Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

SUSANA COVA: "FALTOU-NOS MELHOR DEFINIÇÃO"

Técnica do futebol feminino do Sporting deixou elogios ao Condeixa

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

01 Mar 2021 | 13:50 |

Icon Comentário0

A equipa principal de futebol feminino do Sporting venceu, no passado domingo, 28 de fevereiro, o Condeixa, por 1-0 (LER MAIS AQUI). No rescaldo da partida, Susana Cova, treinadora das leoas, considerou que faltou definir melhor no último terço e deixou elogios ao Condeixa. "Primeiro, é de ressalvar o empenho das jogadoras, criaram várias oportunidades, mas é verdade que nos faltou alguma qualidade e critério no último momento. Não me recordo de alguma defesa da nossa guarda-redes, por isso agradou-me a forma como estivemos nos vários momentos do jogo", começou por dizer Susana Cova, em declarações aos meios de comunicação do Clube. A líder leonina deixou ainda elogios ao Condeixa: "Faltou-nos efetivamente melhor definição no último terço para ter um resultado mais condizente com o que aconteceu em campo. Ainda assim, é de realçar a forma organizada como o Condeixa se exibiu”. Por fim, Susana Cova preferiu não abordar, para já, o duplo confronto diante do Braga: "A nossa cabeça ainda está neste, depois falaremos relativamente ao Braga, mas achamos que é nesse jogo que vamos resolver as situações em que hoje não estivemos tão eficazes". O futebol feminino do Sporting está no terceiro lugar da Liga BPI, com dez pontos em quatro jogos (três vitórias e um empate). O Benfica é líder (12 pontos em dez jogos), o Famalicão é segundo classificado (10 pontos em cinco jogos) e o Braga ocupa o quarto lugar (nove pontos em três jogos). As leoas voltam a entrar em campo na próxima quarta-feira, 3 de março, pelas 15h00, na receção ao Braga. O jogo diz respeito às meias-finais da Taça da Liga.


Fotografia de Sporting




Futebol

Sporting vê Diomande alcançar marca inédita no Mundial

Futebolista dos verdes e brancos esteve em campo durante os 90 minutos, na partida decisiva para os africanos no Grupo E

Com seis pontos conquistados no Grupo E, a Costa do Marfim, de Ousmane Diomande, conquistou um lugar na fase a eliminar do Mundial
Com seis pontos conquistados no Grupo E, a Costa do Marfim, de Ousmane Diomande, conquistou um lugar na fase a eliminar do Mundial

26 Jun 2026 | 11:31 |

Icon Comentário0

Ousmane Diomande, defesa central dos verdes e brancos, teve a sua estreia absoluta em Campeonatos do Mundo. O jogador foi titular, esta quinta-feira, na decisiva vitória da Costa do Marfim por 2-0 sobre o estreante Curaçau, na terceira e última jornada do grupo E, disputada em Filadélfia, nos Estados Unidos da América.


Diomande - que ainda não tem o futuro no Sporting confirmado - cumpriu os 90 minutos no eixo central da seleção africana e, desta forma, foi um dos integrantes do momento histórico. Pela primeira vez, a Costa do Marfim superou a fase de grupos e irá progredir para a próxima fase da grande competição.


Esta vitória começou a ser construída desde cedo. Na passagem do minuto 7, num lance de desacerto da defesa do Curaçau, Yan Diomande avançou até junto à linha de fundo e serviu Pépé que só teve de encostar e fazer o 1-0. Este resultado manteve-se até ao intervalo, mas, pouco depois, Kessié fez o passe e Pépé, já na área, bisou para estabelecer o 2-0 final.


Desta forma, os golos do extremo foram decisivos e permitiram que os africanos segurassem o segundo lugar, garantindo o apuramento direito, com seis pontos, os mesmos que a seleção da Alemanha, que lidera o grupo. Equador, com quatro pontos e Curaçau, com um ponto foram terceiro e quarto classificados, respetivamente.

Na próxima fase da competição, a Costa do Marfim de Ousmane Diomande já sabe que irá defrontar a França ou a Noruega, dependendo de quem conquiste o segundo lugar no Grupo I. Com a sua quarta participação num Mundial, entre eles, 2006, 2010, 2014 e 2026, que a seleção africana se irá estrear numa fase a eliminar.



Futebol

Exclusivo Leonino confirmado! Lateral do Sporting 'despachado' para o 8.º classificado da Liga

Após alguns tempos de indecisão, futuro do jogador dos leões parece já estar definido, pelo menos ao que a próxima temporada diz respeito

Exclusivo Leonino confirmado! José Silva deverá voltar a deixar o Sporting neste mercado de verão, por nova cedência ao Arouca
Exclusivo Leonino confirmado! José Silva deverá voltar a deixar o Sporting neste mercado de verão, por nova cedência ao Arouca

26 Jun 2026 | 11:12 |

Icon Comentário0

José Silva deverá voltar a deixar o Sporting neste mercado de verão, como inicialmente avançado pelo nosso Jornal, num Exclusivo Leonino. O lateral-direito, de 20 anos, não faz parte dos planos para integrar a equipa B na próxima temporada e tem tudo encaminhado para prosseguir a carreira no Arouca, novamente por empréstimo.


