
Futebol
Duas inovações no onze do Sporting - Benfica; Supertaça terá alterações
31 Jul 2025 | 07:37
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
02 Mar 2025 | 13:24 |
Rui Borges, técnico verde e branco, falou com os jornalistas em conferência de imprensa de antevisão do Sporting - Estoril, este domingo, dia 2 de março. O encontro está marcado para a próxima segunda-feira, às 20h15, no Estádio de Alvalade. Leia aqui tudo o que disse o treinador dos leões.
Como contrariar o bom momento do Estoril?
"O plano estratégico é olharmos mais para nós, para o aumento da nossa confiança. Tentar ao máximo ter um entendimento cada vez melhor dos comportamentos, por todos os constrangimentos que temos tido. É importante estarmos focados em nós. É um adversário que está numa fase muito positiva, com uma dinâmica muito boa, confiantes. Vão criar-nos dificuldades, mas também têm de estar cientes que vão defrontar o 1.º classificado e que também terão dificuldades em Alvalade. Temos de procurar comportamentos que anulem o Estoril, focados também em aumentar os índices físicos, a confiança. Não há muito tempo, o mais importante é estarmos focados na nossa equipa"
Hjulmand está apto?
"Não, está fora do jogo"
Já conseguiu ser Rui Borges, o treinador, desde que chegou ao Sporting?
"É um pouco isso que acabou de dizer. Não temos conseguido implementar a ideia de jogo. Se olharem para o nosso trajeto enquanto equipa técnica, percebem claramente a nossa ideia de jogo. Tentámos, dentro do que tem acontecido, porque não temos muito tempo para treinar, mas mais do que isso é não termos os jogadores disponíveis. Juntando tudo isso, e vocês falam muitas vezes nisso, a equipa não está adaptada para o modelo, foi feita para um estilo de jogo muito próprio. Logo aí já seria preciso adaptações. Acrescentando a isso, as várias ausências que temos tido por causa dos castigos, lesões. Há falta de tempo para treinar. Tem sido um desafio diferente e já o disse várias vezes. Temos tentado adaptar-nos ao que tem acontecido, aos jogadores. Mas claramente estamos longe da ideia do Rui Borges. Mas não adianta estar aqui a lamentar-me. O treinador está aqui para isso, tenho de me adaptar ao contexto, ao momento. Tem sido bastante desafiante, englobar tudo o que nos tem acontecido. Mas, acima de tudo, faz-me crescer enquanto treinador para, no futuro, estarmos mais capazes ou melhores. Mas não estamos perto da ideia do Rui Borges, basta olhar para os jogos e ver a maneira de jogar das nossas equipas de anos anteriores. Está longe em termos de comportamentos adquiridos que queremos e gostamos. Mas é o que é. Em relação à crítica faz parte. Vamos estar sempre expostos a isso, não me belisca em nada"
Esclarecimento sobre a publicação de Pote nas redes sociais?
"Ele falou do tendão, não especificou. Mas foi claro. O Pote simplesmente partilhou algo para as pessoas não acreditarem em algo de fora. Nem tinha a ver com a lesão, tinha a ver com outros fatores. Sentiu a necessidade de explicar para fora. Eu já disse que era uma lesão muito própria e que precisava da recuperação correta. Olho para a necessidade de se justificar, e bem, perante algo que estavam a partilhar e que nada tinha a ver com a lesão"
Gyokeres está apto?
"Sim, está recuperado. Voltou também num jogo de Taça. Quem está de fora diz sempre 'eu punha este onze, aquele e o outro'. Não sabem nada do que é ser jogador de futebol, e ser treinador requer muitas leituras. O jogo com o Gil era de Taça, podia ir até aos 120 minutos. Ele está recuperado, a treinar sem qualquer problema ou condicionante. Já corremos esse risco no jogo com o Arouca, não estava previsto aguentá-lo até final. Demos 90, depois 90, depois fizemos uma pausa. Temos de ter algum cuidado, mas está preparado para mais 90 minutos"
Sporting atingiu os 37 jogadores utilizados nesta temporada...
"É um pouco, mas dizemos sempre que a sorte de uns é o azar dos outros. Oportunidade dos miúdos, que têm concretizado sonhos. Trabalham para isso na equipa B e depois connosco, nos treinos. É o que é. É fazer a adaptação à circunstância, ao que tem acontecido e tentarmos ser o mais competentes possível no nosso trabalho"
Quais as adaptações para o Estoril? Voltam os quatro defesas?
"Adaptações tenho de fazer sempre, por isso é que digo que tem sido bastante desafiante. A linha de quatro e de cinco é muito subjetiva. Já o disse várias vezes. Posso começar com uma linha de cinco e de repente estamos a pressionar a quatro, construir com uma linha de três que de repente se forma para uma de quatro. O mais importante é a disponibilidade. Não temos muito tempo para treinar comportamentos, a repetição para mim é muito importante. É ir ao conforto dos jogadores que temos disponíveis, dentro de algo que também já está na cabeça deles. Não fugir muito. Ir ao encontro de coisas que já têm no chip. Para tentarmos ser melhores, mais eficazes. Mais do que o sistema, olhar para a disponibilidade dos jogadores"
Comentário sobre Debast? Há algum regresso?
"St. Juste está fora, Hjulmand está fora, Geny já voltou no Gil Vicente mas ainda está à procura da melhor forma. O Alexandre Brito está em dúvida, estou a dar uma notícia. Saiu com algumas queixas físicas. Falei com o Zeno nos primeiros dias. Tem um perfil e uma personalidade fantástica para um miúdo de 20 anos. Assim como disse do Simões, acho que o Zeno será facilmente um líder no futuro, um bom capitão. Depois, tem caraterísticas adaptáveis e percebe que a equipa precisa disso. Ele tenta, ajuda e ouve. Tem tido uma capacidade enorme, individual, de ouvir, querer aprender, de se adaptar, de não se queixar. E podia queixar-se, porque apesar de novo é internacional. Poderia criar algum desconforto o facto de não jogar na sua posição no clube, mas nunca o demonstrou. Está sempre disponível, feliz no dia-a-dia. Os colegas olham para ele de forma diferente, no sentido de reconhecerem muita qualidade. Torna-se fácil a adaptação. Está disponível para ajudar, independentemente da posição"
Quando é que os adeptos vão ver inspiração e atitude?
"Inspiração já viram em alguns momentos, curtos mas viram. Não foi tudo mau... Atitude também houve. Faltou apenas e só neste jogo do Gil, na 1.ª parte. Disse-o claramente, foi a pior 1.ª parte que fizemos desde que chegámos enquanto equipa técnica. Prazo? Não há prazo. Precisamos de tempo para trabalhar, de ter todos disponíveis para assimilar. É o que é. Não me vou lamentar. A crítica passa-me ao lado, faz parte. Não me chateia em nada. Sei bem que, às vezes, vamos ganhar na atitude. Eu quero é ganhar. E contra o Gil, foi na atitude da 2.ª parte. Essa tem de lá estar primeiro. Não estamos com tempo para fazer aqui músicas bonitas. Estamos com tempo de ser eficazes, competentes e depois, aos poucos, ganhar a capacidade de ter mais qualidade nos jogos durante mais tempo. Quero é ganhar. A atitude não pode faltar. Depois sim, a inspiração vai aparecer. Em momentos mais curtos, noutras alturas em momentos mais longos"
Quem vê mais pronto para assumir o meio campo das camadas jovens?
"Estão todos, têm de estar. A exigência é grande, a qualquer momento pode surgir uma oportunidade e eles têm de a agarrar. A confiança do treinador têm porque jogam. Jogou o Simões, o Brito... Se calhar nem estava a ser titularíssimo na equipa B. Às vezes é muito daquilo que é a leitura de cada um. O Edu [Felicíssimo] estreou-se, o Kauã também. O Manuel [Mendonça] também tem vindo, o [Henrique] Arreiol também. Passa muito por isso. O Esgaio também pode fazer a posição adaptado. Disse que se ganhássemos com 11 jogadores dava dois dias de folga. E amanhã temos de ser competentes para ganhar o jogo"
SAD verde e branca terá de abrir cordões à bolsa, caso Rui Borges decida lançar o defesa internacional pela Costa do Marfim diante do Benfica
31 Jul 2025 | 08:09 |
O Sporting terá de pagar 1,66 milhões de euros ao Midtjylland, caso Ousmane Diomande seja utilizado na Supertaça. O central está a 45 minutos de jogo de superar todos os bónus negociados aquando da chegada a Alvalade, em 2022/23.
Tal como acordado entre Sporting e dinamarqueses, a SAD verde e branca desembolsaria 1,66M a cada 30 jogos com pelo menos 45 minutos de utilização. A marca deveria ter sido batida diante do Vitória de Guimarães, no último encontro do campeonato, mas o central lesionou-se.
O problema físico também fez Diomande falhar a Taça de Portugal e adiou o pagamento do Sporting. Agora recuperado, o 'camisola 26' deverá ser titular de Rui Borges - confira o onze provável -, o que eleva o preço total do internacional costa-marfinense para 12,5 milhões de euros.
Em 2024/25, Ousmane Diomande – avaliado em 45 milhões de euros – participou em 46 encontros, ao serviço do Sporting: 31 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.703 minutos em que esteve em campo, o internacional costa-marfinense marcou dois golos.
A Supertaça Cândido de Oliveira será disputada esta quinta-feira, dia 31 de julho, no Estádio do Algarve. O dérbi eterno entre Sporting e Benfica promete ser quente e tem pontapé de saída agendado para as 20h45, arrancando a temporada 2025/26.
Médio do Monterrey está referenciado pelos verdes e brancos, mas cobiça disparou após boas prestações do colombiano no Mundial de Clubes
31 Jul 2025 | 07:57 |
Nelson Deossa é reforço do Bétis para a nova temporada. O médio colombiano estava referenciado pelo Sporting, mas o emblema andaluz acabou por fechar a contratação do jogador, que tem sido destaque ao serviço do Monterrey, do México.
A informação está a ser avançada por César Luis Merlo - jornalista argentino especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências - o Bétis paga aos rayados um valor total de 12,2 milhões de euros fixos, mais 1,7M em variáveis.
Aos 25 anos, Deossa vai assinar um contrato válido para as próximas quatro temporadas, ficando ligado aos sevilhanos até 2029, ficando com opção de prolongar o vínculo com o emblema do Benito Villamarín por mais uma época (2030).
Com boas prestações no Mundial de Clubes, Deossa era seguido de perto por vários clubes, com o Sporting a ser um dos interessados. Além dos leões e do Bétis, Palmeiras e Roma fizeram um esforço recente para tentar garantir o médio.
Em 2024/25, Nelson Deossa - avaliado em 6 milhões de euros - disputou 52 jogos: 23 pelo Pachuca e 29 depois de ter sido contratado pelo Monterrey. No total, o médio esteve em campo durante 3.757 minutos, nos quais marcou 10 golos e fez três assistências.
Confira a publicação de César Luis Merlo:
Médio georgiano deu boas indicações a Rui Borges e aos adeptos leoninos na pré-época e aguarda estreia oficial com a Listada verde e branca
31 Jul 2025 | 07:46 |
O último treino do Sporting antes da Supertaça teve 15 minutos abertos à comunicação social. Giorgi Kochorashvili foi 'apanhado' a entrar em campo pela imprensa presente na Academia Cristiano Ronaldo, que descobriu a superstição do médio com a relva.
Antes de arrancar a sessão de trabalhos, o internacional georgiano colocou-se na habitual pose de festejo de golo, mas, após tocar na relva, cheirou o tapete verde que serviu para afinar os detalhes da preparação para o dérbi diante do Benfica.
Com boas indicações dadas na pré-época, Kochorashvili espera agora a estreia oficial com a Listada verde e branca. O 'camisola 14' do Sporting já abordou os possíveis desfechos da Supertaça frente aos encarnados, garantindo querer vencer o troféu.
"(Sonhos) Tenho muitos. O primeiro é ganhar, no dia 31, ao Benfica. Esse é o sonho e o objetivo mais próximo. Depois, temos o campeonato para disputar e vencer. A Liga dos Campeões para jogar. Com a seleção tenho um Campeonato do Mundo para alcançar. Os sonhos são muitos e são eles que nos movem”, disse, recentemente, ao jornal Sporting.
Giorgi Kochorashvili, avaliado em 5 milhões de euros, disputou um total de 35 jogos com a camisola do Levante em 2024/2025. Em 2.608 minutos, o futebolista somou seis golos e três assistências, contribuindo para a subida de divisão do emblema espanhol, que conquistou a La Liga 2.