Futebol
Comentador ‘rasga’ exibição de Geovany Quenda no Sporting: “Perdas constantes”
06 Nov 2025 | 11:57
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
01 Mar 2021 | 13:50 |
A equipa principal de futebol feminino do Sporting venceu, no passado domingo, 28 de fevereiro, o Condeixa, por 1-0 (LER MAIS AQUI). No rescaldo da partida, Susana Cova, treinadora das leoas, considerou que faltou definir melhor no último terço e deixou elogios ao Condeixa. "Primeiro, é de ressalvar o empenho das jogadoras, criaram várias oportunidades, mas é verdade que nos faltou alguma qualidade e critério no último momento. Não me recordo de alguma defesa da nossa guarda-redes, por isso agradou-me a forma como estivemos nos vários momentos do jogo", começou por dizer Susana Cova, em declarações aos meios de comunicação do Clube. A líder leonina deixou ainda elogios ao Condeixa: "Faltou-nos efetivamente melhor definição no último terço para ter um resultado mais condizente com o que aconteceu em campo. Ainda assim, é de realçar a forma organizada como o Condeixa se exibiu”. Por fim, Susana Cova preferiu não abordar, para já, o duplo confronto diante do Braga: "A nossa cabeça ainda está neste, depois falaremos relativamente ao Braga, mas achamos que é nesse jogo que vamos resolver as situações em que hoje não estivemos tão eficazes". O futebol feminino do Sporting está no terceiro lugar da Liga BPI, com dez pontos em quatro jogos (três vitórias e um empate). O Benfica é líder (12 pontos em dez jogos), o Famalicão é segundo classificado (10 pontos em cinco jogos) e o Braga ocupa o quarto lugar (nove pontos em três jogos). As leoas voltam a entrar em campo na próxima quarta-feira, 3 de março, pelas 15h00, na receção ao Braga. O jogo diz respeito às meias-finais da Taça da Liga.
Fotografia de Sporting
Defesa central dos leões esteve lesionado, e perdeu a fase inicial da temporada, mas desde que voltou já parece ter agarrado o lugar no eixo defensivo
06 Nov 2025 | 14:59 |
Ousmane Diomande não foi convocado para os próximos compromissos da Costa do Marfim. A ausência do defesa-central do Sporting causou alguma surpresa, e pode até deixar alguns indícios daquilo que será a realidade na CAN, daqui a poucos meses.
Tanto Diomande como Hidemasa Morita ficaram de fora das convocatórias das respetivas seleções. A ausência do médio nipónico era esperada, tendo em contra o protocolo que o Sporting combinou com a Federação do Japão, para a prevenção da forma física do atleta verde e branco.
A ausência de Diomande na lista de convocados da Costa do Marfim causa mais surpresa. O defesa-central verde e branco lesionou-se logo num dos primeiros jogos da temporada, e só voltou recentemente à competição, na partida contra o Paços de Ferreira.
Apesar de entretanto já ter agarrado o lugar no eixo defensivo do Sporting, não terá feito o suficiente para convencer o seu selecionador nacional de que era merecedor de um lugar na Seleção da Costa do Marfim, e vai mesmo falhar os próximos compromissos da sua equipa nacional, que também serão os derradeiros testes antes da Taça das Nações Africanas, que se joga no início de 2026.
Assim sendo, fica aberta a porta para que Ousmane Diomande seja deixado de fora da competição africana. O defesa-central tem sido aposta regular na sua Seleção, mas estes desenvolvimentos podem alterar a situação. Apesar das más notícias para o jogador, quem agradece é Rui Borges e os adeptos do Sporting, que podem, assim, não perder uma peça importante do plantel durante cerca de um mês, no meio da época.
Treinador verde e branco orientou mais uma sessão de treino, esta quinta-feira, dia 6 de novembro, com vista a mais um desafio do campeonato nacional
06 Nov 2025 | 14:44 |
O Sporting continuou a preparação para o jogo com o Santa Clara, esta quinta-feira, dia 6 de novembro. Os leões deslocam-se aos Açores no próximo sábado, 8 de novembro, para disputar mais um jogo da Liga Portugal Betclic, desta feita referente à 11ª. jornada da prova.
