Futebol
José Nunes sobre caso Hjulmand: "Existe um constrangimento entre Sporting e jogador"
05 Fev 2026 | 16:38
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
24 Jun 2024 | 18:34 |
O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), recusou o recurso apresentado pelo Sporting, de uma multa aplicada ao Clube de Alvalade, a 30 de setembro de 2023, aquando da deslocação dos leões ao terreno do Farense. A partida tardou cerca de três minutos a começar devido ao arremesso de engenhos pirotécnicos para o relvado, mas a Direção liderada por Frederico Varandas garante que o atraso no encontro teve outros motivos.
"Iniciou-se três minutos depois da hora marcada (20h30), devido ao arremesso de artefactos pirotécnicos para o retângulo de jogo, por parte de adeptos afetos ao clube visitante, Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD, da bancada Nascente, setor 14, claramente identificados por cachecóis, vestes e outros adereços que possuem alusivas à Sociedade Desportiva", lê-se, no mapa de castigos do Conselho de Disciplina da FPF.
Obrigado a pagar uma multa de 10.200 euros, o Sporting recorda a homenagem a estudantes locais, que foi feita antes do apito inicial do árbitro, Luís Godinho. "Sucede que a Sporting Clube Farense - Algarve Futebol, SAD, requereu à Liga Portugal, nos termos do n.º 1, do artigo 85.º do RCLPFP, autorização para realizar um conjunto de ativações e ações promocionais extraordinárias antes do início do jogo. Com especial relevo, a Liga Portugal autorizou a realização das seguintes ações: a) presença da mascote do SC Farense, no relvado, no início, no intervalo e no final da partida; b) entrada dos jogadores em campo com uma capa de estudante da Universidade do Algarve; c) troca de camisolas entre a Associação Académica da Universidade do Algarve e o SC Farense antes do apito inicial; d) foto do onze inicial com os estudantes da Universidade do Algarve trajados", interpelaram os responsáveis leoninos.
"Pelo que a cronologia descrita, aplicável à generalidade dos jogos da Liga Portugal Betclic que têm lugar no estádio São Luís, e que é elaborada rigorosamente, segundo a segundo, foi também aplicável ao jogo objeto dos autos, no qual existiram diversas ações promocionais e ativações extraordinárias", assegura a SAD verde e branca.
No entanto, a FPF rejeitou a justificação, garantindo que "Tal como consta do Relatório de Árbitro a fls 54 a 58 e Relatório de Delegado no jogo oficial n.º 10704 de fls. 59 e 60, bem como dos esclarecimentos complementares do Sr. Árbitro a fls. 130 e, ainda, pelo Relatório de Policiamento Desportivo a fls. 47, os árbitros e os delegados da Liga são claros ao afirmar que tais condutas foram perpetradas por adeptos afetos à Demandante e que levaram ao atraso no início do jogo em três minutos, e bem assim, ao retardar do reinício do jogo apos o golo da equipa visitante aos 21 minutos".
Confira aqui o apoio dos adeptos na deslocação ao terreno do Farense:
Técnico admitiu algum facilitismo, mas deu mérito aos jogadores. Projetou ainda o próximo Clássico e falou do regresso do ala de 30 anos à competição
06 Fev 2026 | 09:34 |
Rui Borges abordou a vitória do Sporting frente ao AFS SAD no prolongamento (3-2) em conferência de imprensa, no Auditório Artur Agostinho, em Alvalade. O treinador admitiu que a equipa se "pôs a jeito", mas deu mérito aos jogadores. Projetou ainda o Clássico frente ao Porto, falou do regresso de Nuno Santos e garantiu que o tempo extra de jogo não servirá como desculpa.
Objetivo cumprido apesar da ida a prolongamento
“É objetivo cumprido, é certo. Estava a ser um jogo competente até ao 2-0, depois entrámos num relaxamento coletivo e o AFS em dois lances fortuitos ganha dois penáltis e acaba por acreditar noutro resultado. Depois, entrámos num stress mental com vários passes falhados. O futebol, se calhar, é bonito por isso: muda muito e rápido. Pusemo-nos a jeito, mas dar mérito também ao adversário”.
Impacto dos 30 minutos extra no clássico que se segue
“Os jogadores vão estar mais cansados nestes próximos dias, mas não vai ser desculpa para a nossa exigência no clássico. Vamos chegar na melhor forma para jogar um jogo de intensidade diferente. Acredito que vai ser um jogo importante, mas não decisivo. A exigência e a motivação de disputar um clássico vão-se sobrepor aos 30 minutos extra de hoje”.
