Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
16 Dez 2022 | 13:08 |
Dário Essugo, visto como os responsáveis leoninos como o futuro João Palhinha, já terá assinado um novo contrato com o Sporting. Para já, o jovem leão está só à espera de ver oficializada a sua renovação com o Clube de Alvalade.
O médio dos leões, que tem contrato até 2024, será premiado com a prolongação do seu vínculo por mais duas temporadas: 2026. O anúncio apenas ainda não aconteceu por falta de 'agenda' dos leões.
Além de estender o seu vínculo, Essugo vai ser aumentado, mas a sua cláusula de rescisão não irá sofrer alterações, mantendo-se nos 45 milhões de euros. Recorde-se que o jogador ainda é menor de idade – só completando os 18 anos em março de 2023 – e, por isso, vai assinar formalmente por três épocas, mas vai ficar contemplada a opção automática até 2026.
O jovem leão aproveitou as ausências de Hidemasa Morita e Manuel Ugarte, que estiveram no Mundial do Qatar, para se mostrar a Rúben Amorim e ganhar dois jogos a titular (Farense e Rio Ave). Depois de merecer este voto de confiança, as condições foram acertadas com os responsáveis leoninos.
Com apenas 17 anos, Essugo – avaliado em 1 milhão de euros – é uma das principais apostas dos leões para o futuro. Esta temporada, já leva quatro jogos na equipa principal do Clube de Alvalade, perfazendo o total de 198 minutos.
Imprensa espanhola encontra-se a avançar que os alemães estão cada vez mais perto de fechar a contratação do alvo prioritário dos leões
19 Jun 2026 | 13:13 |
O Sporting continua empenhado em reforçar o meio-campo para a próxima temporada, mas os planos da SAD liderada por Frederico Varandas podem sofrer alterações nos próximos dias. Com a saída de Morten Hjulmand cada vez mais provável, os leões procuram um novo médio defensivo e mantêm dois nomes no topo da lista: João Palhinha e Sergi Altimira.
Tal como tem sido noticiado, o regresso de Palhinha continua a ser a prioridade dos responsáveis leoninos. No entanto, o internacional português está cada vez mais perto de permanecer em Inglaterra, cenário que complica significativamente as ambições do Sporting e obriga a estrutura a acelerar alternativas.
Nesse contexto, Sergi Altimira ganha ainda mais importância. Segundo o ABC de Sevilha, o Betis já alcançou uma base de entendimento com o RB Leipzig para uma eventual transferência do médio espanhol e aguarda agora uma proposta formal dos alemães, que deverá ultrapassar os 20 milhões de euros.
Perante este cenário, o Sporting poderá ser obrigado a avançar rapidamente se quiser evitar perder um dos alvos preferenciais para o meio-campo. Aos 24 anos, Sergi Altimira é visto como um jogador capaz de oferecer rendimento imediato, fruto da experiência acumulada na La Liga e nas competições europeias, mas também como um ativo com margem de valorização futura.
Do lado do Betis existe ainda pressão para concretizar uma venda relevante até ao final do mês, devido às exigências do fair play financeiro da Liga espanhola. A imprensa local garante que Altimira é um dos principais candidatos a gerar esse encaixe, motivo pelo qual as próximas semanas prometem ser decisivas para o futuro do médio e para os planos do Sporting no mercado.
Antigo treinador dos verdes e brancos terá sido um factor determinante para levar o jogador para o emblema italiano, apesar do interesse de Alvalade
19 Jun 2026 | 12:53 |
Aurelien Guernier, que estava na mira do Sporting, já está em Itália para reforçar o Milan e torna-se no segundo reforço da era Ruben Amorim no clube rossoneri, depois da chegada de Francesco Camarda. O extremo-esquerdo de 18 anos, que terminou contrato com o Birmingham, vai realizar exames médicos antes de assinar um vínculo válido, ao que tudo indica, até junho de 2029.
O jovem francês chega a custo zero depois de ter concluído a ligação ao emblema inglês, onde dividiu a última temporada entre as equipas de sub-18 e sub-21. Considerado uma das maiores promessas da formação do Birmingham, Guernier despertou o interesse de vários clubes europeus ao longo dos últimos meses.
Entre os emblemas atentos à situação do jogador esteve o Sporting. Os leões acompanharam a evolução do extremo e avaliaram a possibilidade de avançar para a sua contratação, aproveitando o facto de ficar livre no mercado.
No entanto, foi o Milan quem conseguiu convencer o atacante graças ao antigo treinador do Sporting. A presença de Ruben Amorim no comando técnico e o projeto apresentado pelos italianos acabaram por pesar na decisão final do jovem futebolista.
Desta forma, o Sporting vê escapar mais um alvo referenciado para o setor ofensivo, enquanto o Milan continua a reforçar-se para a nova temporada. Guernier prepara-se agora para dar o primeiro passo no futebol sénior de alto nível, depois de se destacar nas camadas jovens do Birmingham.
Jogador que esteve em destaque em 2025/26 fará parte das opções da equipa do Clube de Alvalade a partir da próxima temporada desportiva
19 Jun 2026 | 12:39 |
O Sporting garantiu a contratação de Catarino Pascoal para a equipa B. O médio de 18 anos deixa o Atlético Clube de Portugal e vai integrar o plantel agora orientado por Tiago Fernandes, reforçando uma das posições que a estrutura leonina pretendia acautelar para a próxima temporada.
Apesar de ainda ter contrato com o emblema da Tapadinha por mais uma época, o jovem jogador acabou por convencer os responsáveis do Sporting com as exibições realizadas nas últimas temporadas, revela o jornal Record. Catarino Pascoal chega a Alcochete depois de se afirmar como uma das principais figuras da equipa orientada por Pedro D'Oliveira.
Na temporada passada, o médio realizou 24 encontros oficiais pelo Atlético, registando dois golos e três assistências. Uma das exibições que mais chamou a atenção aconteceu na Taça de Portugal, diante do Benfica, no Estádio do Restelo, encontro em que foi titular e permaneceu em campo até aos 78 minutos.
Formado no Alta de Lisboa, Catarino Pascoal passou ainda por Belenenses, CAC e Sacavenense antes de chegar ao Atlético. O jovem destaca-se sobretudo pela capacidade de atuar como médio defensivo, embora também possa desempenhar funções mais adiantadas no terreno, como médio centro.
Aos 18 anos, o novo reforço leonino terá agora a oportunidade de continuar a evolução na estrutura do Sporting, integrando uma equipa B que continuará a servir de ponte entre a formação e o plantel principal dos verdes e brancos.