
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
23 Out 2025 | 18:52 |
Zeno Debast deve ficar afastado dos relvados até ao fim da próxima paragem FIFA para as seleções nacionais. O defesa-central belga tem sido um dos destaques na equipa verde e branca, tenho conquistado um lugar no 11 de Rui Borges com a lesão de Ousmane Diomande, no início da temporada.
Na partida da última quarta-feira, 22 de outubro, frente da Marselha, Zeno Debast demonstrou claro desconforto físico por volta dos 80 minutos, e foi rapidamente substituído por Rui Borges, que lançou Ousmane Diomande na partida, não querendo arriscar a condição do belga.
No final da partida, Rui Borges revelou desconhecer a natureza da lesão, explicando ainda que inicialmente pensou que se tratassem de cãibras. No entanto, o jogador foi reavaliado esta quinta-feira, pela equipa médica do Sporting, e, segundo avança o jornal Record, o diagnóstico é uma lesão muscular na coxa direita.
O mesmo jornal português avança que o defesa-central belga deve estar afastado da competição até ao fim da próxima paragem para seleções FIFA. Isto significaria perder as partidas com Tondela (Liga), Alverca (Allianz Cup), Alverca (Liga), Juventus (Champions) e Santa Clara (Liga), sendo também dispensado dos trabalhos da equipa nacional belga. O regresso poderia acontecer a 23 de novembro, para a Taça de Portugal, contra o Marinhense.
Rui Borges fica, assim, privado de um dos defesas-centrais mais utilizados no Sporting até ao momento. Como opções tem Gonçalo Inácio e Ousmane Diomande, que voltou recentemente de lesão, e ainda Eduardo Quaresma e Matheus Reis, que têm sido menos utilizados esta temporada.
Confira, aqui, alguns dos melhores momentos de Debast:
Jogador fez a sua formação nos escalões jovens do Clube de Alvalade, e viu um elemento dos leões, de quem é próximo, resolver com o Marselha
23 Out 2025 | 19:49 |
Rafael Leão mantém contacto com Paulo Simão, o seu irmão que, na partida da UEFA Youth League que opôs o Sporting ao Marselha marcou o golo da vitória do conjunto verde e branco. Quem o revela são os pais dos dois jogadores, em entrevista concedida ao jornal Record.
"Fiquei muito feliz por vê-lo entrar em campo. Foi muito bom, mesmo. Foi muito emocionante (...) O irmão Rafael [Leão] dá-lhe muitos conselhos, diz-lhe para se focar naquilo de que realmente gosta, incentivando-o a fazer o seu próprio caminho", começou por explicar a mãe dos dois jogadores.
O tio de Rafael Leão e Paulo Simão, que também esteve na Academia Cristiano Ronaldo a assistir ao Sporting - Marselha, confirma essa versão: "O Rafael fala muitas vezes ao telefone com o Paulo e, quando vem a Lisboa, está com ele. É natural que falem sobre futebol".
A grande parte das dicas vem, no entanto, do pai dos jogadores, que lembrou o facto de se tratar da estreia de Paulo Simão na competição: "Antes do jogo, dei-lhe uma força. Disse-lhe que jogasse como se este fosse o primeiro e o último jogo dele na Youth League".
"Foi uma boa estreia. Marcar logo um golo foi bastante positivo", continuou o pai de Paulo Simão e Rafael Leão, que revelou que o jogador estava "contente" e "alegre" no final da partida, explicando ainda que "o pai, a mãe, a irmã e o tio, estão todos de parabéns".
Treinador da equipa do Marselha, que foi derrotada, na última quarta-feira, 22 de outubro, pelo Clube de Alvalade, analisou o jogo e explicou o desaire
23 Out 2025 | 19:26 |
Roberto De Zerbi usou a equipa de arbitragem para justificar a derrota do Marselha, frente ao Sporting, no jogo da última quarta-feira, dia 22 de outubro. A formação gaulesa foi derrotada, em Alvalade, por 2-1, depois de ter chegado ao intervalo na frente do marcador.
O jogo ficou marcado por vários lances mal decididos pelo árbitro, a favor do Marselha. Quatro das decisões - as mais importantes do encontro - foram revertidas pelo VAR: o penálti que não existiu sobre Emerson Pamlieri, o consequente cartão vermelho para o jogador italiano, o fora de jogo no golo de Geny Catamo, e o cartão vermelho a Maxi Araújo.
Mesmo perante estas circunstâncias, De Zerbi... queixou-se do árbitro: "Na minha opinião, pagámos o preço pelos erros de arbitragem. Não gostei da forma como o jogo foi conduzido. Penso que o árbitro não esteve à altura de um jogo desta dimensão". Curiosamente, não foi o único elemento do Marselha a queixar-se da equipa de arbitragem.
"Foi demasiado difícil resistir? Não, penso que mesmo com 10 jogadores não sofremos assim tanto. Não houve muitas outras oportunidades de golo. Eles colocaram jogadores de qualidade e frescos. Estava bastante tranquilo, mesmo com menos um jogador", atirou de seguida De Zerbi, sobre o período em que esteve em desvantagem numérica frente ao Sporting.
O treinador do Marselha terminou, depois, a sua análise: "Tivemos de nos defender com cinco. Entre Greenwood e Paixão, aquele que tinha melhores características para atacar e defender era Paixão. No ano passado, quando estávamos com 10 jogadores contra o Lyon, Greenwood teve grandes dificuldades como avançado centro".
Antigo presidente do rival da segunda circular está na corrida para voltar à Direção dos encarnados, e falou do Clube de Alvalade no seu último discurso
23 Out 2025 | 19:14 |
Luís Filipe Vieira afirmou que o bicampeonato do Sporting é 'culpa' de Rui Costa. O candidato à presidência do rival da segunda circular esteve presente, em mais um convívio da sua lista, durante a campanha que antecede as eleições no emblema encarnado, e mencionou o Clube de Alvalade.
"O legado do atual presidente é o bicampeonato do Sporting. O Benfica não tem hoje uma gestão desportiva competente. São erros atrás de erros. O nosso rival, que não ganhava há décadas, conquistou dois campeonatos seguidos… sob este mandato", começou por dizer Luís Filipe Vieira.
O antigo presidente do Benfica prosseguiu nas críticas a Rui Costa: "Gastámos centenas de milhões… para conquistar apenas um campeonato. Foram 500 milhões investidos para ganhar apenas quatro títulos em 16 possíveis. Hoje, somos um clube à deriva. Não ganhamos em Portugal, nem ganhamos na Europa".
"Onde está o projeto europeu prometido pelo atual presidente? Estamos em outubro, com três jogos na Champions League… e zero pontos. Isto não é o Benfica. Isto é o Benfica do 'nada sabe, nada viu, nada ganha'", atirou, de seguida, Luís Filipe Vieira.
Os candidatos à presidência do Benfica continuam, assim, a utilizar o sucesso recente do Sporting como arma de arremesso contra Rui Costa, algo que tem sido habitual durante a campanha. As eleições no rival da segunda circular decorrem no próximo domingo, dia 23 de outubro.