
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Ruben Amorim começou a temporada ao serviço do Sporting, mas acabou por trocar Alvalade por Old Trafford, e rumar ao Manchester United em novembro de 2024. Desde então, não tem tido vida fácil em Inglaterra, mas é mais um do numeroso contingente português na Premier League. Vítor Matos, treinador português que foi adjunto de Jurgen Klopp no Liverpool, concedeu uma entrevista ao jornal 'A Bola', onde abordou a costela lusa da Liga Inglesa.
Começou por falar de Marco Silva: "O Marco Silva tem feito um trabalho fantástico no Fulham, tendo-o promovido há quatro épocas. Mais do que manter o clube na Premier League tornou-o competitivo, conseguiu criar sustentabilidade e, para nós, enquanto Liverpool, eram sempre muito difíceis os jogos contra eles", disse, em tom elogioso.
Seguiu-se Nuno Espírito Santo, um dos destaques da época na Premier League: "O Nuno Espírito Santo está a fazer uma época de sonho. É incrível o que o Nottingham tem feito este ano, é um exemplo fantástico naquilo que foi olhar para o que os jogadores são e tirar o máximo rendimento deles, sendo coletivos e super eficientes naquilo que fazem. São o adversário que ninguém quer defrontar este ano", atirou.
Houve, ainda, tempo para Vítor Pereira, recém-chegado: "O Vitor Pereira está há menos tempo no Wolverhampton, mas conseguiu ter impacto imediato no rendimento da equipa e também na forma de jogar. Acima de tudo, parece-me ter criado «um novo começo», um novo «querer» coletivo".
Por último, deixou algumas palavras para Ruben Amorim, que terá, talvez, a missão mais complicada: "O Ruben Amorim tem um desafio gigante, em mais que criar uma identidade, voltar a criar uma cultura, uma cultura de vitoria e de sucesso, e isso carece de tempo", rematou Vítor Matos.
Comentador afeto à turma de Alvalade deixou o seu parecer sobre situação que está a fazer correr muita tinta no universo verde e branco
|
Paulo de Andrade deu razão a Rui Borges por ter deixado Viktor Gyokeres fora dos convocados na partida frente ao Borussia Dortmund. Na CMTV, o antigo dirigente dos verdes e brancos crê que a decisão do técnico foi a melhor, tendo em conta o que falta disputar esta temporada.
"Depois do que se viu hoje, realmente o Sporting tinha todas as condições para ultrapassar este adversário. A segunda parte em Alvalade foi má de mais e era evidente que era muito difícil ultrapassar o Dortmund nestas condições", referiu, depois de abordar a questão do sueco.
Continuando o seu argumento Paulo Andrade não tem dúvidas e explica que o grande "objetivo passa a ser claramente a luta pelo título", opinião que vai ao encontro da de Rui Borges, como o técnico leonino e vários jogadores verdes e brancos no rescaldo à eliminação frente ao Dortmund.
"Em relação ao jogo, eu acho que o Sporting teve bem, lutou com dignidade, fez um resultado que tendo em conta a equipa que levava um bom resultado, num campo extremamente difícil", garantiu Paulo de Andrade, considerando que a equipa de Rui Borges caiu de pé na prova milionária da UEFA.
De recordar que o Sporting empatou diante do Borussia Dortmund (0-0), esta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, em jogo a contar para a segunda mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões. A precisar de recuperar de uma desvantagem de 3-0 trazia do encontro em Alvalade, os leões não foram além do nulo.
Técnico verde e branco parece ter voltado a receber más notícias depois do embate entre leões e alemães. Os azares não param de chegar a Alvalade
|
O Sporting entrou em campo, na passada quarta feira, para defrontar o Borussia Dortmund na segunda mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões. Os leões empataram a partida, foram eliminados da competição, e ainda trouxeram notícias da Alemanha que se podem revelar muito negativas para o resto da temporada, e se prendem com a lesão contraída por Morten Hjulmand.
O capitão do Sporting estará a contas com uma entorse no tornozelo esquerdo, naquilo que, por enquanto, é ainda uma suspeita. O médio dos leões aleijou-se logo na fase inicial do jogo, chegando a estar muito queixoso. Forçou e jogou até ao intervalo, mas acabou por sair de campo nessa altura e não voltou a ser visto na zona do banco de suplentes.
Para além desta informação, o jornal 'Record' avança que o jogador internacional pela Dinamarca teve de ser auxiliado com muletas para conseguir andar, na chegada da comitiva verde e branca a Lisboa, depois da viagem de Dortmund.
Relembrar que Morten Hjulmand nunca poderia participar na próxima partida dos leões, na próxima jornada da Liga Portugal Betclic, frente ao AVS, devido ao castigo que o proíbe de tal. No entanto, tudo indica que, se estivesse disponível, não seria possível devido à lesão que contraiu. As equipas responsáveis do Sporting vão, agora, na chegada à Academia de Alcochete, perceber a extensão da dificuldade, de modo a entender se necessitará de uma paragem mais prolongada, ou se o jogador estará apto quando terminar a sua suspensão de um jogo.
Em relação ao outro elemento verde e branco que saiu lesionado, a preocupação é menor: João Simões deverá estar recuperado de qualquer problema a tempo de representar o Sporting no jogo da próxima jornada - ele que é o único médio de raiz disponível para essa partida no plantel dos leões.
Eliminatória entre os dois clubes franceses terminou com um dos resultados mais desnivelados a que se assistiu nos últimos anos na prova milionária
|
Disputaram-se, na passada quarta feira, dia 19 de fevereiro, os jogos referentes à segunda mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, onde o Sporting acabou por cair na prova. Um dos cabeças de cartaz era o PSG - Stade Brestois, encontro entre duas formações francesas.
O PSG já partia para a segunda mão do desafio em posição muito confortável: a equipa de Paris não só jogou o segundo encontro em casa, como trazia uma vantagem de três golos da primeira mão, assinados por Vitinha e Dembele, que bisou.
A segunda mão trouxe mais do que se viu no primeiro jogo, mas a dobrar. O jogo começou melhor para a equipa do PSG, que alinhou com Nuno Mendes, ex Sporting, a titular. Na primeira parte marcaram dois golos (Barcola e Kvaratskhelia), e deixaram a eliminatória com claros 5-0 ainda antes do descanso da segunda mão.
A segunda parte viu o resultado da eliminatória... dobrar. Golos de Vitinha, Doué e do antigo lateral esquerdo do Sporting, Nuno Mendes, ainda antes dos 70 minutos da partida, levaram o resultado do embate para uns castigadores 8-0 - mas havia mais. Nos últimos 20 minutos, Gonçalo Ramos e Mayulu também fizeram o gosto ao pé para fechar o embate nuns esclarecedores 10-0.
O resultado é histórico para a equipa do Paris SG. Não só garante os tão desejados oitavos de final à equipa que lidera o campeonato francês, mas também se torna, automaticamente, na maior goleada aplicada pelo clube nas competições europeias, tal como foi a primeira vez que marcaram sete golos num jogo europeu.