Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Sporting prepara a final da Taça de Portugal! O plano de Rui Borges depois da euforia do título

Conjunto verde e branco tem pela frente um difícil teste no jogo decisivo da prova rainha em solo nacional. Treinador dos leões já está ao trabalho

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

21 Mai 2025 | 08:16 |

Icon Comentário0

Depois da conquista do campeonato nacional pela segunda vez consecutiva, seguiram-se dias de festa e euforia para adeptos e plantel do Sporting. Os leões ainda têm, no entanto, um jogo muito importante por disputar esta época - a final da Taça de Portugal - e Rui Borges já definiu o plano de ataque a esse último objetivo da temporada: o volume vai baixar para permitir concentração máxima em Alcochete.


Rui Borges tem, em primeira instância, a missão de colocar o estado de espírito dos jogador para além dos festejos do título. É importante para o treinador do Sporting cortar o barulho que vem do exterior, e não deixar o plantel entrar em euforias - esse será o primeiro grande desafio.


Faltam apenas quatro dias para a final da Taça de Portugal - e será esse o tempo que o Sporting terá para preparar o jogo depois da folga concedida pelo Clube ao plantel, após o término da Liga Portugal Betclic. Sendo assim, ganha ainda mais importância que o treinador consiga cortar o normal ruído depois de uma conquista tão grande, e proteger os jogadores dessas distrações externas.


Uma das medidas que aplicou, para garantir o sucesso da sua missão, foi desativar as redes sociais. O treinador do Sporting não quis estar exposto às várias mensagens que lhe são endereçadas, por estes dias, positivas e negativas, e, segundo A Bola, apagou as suas contas durante este período intenso de decisões.

Rui Borges, que se triunfar na Taça de Portugal também dá a Ruben Amorim a sua primeira conquista na prova rainha, já definiu a dobradinha como outros dos objetivos da época em Alvalade, feito que escapa aos leões desde a temporada 2001/2002.



Futebol

Morita despediu-se de Alvalade com homenagem ao Sporting... no seu braço

Jogador nipónico agradeceu, em lágrimas, aos adeptos por todo o apoio demonstrado ao longo das épocas ao serviço dos leões

No próximo domingo, no Estádio do Jamor, Morita procurará despedir-se do Sporting com a conquista da Taça de Portugal
No próximo domingo, no Estádio do Jamor, Morita procurará despedir-se do Sporting com a conquista da Taça de Portugal

19 Mai 2026 | 14:43 |

Icon Comentário0

Hidemasa Morita despediu-se em lágrimas no último jogo que realizou em Alvalade com a camisola do Sporting. O médio, que está em final de contrato, deverá cumprir o sonho de jogar na Premier League, tendo já em mãos uma proposta do Leeds.


Com a saída praticamente confirmada pelo próprio, na partida diante do Gil Vicente, o nipónico foi substituído aos 73 minutos e, no momento em que deixou o relvado, recebeu uma ovação de pé de todas as bancadas do Estádio José Alvalade, com os adeptos a prestarem-lhe uma sentida homenagem. Em lágrimas, recebeu ainda um abraço emocionado de Rui Borges, treinador que sempre assumiu ser um grande admirador do camisola 5.


Após o final do encontro, Morita recebeu o prémio de homem do jogo e, ainda no relvado, deixou algumas palavras emocionadas: “Este clube é tudo para mim. Não é apenas um clube, é uma família. Voltarei”, afirmou.


Antes de se dirigir, pela última vez, ao balneário dos verdes e brancos, o médio aproveitou para agradecer novamente aos adeptos que permaneciam no estádio, mostrando uma tatuagem com enorme significado. “Saudade” é a palavra que Morita tem tatuada no braço, numa homenagem eterna ao Sporting e a Portugal.

Ao serviço dos leões, o internacional japonês revelou-se determinante em várias ocasiões. Em 165 jogos realizados pela formação de Alvalade, somou 11 golos e 16 assistências. Conquistou dois campeonatos nacionais e uma Taça de Portugal. No próximo domingo, diante do Torreense, espera voltar a erguer a Taça no Jamor, despedindo-se assim do Clube com mais um troféu.



Futebol

Histórico de Manchester arrasa Bruno Fernandes: "Ele não vai ganhar títulos no United"

Antiga lenda da equipa dos red devils não poupou nas críticas ao internacional português, considerando lamentável a sua atitude

Bruno Fernandes, do Manchester United, foi acusado de estar mais focado em bater recordes pessoais do que no rendimento coletivo da equipa
Bruno Fernandes, do Manchester United, foi acusado de estar mais focado em bater recordes pessoais do que no rendimento coletivo da equipa

19 Mai 2026 | 14:02 |

Icon Comentário0

Bruno Fernandes, ex-Sporting, igualou, na última partida, o recorde de assistências numa só edição da Premier League. Desta forma, junta-se ao lote restrito composto por Kevin De Bruyne e Thierry Henry, mas nem assim escapa às críticas.


Roy Keane, lenda do Manchester United, afirmou, em declarações prestadas esta terça-feira, que não compreende a postura e a mentalidade dos jogadores, apontando o dedo ao internacional português por estar mais focado em bater um recorde individual do que em vencer os encontros.


