Futebol
“RESTA ESPERAR QUE CONTINUE…” – JORNALISTA ABRE O JOGO SOBRE GYOKERES, AVANÇADO DO SPORTING
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Maxi Araújo deverá ser ainda apresentado, nesta terça-feira, dia 27 de agosto, como reforço do Sporting, após já ter recebido o aval médico por parte do departamento clínico dos leões. Em princípio, o internacional uruguaio poderá ainda ser utilizado por Rúben Amorim para o Clássico frente ao Porto, no próximo sábado, dia 31 de agosto.
A presença do atleta na partida do fim-de-semana apenas se confirmará caso a sua matrícula na Liga seja realizada o quanto antes. A contratação do novo leão vem justificar a contínua exploração do mercado uruguaio, por parte do futebol português. Enrique Fernández é o primeiro exemplo de um celeste a envergar o leão ao peito como treinador do Clube de Alvalade de 1957 a 1959.
Só em 1988 é que um internacional uruguaio vestia a camisola verde e branca como jogador, Rodolfo Rodríguez. O Sporting continuou desde aí a investir no mercado sul-americano, vendo o seu verdadeiro sucesso aterrar em Alvalade no inverno de 2015, Sebastián Coates. Maxi Araújo é, assim, o mais recente herdeiro da linhagem uruguaia no emblema verde e branco e uma das grandes apostas do Clube, tendo em conta o valor do seu passe.
Vale lembrar que Maxi Araújo irá custar à SAD do Sporting quase 16 milhões de euros. O Toluca deverá receber entre 14 a 14,5 milhões, enquanto o jogador irá ficar com os restantes 10%, uma vez que, na América Latina, os futebolistas têm direito a uma percentagem da sua transferência.
Maximiliano Araújo – avaliado em 7,5 milhões de euros - leva dois golos em cinco jogos esta época pelo emblema mexicano. Na temporada passada marcou dois golos e fez cinco assistências em 39 partidas. O internacional uruguaio destacou-se na Copa América, juntamente com Manuel Ugarte e Franco Israel, sendo um dos melhores jogadores da seleção celeste.
Internacional sueco continua a fazer sucesso e arranque de temporada não é exceção
|
0Na passada segunda-feira, 26 de agosto, foi dia de conhecer algumas das cartas dos craques que estarão presentes no EA FC25. Cristiano Ronaldo a ser destaque, com uma classificação superior à do ano anterior, mas agora o foco recai no avançado do Sporting, Viktor Gyokeres.
O internacional sueco surge com uma avaliação de 84, destacando-se pelos atributos de físico (91) e remate (83). A comunidade do popular simulador já conhecia o talento do jogador leonino, mas ficou impressionada. Comentários como "Vai ser mais eficaz que o Haaland", "O avançado mais subestimado do mundo atualmente" e "Os defesas vão sofrer" acompanharam a divulgação deste 'leak'.
Gyokeres tem sido essencial na equipa de Rúben Amorim, e não tem deixado ninguém indiferente. O ponta de lança dos campeões nacionais foi ainda eleito, também na passada segunda-feira, como o ‘Jogador do Ano’ pela Liga Portugal Awards. Antes disso, o jogador foi ainda 'picado' por Deniz Gul, reforço do Porto, na antecâmara do Clássico.
Esta temporada, ao serviço do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 65 milhões de euros – foi utilizado em quatro encontros (390 minutos). No total, o 'camisola 9' fez seis golos e já leva quatro assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e a maior cláusula de rescisão do plantel, fixada na ordem dos 100 milhões de euros.
Inicialmente, Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação, por Viktor Gyokeres. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.
Imprensa espanhola está a avançar o interesse da formação colchonera no jogador ainda neste mercado
|
0O Atlético Madrid vê com bons olhos garantir um possível empréstimo de Matheus Nunes, antigo jogador do Sporting que perdeu espaço no Manchester City, e pode avançar com uma proposta ainda no que resta para este mercado de transferências.
De acordo com o jornal The Athletic, apesar de ainda não existirem movimentações por esta altura, a turma colchonera encontra-se a estudar a situação do internacional português que, por esta altura, tem a porta aberta no emblema da Premier League. No entanto, Newcastle, Liverpool, Chelsea, West Ham e Everton são outros clubes que seguem atentos ao jogador e à possibilidade de chegarem a acordo por uma cedência com opção de compra a rondar os 48 milhões de euros.
