
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Com a nova época à porta, a direção do Sporting terá de tomar um conjunto de decisões estratégicas que vão moldar o plantel. Há quatro jogadores da equipa principal cujo vínculo com o Clube termina em junho de 2026, o que significa que o verão de 2025 será determinante: ou renovam contrato, ou a saída torna-se quase inevitável.
Os casos de Jeremiah St. Juste, Matheus Reis, Ricardo Esgaio e Hidemasa Morita encontram-se no topo da lista de prioridades da SAD liderada por Frederico Varandas. No entanto, cada um apresenta especificidades que exigem abordagens distintas.
No que diz respeito a St. Juste, o destino parece estar já traçado. O defesa-central neerlandês chegou ao Sporting em 2022, oriundo do Mainz, por 9,5 milhões de euros (valor que poderá atingir os 12 milhões mediante objetivos), mas nunca conseguiu afirmar-se de forma consistente. Lesionado com frequência, contabiliza 10 problemas físicos em três épocas e a continuidade em Alvalade é praticamente descartada, pelo que a administração leonina até já tem um substituto.
As situações de Ricardo Esgaio e Matheus Reis são menos lineares. Embora raramente titulares indiscutíveis, tanto sob a orientação de Ruben Amorim como com João Pereira e Rui Borges, ambos mantêm um papel relevante nos bastidores, pelo seu profissionalismo e influência junto dos colegas. A eventual renovação destes dois jogadores dependerá menos do rendimento em campo e mais do equilíbrio interno do grupo, pelo que é mais difícil prever o que irá acontecer.
Entre os quatro atletas em causa, o dossiê mais sensível é o de Hidemasa Morita. O médio japonês continua a ser valorizado internamente pela sua consistência e qualidade táctica, mas é, também, o jogador com mais mercado. Clubes da Premier League e da Bundesliga seguem-no com atenção, o que poderá levar o Sporting a considerar uma venda, desde que a proposta vá ao encontro das expectativas financeiras da SAD.
Jogador que reforçou Clube de Alvalade durante período em que técnico orientava os leões não entra nas contas de Rui Borges para 2025/26
|
O Sporting quer vender Rafael Pontelo este mercado de verão. No entanto, tal como revela o nosso Jornal neste Exclusivo Leonino, a tarefa mostra-se bastante complicada, uma vez que o central, contratado enquanto Ruben Amorim ainda era treinador do Clube de Alvalade, não tem propostas.
Segundo informação apurada junto de fonte próxima do processo, a SAD do Sporting já recebeu algumas ofertas pelo defesa brasileiro, mas somente por empréstimo. Até à data, nenhum clube mostrou interesse em contratar Pontelo em definitivo.
O jogador está completamente fora das contas de Rui Borges, tendo feito a pré-época ao serviço da equipa B. O técnico o Sporting nem sequer equacionou levar o central para Lagos, embora alguns jogadores de João Gião tenham estagiado com o plantel principal.
O Sporting continua atento a possíveis negócios, tendo já deitado a toalha ao chão e admitido o falhanço na contratação de Rafael Pontelo. Contratado ao Leixões por 700 mil euros, em janeiro de 2024, o central nunca conseguiu mostrar o motivo de ter reforçado o Clube de Alvalade.
Em 2024/25, Rafael Pontelo - avaliado em 300 mil euros - fez apenas oito jogos pelo Pafos, tendo disputado somente 406 minutos, que foram suficientes para vencer o campeonato cipriota. Em janeiro, o brasileiro rumou ao Auda da Letónia, somando 1.322 em 15 partidas.
Avançado deixa Almería e chega a Alvalade com a dura missão de substituir Viktor Gyokeres, que rumou ao Arsenal por 73,5 milhões de euros
|
O Sporting fechou a contratação de Luis Suárez junto do Almería. O internacional pela Colômbia será o reforço mais caro da história dos leões, ultrapassando Viktor Gyokeres, que custou um total de 24 milhões de euros à SAD verde e branca - e será brevemente oficializado no Arsenal.
Segundo informação avançada por Fabrizio Romano - jornalista italiano especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências - o Sporting via pagar ao Almería um total de 25 milhões de euros, já com bónus incluídos no negócio.
O emblema da segunda divisão espanhola ficará ainda com direito a 10% do valor total de uma futura venda, caso Luis Suárez venha a deixar o Sporting. O Clube de Alvalade tinha outros alvos identificados, mas acabou por escolher o internacional cafetero.
Franjo Ivanovic, Rômulo Cardoso e Lucas Stassin foram apontados ao Sporting durante o mercado de verão. O croata era mesmo a segunda alternativa dos leões, mas Luis Suárez foi, desde o final da última temporada, o alvo prioritário do Clube de Alvalade.
Em 2024/25, com a camisola do Almería, na segunda divisão espanhola, Luis Suárez - avaliado em 8 milhões de euros - disputou 43 partidas, nas quais foi utilizado ao longo de 3.828 minutos. No total, o internacional pela Colômbia marcou 31 golos e fez oito assistências.
Confira a publicação:
Central neerlandês está na lista de jogadores que podem deixar Alvalade no verão e recebeu algumas propostas para dizer adeus aos verdes e brancos
|
Jeremiah St Juste está na lista de possíveis vendas do Sporting para este mercado de verão. O central já recebeu algumas propostas, sendo que terá recusado rumar à Arábia Saudita, negando por completo uma transferência para a liga de Cristiano Ronaldo.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, além do Besiktas - que demonstrou interesse recentemente - , alguns clubes árabes perguntaram as condições para contratar St Juste, que iria receber um salário superior ao que aufere em Alvalade, sendo já dos mais bem pagos do plantel do Sporting.
No entanto, o 'camisola 3' de Rui Borges negou mudar-se para a liga de Cristiano Ronaldo, uma vez que planeia continuar na Europa. A família sente-se bem no Velho Continente e Jer prefere mesmo rumar a uma liga periférica ou voltar ao campeonato neerlandês do que aventurar-se pelo Médio Oriente.
O diário desportivo revela ainda que o Sporting já tomou uma decisão e, caso Jeremiah St Juste chegue mesmo a sair este verão, não será contratado qualquer substituto, uma vez que Rui Borges acredita ter defesas-centrais suficientes para a temporada que se avizinha.
Em 2024/2025, St. Juste – avaliado em 6 milhões de euros – fez 28 jogos com a camisola do Sporting: 14 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. No total, o defesa somou 1.385 minutos, não tendo marcado ou feito qualquer assistência.