Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Conrad Harder é o mais recente nome apontado ao Sporting para a frente de ataque de Rúben Amorim. Posto isto, Diogo Boa Alma, diretor desportivo, analisou o jogador de 19 anos, que atua no Nordsjaelland e que pode ser reforço dos leões para esta temporada, mas não sem referir que é uma opção inferior a Fotis Ioannidis ou, até, Vítor Roque.
“Hoje vi muito mais sobre ele. Não tenho a certeza de que se possa olhar para este jogador como uma alternativa à contratação de Fotis Ioannidis. Falarmos de Ioannidis e falarmos de Vítor Roque ou Harder, é uma coisa completamente distinta. É um projeto de jogador, veem-se caraterísticas semelhantes às caraterísticas que o Sporting está à procura para um avançado, mas vê-se alguém ainda muito menos preparado para poder fazer diferença no imediato, para ter impacto na equipa do Sporting no imediato como esses dois nomes”, começou por dizer o diretor desportivo.
“Enquanto eu olho para Ioannidis como um bom complemento a Viktor Gyokeres e um substituto à altura sempre que ele não esteja… ou até o Sporting a preparar já uma próxima época sem Gyokeres e ter um avançado que terá todas as condições para fazer o mesmo trabalho que Gyokeres tem feito. Olho para este jogador a precisar dois, três anos, para poder chegar a esse rendimento. Tenho muitas dúvidas que seja a alternativa a pensar nesse falhanço da contratação de Ioannidis. Acredito que, se ele não vier, ainda virá outro jogador que será falado, independentemente de gostado de caraterísticas que vi”", concluiu Diogo Boa Alma.
Nos seis jogos que realizou na presente temporada, Conrad Harder apontou dois golos e fez duas assistências. As duas finalizações aconteceram na receção do Nordsjaelland ao Midtjylland, com o ponta de lança a faturar em dose dupla. Já os passes para golo deram-se nos últimos dois jogos (Silkeborg e Copenhaga).
Na temporada passada, ao serviço do Nordsjaelland, Conrad Harder – avaliado em 2 milhões de euros – realizou 32 partidas: 23 na Liga Dinamarquesa, cinco na Taça da Dinamarca, quatro na Liga Conferência e um no campeonato nacional de juniores. Nos 971 minutos que esteve dentro das quatro linhas, o jovem de 19 anos apontou oito golos e fez uma assistência.
Assista, na íntegra, às declarações de Diogo Boa Alma:
Com uma situação contratual favorável, o treinador português demonstra interesse em avançar com uma proposta pelo craque que lançou em Alvalade
|
0Segundo as informações avançadas pela emissora televisiva alemã Sky Sport, Ruben Amorim tem uma mira apontada ao campeão pelo Sporting, Nuno Mendes. O objetivo do ex-treinador dos leões é que o jogador integre a linha defensiva do Manchester United já em 2025.
Tendo em conta que o internacional português - que se lesionou recentemente - tem um contrato com o Paris Saint-Germain até ao fim da temporada 2024/25, a resistência do jogador em aceitar uma renovação coloca-o numa posição interessante no mercado. Esta situação abre caminho para que os red devils avancem com uma proposta concreta, uma vez que não parece haver barreiras significativas que impeçam essa possibilidade.
O treinador português confessa ser um admirador do ex-leão, que orientou no Clube de Alvalade até ao verão de 2022. Nessa altura, o jogador foi transferido para o emblema francês por um impressionante valor de 45 milhões de euros.
Recorde-se que Nuno Mendes começou nos juniores do Sporting em 2011, onde se manteve até concluir a sua formação, tendo depois alinhado pelo plantel principal dos verdes e brancos de 2019 e 2021. De leão ao peito, o jovem de 21 anos lançado por Rúben Amorim fez 47 jogos, ao longo dos quais apontou um golo e assistiu por três ocasiões.
Ao longo do seu caminho no emblema verde e branco, o defesa-esquerdo conquistou uma Taça da Liga, uma Supertaça Cândido de Oliveira e um Campeonato Nacional, antes de rumar ao Paris Saint-Germain, a troco de 45 milhões de euros.
