diárias, que transformam cada publicação num verdadeiro mural de apoio e paixão leonina.


Em campo, o Sporting segue firme na luta pelo título. Após a vitória por 1-0 frente ao Santa Clara, com um golo de Geny Catamo aos 50 minutos, a equipa de Rui Borges mantém-se no topo da Liga Portugal Betclic, com 69 pontos, os mesmos que o rival Benfica, mas vantagem no confronto direto e maior diferença de golos. O foco está agora em garantir o bicampeonato e levantar a Taça de Portugal, com o apoio dos adeptos como combustível essencial para a reta final da época.

Os leões celebraram a marca nas redes sociais, neste que é um ano de grandes decisões. O Clube não só soma vitórias dentro de campo como continua a conquistar no universo digital, onde já se assume como uma das maiores potências nacionais.



Clube

Sporting avança com nova renumeração de sócios: processo arranca já este mês

Clucomeça a 21 de abril e prolonga-se até 31 de maio, numa atualização regular que permite reorganizar a base associativa

Sporting vai avançar com a remuneração de sócios já a partir do dia 21 de abril, processo que se estende até 31 de maio
Sporting vai avançar com a remuneração de sócios já a partir do dia 21 de abril, processo que se estende até 31 de maio

  |

Icon Comentário0

O Sporting anunciou esta sexta-feira que vai avançar com o processo de remuneração de sócios, um procedimento que acontece de cinco em cinco anos. A iniciativa terá início no próximo dia 21 de abril e vai se prolongar até 31 de maio, sendo enviada uma versão digital do novo cartão de associado até ao final do processo. O cartão físico será entregue no início da época 2026/27. 


A última renumeração aconteceu em 2020, no âmbito da campanha “Eu Sou – Renumeração 2020”, e permitiu ao Clube recuperar 8.141 sócios, ao mesmo tempo que angariou cerca de dois milhões de euros em quotizações. Um sinal claro da importância deste processo para a vitalidade financeira e institucional do clube.


Em março de 2024, o Sporting contava com 146.292 associados, dos quais 109.110 eram efetivamente pagantes, números que representam um recorde absoluto para o universo leonino. Estes dados mostram o crescimento sustentado da massa adepta sportinguista, num momento em que o clube atravessa uma fase desportiva positiva. A renumeração tem como objetivo atualizar a base de dados dos sócios e refletir a realidade atual do clube, tendo impacto direto, por exemplo na ordem numérica atribuída a cada associado. Este processo também contribui para a organização de futuras eleições e assembleias gerais. 


O Sporting apela à participação de todos os sócios no processo, reforçando o papel de cada um na vida do clube. Com mais de 146 mil associados registados, os leões reforçam a sua posição como uma das maiores instituições desportivas de Portugal. 

A equipa liderada por Rui Borges vê-se no segundo lugar da tabela classificativa, apenas a dois pontos do seu eterno rival. Com o apoio crescente e sentido dos adeptos nas últimas temporadas, o Sporting prepara-se para os próximos encontros e acredita na conquista do bicampeonato. É de recordar que o apoio dos adeptos tem sido cada vez mais notório nas últimas temporadas. O avançado sueco de 26 anos, Viktor Gyokeres, é a peça-chave da equipa liderada por Rui Borges, e tem vários clubes europeus interessados. O mais certo é que saia este verão de Alvalade. 



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Já há data para funeral de Aurélio Pereira; Lenda do Sporting faleceu aos 77 anos
Clube

Já há data para funeral de Aurélio Pereira; Lenda do Sporting faleceu aos 77 anos

 

Icon Comentário0
Sporting manifesta nota de pesar pela morte de Pedro Batalha Ribeiro
Clube

Sporting manifesta nota de pesar pela morte de Pedro Batalha Ribeiro

 

Icon Comentário0
Sporting despede-se de Aurélio Pereira e fala no enorme legado deixado pelo 'Senhor Formação'
Clube

Sporting despede-se de Aurélio Pereira e fala no enorme legado deixado pelo 'Senhor Formação'

 

Icon Comentário0