Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

TODOS OS PONTOS APROVADOS EM AG

Reunião magna de acionistas do Sporting CP teve alguma contestação e durou até de madrugada

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

30 Set 2020 | 11:34 |

Icon Comentário0

A reunião magna de acionistas da SAD, marcada para ter início durante a tarde de ontem (18h00), assim o teve, no entanto, quando finalizou já passavam das 4 da madrugada. E foi mesmo depois dessa hora que, o Sporting CP, anunciou à CMVM que todos os pontos que haviam estado em discussão nesta Assembleia Geral (AG) tinham sido aprovados. Desta mesma forma, o Clube de Alvalade emitiu um comunicado, ainda que tenha existido contestação e alegados pedidos de demissão dos órgãos sociais, realçando que os seguintes pontos foram aprovados: o Relatório e Contas, a aplicação de resultados, cooptação de administrador e a declaração sobre a política de remuneração dos titulares dos órgãos sociais. Abaixo, pode ler o comunicado na íntegra:

A SPORTING CLUBE DE PORTUGAL – FUTEBOL, SAD (adiante Sporting SAD ou Sociedade) vem, nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto na alínea g) do nº 2 do artigo 249º do Código dos Valores Mobiliários, informar que a Assembleia Geral da Sociedade de 29 de Setembro de 2020 tomou as seguintes deliberações: 1. Aprovação do Relatório e das Contas relativos ao exercício findo em 30 de Junho de 2020: A proposta apresentada pelo Conselho de Administração da Sociedade no âmbito do ponto 1 da ordem do dia, incluindo a apreciação do relatório sobre remunerações elaborado pelo Conselho de Administração, nos termos do art.º 245º-C do CVM, foi aprovada, por maioria, tendo obtido 627.705 votos a favor, 3362 votos contra e 1 abstenção; 2. Aprovação da proposta de aplicação de resultados: A proposta apresentada pelo Conselho de Administração da Sociedade no âmbito do ponto 2 da ordem do dia foi aprovada, por maioria, tendo obtido 630.766 votos a favor, 300 votos contra e 2 abstenções; 3. Apreciação geral da Administração da Sociedade, de cada um dos seus membros, do Conselho Fiscal e da Sociedade de Revisores de Oficiais de Contas: A proposta apresentada pelo acionista Sporting Clube de Portugal no âmbito do ponto 3 da ordem do dia foi aprovada, por maioria, tendo obtido 627.819 votos a favor, 3248 votos contra e 0 abstenções; 4. Ratificação da cooptação do Senhor Dr. André da Costa Cabral Bernardo como membro do Conselho de Administração até ao final do mandato em curso, deliberada nos termos do disposto do nº 4 do artigo 393º do Código das Sociedades Comercias, na reunião do Conselho de Administração da Sociedade de 27 de Março de 2020: A proposta apresentada pelo Sporting Clube de Portugal no âmbito do ponto 4 da ordem do dia foi aprovada, por maioria, tendo obtido 627.714 votos a favor, 3218 votos contra e 137 abstenções; 5. Aprovação da declaração sobre a política de remuneração dos titulares dos órgãos sociais da Sociedade elaborada para o exercício de 2020/2021: A proposta apresentada pela Comissão de Accionistas no âmbito do ponto 5 da ordem do dia foi aprovada, por maioria, tendo obtido 427.701 votos a favor, 203.366 votos contra e 1 abstenção;


Lisboa, 30 de Setembro de 2020


O Representante das Relações com o Mercado



Clube

Negócio fechado! 'Reforço' mais esperado a chegar ao Sporting; Varandas faz acordo bombástico

Depois de longas negociações e vários avanços e recuos, leões estão prestes a oficializar uma decisão que promete marcar arranque da nova época

Curva Sul do Estádio José Alvalade vai regressar após um entendimento entre as claques do Sporting e Frederico Varandas
Curva Sul do Estádio José Alvalade vai regressar após um entendimento entre as claques do Sporting e Frederico Varandas

25 Jul 2026 | 15:17 |

Icon Comentário0

O Sporting está prestes a oficializar uma das decisões mais aguardadas pelos adeptos nos últimos anos. Após um longo processo de negociações, marcado por avanços, recuos e várias reuniões entre a Direção liderada por Frederico Varandas e os representantes dos Grupos Organizados de Adeptos, os leões vão voltar a contar com um protocolo conjunto com as quatro claques do Clube.


O entendimento permitirá o regresso da histórica Curva Sul ao Estádio José Alvalade, uma mudança muito desejada por muitos sportinguistas. O acordo deverá ser anunciado antes do jogo de apresentação frente ao Mónaco e prevê a assinatura de um protocolo com Juventude Leonina, Directivo Ultras XXI, Torcida Verde e Brigada Ultras Sporting, algo inédito desde a chegada da atual Direção.


Além do regresso da Curva Sul, o Sporting será também o primeiro clube em Portugal a implementar o modelo de safe standing no estádio. Em condições normais, as claques ficarão concentradas entre os setores A12 e A16, embora o Directivo Ultras XXI opte por manter uma parte dos seus elementos na Superior Norte.


O novo protocolo surge quase sete anos depois da rutura entre a Direção e as claques, ocorrida em 2019, na sequência dos acontecimentos que se seguiram ao caso de Alcochete e aos protestos dirigidos a Frederico Varandas. Desde então, a relação entre ambas as partes atravessou momentos de grande tensão, com manifestações, comunicados e várias tentativas falhadas de entendimento.

