Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Jogos

Sporting vence na Taça UEFA com golo muito especial para Pedro Barbosa (Vídeo)

Clube de Alvalade venceu histórico emblema inglês e seguiu em frente na competição europeia com finalização de antigo capitão dos verdes e brancos

Sporting triunfou em jogo a contar para a Taça UEFA, em partida muito especial para Pedro Barbosa, que marcou o último golo com a camisola do Sporting
Sporting triunfou em jogo a contar para a Taça UEFA, em partida muito especial para Pedro Barbosa, que marcou o último golo com a camisola do Sporting

  |

Icon Comentário0

No dia 17 de março de 2005, o Sporting recebeu o Middlesbrough em jogo a contar para a segunda mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA. Após o triunfo, por 3-2, em Inglaterra, os verdes e brancos somaram nova vitória, com um golo muito especial para Pedro Barbosa já ao cair do pano, aos 90 minutos.


José Peseiro fez alinhar Ricardo (GR), Hugo (33’), Joseph Enakarhire, Beto, Rui Jorge, Pedro Barbosa (90’), Hugo Viana, João Moutinho, Rogério, Liedson (88’) e Sá Pinto. Douala (33’), Marius Niculae (88’) e Carlos Martins (90’) entraram no decorrer da contenda da competição europeia. 


Mark Schwarzer (GR), Tony Mcmahon, Gareth Southgate, Franck Queudrue, Chris Riggott, Stuart Parnaby, Doriva, Stewart Dorwning, Joseph-Desiré Job, Boudewijn Zenden e Sazilard Nemeth alinharam de início pelo Middlesbrough. Danny Graham (66’), Adam Johnson (78’) e David Wheater (89’) foram opção de Steve Mcclaren no segundo tempo.


Num jogo bastante dividido e com várias oportunidades de golo para as duas equipas, o golo do Sporting surgiu aos 90 minutos. Após um belo lance individual de Douala, Pedro Barbosa apareceu dentro da grande área e disparou para o fundo das redes, fazendo aquele que seria o último tento do antigo capitão com a Listada verde e branca.

Nessa edição da Taça UEFA, o Sporting haveria de chegar à final, acabando por ser derrotado, no Estádio José Alvalade, pelo CSKA, por 3-1. Apesar de ter chegado ao intervalo na frente da contenda, com golo de Rogério, a turma de José Peseiro acabou derrotada, com finalizações certeiras de Aleksey Berezutskiy (57’), Yuri Zhirkov (65’) e Vágner Love (74’).


Antes disso, na fase de grupos, o Sporting terminou no terceiro lugar do grupo D, com sete pontos em quatro partidas, ficado atrás do Newcastle (10 pontos) e Sochaux (9 pontos). Na fase a eliminar, os leões eliminaram o Feyenoord (4-2, 16 avos de final), Newcastle (4-2, quartos-de-final) e AZ Alkmaar (4-4, meias-finais).

Com a camisola do Sporting, Pedro Barbosa contabilizou 342 partidas, tendo marcado 52 golos. O antigo médio dos verdes e brancos dividiu balneário com nomes como Cristiano Ronaldo, Ricardo Quaresma ou Liedson e conquistou seis títulos: dois Campeonatos Nacionais (1999/2000), uma Taça de Portugal (2001/02) e três Supertaças Cândidos de Oliveira (1995, 2000 e 2002).

Confira o último golo de Pedro Barbosa com a Lsitada verde e branca no Sporting - Middlesbrough:



Wiki Leonino

Slimani 'empurra' Sporting de cabeça para a frente do Porto e pressiona Benfica

Triunfo pela margem mínima no Clássico de março de 2014 agitou as contas do campeonato nacional. Argelino foi o grande destaque do encontro

Islam Slimani marcou, ao minuto 52, o único golo do Clássico entre Sporting e Porto a 16 de março, para o campeonato nacional
Islam Slimani marcou, ao minuto 52, o único golo do Clássico entre Sporting e Porto a 16 de março, para o campeonato nacional

  |

Icon Comentário0

​A 16 de março de 2014, o Estádio José Alvalade recebeu mais um Clássico eletrizante entre o Sporting e o Porto, válido para a 23.ª jornada da edição de 2013/14 da Primeira Liga. O encontro terminou com vitória por apenas um golo dos leões, apontado por Islam Slimani, e ajudou a 'acicatar' as contas pelo título.


