Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
24 Mar 2025 | 09:42 |
O afastamento do Sporting da fase final do Campeonato Nacional de Juniores, pela primeira vez desde 2002/03, causou surpresa e indignação. Apesar da vitória sobre o Farense (2-0) na última jornada, os leões dependiam de uma combinação de resultados e acabaram eliminados após a vitória do Torreense sobre o Lusitânia dos Açores (4-1). O que para alguns adeptos é um falhanço histórico, para outros torna-se um reflexo de uma mudança de prioridades na formação do Clube.
Os leões vêm apostando no Modelo Centrado no Jogador, um programa que equilibra a evolução desportiva com a educação académica, revela o jornal A Bola. O objetivo não é apenas formar atletas, mas também cidadãos com caráter, valores e disciplina. Esta filosofia já rendeu ao Sporting várias distinções europeias e continua a mostrar resultados dentro e fora de campo.
Esta época, já se estrearam 10 jovens da Academia Cristiano Ronaldo na equipa principal: Geovany Quenda, João Simões, Eduardo Felicíssimo, Alexandre Brito, Lucas Taibo, Henrique Arreiol, Mauro Couto, Lucas Anjos, Kauã Oliveira e José Silva. O 'camisola 57' é o maior destaque, ao disputar os 44 jogos da temporada, que lhe garantiram uma transferência milionária para o Chelsea, num negócio de 52,1 milhões de euros. Além disso, 15 juniores ganharam minutos na equipa B e 25 jogadores dos sub-23 estão a evoluir na Liga Revelação.
Os resultados desportivos também mostram a força da formação leonina. O Sporting alcançou os oitavos-de-final da Youth League e os quartos da Premier League International Cup, sendo a equipa portuguesa com melhor desempenho nessas competições. Além disso, tanto na Liga 3 como na Liga Revelação, os leões continuam a lutar pelo título.
O foco do Sporting passa por assegurar o maior crescimento de talentos possível, para, no futuro, garantir sucesso desportivo na equipa principal e equilibrar as contas do Clube. Quenda torna-se a maior venda de jogadores formados em Alcochete, seguido de Matheus Nunes (47M), Nuno Mendes e João Mário (45M). O maior nome da formação leonina é, inevitavelmente, Cristiano Ronaldo, que dá nome à Academia verde e branca. Para a próxima temporada, Rui Borges já 'espreita' a estreia de mais um jovem, como noticiou o nosso Jornal num Exclusivo Leonino.
Internacional japonês regressou à titularidade depois uma paragem por lesão e conheceram-se alguns dados relativos ao jogador leonino
09 Out 2025 | 06:51 |
Sporting, Hidemasa Morita e a seleção do Japão chegaram a acordo e realizaram um 'pacto' para aquilo que diz respeito às chamadas do médio dos leões para representar o seu país, uma vez que, na última temporada, as pausas para compromissos internacionais deixaram uma grande mossa no jogador.
De acordo com as informações reveladas pelo jornal Record, os verdes e brancos conseguiram fechar um acordo entre todas as partes para que o internacional nipónico não entrasse nas escolhas de Hajime Moriyasu para os jogos frente ao Paraguai (amanhã) e o Brasil (terça-feira), para a Taça Kirin.
Em condições normais, Morita faria parte da lista de convocados, mas tal iria contra o combinado entre Sporting, jogador e Japão, que diz respeito a que o médio seja poupado ao desgaste não só dos jogos, mas das viagens entre Europa e Ásia, uma vez que o 'camisola 5' ainda não recuperou totalmente desde que sentiu dores musculares frente ao Nacional, na terceira jornada da Liga Portugal Betclic.
Assim sendo, a ausência do futebolista verde e branco da convocatória nipónica pode vir a repetir-se, sobretudo porque o Japão já garantiu a sua qualificação para o Mundial 2026, pelo que já não precisa de estar na máxima força e pode dispensar o craque do Sporting. O Clube de Alvalade acredita que as mazelas a que o jogador tem sido sujeito estão altamente relacionadas com as idas à seleção.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita - avaliado em 11 milhões de euros - soma nove partidas. Neste arranque de época, o médio internacional japonês disputou um total de 445 minutos, nos quais assistiu os companheiros por uma ocasião.
