
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A pré-época do Sporting começou esta segunda-feira, dia 1 de julho, no entanto, não foi para todos. Além dos jogadores que ainda faltam chegar para os trabalhos às ordens de Rúben Amorim – como Viktor Gyokeres, Hidemasa Morita, Ousmande Diomande, Morten Hjulmand ou Gonçalo Inácio -, outros não têm ordem de entrar na preparação do plantel.
No caso, o técnico verde e branco já terá definidos quais os nomes dos excedentários, ou seja, daqueles que não entram nas suas contas para 2024/25 e estiveram cedidos na última época: Rúben Vinagre (Hellas Verona), Gonçalo Esteves (AZ Alkmaar), Sotiris Alexandropoulos (Panathinaikos), Mateo Tanlongo (Rio Ave) e Jovane Cabral (Salernitana e Olympiacos).
Segundo revela o jornal Record, o Sporting tem o plano desses mesmos jogadores bem definido. Uma vez que não entram nas contas de Amorim, “só se devem apresentar mais tarde”. No caso, essa altura será quando o plantel principal seguir para o seu estágio no Algarve e, assim, os ditos excedentários irão trabalhar à parte na Academia Cristiano Ronaldo, como já é habitual.
Assim sendo, há jogadores que apenas arrancam trabalhos de preparação a partir do próximo dia 13, dia em que a comitiva leonina segue para Lagos. O objetivo da Direção liderada por Frederico Varandas é encontrar colocação para os excedentários, de preferência que valha algum encaixe financeiro ao Sporting.
Vale ainda a pena recordar que o Clube de Alvalade tem duas partidas agendadas para o estágio no Algarve, que irá decorrer entre 13 e 24 de julho. Primeiro, os leões irão defrontar os belgas do Union Saint-Gilloise, agendado para dia 17; depois, a turma de Amorim tem encontro marcado com o Sevilha, a 23. No regresso, o Sporting já agendou o Troféu Cinco Violinos, para 27 de julho, às 19h30, frente ao Athletic Bilbau, no Estádio José Alvalade.
Presidente dos leões estará a preparar estratégia especial para o dérbi entre leões e águias, que se disputa no primeiro fim de semana de agosto
|
Luís Miguel Henrique crê que Frederico Varandas está a tentar segurar Viktor Gyokeres até ao Sporting - Benfica da Supertaça. O advogado de Jorge Jesus levantou a hipótese de o sueco - que comentou uma eventual saída - continuar em Alvalade pelo menos até ao primeiro fim de semana de agosto, garantindo ainda que o vencedor do primeiro troféu da temporada poderá ditar "hegemonia" em Portugal.
Luís Miguel Henrique: "Varandas fará tudo para ganhar, inclusive atrasar venda de Gyokeres"
"Na verdade, não me parece coincidência que (Viktor) Gyokeres, (Geny) Catamo e (Eduardo) Quaresma, tenham sido dispensados dos seus compromissos com as seleções nacionais e tenham entrado imediatamente de férias", apontou Luís Miguel Henrique, ao jornal Record.
Para o comentador, "Varandas percebeu claramente a importância do que estará em jogo nessa próxima Supertaça e tudo fará para a ganhar (incluindo atrasar o mais possível uma eventual venda Gyokeres para após 4 de agosto e poder ainda contar com o jogador e ter equipa na máxima força?) e assim provar, não só ao seu rival como a todo o país, que o Sporting é a equipa mais forte, independentemente de erros de arbitragem".
Luís Miguel Henrique: "Sporting - Benfica será um jogo que colocará em causa a hegemonia"
"Reduzir a Supertaça à simples disputa de um troféu será um exercício intelectualmente preguiçoso, pois será um jogo que colocará em disputa a hegemonia, o poder, a influência e a eventual estabilidade institucional no futebol português", admitiu, antevendo um grande embate entre Sporting e Benfica.
Para terminar, Luís Miguel Henrique revela a importância de uma vitória para ambas as equipas, principalmente com o campeonato para disputar e os encarnados em época de possíveis mudanças na presidência: "Acredito que quem vencer, ganhará mais do que um título. Ganhará tração e embalo para o que se seguirá… e entre eleições e centralização, muito virá a caminho".
Avançado do Rio Ave está na lista de alvos do Clube de Alvalade, mas treinador que passou pelos verdes e brancos tem outros planos em mente
|
Pedro Martins, antigo jogador do Sporting, quer levar Clayton para o Al Gharafa. Os leões têm o avançado do Rio Ave bem referenciado para a próxima temporada, mas, face à situação financeira do emblema do Qatar, poderá ser difícil conseguir fechar o brasileiro.
Segundo informação avançada pelo jornal O Jogo, os qataris vão formalizar a oferta brevemente, mas o preço exigido pela SAD dos vilacondenses ronda os 15 milhões de euros, algo que não será problema face à realidade vivida no campeonato em questão.
A mesma fonte recorda que, além do Al Gharafa, Zenit e Torino estão interessados, sendo que os italianos foram, para já, o único clube, incluindo Sporting, Benfica e Porto, que terá apresentado uma proposta concreta junto da direção do Rio Ave, mas o valor não agradou.
Clayton: "Fico feliz por ser cobiçado"
Em entrevista recente, Clayton foi abordado sobre o facto de estar associado a vários clubes e não escondeu: “Sou muito grato pelo que tenho no Rio Ave. Trabalho o ano inteiro para conseguir objetivos. Quando conseguimos isso é natural os clubes maiores cobiçarem-nos. Fico feliz por isso”.
Na temporada 2024/25, com a camisola do Rio Ave, Clayton - avaliado em 5 milhões de euros - somou 18 golos marcados e duas assistência, em 37 jogos. Os 14 remates certeiros que conseguiu no campeonato colocam-no no quarto lugar da lista de melhores marcadores da competição.
Jogador dos verdes e brancos já tem planos em mente, mas apresenta alguma indecisão entre as opções que estão em equação
|
Um dos grandes destaques da época do Sporting foi Zeno Debast, que se estreou com a Listada verde e branca. O internacional belga fez uma temporada de alto nível, que promete eternizar com uma tatuagem do golo na Liga dos Campeões, diante do Lille, ou de um dos títulos conquistados.
Zeno Debast: "Vou fazer uma tatuagem da época do Sporting"
"Com certeza que sim. Já tenho algumas ideias em mente [risos]. Talvez algo relacionado com o meu golo na Liga dos Campeões contra o Lille, a data, ou algo assim. Além disso, talvez algumas palavras em português ou um troféu. Mas só será depois do verão. Ainda preciso pensar um pouco", disse, ao HLN.
O golo diante dos franceses foi o primeiro de toda a carreira profissional de Zeno Debast, que se mostrou muito emocionado após marcar. Em Alvalade, o belga viria a fazer o gosto ao pé por mais uma ocasião - na Taça de Portugal, frente ao Gil Vicente.
No mesmo momento, o 'camisola 6' do Sporting revelou que ainda mantém contacto com Ruben Amorim e que o antigo treinador dos verdes e brancos deixou uma mensagem especial, após os leões terem conseguido conquistar o Bicampeonato Nacional.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Zeno Debast – avaliado em 30 milhões de euros – fez 48 encontros: 32 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, seis na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.306 minutos que disputou, o internacional belga fez dois golos e quatro assistências.