O Clube de Alvalade, sob as orientações de Leonardo Jardim, surgiu em campo com: Rui Patrício, Cédric Soares, Marcos Rojo, Eric Dier, Jefferson, William Carvalho, Adrien Silva, André Martins, Islam Slimani, Diego Capel e Carlos Mané.


O treinador do Porto na altura, Luís Castro, escolheu como onze inicial: Helton, Danilo, Eliaquim Mangala, Abdoulaye Ba, Alex Sandro, Fernando, Steven Defour, Carlos Eduardo, Jackson Martínez, Ricardo Quaresma e Silvestre Varela.


O único remate certeiro da partida registou-se aos 52 minutos, quando o avançado argelino Islam Slimani cabeceou a bola após um cruzamento de Jefferson. A partida, que até esse momento ficou marcada pelo equilíbrio, não desnivelou e prova disso é o facto do marcador não mais se ter alterado até ao apito final dado por Pedro Proença.

O jogo foi, ainda, pautado por várias incidências disciplinares. Do lado do Sporting, Adrien Silva - que celebrou recentemente o seu aniversário - viu o cartão amarelo logo aos 10 minutos, enquanto Rui Patrício foi sancionado nos instantes finais da partida. Pelo FC Porto, Danilo, Abdoulaye Ba e Fernando também viram cartões amarelos.


Este triunfo permitiu ao Sporting reduzir a diferença pontual para o líder Benfica e manter acesa a esperança na conquista do título. Ainda assim, foram mesmo os encarnados a festejar no final da época, com 74 pontos, mais sete do que os encarnados.


Wiki Leonino

Sporting bate Porto em casa e Augusto Inácio fica perto de quebrar jejum (Vídeo)

André Cruz e Beto Acosta apontaram os dois golos dos leões no Estádio José Alvalade, na 26.ª jornada do campeonato nacional de 1999/00

Augusto Inácio comandou o Sporting na vitória diante do Porto, no Estádio José Alvalade, a 18 de março de 2000
Augusto Inácio comandou o Sporting na vitória diante do Porto, no Estádio José Alvalade, a 18 de março de 2000

  |

Icon Comentário0

O Sporting recebeu o Porto a 18 de março de 2000, no Estádio José Alvalade, e conseguiu uma importante vitória por 2-0, com golos de Beto Acosta e André Cruz, que levou o conjunto verde e branco a assumir a liderança do campeonato nacional e a dar, também, um passo relevante na luta pelo título que escapava há já 18 anos.


O jogo, a contar para a 26.ª jornada da edição de 1999/2000 da Primeira Liga, colocou frente a frente os dois principais candidatos ao título. O FC Porto começou o jogo como líder, com 55 pontos, seguido de perto pelo Sporting, com 53. Uma vitória dos leões consumava a ascensão ao primeiro lugar, enquanto que um triunfo dos dragões ampliaria a diferença para cinco pontos.


O Clube de Alvalade, orientado à época por Augusto Inácio, entrou em campo com o guardião Peter Schmeichel, os defesas César Prates, Beto, André Cruz e Rui Jorge, os médios Aldo Duscher, Luís Vidigal e Pedro Barbosa e os avançados Mbo Mpenza, Beto Acosta e Edmílson.


Do outro lado do campo, o Porto, comandado por Fernando Santos, apresentou-se com Vítor Baía na baliza, Carlos Secretário, Jorge Costa, Aloísio e Esquerdinha na defesa, Paulinho Santos, Deco e Chaínho no meio-campo e Capucho, Domingos Paciência e Mário Jardel no ataque.

A partida começou com grande intensidade e espelhou, desde jogo, a importância que tinha para as contas finais da época. Aos 16 minutos, o defesa-central brasileiro André Cruz - cuja contratação chegou a fazer lembrar as de Biel e Rui Silva - inaugurou o marcador através de um livre direto magistral e colocou o Sporting em vantagem.


