
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Extra Sporting
|
Extra Sporting: Arrancou, esta segunda feira, dia 1 de abril, a entrega da declaração do IRS 2025. Apenas os jovens são as exceções para muitas surpresas que os portugueses contribuintes têm à espera quando forem preencher os formulários necessários para a entrega do IRS referente a 2024.
Os formulários da declaração ficaram disponíveis no site das Finanças, um dia antes do prazo de entrega começar oficialmente. A bastonário da Ordem dos Contabilistas prestou declarações à SIC, onde explicou todas as mudanças em relação aos valores recebidos.
Quem recebe as melhores notícias são os jovens, que devem ver o valor do reembolso aumentar: "A boa notícia é que o IRS Jovem melhorou bastante em 2024, os valores dos limites subiram consideravelmente e vão ter uma situação inversa à dos restantes contribuintes, vão ter um reembolso maior do que tiveram em 2023", explicou Paula Franco.
A Bastonária dos Contabilistas explicou as diferenças para os restantes escalões: "O que é que aconteceu ontem e gerou alguma surpresa, foi a diminuição do reembolso ou até terem que pagar imposto. Algo perfeitamente normal porque em 2024 mudaram as regras da retenção na fonte, em 2023 mudaram as regras, em 2024 baixaram os impostos e foi feito um ajustamento nas tabelas de retenção na fonte, especialmente se nos lembrarmos dos meses de setembro e outubro".
Sobre os restantes casos, prevêem-se descidas nos valores dos reembolsos: "Um pensionista solteiro que tem uma pensão de 1.300 euros, em 2023 recebia cerca de 500 euros, mas agora vai receber 50 euros", contou Paula Franco, bastonário da Ordem dos Contabilistas.
Tempo volta a piorar em território nacional esta semana. Aguaceiros, trovoada e vento vão afetar várias regiões do país antes de sábado e domingo
|
Extra: A instabilidade atmosférica vai continuar a afetar várias regiões de Portugal na sexta-feira, 2 de maio, com chuva forte, trovoada e uma descida acentuada das temperaturas. Braga, Porto e Aveiro são alguns dos distritos mais afetados, mas todo o Continente estará em alerta.
Após um mês de abril chuvoso e instável, as condições meteorológicas no continente e na Madeira vão sofrer uma melhoria temporária na quinta-feira, 1 de maio. No entanto, esta estabilidade será temporária, já que a 'Meteored' alerta para o regresso do mau tempo na sexta-feira, 2 de maio, com aguaceiros, granizo e trovoada, que se irão prolongar ao longo do dia. A previsão indica que o pior da tempestade ocorrerá entre as 12h00 e as 19h00, com as regiões do Norte e Centro a serem as mais afetadas.
A depressão fria que se formou a oeste da costa ocidental do Continente é a responsável por este agravamento do tempo. As primeiras áreas a ser atingidas, durante a madrugada e manhã de sexta-feira, serão o Algarve, Alentejo e Lisboa, com precipitação intensa e possibilidade de granizo e trovoada. À medida que o dia avança, a instabilidade vai-se estender para o Norte, afetando distritos como Braga, Porto e Aveiro, que estarão particularmente expostos à ocorrência de trovoada.
Além disso, a chuva será intensa em várias regiões do país. A 'Meteored' prevê que algumas áreas do Minho, Douro Litoral, Ribatejo e Beira Baixa possam acumular mais de 50 mm de precipitação até ao final do dia. A temperatura máxima também sofrerá uma descida significativa, e o vento forte poderá atingir rajadas de 60 a 70 km/h, especialmente no Interior e Norte do país.
Para o fim de semana, a instabilidade persiste. A previsão indica que a depressão fria poderá continuar a afetar Portugal durante o sábado e o domingo, com períodos de chuva e trovoada, especialmente no Norte e Centro. A situação será monitorizada pelas autoridades meteorológicas, que já emitiu avisos para várias regiões, incluindo a Madeira, onde as condições também são adversas.
Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou treze distritos do continente sob alerta amarelo devido à precipitação que se avizinha
|
Extra Sporting; O IPMA alargou para 16 os distritos sob aviso amarelo - o terceiro mais grave - por causa da precipitação, com aviso de chuva por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada e de queda de granizo. Apenas os distritos de Lisboa e Setúbal não têm avisos.
A Região Autónoma da Madeira também vai estar sob aviso amarelo pelo menos até meio do dia de quinta-feira, dia 1 de maio, por causa do vento, chuva e agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
No arquipélago madeirense, o aviso surge por causa da chuva, com previsão de aguaceiros, por vezes fortes e ocasionalmente acompanhados de trovoada, começa a partir das 15h00 nas regiões montanhosas, na Costa Sul e Costa Norte, e às 18h00 na ilha de Porto Santo.
Quanto ao vento, o aviso começa a partir das 15h00 em todo o arquipélago. Todos terminam às 12h00 de quinta-feira. Na costa norte da Madeira também estará ativo, a partir das 09h00, o aviso amarelo por causa da agitação marítima, esperando-se ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros.
Os avisos de agitação marítima estendem-se a todo o arquipélago da Madeira e estarão ativos até às 12h00 de quinta-feira. Devido a esta situação meteorológica, a Porto Santo Line, concessionária da linha marítima entre as ilhas da Madeira e Porto Santo, que utiliza o navio Lobo Marinho, decidiu antecipar na quarta-feira para as 18h00 a viagem programada para as 21:30 com saída da denominada Ilha Dourada.
Viveu-se, na passada segunda feira, dia 28 de abril, um momento surreal em território nacional, quando todos os sistemas de eletricidade se desligaram
|
Extra Sporting: Viveu-se, na passada segunda feira, um momento surreal em Portugal, quando um apagão geral desligou virtualmente todos os sistemas de eletricidade no país. A maior parte dos serviços já foram repostos, mas há alguns, como o Portal das Finanças, que ainda estão com dificuldades.
A questão do Portal das Finanças ganha contornos de maior importância tendo em conta alguns prazos que os cidadãos pudessem ter de cumprir, que terminassem na passada segunda, ou nesta terça feira, dia 29 de abril.
Por isso, o Governo já tomou medidas para salvaguardar os contribuintes. Todas as obrigações fiscais, entrega de documentos, ou qualquer outra situação cujo prazo terminasse dia 28 ou 29 de abril, vão ter um prazo alargado até à próxima quarta feira, dia 30 de abril.
"Neste momento, decorrem ainda os trabalhos para repor, assim que possível, o Portal das Finanças e os sistemas informáticos que suportam o atendimento ao público, por forma a garantir a segurança e a normalidade do funcionamento da AT [Autoridade Tributária e Aduaneira]", disse uma fonte oficial do Ministério das Finanças.
A mesma fonte contou, ainda, à agência Lusa, que a falha de energia que se verificou na passada segunda feira "prejudicou o funcionamento dos sistemas informáticos da Autoridade Tributária e Aduaneira", apesar de não se ter "verificado qualquer anomalia quanto à integridade da informação detida pela AT".