O regresso de Nuno Santos
“Acima de tudo, feliz por o ver a voltar à equipa depois de uma paragem tão longa. É fantástico para mim, para os colegas e para os adeptos. Está longe da sua melhor performance, mas vamos ajudá-lo. Chegará lá, mas precisa de tempo e paciência para entender isso. Pode jogar como lateral ou como médio e é mais um que vai acrescentar muita qualidade e, acima de tudo, muita competitividade”.
Várias opções no plantel para a posição de extremo
“Eles é que têm de me mostrar quão preparados estão para dar resposta. Gosto que saibam jogar dos dois lados, porque o futebol hoje é mais imprevisível. Acima de tudo, tenho mais soluções com características diferentes. Fico feliz por todos estarem ligados e capazes de dar resposta”.
Contas da classificação para o clássico
“Não olho para trás, só para a frente. Faremos tudo para ganhar o jogo, mas não é decisivo porque faltam muitos jogos. Nós estivemos oito pontos à frente do segundo em 2024/2025 e perdemos nove. Todos os jogos vão ser muito difíceis. Para mim, não é um jogo decisivo, é um jogo importante”.
Verdes e brancos venceram os avenses esta quinta-feira, dia 5 de fevereiro, nos 'quartos' da prova rainha, já no decorrer do prolongamento
05 Fev 2026 | 23:31 |
O Sporting venceu o AFS SAD por 3-2 no prolongamento, esta quinta-feira, dia 5 de fevereiro, em jogo a contar para os quartos de final da Taça de Portugal. Num jogo contra a equipa orientada por João Henriques, disputado no Estádio José Alvalade, os leões não tiveram dificuldades e marcam presença nas meias, onde vão defrontar o Porto.
Os leões entraram para dominar e assim foram todos os primeiros 45 minutos, frente a um adversário que pouco conseguiu sair a jogar. Luís Guilherme estreou-se a marcar de verde e branco com uma bola em arco de grande efeito, aos 29’.
No regresso dos balneários, a toada manteve-se e o Sporting continuou em cima do jogo. Luís Suárez tentou marcar novamente de calcanhar, mas Paulo Vitor inseriu a bola na própria baliza e permitiu o 2-0 dos leões (49’). Pouco depois, o AFS marca de grande penalidade, por mão de Morten Hjulmand na área (63’). Nota ainda para o regresso de Nuno Santos à competição, que mereceu uma ovação por parte de todos os adeptos em Alvalade. Ao cair do pano, a equipa visitante marcou novamente de penálti (90’+1), levando o jogo para prolongamento. A quatro minutos do final, Geny Catamo garantiu a vitória leonina.
Com esta vitória – a 26.ª em 35 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges seguem em frente na Taça de Portugal, onde vão defrontar o Porto, numa eliminatória a duas mãos por um lugar no Jamor. O primeiro jogo está marcado para 3 de março, em Alvalade.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima segunda-feira, dia 9 de fevereiro, também frente ao Porto. O encontro, a contar para a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Francesco Farioli, jogar-se-á no Estádio do Dragão, às 20h45.
Produto já está disponível na Loja Verde e recupera um modelo icónico do início dos anos 2000, criado pela histórica Nike
05 Fev 2026 | 17:49 |
O Sporting colocou à venda uma edição especial da camisola Nike Total 90, inspirada num dos modelos mais marcantes do início dos anos 2000. O produto integra as coleções de 2025 e 2026 da marca norte-americana e já se encontra disponível na Loja Verde, direcionado sobretudo para o público adepto de streetwear.
A iniciativa surge no contexto de uma tendência retomada pela Nike, que decidiu recuperar o conceito Total 90, utilizado por vários clubes e seleções no arranque do novo milénio. O Sporting - que foi recentemente comentado de forma não muito positiva - junta-se assim a outros emblemas que também lançaram produtos semelhantes, como Barcelona e Paris Saint-Germain.
A camisola foi desenvolvida em parceria com a Palace, marca associada ao universo urbano, reforçando o posicionamento do artigo fora do contexto competitivo. Ao contrário dos equipamentos oficiais utilizados em jogo, esta edição especial não está destinada às competições oficiais da equipa principal.
Ainda assim, são várias as opiniões controversas sobre a camisola em questão. "Template já existente da Nike e toca a meter o símbolo antigo", "Isto é real?!", "Feia que dói", "Horrível" e "Saudades da Macron" são alguns dos comentários que se vão lendo pelas redes sociais.
Vale a pena recordar que que o emblema verde e branco entra em campo hoje frente ao AFS. O encontro, a contar para os quartos-de-final da Taça de Portugal, diante da turma liderada por João Henriques, jogar-se-á às 20h45, em Alvalade.
Confira a camisola: