Futebol
Presidente da SAD do Alverca esclarece saída de alvo do Sporting: "Os clubes sabiam que..."
09 Fev 2026 | 13:41
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
14 Nov 2023 | 10:49 |
O Tottenham marcou presença no encontro entre Sporting e Benfica para observar de perto Marcus Edwards e Pedro Gonçalves. De acordo com o site '90 min', o emblema de Pedro Porro quis ver de perto o inglês e o português e pode mesmo vir a avançar pelos mesmos.
Curiosamente, Pote abandonou as quatro linhas aos 73 minutos, já com a turma de Alvalade reduzida a dez homens, devido à expulsão de Gonçalo Inácio. Por sua vez, Edwards tinha sido substituído ainda antes, aos 57', dando lugar a St. Juste.
Pedro Gonçalves, recorda-se, renovou contrato com o Sporting em agosto de 2023, estendendo o vínculo até 2027, e possui uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros. Nesta altura, os leões não estão dispostos a deixar sair o avançado por um valor muito abaixo da cláusula-
Quanto a Marcus Edwards, que teve um papel crucial no golo de Viktor Gyokeres ao ganhar a bola no meio-campo leonino e ultrapassar Morato antes de servir o avançado sueco, tem contrato com o Sporting até junho de 2026.
Internacional pelas camadas jovens de Inglaterra, Edwards chegou a Alvalade em janeiro de 2022, proveniente do Vitória de Guimarães, numa transferência a rondar os 7,5 milhões de euros. O seu contrato é válido por quatro épocas e meia, com uma cláusula de 60 milhões de euros. Atualmente em processo de renovação, espera-se que o novo contrato de Marcus Edwards seja estendido por duas ou três épocas, indo até 2028 ou 2029.
O Sporting pretende, também, aumentar a cláusula de rescisão em 20 milhões de euros, passando dos 60 para os 80 milhões de euros. O salário do jogador deverá acompanhar este desenvolvimento, elevando-se para um patamar mais elevado na estrutura salarial do Clube leonino.
Confira aqui esta grande jogada entre Edwards e Pedro Gonçalves:
Jogador tem sido destaque na turma de Rui Borges e há quem fale sobre a sua versatilidade posicional ao longo dos tempos de futebol
09 Fev 2026 | 18:12 |
Luís Guilherme continua a dar passos firmes no Sporting e a afirmar-se como uma solução versátil no setor ofensivo. O jovem extremo, que marcou diante do AFS, tem um percurso marcado pela adaptação posicional desde muito cedo, algo que já vinha dos tempos de formação no Palmeiras, clube onde começou a despertar atenções ainda com apenas 16 anos.
"Luís Guilherme foi modificado pelo Abel Ferreira já no plantel profissional"
“O Luís Guilherme era camisa 10 até aos sub-20 do Palmeiras. Ele foi modificado pelo Abel Ferreira já no plantel profissional para jogar mais aberto pela direita, para fletir e chutar, porque tem a finalização de fora como uma das principais características", recordou Eduardo Rodrigues, jornalista do Globo Esporte, ao jornal A Bola.
"Até fez um golo parecido com o aquele ao Aves SAD na Taça de Portugal na Libertadores, só que mais longe, na casa do Independiente Del Valle”, disse o jornalista brasileiro, que segue há anos o verdão, das camadas jovens à equipa profissional.
"Ele tem um desempenho muito superior ainda como 10 do que como ponta"
“Ele tem um desempenho muito superior ainda como 10 do que como ponta, não só à esquerda, onde não é tão determinante, mas até mesmo à direita, onde já rende muito bem”, concluiu Eduardo Rodrigues, identificando em Luís Guilherme o papel onde melhor consegue influenciar o jogo.
No Palmeiras, a presença de Raphael Veiga como organizador limitou o espaço de Luís Guilherme nessa zona central, levando Abel Ferreira a projetá-lo a partir das alas. No Sporting - que recebe agradecimento - , essa formação reflete-se no jogador, que em recente encontro frente ao AFS, foi capaz de dar soluções diferentes ao ataque leonino.
