
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting continua a preparar a próxima temporada da equipa de futebol feminino e já sabe que não contará com Ana Borges. A capitã da formação verde e branca está em final de contrato com o Clube de Alvalade e prepara-se, assim, para terminar a passagem de nove anos pelos leões.
De acordo com a informação avançada pelo jornal Record, Ana Borges já decidiu que não vai renovar a sua ligação com os leões que termina no próximo mês de junho. A atleta chegou ao Sporting em 2016, proveniente do Chelsea. Em nove temporadas de leão ao peito, a avançada internacional portuguesa cumpriu um total de 216 jogos, dos quais 207 como titular. Em 17.863 minutos em campo, assinou 32 golos e 21 assistências.
Além de Ana Borges, outras três jogadoras também se preparam para deixar o Sporting. A guarda-redes norte-americana Hannah Seabert, a extremo portuguesa Ana Capeta e a avançada australiana Jacynta Gala não renovam os respetivos vínculos ao Clube de Alvalade e vão rumar a outras paragens.
Vale lembrar que também Diana Silva está de saída do Sporting. A avançada internacional portuguesa não foi convidada a renovar contrato pelos responsáveis dos verdes e brancos e chegou a acordo com o Benfica para reforçar os encarnados, na próxima temporada. A oficialização do negócio é esperada nas próximas semanas.
Em 2024/25, a equipa feminina do Sporting disputou um total de 36 jogos, com o saldo de 26 vitórias, três empates e sete derrotas, tendo conquistado a Supertaça. A formação verde e branca terminou o campeonato no segundo lugar, com 54 pontos – menos oito do que o campeão Benfica. No que diz respeito às restantes competições, foi finalista vencida da Taça da Liga, chegou às meias-finais da Taça de Portugal e, na Liga dos Campeões, foi eliminada pelo Real Madrid, na segunda pré-eliminatória.
Internacional brasileiro foi o melhor marcador do Brasileirão na temporada passada e é um dos alvos referenciados pelo Clube leonino
|
Yuri Alberto, avançado que joga no Corinthians, é o jogador pretendido pelo Sporting para suceder a Viktor Gyokeres, que deverá rumar ao Arsenal. Com a saída praticamente certa do goleador dos leões, Frederico Varandas já está no mercado em busca de alternativas.
"O Sporting tem vários jogadores referenciados e vários atletas que foi observando... Um desses jogadores é Yuri Alberto"
A revelação foi feita, esta quarta-feira, dia 14 de maio, por Pedro Sousa no programa 'Liga NOW': "O Sporting tem vários jogadores referenciados e vários atletas que foi observando... Um desses jogadores é Yuri Alberto, avançado do Corinthians, que é o clube mais endividado do futebol brasileiro", começou por dizer, explicando que o clube canarinho vive tempos conturbados.
"Creio que foi revelado na semana passada que deve 1,9 biliões de reais. O clube tem um processo de 'impeachment' contra o seu atual presidente, isto é, pode cair a qualquer momento". O antigo diretor de comunicação dos leões deu mais detalhes sobre o trajeto do atleta de 24 anos.
"Tem 24 anos e aos 19 era tido como uma das maiores promessas do futebol brasileiro, por isso é que foi vendido por 25 milhões de euros, há cinco anos, ao Zenit"
"Yuri Alberto foi o melhor marcador do Brasileirão da época passada. Agora faz uma pareceria com Memphis Depay, dianteiro da seleção neerlandesa. Tem 24 anos e aos 19 era tido como uma das maiores promessas do futebol brasileiro, por isso é que foi vendido por 25 milhões de euros, há cinco anos, ao Zenit. Não se adaptou, começou a guerra e regressou ao Brasil", explicou.
Na presente temporada, Yuri Alberto – avaliado em 16 milhões de euros – já participou em 11 encontros, ao serviço do Timão: 14 no Campeonato Paulista, oito na Serie A, quatro na Libertadores, quatro na Copa Sudamericana e outro na Copa do Brasil. Nos 2.138 minutos em que esteve em campo, o internacional brasileiro marcou 11 golos e fez uma assistência.
