Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Tudo o que disse Rui Borges na antevisão do Sporting - Estoril

Treinador dos verdes e brancos falou à imprensa presente na Academia Cristiano Ronaldo e revelou baixas e regressos para o jogo da Liga Portuguesa

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

02 Mar 2025 | 13:24 |

Icon Comentário0

Rui Borges, técnico verde e branco, falou com os jornalistas em conferência de imprensa de antevisão do Sporting - Estoril, este domingo, dia 2 de março. O encontro está marcado para a próxima segunda-feira, às 20h15, no Estádio de Alvalade. Leia aqui tudo o que disse o treinador dos leões.


Como contrariar o bom momento do Estoril?


"O plano estratégico é olharmos mais para nós, para o aumento da nossa confiança. Tentar ao máximo ter um entendimento cada vez melhor dos comportamentos, por todos os constrangimentos que temos tido. É importante estarmos focados em nós. É um adversário que está numa fase muito positiva, com uma dinâmica muito boa, confiantes. Vão criar-nos dificuldades, mas também têm de estar cientes que vão defrontar o 1.º classificado e que também terão dificuldades em Alvalade. Temos de procurar comportamentos que anulem o Estoril, focados também em aumentar os índices físicos, a confiança. Não há muito tempo, o mais importante é estarmos focados na nossa equipa"


Hjulmand está apto?

"Não, está fora do jogo"


Já conseguiu ser Rui Borges, o treinador, desde que chegou ao Sporting?

"É um pouco isso que acabou de dizer. Não temos conseguido implementar a ideia de jogo. Se olharem para o nosso trajeto enquanto equipa técnica, percebem claramente a nossa ideia de jogo. Tentámos, dentro do que tem acontecido, porque não temos muito tempo para treinar, mas mais do que isso é não termos os jogadores disponíveis. Juntando tudo isso, e vocês falam muitas vezes nisso, a equipa não está adaptada para o modelo, foi feita para um estilo de jogo muito próprio. Logo aí já seria preciso adaptações. Acrescentando a isso, as várias ausências que temos tido por causa dos castigos, lesões. Há falta de tempo para treinar. Tem sido um desafio diferente e já o disse várias vezes. Temos tentado adaptar-nos ao que tem acontecido, aos jogadores. Mas claramente estamos longe da ideia do Rui Borges. Mas não adianta estar aqui a lamentar-me. O treinador está aqui para isso, tenho de me adaptar ao contexto, ao momento. Tem sido bastante desafiante, englobar tudo o que nos tem acontecido. Mas, acima de tudo, faz-me crescer enquanto treinador para, no futuro, estarmos mais capazes ou melhores. Mas não estamos perto da ideia do Rui Borges, basta olhar para os jogos e ver a maneira de jogar das nossas equipas de anos anteriores. Está longe em termos de comportamentos adquiridos que queremos e gostamos. Mas é o que é. Em relação à crítica faz parte. Vamos estar sempre expostos a isso, não me belisca em nada"

Esclarecimento sobre a publicação de Pote nas redes sociais?

"Ele falou do tendão, não especificou. Mas foi claro. O Pote simplesmente partilhou algo para as pessoas não acreditarem em algo de fora. Nem tinha a ver com a lesão, tinha a ver com outros fatores. Sentiu a necessidade de explicar para fora. Eu já disse que era uma lesão muito própria e que precisava da recuperação correta. Olho para a necessidade de se justificar, e bem, perante algo que estavam a partilhar e que nada tinha a ver com a lesão"

Gyokeres está apto?

"Sim, está recuperado. Voltou também num jogo de Taça. Quem está de fora diz sempre 'eu punha este onze, aquele e o outro'. Não sabem nada do que é ser jogador de futebol, e ser treinador requer muitas leituras. O jogo com o Gil era de Taça, podia ir até aos 120 minutos. Ele está recuperado, a treinar sem qualquer problema ou condicionante. Já corremos esse risco no jogo com o Arouca, não estava previsto aguentá-lo até final. Demos 90, depois 90, depois fizemos uma pausa. Temos de ter algum cuidado, mas está preparado para mais 90 minutos"

Sporting atingiu os 37 jogadores utilizados nesta temporada...