O médio campeão nacional pelo Sporting, de Rúben Amorim, rumou a Inglaterra no verão de 2022, para o Wolverhampton, num negócio a rondar os 45 milhões de euros, mais cinco por objetivos. As suas boas prestações colocaram o Manchester City interessado em adquirir o seu passe, numa transferência que se concretizou no verão de 2023 por cerca de 64 milhões.
Em 2023/24, ao serviço do emblema britânico, Matheus Nunes – avaliado em 50 milhões de euros – fez 29 encontros (1.541 minutos), nos quais, apesar de não ter feito o gosto ao pé, acabou por apontar cinco assistências na primeira época no Manchester City. Na atual temporada, o jogador leva dois encontros realizados.
Pelo Sporting, Matheus Nunes realizou 101 encontros, marcou oito golos, fez nove assistências e conquistou quatro títulos. Antes de rumar a Inglaterra, o médio internacional português venceu um Campeonato Nacional (2020/21), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021).
Jogador vai fazer parte do plantel dos verdes e brancos no ataque ao desejado bicampeonato
|
0A apresentação de Maxi Araújo como reforço do Sporting deverá estar por horas e, com isso em mente, Renato Paiva, treinador do Toluca, traçou o perfil do internacional uruguaio. O ex-técnico do Benfica deixou claro que Rúben Amorim terá algum trabalho em adaptar o jogador ao seu método de jogo.
"A nível ofensivo é muito rápido, incisivo, vertical, joga melhor por fora do que por dentro, até porque Biesla na seleção [do Uruguai] utiliza-o por fora num 4x3x3 como extremo aberto. No Toluca começou a ser utilizado por dentro porque os nossos laterais são os que dão largura ao jogo, para também aproveitarmos outra característica muito boa dele: a finalização. Defensivamente precisa de alguns conceitos posicionais, utilizámo-lo primeiro como lateral, num sistema de três centrais, igual ao de Amorim. Esta época com a chegada do Jesús Gallardo, que é lateral, já pensávamos pôr o Maxi a extremo. É um jogador agressivo defensivamente no um contra um, em relação à perda é intenso, mas posicionalmente necessita de melhorar alguns conceitos", começou por referir, em declarações ao jornal A Bola.
"Em termos gerais está preparado, em termos de detalhe tático não. Primeiro vai mudar de treinador, cada um tem os seus conceitos. O Maxi pode chegar ao Sporting e começar a jogar, mas os conceitos que precisa de dominar com as ideias do Amorim... acho que se começar a jogar já vai ter de os entender gradualmente, enquanto treina e joga. O jogador sul-americano quando chega à Europa não está preparado, porque aqui as questões táticas não são tão valorizadas, vive-se muito do talento individual do jogador e se é um jogador mais ofensivo, que não tem muitas tarefas defensivas, tudo OK, mas se vai ser utilizado como defesa-esquerdo numa linha de três centrais vai ter de perceber as coisas de linha defensiva, a inserção, o fechar por dentro. Apesar de termos trabalhado isso aqui, acredito que o Rúben terá ideia diferente e acho que vai ter um bocadinho de trabalho a ensinar o Maxi, é um miúdo resiliente, gosta de aprender, de ouvir e acredito que essa adaptação até acabe por ser rápida", atirou ainda, antes de concluir.
"Se o utilizar como defesa-esquerdo numa linha de três, pode explorar a velocidade. Na seleção está habituado a jogar aberto junto à linha e os laterais do Amorim são jogadores de linha, que também dão largura ao jogo, e pode aproveitar essas características ofensivas que o Maxi tem na seleção: é aparecer no processo ofensivo vindo de trás, não é já estar mais adiantado à espera da bola, como um extremo, tem de participar na fase de construção, mas aproveitando as questões de largura. É um jogador que vai ter mais espaço para o um contra um ofensivo, para o cruzamento, até para alguma entrada na área para questões de finalização. O Rúben se o contratou é porque lhe vê muitíssima qualidade e características que encaixam no seu jogo", rematou o técnico português.
O futuro jogador dos verdes e brancos poderá ser opção em várias posições preferencialmente pelo lado canhoto (extremo, ala ou médio) e deverá ter um custo na ordem dos 14 milhões de euros, valor um pouco inferior às exigências iniciais do Toluca, que começou por pedir cerca de 18,25 milhões e, sendo assim, os leões conseguem baixar o preço em quase 25%.
Maximiliano Araújo – avaliado em 7,5 milhões de euros - leva dois golos em cinco jogos esta época pelo emblema mexicano. Na temporada passada marcou dois golos e fez cinco assistências em 39 partidas. O internacional uruguaio destacou-se na Copa América, juntamente com Manuel Ugarte e Franco Israel, sendo um dos melhores jogadores da seleção celeste.