TAÇA DA LIGA FEMININA APRESENTADA
Competição começa já este domingo, num derby frente ao SL Benfica
Redação Leonino
Texto
7 de Janeiro 2020, 10:50
summary_large_image

A taça da liga feminina vai ter a sua primeira edição esta temporada, e tem um modelo muito diferente da versão masculina de futebol. A taça de liga feminina é disputada apenas pelas quatro primeiras classificadas ao fim da primeira volta do campeonato, neste caso, o Sporting CP, o SC Braga, o CF Benfica e o SL Benfica.

A competição disputa-se numa fase de grupos de todos contra todos a uma volta e na qual os dois primeiros disputam depois uma final em campo neutro, provisoriamente marcada para 22 de março. O calendário de jogos também já foi definido.

As leoas começam a competição fora de portas com o SL Benfica, jogo marcado para dia 12 de janeiro, ou seja, já no próximo domingo. Depois, as comandadas de Susana Cova têm dois jogos em casa, primeiro com o CF Benfica, a 1 de fevereiro, e depois com o SC Braga, a 29 do mesmo mês. Estas datas ainda não são fixas, podendo ser alteradas para possibilitar transmissão televisiva.

A competição foi apresentada ontem, dia 6, com a representação leonina a ser feita pela treinadora Susana Cova e pela capitã Ana Borges.

“Temos 12 equipas na Liga BPI, o que quer dizer que há 22 jornadas para disputar. Aqui ao lado, no campeonato espanhol, há 30 rondas só no campeonato. A taça da liga vem dar mais oportunidades a estas jogadoras para evoluírem porque lhes dá a possibilidade de jogarem um número mais elevado de partidas competitivas. A mais-valia desta competição é permitir que, dentro da disparidade que possa haver dentro da Liga BPI, acrescentemos uma prova que faz com que tenhamos momentos em que a competitividade é acrescida”, disse a treinadora leonina.

“Para nós, jogadoras, este troféu vai ser importante porque, se estas são as quatro melhores equipas portuguesas da atualidade, é contra elas que queremos jogar, ainda que sem desprezar todas as outras. Se queremos igualar os outros países, temos de ter o mesmo nível que têm lá fora. Estive em Inglaterra e lá disputam-se quatro competições, sendo que não é em vão que estão onde estão. Quanto à seleção nacional, se queremos estar ao mais alto nível, temos de fomentar a competitividade no nosso campeonato”, disse, por sua vez a capitã do Sporting CP.

Fotografia da FPF.

  Comentários