Nos últimos meses, porém, o diálogo intensificou-se e permitiu desbloquear vários dos principais pontos de discórdia, incluindo a situação das conhecidas "casinhas" das claques. Com o acordo praticamente fechado, o Sporting acredita que abre uma nova fase na relação com os adeptos organizados, reforçando o ambiente em Alvalade para a temporada 2026/27.



Clube

Varandas fala do mercado do Sporting e diz que só há um insubstituível

Antes da Assembleia Geral, realizada no Pavilhão João Rocha, Presidente do Clube de Alvalade analisou últimas alterações ao plantel leonino

Frederico Varandas falou sobre o mercado de transferências do Sporting e referiu que que só o Clube de Alvalade é "insubstituível"
Frederico Varandas falou sobre o mercado de transferências do Sporting e referiu que que só o Clube de Alvalade é "insubstituível"

25 Jul 2026 | 13:56 |

Icon Comentário0

Frederico Varandas falou este sábado sobre o mercado de transferências antes da Assembleia Geral, realizada no Pavilhão João Rocha. O dirigente explicou que as alterações no plantel fazem parte de um plano definido com antecedência e que só o Clube de Alvalade é "insubstituível".


 F. Varandas: "Insubstituível só o Sporting"


"Este mercado foi pensado e planeado para construir um grupo para as próximas três épocas. Saíram grandes jogadores, mas o Sporting tem contratado atletas de classe mundial nos últimos anos. Insubstituível só o Sporting", afirmou.


O líder máximo abordou ainda as saídas de Francisco Trincão e Morten Hjulmand, destacando o contributo de ambos durante a passagem pelos leões: "Chegaram, conquistaram títulos e tinham ambição pessoal. Exceto a Premier League, não vejo vendas superiores às nossas. Fica o eterno agradecimento pelo que deram ao Sporting", referiu.

O dirigente máximo admitiu igualmente que o mercado ainda poderá registar novas movimentações: "É muito provável que saiam mais jogadores e entrem outros. Este mercado foi preparado desde o início da época passada. Acreditamos que este grupo vai manter o Sporting na luta pela conquista de troféus", assegurou.


Questionado sobre o elevado investimento realizado e a pressão que poderá existir sobre Rui Borges, desvalorizou as críticas: "Já ouvi dizer que o Rui Borges está fragilizado, mas isso passa-nos completamente ao lado. O Sporting tem um plano e, na próxima época, estaremos novamente onde queremos, que é na luta pelas decisões".

Confira o vídeo da declaração do presidente:


Clube

Há fumo verde no Sporting! Juve Leo e Varandas mais unidos que nunca

Clube de Alvalade deu um passo importante nas negociações para reativar os protocolos com os grupos organizados de adeptos

Juve Leo terá chegado a um entendimento com a Direção, liderada por Frederico Varandas, aproximando-se de um acordo
Juve Leo terá chegado a um entendimento com a Direção, liderada por Frederico Varandas, aproximando-se de um acordo

24 Jul 2026 | 17:49 |

Icon Comentário0

O Sporting deu um passo importante nas negociações para reativar os protocolos com os grupos organizados de adeptos. Depois de um período de alguma resistência, a Juve Leo terá chegado a um entendimento com a Direção, aproximando-se de um acordo que visa melhorar o ambiente de apoio à equipa em Alvalade.


O objetivo da administração, liderada por Frederico Varandas, passa por reunir novamente os diferentes grupos de adeptos na Curva Sul, recuperando a atmosfera que durante anos marcou os jogos do Sporting em casa. As conversações entre as partes têm registado avanços nas últimas semanas.


Entre as condições apresentadas pelo Clube está a atribuição de uma Gamebox com 30% de desconto aos membros das claques, incluindo acesso aos jogos disputados no Pavilhão João Rocha. O protocolo prevê ainda a possibilidade de aquisição da Gamebox Curva Sul e a reserva de um número específico de bilhetes para os encontros realizados fora de casa.


Em contrapartida, os Grupos Organizados de Adeptos terão de desocupar as respetivas sedes, conhecidas como "casinhas". A medida está relacionada com o projeto de requalificação do Estádio José Alvalade, que contempla intervenções nessa zona, à semelhança do que aconteceu anteriormente com outras instalações do Clube.

Com o entendimento alcançado entre o Sporting e a Juve Leo, segundo o jornal 'A Bola', o processo de aproximação entre a Direção e as claques ganha novo impulso, numa altura em que o clube procura recriar um ambiente de maior união e apoio nas bancadas durante a nova temporada.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting prepara choque entre os grandes: Quotas podem ficar acima de Benfica e Porto
Clube

Sporting prepara choque entre os grandes: Quotas podem ficar acima de Benfica e Porto

17 Jul 2026 | 16:52

Icon Comentário0
Há uma claque do Sporting que vai aceitar protocolo com a Direção de Varandas
Clube

Há uma claque do Sporting que vai aceitar protocolo com a Direção de Varandas

15 Jul 2026 | 11:39

Icon Comentário0
Adeptos do Sporting reagem ao preço da nova camisola para 2026/27: "Levem a minha carteira"
Clube

Adeptos do Sporting reagem ao preço da nova camisola para 2026/27: "Levem a minha carteira"

14 Jul 2026 | 09:46

Icon Comentário0