Médio internacional japonês terminou dérbi diante do Benfica (1-1) com dores musculares e causou apreensão aos responsáveis leoninos
|
O Sporting voltou, esta quarta-feira, dia 14 de maio, aos treinos na Academia Cristiano Ronaldo. Hidemasa Morita terminou o dérbi diante do Benfica (1-1) com dores musculares, mas trabalhou sem limitações e está disponível para ir a jogo contra o Vitória de Guimarães.
O internacional japonês, de 30 anos, regressou à competição na vitória com o Boavista (5-0), como suplente utilizado, após ter parado um mês por lesão, contraída ao serviço da sua seleção. Na jornada seguinte, diante do Gil Vicente (2-1), o camisola 5 foi titular e acabou por ser rendido ao minuto 65 quando já apresentava claros sinais de fadiga. Diante do Benfica, uma vez mais, saltou do banco quando o técnico leonino quis refrescar o meio-campo.
Ainda assim, Rui Borges chamou à sessão de trabalhos os jovens da equipa B João Muniz e Eduardo Felicíssimo em vésperas do embate decisivo que vai definir o campeão nacional de 2024/25. Morten Hjulmand é baixa confirmada para a partida depois de ter visto o nono cartão amarelo.
Mais uma vez, Nuno Santos (recupera de uma rotura do tendão rotuliano do joelho direito), João Simões (fratura do quinto metatarso do pé direito) e Daniel Bragança (rotura total do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo) voltaram a ficar de fora das opções.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 17 de maio, frente ao Vitória de Guimarães. O encontro, a contar para a 34.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Luís Freire, tem pontapé de saída marcado para as 18h00, no Estádio José Alvalade.
Jornalista do Record comentou as recentes declarações polémicas do treinador dos verdes e brancos e deixou muitas críticas
|
A polémica entre Rui Borges e o Vitória de Guimarães continua. O treinador do Sporting sugeriu que alguns jogadores dos vimaranenses “forçaram” a amostragem de um quinto cartão amarelo para poderem jogar contra o Clube de Alvalade, no encontro da 34ª e última jornada do campeonato. Sérgio Krithinas, jornalista do Record, criticou as declarações do técnico leonino e recordou a sua saída de Guimarães para treinar os verdes e brancos.
“Rui Borges disse ‘vi jogadores do Vitória a levar quinto amarelo para não jogarem neste jogo e jogarem contra o Sporting’. Isto é uma acusação grave. Está a insinuar que há jogadores do Vitória de Guimarães que querem ganhar ao Sporting e não querem ganhar os outros jogos e que não querem ir às competições europeias. Já com o Gil Vicente a conversa foi muito parecida, quando disse que o Gil Vicente se esforçou muito contra o Sporting. Eu acho que é um ‘jogo perigoso’ da parte de Rui Borges”, começou por afirmar Sérgio Krithinas, em declarações no canal televisivo Now.
O jornalista comentou também a reação do clube vimaranense: “O Vitória de Guimarães levou isto para o plano institucional. Mas, perante uma frase destas, eu percebo que haja muita gente do clube que fique incomodada. Se eu fosse jogador do Vitória de Guimarães, ficaria muito ofendido […]. Acho que é uma acusação forte e que não merece, de forma alguma, defesa”.
Sérgio Krithinas recordou ainda a saída de Rui Borges dos vimaranenses, em dezembro passado: “Muita gente falou da forma como Rui Borges saiu do Vitória de Guimarães e dos ‘acessórios’ dessa saída. Rui Borges é apresentado no Sporting no dia 26 de dezembro e, no dia 23, quando já havia negociações com o Sporting, diz, em conferência de imprensa, ‘não abandono ninguém, tenho contrato com o Vitória e não faz sentido falar dessas coisas’. Parece-me que não é correto".
A terminar, o jornalista - que criticou uma decisão polémica do árbitro João Pinheiro no recente dérbi entre Benfica e Sporting - fez uma revelação: “Também por aquilo que sei, Rui Borges sai de Guimarães e despede-se de algumas pessoas, numa despedida fria. Muita gente ainda está à espera de um telefonema de Rui Borges a despedir-se”.