
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Depois de confirmar a saída do Sporting, Ana Borges poderá rumar ao Benfica, na próxima temporada. A internacional portuguesa está na lista de contratações do clube da Luz e poderá assinar contrato a custo zero. Depois de Diana Silva, os encarnados preparam-se, assim, para recrutar mais uma jogadora que se destacou no Clube de Alvalade nas últimas épocas.
De acordo com o jornal A Bola, o Benfica já terá mesmo iniciado os primeiros contactos, com o intuito de poder vir a negociar os termos do contrato diretamente com Ana Borges. Nas próximas semanas, estão previstas novas conversações e tudo indica que o acordo seja alcançado com relativa facilidade.
O Benfica tem Ana Borges muito bem referenciada, tendo em vista o reforço do plantel no mercado de verão. As águias apreciam a qualidade da atleta de 34 anos e, sobretudo, a sua polivalência, podendo atuar em todas as posições da ala direita, bem como no centro da defesa. O facto de a ex-capitã da equipa leonina se encontrar livre para assinar por qualquer clube reforça o interesse dos encarnados na sua contratação.
Em nove temporadas ao serviço do Sporting, Ana Borges cumpriu um total de 216 jogos, dos quais 207 como titular. Em 17.863 minutos em campo, assinou 32 golos e 21 assistências. No Clube de Alvalade, a internacional portuguesa conquistou dois Campeonatos, três Taças de Portugal e três Supertaças, tendo ainda sido eleita Melhor Jogadora da Liga Feminina, em 2017/18.
Vale lembrar que também Diana Silva está a ser associada ao Benfica. A avançado está, igualmente, em final de contrato com o Sporting e não terá sido convidada a renovar pelos responsáveis leoninos. Refira-se que a internacional portuguesa é a melhor marcadora da história da equipa feminina do Sporting, com 151 golos marcados, em oito temporadas de leão ao peito.
Jovem leonino falou sobre as figuras que marcaram a sua época de estreia na equipa principal e não poupou nos elogios a figura pouco consensual em Alvalade
|
Geovany Quenda não esquece quem o ajudou a dar os primeiros passos na equipa principal do Sporting. Em entrevista à agência Lusa, na Academia Cristiano Ronaldo - na qual abordou também os festejos do bicampeonato - o jovem ala dos leões distribuiu elogios a vários nomes que marcaram o seu crescimento, em particular a Ruben Amorim.
"Tenho um carinho especial por ele. Foi ele que acreditou em mim e me trouxe para jogar na melhor equipa de Portugal”, afirmou. Para o jovem extremo, o técnico foi mais do que um treinador: “Só uma pessoa especial, não. Acreditou em mim desde o ano passado, quando me convocou duas vezes para a equipa principal. Acho que foram dos momentos mais importantes da minha vida".
João Pereira, que sucedeu a Ruben Amorim, também mereceu uma palavra de apreço por parte do 'camisola 57': “Da forma que nós estávamos, ia ser difícil para qualquer um", admitiu. "Nós estivemos com o João Pereira, mas não correu da melhor forma. Só tenho de lhe desejar boa sorte".
A passagem do antigo lateral-direito ficou marcada por duas derrotas, sendo substituído por Rui Borges. Para Quenda “foi muito importante a forma como chegou, logo num dérbi, em que conseguimos a vitória". O jovem admite que o técnico natural de Mirandela fez o plantel "acreditar" e "teve de se adaptar à tática (3-4-3), o que não era fácil”.
Viktor Gyokeres também foi mencionado por Quenda, que reconhece o impacto do avançado sueco: “É muito exigente e tenho de estar focado em melhorar", disse o jovem, que ficou fora da convocatória da seleção nacional. Convocado apenas para os sub-21, o ala é perentório: "Não é um passo atrás. Gostava de ser convocado, claro, e só me compete trabalhar, ajudar os colegas e dar o meu melhor seja onde for", atirou.
Elemento fundamental do Clube de Alvalade falou sobre as prestações da equipa verde e branca na Liga Portugal Betclic e foi perentório
|
Rui Borges não tem dúvidas: o Sporting foi a equipa mais regular da Liga Portugal Betclic e, por isso, é um justo campeão. O treinador da equipa verde e branca deixa também rasgados elogios ao plantel leonino pelas prestações ao longo da época, num campeonato muito competitivo.
“Para mim, nem sequer há dúvidas. O futebol é um desporto de regularidade e fomos mais regulares em tudo. Por vezes, só queremos desvalorizar tudo e todos e devíamos valorizar muito mais o que foi o campeonato, que foi fantástico”, começou por afirmar Rui Borges, em declarações à Sporting TV.
O técnico leonino destacou também a competitividade do campeonato e a capacidade da equipa verde e branca para se superiorizar aos adversários: “Chegámos à última jornada a discutir o título, a permanência e lugares nas competições europeias. Foi um campeonato para todos. Devemos, também, valorizar tudo o que o Sporting foi capaz de fazer. A equipa foi capaz, em todos os momentos, de ser a melhor. A consequência disso é o bicampeonato”.
Vale lembrar que o Sporting sagrou-se bicampeão nacional, no passado sábado, depois de vencer o Vitória de Guimarães (2-0), em Alvalade, num jogo referente à 34.ª e última jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões terminaram o campeonato no primeiro lugar da tabela classificativa, com 82 pontos – mais dois do que o Benfica. Ao longo da competição, os leões somaram 25 vitórias, sete empates e duas derrotas.
A equipa leonina está agora focada na final da Taça de Portugal, frente aos encarnados. O jogo decisivo da prova rainha está marcado para as 17h15 do próximo domingo, dia 25 de maio, no Jamor, e será apitado por um árbitro de má memória. No dérbi, o Sporting vai procurar carimbar a conquista da dobradinha, que escapa aos verdes e brancos desde a temporada 2001/02.
Boas relações de dirigente verde e branco com clube vendedor podem colocar leões em melhor posição para garantir contratação de ponta de lança
|
O Sporting está muito interessado em Clayton. Depois da grande época do brasileiro ao serviço do Rio Ave, os leões têm o avançado bem referenciado, precavendo a iminente saída de Viktor Gyokeres. Porto e Benfica também já procuraram saber informações junto do clube vilacondense, mas os leões lideram a corrida.
Segundo informação avançada pelo jornal O Jogo, o canarinho é "um dos nomes equacionado pela SAD", numa altura em que os verdes e brancos também estudam a hipótese de contratar Franjo Ivanovic. A mesma fonte revela ainda interesse de clubes estrangeiros, sendo que o Torino já terá ouvido um 'não'.
O motivo da nega aos italianos prende-se com o facto de o Rio Ave pretender um valor a rondar os 15 milhões de euros pelo avançado, que, de acordo com o diário desportivo "poderá eventualmente ser negociável" para todos os possíveis interessados.
O Sporting tem, no entanto, uma ligeira vantagem sobre os concorrentes diretos na contratação do jogador, uma vez que Bernardo Palmeiro, diretor geral do futebol desde a saída de Hugo Viana, tem boas relações com os vilacondenses após ter trabalhado no clube.
Na presente temporada, com a camisola do Rio Ave, Clayton - avaliado em 5 milhões de euros - somou 18 golos marcados e duas assistência, em 37 jogos. Os 14 remates certeiros que conseguiu no campeonato colocam-no no quarto lugar da lista de melhores marcadores da competição.