
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Jeremiah St Juste viu cartão amarelo aos 45+2' do empate do Sporting frente ao Porto. Com uma falta comprometedora no início do segundo tempo, Rúben Amorim retirou o central dos leões aos 49 minutos, e fez e entrar Eduardo Quaresma. O neerlandês não gostou de ser substituído e conversou com o técnico, que esclareceu o sucedido no final da partida.
"Ele estava-me a dizer que tinha noção do perigo a partir daquele momento e que iria aguentar. Os jogadores só querem jogar. É isso", explicou Rúben Amorim, garantindo que não houve um mal entendido com o 'camisola 3' dos verdes e brancos, apenas discutiram, de forma saudável a substituição que acabou por não agradar ao futebolista, visto que ainda faltava muito por disputar.
Jeremiah St. Juste – avaliado em 8 milhões de euros – relembre-se, foi adquirido por 9,5 milhões de euros, mais 2 milhões em variáveis, no início da temporada 2022/23, oriundo do Mainz, da Bundesliga. Desde então, o defesa central do Sporting tem tido alguns problemas com lesões, que levaram os adeptos a desconfiar do verdadeiro valor do futebolista.
Na presente época leva 18 encontros com a Listada verde e branca – 10 na Liga Portugal Betclic (512), quatro na Liga Europa (270), três na Taça de Portugal (127) e um na Taça da Liga (55) –, contabilizando um total de 964 minutos. Em 2023/24, Jer ainda não marcou ou assistiu.
O Sporting volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 4 de maio, às 18h00, frente ao Portimonense, em jogo relativo à 32.ª jornada do Campeonato Nacional. Em caso de triunfo verde e branco diante da formação algarvia, os comandados de Rúben Amorim ficam a dois pontos do título, com dois jogos por disputar. Caso o Benfica não vença o Famalicão no dia seguinte, o Clube de Alvalade é campeão no 'sofá'.
Clube de Alvalade está atento às oportunidades de negócio na janela de transferências, mas enfrenta forte concorrência pela contratação de jogador
|
O Sporting tem forte concorrência pela contratação de Luis Suárez. O avançado do Almería está no topo da lista de reforços para o ataque do Clube de Alvalade, para colmatar a eventual saída de Viktor Gyokeres. Ainda assim, as negociações não se preveem fáceis para os leões, que também já estão a par das condições para a concretização do negócio.
De acordo com a informação avançada pelo jornal A Bola, clubes de Inglaterra, Itália e Arábia Saudita também estão interessados na contratação de Luis Suárez. O Almería exige 25 milhões de euros para aceitar a venda do atacante internacional colombiano. O jogador tem contrato com o emblema espanhol válido até junho de 2029 e uma cláusula de rescisão de 40 ME.
Vale sublinhar que Luis Suárez é visto pelos responsáveis do Sporting como o substituto ideal de Gyokeres – que está na lista de contratações do Liverpool – e o Clube de Alvalade já terá mesmo realizado os primeiros contactos, tendo em vista a transferência. Ainda assim, os leões apenas pretendem apresentar uma proposta formal ao Almería, depois de confirmada a saída do goleador internacional sueco.
De resto, Luis Suárez reúne as características pretendidas pelo Sporting para o reforço do ataque. É um avançado experiente – tem 27 anos – e com capacidade goleadora assinalável. Além disso, os responsáveis do Clube de Alvalade acreditam que o internacional colombiano ajudará a potenciar a evolução de Conrad Harder, jovem atacante dinamarquês em quem os leões depositam grandes esperanças, na próxima temporada.
Em 2024/25, Luis Suárez – avaliado em 8 milhões de euros – somou 43 jogos, 31 golos e oito assistências, ao serviço do Almería. Os 27 remates certeiros assinados na segunda liga espanhola tornaram-no no melhor marcador da competição. No futebol europeu, o avançado já representou também Granada, Watford, Valladolid, Nástic, Real Zaragoza e Marselha.