"É um pouco, mas dizemos sempre que a sorte de uns é o azar dos outros. Oportunidade dos miúdos, que têm concretizado sonhos. Trabalham para isso na equipa B e depois connosco, nos treinos. É o que é. É fazer a adaptação à circunstância, ao que tem acontecido e tentarmos ser o mais competentes possível no nosso trabalho"

Quais as adaptações para o Estoril? Voltam os quatro defesas?

"Adaptações tenho de fazer sempre, por isso é que digo que tem sido bastante desafiante. A linha de quatro e de cinco é muito subjetiva. Já o disse várias vezes. Posso começar com uma linha de cinco e de repente estamos a pressionar a quatro, construir com uma linha de três que de repente se forma para uma de quatro. O mais importante é a disponibilidade. Não temos muito tempo para treinar comportamentos, a repetição para mim é muito importante. É ir ao conforto dos jogadores que temos disponíveis, dentro de algo que também já está na cabeça deles. Não fugir muito. Ir ao encontro de coisas que já têm no chip. Para tentarmos ser melhores, mais eficazes. Mais do que o sistema, olhar para a disponibilidade dos jogadores"

Comentário sobre Debast? Há algum regresso?

"St. Juste está fora, Hjulmand está fora, Geny já voltou no Gil Vicente mas ainda está à procura da melhor forma. O Alexandre Brito está em dúvida, estou a dar uma notícia. Saiu com algumas queixas físicas. Falei com o Zeno nos primeiros dias. Tem um perfil e uma personalidade fantástica para um miúdo de 20 anos. Assim como disse do Simões, acho que o Zeno será facilmente um líder no futuro, um bom capitão. Depois, tem caraterísticas adaptáveis e percebe que a equipa precisa disso. Ele tenta, ajuda e ouve. Tem tido uma capacidade enorme, individual, de ouvir, querer aprender, de se adaptar, de não se queixar. E podia queixar-se, porque apesar de novo é internacional. Poderia criar algum desconforto o facto de não jogar na sua posição no clube, mas nunca o demonstrou. Está sempre disponível, feliz no dia-a-dia. Os colegas olham para ele de forma diferente, no sentido de reconhecerem muita qualidade. Torna-se fácil a adaptação. Está disponível para ajudar, independentemente da posição"

Quando é que os adeptos vão ver inspiração e atitude?

"Inspiração já viram em alguns momentos, curtos mas viram. Não foi tudo mau... Atitude também houve. Faltou apenas e só neste jogo do Gil, na 1.ª parte. Disse-o claramente, foi a pior 1.ª parte que fizemos desde que chegámos enquanto equipa técnica. Prazo? Não há prazo. Precisamos de tempo para trabalhar, de ter todos disponíveis para assimilar. É o que é. Não me vou lamentar. A crítica passa-me ao lado, faz parte. Não me chateia em nada. Sei bem que, às vezes, vamos ganhar na atitude. Eu quero é ganhar. E contra o Gil, foi na atitude da 2.ª parte. Essa tem de lá estar primeiro. Não estamos com tempo para fazer aqui músicas bonitas. Estamos com tempo de ser eficazes, competentes e depois, aos poucos, ganhar a capacidade de ter mais qualidade nos jogos durante mais tempo. Quero é ganhar. A atitude não pode faltar. Depois sim, a inspiração vai aparecer. Em momentos mais curtos, noutras alturas em momentos mais longos"

Quem vê mais pronto para assumir o meio campo das camadas jovens?

"Estão todos, têm de estar. A exigência é grande, a qualquer momento pode surgir uma oportunidade e eles têm de a agarrar. A confiança do treinador têm porque jogam. Jogou o Simões, o Brito... Se calhar nem estava a ser titularíssimo na equipa B. Às vezes é muito daquilo que é a leitura de cada um. O Edu [Felicíssimo] estreou-se, o Kauã também. O Manuel [Mendonça] também tem vindo, o [Henrique] Arreiol também. Passa muito por isso. O Esgaio também pode fazer a posição adaptado. Disse que se ganhássemos com 11 jogadores dava dois dias de folga. E amanhã temos de ser competentes para ganhar o jogo"