Tal como aconteceu na última sessão de treino, os jogadores que foram titulares na última partida do Sporting, contra a Juventus, realizaram apenas trabalho de recuperação no ginásio da Academia Cristiano Ronaldo. Os restantes membros do plantel verde e branco estiveram às ordens de Rui Borges, no relvado.
Entre eles, o destaque foi para Luis Suárez. O ponta-de-lança colombiano passou a última semana com uma proteção no joelho, depois de uma pancada que sofreu no encontro frente ao Alverca. O avançado parece totalmente restabelecido, isto apesar de ter sido suplente na última partida, frente à Juventus.
No sentido contrário, Rui Borges continua sem poder contar com quatro nomes importantes do plantel do Sporting. Nuno Santos e Daniel Bragança continuam a recuperar das lesões graves contraídas na temporada passada. Zeno Debast e Ivan Fresneda também estão de fora, completando assim o quarteto de indisponíveis para o treinador verde e branco.
Na próxima sexta-feira, dia 7 de novembro, o Sporting realiza o último treino com vista ao jogo com o Santa Clara. Rui Borges vai orientar a sessão de trabalhos da parte da manhã, antes de realizar a conferência de imprensa de antevisão do encontro, a partir das 12h45. Da parte da tarde, a equipa verde e branca viaja até aos Açores.
Ex-futebolista que jogou no Clube de Alvalade comentou vários temas da atualidade e, além dos leões, não ignorou a acusação do árbitro ao Porto
06 Nov 2025 | 14:04 |
Em entrevista em Exclusivo ao Leonino, Carlos Xavier comentou os mais variados temas da atualidade desportiva, como a recente exibição do Sporting frente à Juventus (1-1). No entanto, o antigo capitão do Clube de Alvalade também não quis ignorar o 'caso Fábio Veríssimo'.
"O empate é justo. Era previsível haver uma reação da Juventus, depois do golo. É uma grande equipa, com grandes jogadores. O Sporting soube aguentar a pressão. A ponta de sorte que faltou em Nápoles tivemos agora. Este ponto sabe a vitória", começa por dizer, antes de se debruçar sobre as unidades que considera não terem estado ao melhor nível.
C. Xavier: "O Quenda estava fora dela, não estava a ligar com Vagiannidis e Rui Borges viu bem isso"
"Estava a comentar durante o jogo e que o Quenda estava fora dela, não estava a ligar com Vagiannidis e Rui Borges viu bem isso ao alterar na segunda parte. O Eduardo Quaresma traz outras coisas em termos defensivos que os outros não dão. É a raça, é a rapidez. Até acredito que devia ser o titular da lateral direita, mesmo com Fresneda a 100%", explica o ex-leão que enalteceu a prestação de Rui Silva.
"O Kenan Yildiz esteve a um grande nível, mas o Rui Silva foi realmente o melhor em campo. Esteve excelente. A equipa, no geral, esteve muito bem, tirando as ambições do Quenda e do Vagiannidis". Relativamente às ambições do Sporting na prova, Carlos Xavier não traça metas concretas, mas espera que os comandados de Rui Borges cheguem o mais longe possível.
"Temos o jogo com o PSG, com o Bayern de Munique, que são realmente os favoritos a ganhar a competição. Nós não somos, mas temos ambições. Já no passado eliminámos grandes equipas. É esse pensamento que temos que ter durante todos os jogos e ir o mais longe possível".
C. Xavier e o 'caso Fábio Veríssimo': "O futebol português está cheio disto"
Carlos Xavier falou ainda da nova polémica do futebol português, nomeadamente a tentativa de condicionamento por parte do Porto ao árbitro Fábio Veríssimo: "O futebol português está cheio disto. O problema é esse. Enquanto não houver mão pesada para estas incidências, nada vai mudar. Os mais prejudicados são as equipas pequenas. Esses são os mais prejudicados e não se queixam porque não têm voto na matéria", conclui.