Internacional pela Seleção Nacional fez o balanço da época 2024/25 e lança desafio ao Clube de Alvalade e aos seus Sócios
|
Ana Capeta fez o balanço da temporada do Sporting. A avançado - que várias vezes dá a cara pelos leões - encontra-se em estágio de preparação da Seleção Nacional para o Euro feminino mas, ainda assim teve tempo para responder a algumas questões sobre o seu Clube e lançar um desafio aos Sportinguistas.
Ana Capeta: "Só quem está presente é que sabe tudo o que passamos, mas isto é o Sporting
Em declarações ao jornal A Bola, a jogadora de 27 anos fez análise da época leonina de 2024/24, que acredita ser de altos e baixos: “Em termos coletivos, todos sabemos que não foi uma época 100% feliz, começámos bem, ganhámos a supertaça, não conseguimos ganhar mais nenhum título. Foi uma época difícil e só quem está presente é que sabe tudo o que passamos, mas isto é o Sporting”.
“As jogadoras têm a sua vida profissional e cada uma certamente saberá o que fazer e bem entender dela. Se acharam que o melhor seria sair do Sporting, elas certamente saberão que será o melhor para elas”, respondeu sobre uma possível remodelação do plantel feminino, depois das saídas de nomes como Ana Borges, Hannah Seabert, Fátima Pinto ou Andrea Norheim.
Ana Capeta: "Jogos em Alvalade? Não é só o clube dar um passo à frente, os adeptos também têm de o fazer"
Questionada sobre a possibilidade do Sporting passar a receber os jogos da sua equipa feminina no seu estádio principal, à semelhança do Arsenal, Ana Capeta respondeu: “As coisas estão a crescer em Portugal, sabemos que também é um investimento muito grande e para isso acontecer não é só o clube dar um passo à frente, os adeptos também têm de o fazer, porque não pode ser só os clubes estarem a investir e os adeptos não cumprirem e não ajudarem”.
“Quanto maior for a afluência nos jogos, mais direitos vamos ter em relação a isso, e falo em relação ao Sporting como falo em relação a qualquer clube. Em relação a mim tenho sentido um feedback sempre positivo, sei que os adeptos gostam de mim, isso para mim é uma felicidade”, respondeu.
Avançado foi associado ao Clube de Alvalade por Fabrizio Romano mas os leões contam também com concorrência dos dois maiores rivais
|
Luis Suárez chamou a atenção dos ‘3 grandes’ do futebol português. Sporting, Benfica e Porto já se mostraram impressionados pelo percurso do avançado colombiano nos últimos tempos e, desde a quarta-feira dia 25 de junho, foi o Clube de Alvalade a estar ligado ao jogador do Almería.
O ponta-de-lança sul-americano rumou cedo ao futebol europeu, quando aos 17 anos de idade foi emprestado pelo Itaguaí Leones à formação sub-19 do Granada, onde rapidamente chamou a atenção do Watford que, em 2017/18, assinou o jogador a título definitivo por um valor não determinado.
Sabendo que iria ter pouco tempo de jogo na equipa principal, os ingleses emprestaram Luís Suárez à equipa do Valladolid, Nàstic e Real Zaragoza. Afirmando-se no futebol espanhol, o avançado colombiano regressou ao Granada em 2020/21, pagando 10 milhões de euros ao clube dos arredores de Londres.
Depois de 75 e 15 golos no sul de Espanha, o ponta-de-lança rumou a França para representar o Marselha mas, passados seis meses, foi novamente cedido a um clube do país vizinho, onde passou a vestir a camisola do Almería. Já a título definitivo nos rojiblancos, apontou 31 golos em 44 jogos na temporada 2024/25.
Não foi só o Sporting a ter interesse em Luis Suárez, visto que os seus dois maiores rivais também já estiveram atentos ao avançado. Tanto Benfica como Porto tiveram o colombiano na sua lista de transferências no verão de 2024, onde águias e dragões acabaram por preferir Pavlidis e Samu, respetivamente.