O jovem, que recentemente conquistou o Torneio Maurice Revello ao serviço da Seleção Nacional, conhece bem o emblema da Serra da Freita. Na segunda metade da temporada 2025/26 representou o Arouca por cedência dos leões, embora tenha tido poucas oportunidades devido à forte concorrência de Tiago Esgaio.


Apesar da reduzida utilização, os responsáveis arouquenses ficaram satisfeitos com o potencial demonstrado pelo defesa e pretendem garantir a sua continuidade. Ainda assim, o Sporting sabe que existem outros clubes atentos à situação do jogador, cujo contrato com os leões é válido até junho de 2028.


Em Alvalade, a ideia passa por manter José Silva na Liga Portugal, uma vez que a estrutura considera que, depois da experiência no principal escalão, um regresso à Liga 2 não faria sentido para a evolução do atleta. Além disso, Rui Borges conta atualmente com Iván Fresneda, Georgios Vagiannidis e Salvador Blopa para o lado direito da defesa.

José Silva foi um dos seis jogadores ligados ao Sporting que conquistaram recentemente o Torneio Maurice Revello. Francisco Silva, Miguel Alves, Flávio Gonçalves, Mauro Couto e Rafael Nel também integraram a seleção portuguesa vencedora da prestigiada competição de sub-21.



Futebol

Rui Borges quer um Sporting mais físico e os números comprovam-no

Verdes e brancos já asseguraram a chegada de Silas Andersen, Issa Doumbia, Sergi Altimira e Pedro Lima para o novo meio-campo dos leões

 Sporting de Rui Borges está a construir um meio-campo com características físicas bem diferentes para a temporada 2026/27
Sporting de Rui Borges está a construir um meio-campo com características físicas bem diferentes para a temporada 2026/27

26 Jun 2026 | 09:57 |

Icon Comentário0

O Sporting está a construir um meio-campo com características físicas bem diferentes para a temporada 2026/27. A estrutura liderada por Frederico Varandas e Rui Borges definiu como prioridade reforçar a capacidade atlética da equipa, apostando em jogadores mais altos, mais fortes e mais dominantes nos duelos.


Com as saídas definitiva de Hidemasa Morita e as previstas de Morten Hjulmand, Daniel Bragança e Giorgi Kochorashvili e as chegadas de Silas Andersen, Sergi Altimira, Issa Doumbia e Pedro Lima, a média de altura do setor sobe dos 1,79 metros para os 1,85. João Simões será o único médio do atual plantel a transitar para a nova época.


Também ao nível do peso a diferença é significativa. A média do meio-campo passa de 74,5 para 79,8 quilos, refletindo a intenção da equipa técnica de aumentar a capacidade física nos duelos individuais, no jogo aéreo e na recuperação de bola. Doumbia, com 84 quilos, e Silas Andersen, com 83, são os reforços mais imponentes neste capítulo.


A ideia de Rui Borges passa por proteger melhor a linha defensiva, sobretudo nos lances de bola aérea, e garantir maior capacidade para conquistar as segundas bolas. Ao mesmo tempo, o treinador pretende manter a identidade de jogo do Sporting, baseada na pressão alta, no futebol apoiado e nas transições rápidas, acrescentando apenas maior robustez ao setor intermédio.

No total, a SAD leonina investiu cerca de 50 milhões de euros na renovação do meio-campo. A expectativa é que esta transformação permita ao Sporting competir com maior intensidade nas provas nacionais e na Liga dos Campeões, mantendo o equilíbrio entre qualidade técnica e capacidade física ao longo da temporada.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Hjulmand, Trincão e Pote? Ruben Amorim tomou decisão sobre craques do Sporting
Futebol

Hjulmand, Trincão e Pote? Ruben Amorim tomou decisão sobre craques do Sporting

26 Jun 2026 | 09:39

Icon Comentário0
Alerta! Sporting terá perguntado por Pedro Neto e já recebeu resposta do Chelsea
Futebol

Alerta! Sporting terá perguntado por Pedro Neto e já recebeu resposta do Chelsea

26 Jun 2026 | 09:07

Icon Comentário0
Altimira ainda tem de ultrapassar um 'obstáculo' para chegar ao Sporting
Futebol

Altimira ainda tem de ultrapassar um 'obstáculo' para chegar ao Sporting

26 Jun 2026 | 08:52

Icon Comentário0