
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Extra Sporting
|
Extra Sporting; Um terramoto de 7.5 atingiu o Chile e a Argentina esta sexta-feira, dia 2 de maio. O alerta surgiu depois de um sismo em Puerto Williams, na passagem de Drake, ao longo da costa chilena e argentina. O Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres do Chile informou que a zona costeira da região de Magalhães e Antártica Chilena será evacuada devido ao risco de tsunami.
O United States Geological Survey confirmou o sismo, indicando que o tremor ocorreu entre o Cabo Horn e a Antártida. "Pedimos a evacuação de toda a costa da região de Magallanes. Neste momento, o nosso dever é o de prevenir e obedecer às autoridades", escreveu o presidente, Gabriel Boric, no X.
As imagens divulgadas nas redes sociais mostraram civis a fugir de edifícios e sirenes de emergência a soar, em cenas dramáticas após o sismo. De acordo com o Centro Sismológico Nacional, o sismo ocorreu pouco antes das 9h da manhã, e teve uma magnitude 7.5 na escala de Richter.
O Chile é um dos países com mais terramotos no mundo. Três placas tectónicas convergem no território: Nazca, Sul-Americana e Antártica. Em 1960, a cidade de Valdivia (sul do México) foi devastada por um terramoto de magnitude 9,5, considerado o mais forte já registado, que matou 9.500 pessoas.
Em 2010, um terremoto de magnitude 8,8, seguido de um tsunami, deixou mais de 520 mortos. O sismo terá ocorrido a uma profundidade de aproximadamente dez quilómetros. O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Armada do Chile (SHOA) emitiu o alerta com a sinalização de uma magnitude de 7.8, depois de o sismo ocorrer a cerca de 305 quilómetros a sul de Puerto Williams.
De acordo com os Bombeiros Voluntários, prejuízos ainda estão a ser contabilizados, mas houve danos em infraestruturas, telhados e rede de telecomunicações
|
Extra Sporting; O tornado ocorrido, esta sexta-feira, dia 2 de maio, em Beja arrancou árvores, causou danos em casas e num automóvel e a queda de um muro, sem provocar feridos ou desalojados, informou o presidente da câmara municipal. Paulo Arsénio indicou que o fenómeno meteorológico atingiu Porto Peles, povoação do concelho com 150 habitantes e que dista cerca de 10 quilómetros da cidade.
"Terá tido uma duração de poucos segundos. Às 08h15, atravessou a pequena população de Porto Peles e causou alguma destruição, sem que haja a registar, felizmente, nem feridos, nem população desalojada", adiantou em declarações aos jornalistas na feira agropecuária Ovibeja.
Paulo Arsénio, que já se deslocou ao local do incidente para se inteirar dos estragos, relatou que ficaram "seriamente danificados" telhados de armazéns e de uma casa, mas na parte não habitada e a existência de "muitas árvores caídas" e também de um muro.
"Houve muitas placas de zinco e pernadas de árvores pelo ar, que causaram depois estragos em persianas e em marquises" de casas, referiu, salientando que, pelo menos, uma viatura teve também danos mais significativos. De acordo com o autarca alentejano, os moradores da povoação relatam que "foi um momento muito assustador", com "o vento a soprar a uma velocidade que não se consegue determinar, mas muito elevada".
"Temos algumas imagens para passar, em que placas de zinco com uma altura de quatro metros, perfeitamente encaixadas em postes de energia elétrica", descreveu. O presidente do município disse que se aguarda a chegada de equipas da E-Redes ao local para que seja desativada a rede elétrica para que essas placas possam ser retiradas. "E ficaram também algumas placas encaixadas em postes de telecomunicações e estamos também à espera de que as empresas de telecomunicações cheguem ao local", frisou.
Tempo volta a piorar em território nacional esta semana. Aguaceiros, trovoada e vento vão afetar várias regiões do país antes de sábado e domingo
|
Extra: A instabilidade atmosférica vai continuar a afetar várias regiões de Portugal na sexta-feira, 2 de maio, com chuva forte, trovoada e uma descida acentuada das temperaturas. Braga, Porto e Aveiro são alguns dos distritos mais afetados, mas todo o Continente estará em alerta.
Após um mês de abril chuvoso e instável, as condições meteorológicas no continente e na Madeira vão sofrer uma melhoria temporária na quinta-feira, 1 de maio. No entanto, esta estabilidade será temporária, já que a 'Meteored' alerta para o regresso do mau tempo na sexta-feira, 2 de maio, com aguaceiros, granizo e trovoada, que se irão prolongar ao longo do dia. A previsão indica que o pior da tempestade ocorrerá entre as 12h00 e as 19h00, com as regiões do Norte e Centro a serem as mais afetadas.
A depressão fria que se formou a oeste da costa ocidental do Continente é a responsável por este agravamento do tempo. As primeiras áreas a ser atingidas, durante a madrugada e manhã de sexta-feira, serão o Algarve, Alentejo e Lisboa, com precipitação intensa e possibilidade de granizo e trovoada. À medida que o dia avança, a instabilidade vai-se estender para o Norte, afetando distritos como Braga, Porto e Aveiro, que estarão particularmente expostos à ocorrência de trovoada.
Além disso, a chuva será intensa em várias regiões do país. A 'Meteored' prevê que algumas áreas do Minho, Douro Litoral, Ribatejo e Beira Baixa possam acumular mais de 50 mm de precipitação até ao final do dia. A temperatura máxima também sofrerá uma descida significativa, e o vento forte poderá atingir rajadas de 60 a 70 km/h, especialmente no Interior e Norte do país.
Para o fim de semana, a instabilidade persiste. A previsão indica que a depressão fria poderá continuar a afetar Portugal durante o sábado e o domingo, com períodos de chuva e trovoada, especialmente no Norte e Centro. A situação será monitorizada pelas autoridades meteorológicas, que já emitiu avisos para várias regiões, incluindo a Madeira, onde as condições também são adversas.
Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou treze distritos do continente sob alerta amarelo devido à precipitação que se avizinha
|
Extra Sporting; O IPMA alargou para 16 os distritos sob aviso amarelo - o terceiro mais grave - por causa da precipitação, com aviso de chuva por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada e de queda de granizo. Apenas os distritos de Lisboa e Setúbal não têm avisos.
A Região Autónoma da Madeira também vai estar sob aviso amarelo pelo menos até meio do dia de quinta-feira, dia 1 de maio, por causa do vento, chuva e agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
No arquipélago madeirense, o aviso surge por causa da chuva, com previsão de aguaceiros, por vezes fortes e ocasionalmente acompanhados de trovoada, começa a partir das 15h00 nas regiões montanhosas, na Costa Sul e Costa Norte, e às 18h00 na ilha de Porto Santo.
Quanto ao vento, o aviso começa a partir das 15h00 em todo o arquipélago. Todos terminam às 12h00 de quinta-feira. Na costa norte da Madeira também estará ativo, a partir das 09h00, o aviso amarelo por causa da agitação marítima, esperando-se ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros.
Os avisos de agitação marítima estendem-se a todo o arquipélago da Madeira e estarão ativos até às 12h00 de quinta-feira. Devido a esta situação meteorológica, a Porto Santo Line, concessionária da linha marítima entre as ilhas da Madeira e Porto Santo, que utiliza o navio Lobo Marinho, decidiu antecipar na quarta-feira para as 18h00 a viagem programada para as 21:30 com saída da denominada Ilha Dourada.