Futebol

Craque do Sporting é eliminado da CAN e Rui Borges vai ganhar mais uma opção

Pupilo de Rui Borges foi titular na partida, mas está fora da competição após desaire pesado (4-0) e vai juntar-se ao plantel verde e branco

Nigéria goleou a seleção de Moçambique por 4-0 na CAN; Geny Catamo foi titular, mas está fora da competição e vai juntar-se ao plantel de Rui Borges no Sporting
Nigéria goleou a seleção de Moçambique por 4-0 na CAN; Geny Catamo foi titular, mas está fora da competição e vai juntar-se ao plantel de Rui Borges no Sporting

05 Jan 2026 | 22:42 |

Icon Comentário0

A Nigéria goleou a seleção de Moçambique por 4-0, este segunda-feira, dia 5 de janeiro, confirmou a passagem aos quartos de final da CAN. Geny Catamo foi titular no conjunto de Chiquinho Conde, mas está fora da competição e vai juntar-se ao plantel de Rui Borges.


Os nigerianos precisaram de apenas cinco minutos para fazer dois golos, um de Ademola Lookman (20') e outro de Victor Osimhen (25'), com duas assistências de Akor Adams. Os autores dos dois primeiros golos protagonizaram um momento de tensão pouco depois, numa troca acesa de palavras que acabou com um encostar de cabeças e a intervenção dos colegas de equipa.


A vantagem de dois golos manteve-se até ao intervalo e o segundo tempo arrancou com o bis de Osimhen, após assistência de Lookman. Apesar das alterações, a equipa moçambicana não conseguiu fazer frente à superioridade do adversário, que ainda deu contornos de goleada ao resultado por Adams (75 minutos).


Desta forma, Moçambique cai nos "oitavos" da competição e é provável que Rui Borges - que tem vários jogadores ausentes - tenha Geny Catamo à disposição para a final da Taça da Liga, caso o emblema verde e branco consiga levar a melhor sobre o Vitória de Guimarães na próxima terça-feira, dia 6 de janeiro.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Geny Catamo - avaliado em 15 milhões de euros - soma já 20 partidas. Nos 1.094 minutos que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto conta com três golos e assistiu os companheiros de equipa em outras três ocasiões.



Futebol

Pedro Sousa esclarece rumores de um possível regresso de Ruben Amorim ao Sporting

Diretor-executivo do Correio da Manhã Rádio considerou ainda que técnico foi despedido por ser “o quarto pior treinador com percentagem de vitórias desde 1962”

Pedro Sousa garantiu que não há qualquer hipótese de Ruben Amorim voltar ao Sporting num futuro próximo
Pedro Sousa garantiu que não há qualquer hipótese de Ruben Amorim voltar ao Sporting num futuro próximo

05 Jan 2026 | 20:49 |

Icon Comentário0

Ruben Amorim foi despedido do Manchester United, esta segunda-feira, dia 5 de janeiro. O futuro do português permanece agora incerto, mas Pedro Sousa, no canal Now, garantiu que não há qualquer hipótese de o técnico voltar ao Sporting num futuro próximo.


Pedro Sousa: "Frederico Varandas não equaciona contratar Ruben Amorim"


"Frederico Varandas não equaciona contratar Ruben Amorim", garantiu, adiantando que o mesmo vai receber cerca de 11,6 milhões de euros de indemnização. O diretor-executivo do 'Correio da Manhã Rádio' referiu ainda que Ruben Amorim foi demitido não por “estar a dois ou três pontos” da Liga dos Campeões, mas sim por ser “o quarto pior treinador da História em percentagem de vitórias desde 1962”.


A decisão dos responsáveis ingleses surgiu na sequência das duras declarações do ex-leão a seguir ao empate em Leeds (1-1), depois de dar a entender que estava profundamente desagradado com decisões tomadas sem o seu aval, argumentando que era o manager do United e não apenas o treinador.

Marco Silva, treinador do Fulham, foi rapidamente apontado como um dos favoritos para suceder ao compatriota no cargo. De acordo com o "The Telegraph", o antigo técnico do Clube de Alvalade é visto com bons olhos por Christopher Vivell, diretor de scouting dos 'red devils'.