Emblema da Premier League tem o jogador dos verdes e brancos referenciado e o próximo mercado de transferências pode trazer novidades
09 Out 2025 | 06:34 |
Zeno Debast está sinalizado pelo Liverpool de Arne Slot na eventualidade de os reds não conseguirem garantir a contratação de Marc Guéhi, internacional inglês que atua no Crystal Palace. O próximo defeso pode trazer novidades sobre o interesse do emblema da Premier League no jogador do Sporting.
A informação foi avançada pelo portal ‘VoetbalNieuws’, da Bélgica, e posteriormente confirmada pelo jornal Record, garantindo que o 'camisola 6' do Clube de Alvalade é uma das quatro alternativas caso o Liverpool falhe a transferência já referida, uma vez que tal já aconteceu no mercado de verão. Fora Debast, também Willian Pacho, Sven Botman e... Ousmane Diomande estão na lista da formação inglesa.
Com esta novidade, quem se mantém bastante alerta é o Anderlech, a quem o Sporting contratou Debast em 2024, por 15,5 milhões de euros - os belgas 'fecharam' ainda uma mais-valia de 15%, o que ainda pode valer algum encaixe na eventualidade de uma venda do jogador.
Por esta altura, fruto de bónus, Debast já custou aos Sporting um valor acima dos 18 milhões de euros: 15,5M fixos e 2M de objetivos individuais e coletivos, o que não fará os leões largarem o jogador com facilidade. O internacional belga tem contrato em Alvalade até 2029, além de uma cláusula de rescisão de 80M.
Por esta altura, o futebolista do Clube de Alvalade está concentrado na sua seleção, uma vez que foi chamado para os embates da Bélgica contra a Macedónia do Norte, de Dimitar Mitrovski - ex avançado da equipa B leonina - (dia 10), em Gent, e País de Gales (13), em Cardiff.
Neste início de temporada, Zeno Debast - avaliado em 30 milhões de euros - soma já 10 partidas oficiais com a camisola do Sporting. O ‘camisola 6’ dos leões regista, até ao momento, 638 minutos de jogo, mas ainda sem qualquer golo ou assistência na conta pessoal.
Ex internacional português assume, aos 38 anos, os 'Capões', estreando-se assim no futebol sénior, após ter pendurado as chuteiras em 2024/25
08 Out 2025 | 23:50 |
O Freamunde anunciou Vitorino Antunes, antigo jogador do Sporting, como treinador para a equipa principal. O ex internacional português assume, aos 38 anos, os 'Capões', estreando-se no futebol sénior após curta experiência nos sub-15 do emblema nortenho.
Antunes terminou a carreira na temporada passada, ao serviço do Paços de Ferreira. Enquanto jogador, além de Leixões e Sporting, também representou emblemas internacionais como Roma, Lecce, Livorno (Itália), Panionios (Grécia), Málaga, Getafe (Espanha), Dínamo de Kiev (Ucrânia).
O Freamunde é, neste momento, o oitavo classificado da Série 1 da Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto, após cinco jornadas. Recorde-se que, em 2023/24, o clube iniciou o percurso na II Divisão distrital, na sequência da separação da SAD.
O ex-defesa esquerdo conta com uma forte ligação ao Freamunde, dado que completou toda a sua formação (entre 1995 e 2006) no clube. A partir daí, seguiram-se inúmeras experiências até terminar a carreira em 2024/2025, após um ano com 36 jogos (seis golos e duas assistências) no Paços de Ferreira.
Antunes, recorde-se, foi contratado pelo Sporting no início da temporada 2020/21 como jogador livre, após ter jogado três temporadas ao serviço do Getafe. Em Alvalade, sob comando técnico de Ruben Amorim, o antigo internacional português realizou 13 jogos, conquistou um Campeonato Nacional e uma Taça da Liga.
Veja a publicação: