Futebol
Reforço de última hora para o Benfica - Sporting continua a preocupar os leões
06 Dez 2025 | 12:08
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
02 Mar 2025 | 13:24 |
Rui Borges, técnico verde e branco, falou com os jornalistas em conferência de imprensa de antevisão do Sporting - Estoril, este domingo, dia 2 de março. O encontro está marcado para a próxima segunda-feira, às 20h15, no Estádio de Alvalade. Leia aqui tudo o que disse o treinador dos leões.
Como contrariar o bom momento do Estoril?
"O plano estratégico é olharmos mais para nós, para o aumento da nossa confiança. Tentar ao máximo ter um entendimento cada vez melhor dos comportamentos, por todos os constrangimentos que temos tido. É importante estarmos focados em nós. É um adversário que está numa fase muito positiva, com uma dinâmica muito boa, confiantes. Vão criar-nos dificuldades, mas também têm de estar cientes que vão defrontar o 1.º classificado e que também terão dificuldades em Alvalade. Temos de procurar comportamentos que anulem o Estoril, focados também em aumentar os índices físicos, a confiança. Não há muito tempo, o mais importante é estarmos focados na nossa equipa"
Hjulmand está apto?
"Não, está fora do jogo"
Já conseguiu ser Rui Borges, o treinador, desde que chegou ao Sporting?
"É um pouco isso que acabou de dizer. Não temos conseguido implementar a ideia de jogo. Se olharem para o nosso trajeto enquanto equipa técnica, percebem claramente a nossa ideia de jogo. Tentámos, dentro do que tem acontecido, porque não temos muito tempo para treinar, mas mais do que isso é não termos os jogadores disponíveis. Juntando tudo isso, e vocês falam muitas vezes nisso, a equipa não está adaptada para o modelo, foi feita para um estilo de jogo muito próprio. Logo aí já seria preciso adaptações. Acrescentando a isso, as várias ausências que temos tido por causa dos castigos, lesões. Há falta de tempo para treinar. Tem sido um desafio diferente e já o disse várias vezes. Temos tentado adaptar-nos ao que tem acontecido, aos jogadores. Mas claramente estamos longe da ideia do Rui Borges. Mas não adianta estar aqui a lamentar-me. O treinador está aqui para isso, tenho de me adaptar ao contexto, ao momento. Tem sido bastante desafiante, englobar tudo o que nos tem acontecido. Mas, acima de tudo, faz-me crescer enquanto treinador para, no futuro, estarmos mais capazes ou melhores. Mas não estamos perto da ideia do Rui Borges, basta olhar para os jogos e ver a maneira de jogar das nossas equipas de anos anteriores. Está longe em termos de comportamentos adquiridos que queremos e gostamos. Mas é o que é. Em relação à crítica faz parte. Vamos estar sempre expostos a isso, não me belisca em nada"
Esclarecimento sobre a publicação de Pote nas redes sociais?
"Ele falou do tendão, não especificou. Mas foi claro. O Pote simplesmente partilhou algo para as pessoas não acreditarem em algo de fora. Nem tinha a ver com a lesão, tinha a ver com outros fatores. Sentiu a necessidade de explicar para fora. Eu já disse que era uma lesão muito própria e que precisava da recuperação correta. Olho para a necessidade de se justificar, e bem, perante algo que estavam a partilhar e que nada tinha a ver com a lesão"
Gyokeres está apto?
"Sim, está recuperado. Voltou também num jogo de Taça. Quem está de fora diz sempre 'eu punha este onze, aquele e o outro'. Não sabem nada do que é ser jogador de futebol, e ser treinador requer muitas leituras. O jogo com o Gil era de Taça, podia ir até aos 120 minutos. Ele está recuperado, a treinar sem qualquer problema ou condicionante. Já corremos esse risco no jogo com o Arouca, não estava previsto aguentá-lo até final. Demos 90, depois 90, depois fizemos uma pausa. Temos de ter algum cuidado, mas está preparado para mais 90 minutos"
Sporting atingiu os 37 jogadores utilizados nesta temporada...
"É um pouco, mas dizemos sempre que a sorte de uns é o azar dos outros. Oportunidade dos miúdos, que têm concretizado sonhos. Trabalham para isso na equipa B e depois connosco, nos treinos. É o que é. É fazer a adaptação à circunstância, ao que tem acontecido e tentarmos ser o mais competentes possível no nosso trabalho"
Quais as adaptações para o Estoril? Voltam os quatro defesas?
"Adaptações tenho de fazer sempre, por isso é que digo que tem sido bastante desafiante. A linha de quatro e de cinco é muito subjetiva. Já o disse várias vezes. Posso começar com uma linha de cinco e de repente estamos a pressionar a quatro, construir com uma linha de três que de repente se forma para uma de quatro. O mais importante é a disponibilidade. Não temos muito tempo para treinar comportamentos, a repetição para mim é muito importante. É ir ao conforto dos jogadores que temos disponíveis, dentro de algo que também já está na cabeça deles. Não fugir muito. Ir ao encontro de coisas que já têm no chip. Para tentarmos ser melhores, mais eficazes. Mais do que o sistema, olhar para a disponibilidade dos jogadores"
Comentário sobre Debast? Há algum regresso?
"St. Juste está fora, Hjulmand está fora, Geny já voltou no Gil Vicente mas ainda está à procura da melhor forma. O Alexandre Brito está em dúvida, estou a dar uma notícia. Saiu com algumas queixas físicas. Falei com o Zeno nos primeiros dias. Tem um perfil e uma personalidade fantástica para um miúdo de 20 anos. Assim como disse do Simões, acho que o Zeno será facilmente um líder no futuro, um bom capitão. Depois, tem caraterísticas adaptáveis e percebe que a equipa precisa disso. Ele tenta, ajuda e ouve. Tem tido uma capacidade enorme, individual, de ouvir, querer aprender, de se adaptar, de não se queixar. E podia queixar-se, porque apesar de novo é internacional. Poderia criar algum desconforto o facto de não jogar na sua posição no clube, mas nunca o demonstrou. Está sempre disponível, feliz no dia-a-dia. Os colegas olham para ele de forma diferente, no sentido de reconhecerem muita qualidade. Torna-se fácil a adaptação. Está disponível para ajudar, independentemente da posição"
Quando é que os adeptos vão ver inspiração e atitude?
"Inspiração já viram em alguns momentos, curtos mas viram. Não foi tudo mau... Atitude também houve. Faltou apenas e só neste jogo do Gil, na 1.ª parte. Disse-o claramente, foi a pior 1.ª parte que fizemos desde que chegámos enquanto equipa técnica. Prazo? Não há prazo. Precisamos de tempo para trabalhar, de ter todos disponíveis para assimilar. É o que é. Não me vou lamentar. A crítica passa-me ao lado, faz parte. Não me chateia em nada. Sei bem que, às vezes, vamos ganhar na atitude. Eu quero é ganhar. E contra o Gil, foi na atitude da 2.ª parte. Essa tem de lá estar primeiro. Não estamos com tempo para fazer aqui músicas bonitas. Estamos com tempo de ser eficazes, competentes e depois, aos poucos, ganhar a capacidade de ter mais qualidade nos jogos durante mais tempo. Quero é ganhar. A atitude não pode faltar. Depois sim, a inspiração vai aparecer. Em momentos mais curtos, noutras alturas em momentos mais longos"
Quem vê mais pronto para assumir o meio campo das camadas jovens?
"Estão todos, têm de estar. A exigência é grande, a qualquer momento pode surgir uma oportunidade e eles têm de a agarrar. A confiança do treinador têm porque jogam. Jogou o Simões, o Brito... Se calhar nem estava a ser titularíssimo na equipa B. Às vezes é muito daquilo que é a leitura de cada um. O Edu [Felicíssimo] estreou-se, o Kauã também. O Manuel [Mendonça] também tem vindo, o [Henrique] Arreiol também. Passa muito por isso. O Esgaio também pode fazer a posição adaptado. Disse que se ganhássemos com 11 jogadores dava dois dias de folga. E amanhã temos de ser competentes para ganhar o jogo"
Clube de Alvalade entrou em campo este sábado, dia 6 de dezembro, para defrontar mais um rival na Liga nacional, que agora os leões lideram
06 Dez 2025 | 13:09 |
A equipa B do Sporting venceu (2-0) o Felgueiras, este sábado, dia 6 de dezembro, em partida a contar para a 13ª. jornada da Liga 2. Os verdes e brancos somaram o sétimo jogo consecutivo sem perder, após terem somado uma vitória na ronda anterior.
Numa partida disputada no Estádio Dr. Machado de Matos, em Felgueiras, o Sporting teve de enfrentar um autêntico 'batatal', uma vez que o relvado tinha muito poucas condições, também devido à chuva que tinha caído recentemente. A primeira parte passou sem qualquer golo, e terminou com o nulo no marcador.
Na segunda parte, o Sporting B veio com tudo. Os leões inauguraram o marcador no primeiro minuto da etapa complementar, por Rodrigo Ribeiro. A equipa cresceu, e seguiram-se três golos dos leões que acabaram anulados por fora-de-jogo. No entanto, nos instantes finais, os leões acabaram por marcar o segundo, por Lucas Anjos.
Com esta vitória – a nona em 13 jogos na presente temporada – os comandados de João Gião estão no primeiro lugar da tabela classificativa, com 29 pontos amealhados. Em segundo lugar está o Marítimo, com 26 pontos - os madeirenses têm os mesmos jogos que os leões, mas ainda disputam uma partida esta jornada.
O onze inicial apresentado pelo emblema verde e branco na partida foi composto por: Francisco Silva, Salvador Blopa, David Moreira, Rômulo Jr., Rodrigo Dias, Paulo Cardoso, Kauã Oliveira, Samuel Justo, Mauro Couto, Rodrigo Ribeiro e Rafael Nel.
Presidente dos leões, e homólogo do emblema da Luz, já trocaram vários galhardetes esta temporada, principalmente sobre as arbitragens
06 Dez 2025 | 12:51 |
Frederico Varandas e Rui Costa sentaram-se lado a lado na tribuna do estádio da luz, para assistir ao Benfica - Sporting. Os dois presidentes dos emblemas de Lisboa tem trocado alguns galhardetes esta temporada, principalmente em relação às arbitragens em Portugal.
Ao contrário do que chegou a ser avançado pela imprensa nacional, Frederico Varandas e Rui Costa estiveram juntos durante o Benfica - Sporting. Os dois já tinham chegado praticamente ao mesmo tempo à Cimeira dos Presidentes, onde mostraram alguma proximidade.
Terá sido Rui Costa a estender o convite a Frederico Varandas, para que se sentasse ao seu lado no estádio da luz. Os dois foram acompanhados por Reinaldo Teixeira, Presidente da Liga Portugal, e por Toni, um dos vice-presidentes de Pedro Proença na Federação Portuguesa de Futebol.
Segundo explica o jornal Record, a cordialidade imperou entre os presidentes de Sporting e Benfica. Nem Frederico Varandas, nem Rui Costa, tiveram qualquer reação exagerada aos lances do jogo - incluindo aos golos - a que assistiram de forma serena.
Frederico Varandas começou o dia com o restante da comitiva verde e branca. O Presidente do Sporting dirigiu-se à Academia Cristiano Ronaldo, onde almoçou com a equipa e com o staff dos leões. Só depois seguiu para o estádio da luz, onde assistiu ao dérbi de Lisboa ao lado de Rui Costa.
Treinador verde e branco viu a sua equipa empatar no dérbi de Lisboa, entre leões e águias, referente à 13ª. jornada da Liga Portugal Betclic
06 Dez 2025 | 12:33 |
Pedro Gonçalves e Ivan Fresneda passam a estar em risco depois do Benfica - Sporting. Leões e águias encontraram-se no estádio da luz, num jogo que terminou com igualdade a uma bola, em partida referente à 13ª. jornada da Liga Portugal Betclic.
O Sporting entrou em campo sem jogadores em risco de suspensão no campeonato nacional, mas no fim da partida, Rui Borges tinha problemas a dobrar. Pedro Gonçalves e Iván Fresneda viram, ambos, o quarto cartão amarelo nesta edição da Liga Portugal Betclic, e ficam, assim, em risco de perder um dos próximos jogos do campeonato.
Pedro Gonçalves, relembre-se, foi uma das figuras do encontro, ao fazer o golo inaugural, logo aos 12'. O jogador verde e branco foi substituído no decorrer da segunda parte, e foi já quando estava no banco de suplentes que acabou por ver cartão amarelo de António Nobre, por protestos.
Iván Fresneda, que assumiu a ala direita do Sporting juntamente com Geny Catamo, também ficou na mesma situação. O lateral espanhol só tinha três cartões amarelos, mas a admoestação aos 72', por puxão em jogador adversário, deixou o defesa à bica. Vai falhar um jogo caso volte a ser amarelado no campeonato.
Relembrar que o Sporting visitou o Benfica, na última sexta-feira, dia 5 de dezembro. Os leões foram aos estádio da luz, empatar a uma bola, no encontro da 13ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Pedro Gonçalves deixou os verdes e brancos em vantagem, mas Sudakov empatou o jogo, ainda na primeira parte.