Central neerlandês esteve afastado devido a síndrome gripal e apenas voltou a trabalhar normalmente no decorrer dos últimos dias
|
0Entre lesões e gestão de jogadores, o facto de Jeremiah St. Juste já ter recuperado da síndrome gripal que o afastou do Sporting - Boavista fará com que o jogador tenha a oportunidade de ganhar a titularidade na partida frente ao Santa Clara, desta quarta-feira, 18 de dezembro, uma vez que Eduardo Quaresma continua a ser uma das dúvidas de João Pereira.
Na verdade, é mesmo na defesa que João Pereira tem vindo a passar por maiores dificuldades, até devido ao elevado número de lesões. Frente aos açorianos, o técnico leonino deverá voltar a lançar Ousmane Diomande, totalmente apto, enquanto Matheus Reis é a opção mais óbvia para a esquerda - uma vez que Gonçalo Inácio ainda está em dúvida. De resto, St. Juste pode vir a 'passar a perna a Zeno Debast e ser ele o substituto natural de Quaresma.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, St. Juste – avaliado em 8 milhões de euros – leva 11 encontros: cinco na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Taça da Liga. Ao todo, o defesa-central contabiliza 436 minutos, não tendo marcado qualquer golo ou feito qualquer assistência.
Jeremiah St. Juste chegou ao Sporting em 2022, oriundo do Mainz, da Bundesliga, a troco de quase 10 milhões de euros. Desde então, o neerlandês realizou 58 encontros, marcou dois golos, fez uma assistência e conquistou um Campeonato Nacional (2023/24). O atleta tem contrato com os leões até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.
O Sporting volta a entrar em campo na quarta-feira, dia 18 de dezembro, frente aos açorianos do Santa Clara, em jogo relativo aos oitavos-de-final da Taça de Portugal. O encontro diante da turma liderada por Vasco Matos jogar-se-á às 20h45, em Alvalade.
Leões e culés são dois dos pontos em atenção do futebol mundial num dos mais importantes campos de um Clube e é algo que se tem notado esta temporada
|
0O Sporting tem, nos últimos anos, sido destaque pelos jogadores que tem formado na sua Academia, em Alcochete. No último jogo dos leões, começaram de início dois jovens de apenas 17 anos - nascidos em 2007 - João Simões e Geovany Quenda. Alvalade não é caso único, com o Barcelona a ser também uma referência.
Esta não foi, de resto, a primeira vez que dois jovens de 17 anos estiveram simultaneamente em campo durante o reinado de Frederico Varandas como Presidente dos leões: num Sporting - Paços (3-0, na jornada 14 da Liga), Ruben Amorim terminou o jogo com Dário Essugo e Rodrigo Ribeiro na partida, ainda que nenhum dos dois tenha acabado por ter grande continuidade na equipa.
Um exemplo semelhante ao de Alvalade acontece na Catalunha: o Barcelona tem marcada, na sua história, a influência da sua Academia, e os tempos que correm não são exceção - Pau Cubarsí e Lamine Yamal são outros dois jovens da geração de 2007 que já ganharam lugar no plantel de Hans Flick, e que vão brilhando com o clube que os formou.
No Sporting, foi Ruben Amorim o treinador a liderar esta tendência que, tal como no Barcelona, não deixou de ter as suas causas no estado financeiro do Clube. O agora treinador do Manchester United estreou, no Sporting, Essugo com 16 anos e 6 dias, e Rodrigo Ribeiro com 16 anos e 10 meses. Antes disso, teríamos de recuar a 1999 para encontrar um jogador tão jovem a estrear-se na equipa principal dos leões: Santamaria, utilizado por Mirko Jozic num 5-0 à Académica.
Abaixo dos 18 anos, o lote aumenta: Joelson (estreou-se com 17 anos e 4 meses, em 2020), Cristiano Ronaldo (foi lançado com 17 anos e 6 meses, em 2002) ou mesmo Quaresma, que apareceu na equipa principal a dois meses de completar a maioridade (17 anos e 10 meses). De resto, desde a chegada de Frederico Varandas, a aposta nos jovens da formação tem sido clara, podendo apontar-se para os exemplos de Nuno Mendes, Gonçalo Inácio ou Eduardo Quaresma.