Aos 37 minutos, um erro defensivo do lateral portista Carlos Secretário foi aproveitado pelo avançado argentino Beto Acosta, que não desperdiçou a oportunidade e ampliou a vantagem para 2-0. Este segundo golo provou ser um duro golpe para o Porto, que não conseguiu reagir até ao final da partida.​

O Sporting conseguiu assim vencer o Clássico e assumiu a liderança do campeonato, posição que manteve até ao final da temporada e que culminou na conquista do tão aguardado título nacional. Este jogo é frequentemente recordado como o momento de viragem que quebrou o jejum de 18 anos sem conquistas no campeonato por parte dos leões.​

Veja, abaixo, o resumo do jogo:


Wiki Leonino

Sporting goleia Manchester United em jogo épico da Taça das Taças (Vídeo)

Em jogo dos quartos-de-final da competição europei, leões triunfaram de forma autoritária, com o grande herói a ser o brasileiro Osvaldo

Sporting triunfou diante do Manchester United, por 5-0, em jogo dos quartos-de-final da Taça das Taças, com golos de Osvaldo Silva, Géo Carvalho e Morais
Sporting triunfou diante do Manchester United, por 5-0, em jogo dos quartos-de-final da Taça das Taças, com golos de Osvaldo Silva, Géo Carvalho e Morais

  |

Icon Comentário0

Há 61 anos, no dia 18 de março de 1964, o Sporting derrotou o Manchester United, por 2-0, com golos de Osvaldo Silva (2’, 11’ e 54’), Géo Carvalho (47’) e Morais (54’). Depois de uma derrota por 4-0 na primeira mão dos quartos-de-final da Taça das Taças, os leões conseguiram um épico triunfo diante dos ingleses, garantindo um lugar na fase seguinte da competição, que acabariam mesmo por vencer.


Anselmo Fernández, técnico do Sporting, fez alinhar Carvalho (GR), Pedro Gomes, José Carlos, Alexandre Baptista, Hilário, Osvaldo Silva, Fernando Mendes (C), Figueiredo, Morais, Géo Carvalho e Mascarenhas. O Manchester United, orientado pelo escocês, Matt Busby, entrou em campo com David Gaskell (GR), Shay Brennan, Bill Foulkes (C), Tonny Dunne, Maurice Setters, Pat Crerand, Bobby Charlton, David Herd, George Best, Denis Law e Phil Chisnall.


O jogo começou da melhor maneira para o Sporting e, aos 2 minutos, na conversão de uma grande penalidade, Osvaldo colocou os verdes e brancos na frente da contenda. Pouco depois, aos 11’, o médio ofensivo brasileiro voltou a fazer o gosto ao pé e dilatou a vantagem do Clube de Alvalade.


No segundo tempo, aos 47 minutos, Géo Carvalho, com um tiro de fora de área, apontou o terceiro golo do Sporting. Cinco minutos depois, após um ressalto, Morais disparou uma autêntica bomba para o fundo das redes da baliza defendida por David Gaskell, guardião do Manchester United.

Por fim, aos 54 minutos, Osvaldo Silva completou o seu hat-trick e fez o golo que haveria de colocar o Sporting nos quartos-de-final da Taça das Taças. Na cobrança de um livre direito, o brasileiro fez um golaço. Até final da partida, leões e ingleses tiveram algumas oportunidades para marcar, mas o resultado ficaria mesmo em 5-0.


Até esta fase da Taças das Taças, e para lá do Manchester United, os comandados de Anselmo Fernández deixaram pelo caminho a Atalanta (6-4, na primeira eliminatória), o APOEL (18-1, na segunda eliminatória). Nas meias-finais da competição, o Sporting defrontou o Lyon, tendo seguido em frente, batendo os franceses, por 2-1, no conjunto das duas mãos.

No encontro decisivo, o Sporting defrontou os húngaros do MKT. Após um empate a três bolas no primeiro jogo, com golos de Mascarenhas (40') e Ernesto Figueiredo (48' e 81'), os verdes e brancos triunfaram, por 1-0, com um tento que ficará para sempre na história dos leões e que ficou eternizado como o Cantinho do Morais (recorde a história de João Morais no Clube de Alvalade).

Confira o resumo do Sporting 5 - 0 Manchester United:



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


De se tirar o 'chapéu': Sporting bate Arsenal em Inglaterra e avança na Liga Europa (Vídeo)
Wiki Leonino

De se tirar o 'chapéu': Sporting bate Arsenal em Inglaterra e avança na Liga Europa (Vídeo)

 

Icon Comentário0
Sporting vence Porto 'à lei da bomba' e relança luta pelo título (Vídeo)
Wiki Leonino

Sporting vence Porto 'à lei da bomba' e relança luta pelo título (Vídeo)

 

Icon Comentário0
Sporting entra a perder, mas atira Boavista para fora de Alvalade com goleada (Vídeo)
Wiki Leonino

Sporting entra a perder, mas atira Boavista para fora de Alvalade com goleada (Vídeo)

 

Icon Comentário0