
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Extra Sporting
|
Extra Sporting: Abriu-se, recentemente, uma nova frente de guerra no mundo. A Índia lançou ataques aéreos sobre o Paquistão, na noite de terça para quarta feira, 6 para 7 de maio, que já mataram mais de 30 pessoas em solo paquistanês. Em causa estará a retaliação de um ataque terrorista em território indiano.
Através da 'operação Sindoor', Nova Deli explicou ter atacado "terroristas locais". O Paquistão respondeu e a situação está a escalar. Segundo as autoridades indianas, esta é uma resposta à inação de Islamabade após um ataque terrorista em território indiano, que aconteceu há cerca de duas semanas, e que se suspeita ter origem paquistanesa. Na altura, morreram 26 pessoas, e a situação entre os dois países ficou muito tensa.
Segundo os responsáveis indianos, existia a expetativa de que o governo paquistanês lidasse internamente com os alegados terroristas. A resposta tardou a chegar, situação que indignou o governo indiano, que decidiu partir para a retaliação bélica.
O Paquistão respondeu às acusações: "Apesar de terem passado duas semanas desde os ataques, não há provas de que o Paquistão tenha tomado medidas contra as infraestruturas terroristas no seu território ou sob o seu controlo", explicou Vikram Misri numa conferência de imprensa, esta quarta-feira, dia 7 de maio.
A índia defende-se, explicando que tomou medidas proporcionais aos ataques de que foi vítima inicialmente. Os indianos explicam que a situação obrigou a uma resposta na tentativa de desmantelamento das organizações terroristas situadas no Paquistão. O secretário para os Negócios Estrangeiros explicou até que existia uma recomendação da ONU para que os responsáveis do ataque fossem punidos. O Paquistão já prometeu retaliar a ofensiva.
Circulação teve de ser suspensa na Linha Vermelha devido à tragédia ocorrida junto à estação da Encarnação e restabelecida mais de uma hora depois
|
Extra Sporting; Uma adolescente morreu, esta segunda-feira, dia 5 de maio, pelo Metro, em Lisboa. A tragédia aconteceu na estação da Encarnação. O alerta foi dado pelas 16h18, o que obrigou à suspensa na Linha Vermelha devido ao incidente causado.
A mesma foi restabelecida mais de uma hora depois, às 17h37, indicou o Metropolitano de Lisboa. "Devido a incidente com passageiro, a circulação está interrompida entre as estações Aeroporto e Bela Vista", indicou inicialmente a empresa, numa publicação na rede social X.
A vítima mortal é uma jovem estudante, mas não foi possível apurar a idade. O óbito foi declarado no local, onde estiveram vários operacionais, incluindo o Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a Polícia de Segurança Pública.
A vítima ficou estava debaixo de uma composição do metro quando os meios de socorro chegaram ao local, confirmou uma fonte do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, que recebeu o alerta para o acidente, mobilizando para o local 15 elementos e cinco viaturas.
Na sequência do atropelamento, a circulação na Linha Vermelha foi interrompida, tendo entretanto sido retomada, com condicionamentos. Na rede social X, a empresa responsável tem estado a atualizar os passageiros sobre as perturbações na linha.
Tribunal Arbitral diz que ponderou decretar serviço mínimo, porém "concretização revelou-se desaconselhável" por não garantir mínimos padrões de segurança
|
Extra Sporting; Depois da greve da segunda-feira passada (dia do apagão), vêm aí dias de mais problemas para quem anda de comboio. Desta vez, uma paralisação mais prolongada. A CP – Comboios de Portugal já tinha avisado que prevê perturbações na circulação entre os dias 7 e 14 de maio.
Motivo: muitas greves convocadas pelos sindicatos ASCEF, ASSIFECO, FECTRANS, FENTCOP, SINAFE, SINDEFER, SINFA, SINFB, SINTTI, SIOFA, SNAQ, SNTSF, STF e STMEFE, entre os dias 7 e 8, pelo sindicato SMAQ entre os dias 7 e 14 e pelo sindicato SFRCI entre os dias 11 e 14 de Maio.
A CP prevê perturbações na circulação com especial impacto entre os dias 7 e 13 de maio. Ou seja, começam nesta quarta-feira e prolongam-se até à terça-feira da próxima semana. Caso venham a ser definidos serviços mínimos, esta informação será atualizada, divulgava a CP.
No entanto, na sexta-feira passada, o Tribunal Arbitral decidiu – por unanimidade – não fixar quaisquer serviços mínimos. “Deverão ser assegurados os serviços necessários à segurança e manutenção do equipamento e das instalações, bem como os serviços de emergência que, em caso de força maior, reclamem a utilização dos meios disponibilizados pela CP", pode ler-se.
"Serão assegurados os comboios de socorro; todas as composições que tenham iniciado a sua marcha deverão ser conduzidas ao seu destino e ser devidamente estacionadas em condições de segurança da própria composição e da eventual circulação”, está lavrado no documento.
Pedidos devem ser feitos através do portal do voto ou por via postal, enviando uma carta dirigida à Administração Eleitoral da Secretaria-Geral do MAI
|
Extra Sporting; Os eleitores recenseados em Portugal que pretendam votar mais cedo nas eleições legislativas - que vão decorrer no próximo domingo, dia de 18 de maio, podem inscreveram-se a partir de hoje e até quinta-feira, dia 8 de maio, na modalidade de voto antecipado.
Os pedidos devem ser feitos através do portal do voto antecipado ou por via postal, enviando uma carta dirigida à Administração Eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, localizada na Praça do Comércio, Ala Oriental, 1149-015 LISBOA.
Nesta modalidade, o eleitor pode votar antecipadamente no dia 11 de maio num local à escolha, em qualquer município do continente ou das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, devendo identificar-se e indicar a freguesia onde está recenseado.
No pedido via postal devem constar os seguintes dados: Nome completo; Data de nascimento; Número de identificação civil; Morada; Mesa de voto antecipado em mobilidade onde pretende exercer o direito de voto; Contacto telefónico e sempre que possível endereço de correio eletrónico.
Caso se inscreva e não possa comparecer no dia do voto antecipado, pode votar no dia das eleições a 18 de maio, mas apenas na zona de residência. De acordo com a CNE, todos os eleitores recenseados no território nacional podem votar antecipadamente em mobilidade.