Os números de Ruben Amorim em Old Trafford desapontaram a direção. Na presente temporada, somou oito vitórias em 21 jogos oficiais, um registo aquém das expetativas elevadas que sempre acompanham o clube inglês. O Manchester United ocupa, neste momento, o sexto lugar da Premier League.

Ruben Amorim muito sorridente depois do despedimento do Man Utd:


Futebol

Ex diretor do futebol do Sporting destrói Mourinho: "Ao pé de mim, não tem nenhuma dignidade"

Treinador que passou pelo emblema verde e branco lembrou os sucessivos despedimentos do técnico das águias ao longo da carreira e pede mais respeito

Octávio Machado deixou uma resposta às críticas de José Mourinho; Ex treinador do Sporting arrasou técnico do Benfica
Octávio Machado deixou uma resposta às críticas de José Mourinho; Ex treinador do Sporting arrasou técnico do Benfica

05 Jan 2026 | 19:34 |

Icon Comentário0

Octávio Machado deixou uma resposta às críticas de José Mourinho, que afirmou que o Porto era mal treinado antes da sua chegada, em 2002/03, num ataque direto ao antigo treinador do Sporting, não gostou dos comentários e arrasou o treinador do Benfica.


Octávio Machado: "Gostava que José Mourinho, uma vez na vida, dissesse que o Apito Dourado é mentira"


"Tenho um grande respeito pelo pai dele e por isso não chamo Mourinho. Chamo José Mário. É uma declaração maldosa e que demonstra péssima memória e confusão naquela cabeça. Má memória porque ele devia dizer que esteve dentro de um carro com um empresário, até porque o presidente do Porto fazia anos, à espera que os convidados saíssem para ele entrar. Não sei como se presta a isto. Como jogador, calçava os pés ao contrário e estava muito longe daquilo que fui. Se tem inveja de ser como eu, é outra coisa. Eu era tão mau treinador que ele, efetivamente, não conseguiu fazer melhor. Tem memória confusa, está muito perturbado. (…) Gostava que José Mourinho, uma vez na vida, dissesse que o Apito Dourado é mentira", afirmou na CMTV.


Octávio Machado: "Orgulho-me do meu passado, nunca traí ninguém. O senhor Zé, ao pé de mim, não tem dignidade"

Octávio Machado lembra os sucessivos despedimentos do técnico das águias: "O estatuto que alcançou na carreira devia dar-lhe mais responsabilidade. Devia ter respeito. Que jogue mais, que não seja vendedor de banha da cobra. Há quantos anos não ganha um título? Ele tem um currículo invejável, mas foi o que foi mais vezes despedido e que ganhou mais indemnizações. Vale o que vale… Orgulho-me do meu passado, nunca traí ninguém. O senhor Zé, ao pé de mim, não tem dignidade".


O comentador atacou ainda o trabalho de José Mourinho no Benfica: "Está a dez pontos. Trouxe com ele uma onde normal e natural de esperança na recuperação, é normal. No Porto tinha feito a mesma coisa. Se fores a comparar com o final da época, melhorou zero. No Benfica está a ser igual", afirmou.

Octávio Machado foi treinador do Sporting durante três temporadas - entre 1995 e 1997. No total, em 52 jogos, o técnico venceu 32 jogos, empatou 12 e perdeu sete encontros. Venceu uma Supertaça (1995/96). Foi ainda o diretor geral do futebol leonino em 2015/16, com Jorge Jesus (Recorde o seu percurso AQUI).

Veja as críticas de José Mourinho a Octávio Machado:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Adeptos pedem a jogador de 22 anos que não assine pelo Sporting, mas Palmeiro não quer saber
Futebol

Adeptos pedem a jogador de 22 anos que não assine pelo Sporting, mas Palmeiro não quer saber

05 Jan 2026 | 17:45

Icon Comentário0
Amorim, calendário e reforços: Tudo o que disse Rui Borges antes do Sporting - Vitória SC
Futebol

Amorim, calendário e reforços: Tudo o que disse Rui Borges antes do Sporting - Vitória SC

05 Jan 2026 | 13:19

Icon Comentário0
Arbitragem no Sporting? Rui Borges deixa farpa a Porto e Benfica
Futebol

Arbitragem no Sporting? Rui Borges deixa farpa a Porto e Benfica

05 Jan 2026 | 12:51

Icon Comentário0