Estando o Clássico a poucas horas de começar, este respeitante à 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, a concretização do mesmo pode ser incerta
09 Fev 2026 | 16:49 |
A poucas horas do Porto - Sporting, respeitante à 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, o Estádio do Dragão está envolto em espesso manto de nevoeiro e com chuva persistente. A realização do Clássico pode estar em causa face aos alertas meteorológicos previstos a partir da noite desta segunda-feira.
No caso de, às 20h45, não estarem reunidas condições para que a partida se inicie, o regulamento de competições da Liga aponta a que o jogo "se inicie ou se conclua, este realizar-se-á ou completar-se-á no mesmo estádio, dentro das 30 horas seguintes". Isto salvo se "ambos os clubes acordem a respetiva realização ou conclusão em outra data, respeitados os limites referidos nos n.º 2 a 4 do artigo 42.º e o façam consignar no relatório de jogo".
Significa isto que o jogo ou se realiza nas 30 horas seguintes ou então, "mediante requerimento dos clubes intervenientes, a Liga Portugal autoriza que o jogo adiado se realize dentro das quatro semanas seguintes". Para isto é preciso que não seja um jogo das últimas seis jornadas (que não é) e que "a Comissão Permanente de Calendários se pronuncie em sentido favorável".
De referir ainda neste sentido que a Proteção Civil decretou alerta amarelo de chuva entre a meia-noite e as 6 horas da manhã e laranja entre as 6 da manhã e as 18 horas para esta terça-feira no distrito do Porto. No mesmo sentido, o tal manto denso de nevoeiro estende-se por toda a zona ribeirinha da cidade numa área bastante extensa o que face ao clima que está previsto causa motivo para alarme.
Recorde-se que, por enquanto, o Sporting - incomodado antes do Clássico - tem encontro marcado para as 20h45, diante da formação orientada por Francesco Farioli, no Estádio do Dragão. O provável verde e branco é constituído por: Rui Silva, Iván Fresneda, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio e Maxi Araújo; Morten Hjulmand e João Simões; Geny Catamo, Francisco Trincão, Pote e Luis Suárez.
A horas do início do grande duelo frente ao Porto, este respeitante à 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, comitiva verde e branca é perturbada
09 Fev 2026 | 15:29 |
O estágio do Sporting em Vila Nova de Gaia ficou marcado por dois episódios de perturbação durante a última madrugada. Material pirotécnico foi deflagrado nas imediações do hotel onde o Clube se encontra alojado, interrompendo o descanso da comitiva verde e branca na véspera do duelo frente ao Porto.
O primeiro incidente ocorreu por volta da 1h30 da manhã e prolongou-se durante alguns minutos. Ao contrário do que é habitual neste tipo de situações, o episódio voltou a repetir-se cerca de duas horas e meia depois, por volta das 4h00, com nova deflagração de tochas e petardos junto à unidade hoteleira.
A comitiva leonina tinha chegado ao Norte ao início da noite de domingo, após uma viagem de autocarro com cerca de três horas de duração. Tal como é prática recorrente em deslocações desta natureza, o Sporting ficou instalado em Vila Nova de Gaia para preparar o Clássico.
Dada a importância do encontro, o presidente Frederico Varandas acompanhou a equipa durante o estágio. Depois de forte apoio na saída de Alvalade e de alguma receção à chegada ao hotel, a madrugada acabou por ser marcada por estes distúrbios, que voltaram a interferir com a preparação da equipa antes de um jogo decisivo.
Recorde-se que o emblema verde e branco entra hoje em campo, dia 9 de fevereiro, frente ao Porto. O encontro, a contar para a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Francesco Farioli jogar-se-á às 20h45, no Estádio do Dragão.
Confira o vídeo:
Presidente da SAD do Alverca esclarece saída de alvo do Sporting: "Os clubes sabiam que..."
09 Fev 2026 | 13:41
Última hora! Mudança de planos faz Sporting ter mais uma baixa para o Clássico
09 Fev 2026 | 13:32
Matheus Reis 'safa' rescisão com o Sporting após problemas iniciais; Todos os detalhes
09 Fev 2026 | 12:50