Roy Keane: "Acho que tudo aquilo que ouvi à volta do United durante a semana"


“Acho que tudo aquilo que ouvi à volta do United durante a semana, sinceramente, deixou-me furioso. Toda a conversa era sobre as assistências dele, jogadores a falarem das assistências dele. Ele foi entrevistado depois do jogo e eu estava a vê-lo, e toda a gente falava das assistências dele. Até os próprios jogadores. Toda a discussão após o jogo era sobre as assistências”, começou por dizer Roy Keane, no programa "The Overlap", da Sky Sports.

“O capitão do Manchester United disse: 'Sim, houve algumas vezes em que provavelmente devia ter rematado, mas fiz aqueles passes'. Ele próprio admitiu que devia ter rematado, mas fez passes. Uau! Como é que um futebolista entra num jogo a pensar num recorde individual? Ele vai acabar por conseguir esses números na mesma, mas o facto de isso se ter tornado o principal foco da exibição do Manchester United no fim de semana deixou-me constrangido. Todos os jogadores, quando ele fez a assistência, foram festejar com ele. E o jogador que marcou o golo?!”, questionou, em jeito de crítica, o antigo médio irlandês.


Roy Keane: "Ele não vai ganhar títulos no United com esta mentalidade"

O que se ganha por estar ao nível de De Bruyne e Henry? Nada! Qual é a prioridade quando jogas pelo Manchester United? A prioridade número um? Ganhar títulos! Ele não vai ganhar títulos no United com esta mentalidade. Sofrerem dois golos e está toda a gente em êxtase porque ele igualou um recorde de assistências. É alucinante e um circo!”, reprovou.

Roy Keane aproveitou, ainda, para deixar um exemplo claro daquilo que não gostou de ver na exibição de Bruno Fernandes, destacando o momento em que o internacional português se atirou para o chão depois de ver Mbeumo falhar um lance de golo após ter feito a assistência.

“Adorável. Por que ele foi para o chão? Aí está! Por estar a pensar nele. Estava a pensar nas suas assistências. Por que estava no chão com as mãos no ar?”, lamentou Roy Keane, jogador que representou o United em 480 ocasiões.


Futebol

Pote fora do Mundial 2026? Roberto Martínez justifica com "épocas espetaculares"

Selecionador Nacional comentou as escolhas para a competição, na qual estarão três jogadores do Sporting a representar Portugal

Roberto Martínez justificou as escolhas para o Mundial 2026, tocando no nome de Pote, que acabou por ficar de fora das opções
Roberto Martínez justificou as escolhas para o Mundial 2026, tocando no nome de Pote, que acabou por ficar de fora das opções

19 Mai 2026 | 13:34 |

Icon Comentário0

Roberto Martínez divulgou os convocados de Portugal para o Mundial 2026 nesta terça-feira, dia 19 de maio. Depois da lista apresentada, o selecionador nacional explicou a não chamada de alguns jogadores, tocando no exemplo do nome sonante do Sporting que deixou de fora: Pote.


Roberto Martínez: "Não deixámos ninguém de fora"


"Dizer que não deixámos ninguém de fora. Entram 27 na lista. A complexidade do torneio é muito importante: a temperatura, o fuso horário. Há posições que precisamos de ter mais do dois jogadores por posição. A polivalência de Dalot, Cancelo e Matheus Nunes é importante. Temos o Félix, o Bruno Fernandes, o Bernardo Silva e o Trincão, que jogam entrelinhas", começou por dizer.


Roberto Martínez: " "Há outros jogadores que fizeram épocas espetaculares, como o Pote"

De seguida, Roberto Martínez acabou por tocar no nome de Pedro Gonçalves enquanto justificava: "Há outros jogadores que fizeram épocas espetaculares, como Horta, o Pote, o Mora. Jogadores que jogam nos mesmos terrenos...".


"Gosto muito de falar do processo. Há momentos de recolha de informação, estivemos em jogos ao vivo. Só ontem que tomámos as decisões. O importante é que não haja lesões e que os jogadores possam chegar bem. Fiquei muito satisfeito com a preparação de março, o que permite dar sete dias aos jogadores para poderem desligar. Os jogadores do PSG, com a final da Champions, só chegam no dia 6. Temos um período muito bom para desligar primeiro e depois preparar, ao detalhe, tudo o que precisamos", vincou, sobre a forma como toma decisões.

O Mundial 2026 realiza-se entre 11 de junho e 19 de julho de 2026, nos Estados Unidos, Canadá e México. Será a primeira edição com 48 seleções, 12 grupos e 104 jogos. Portugal está no Grupo K com República Democrática do Congo, Uzbequistão e Colômbia.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Mundial 2026: Roberto Martínez chama trio do Sporting, mas ignora...
Futebol

Mundial 2026: Roberto Martínez chama trio do Sporting, mas ignora...

19 Mai 2026 | 13:06

Icon Comentário0
Gyökeres dá passo importante no Arsenal - Burnley e título está à vista
Futebol

Gyökeres dá passo importante no Arsenal - Burnley e título está à vista

19 Mai 2026 | 09:45

Icon Comentário0
Forma como Pote apareceu no treino gera apreensão no Sporting
Futebol

Forma como Pote apareceu no treino gera apreensão no Sporting

19 Mai 2026 | 12:24

Icon Comentário0