Futebol
Após regresso, Nuno Santos gera incerteza sobre utilização no Sporting
18 Fev 2026 | 09:36
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
26 Jul 2024 | 17:12 |
Jota Silva está na mira do Porto para a próxima temporada. O extremo do Vitória de Guimarães desperta cobiça de André Villas-Boas e Vítor Bruno, mas a situação não é fácil para os dragões, que atravessam uma grave crise financeira. Ainda assim, o emblema azul e branco vai à luta pelo internacional português, apesar do plano do Sporting para garantir o avançado, como noticiou em Exclusivo o Leonino.
Com os minhotos a baixarem a verba inicialmente pedida pela estrela da equipa - 20 milhões de euros - o Clube de Alvalade pondera avançar em breve, tal como os portistas. A direção de Villas-Boas procura um empréstimo com opção de compra no final da temporada, visto que não tem qualquer possibilidade de um investimento neste mercado de inverno.
A investida por Jota fica, no entanto, dependente da eventual venda de Wenderson Galeno. O brasileiro está a ser sondado pela Juventus e, caso rume ao emblema de Turim, dará uma 'folga' extra aos azuis e brancos na luta pelo jogador do Vitória de Guimarães.
Em 2023/24, Jota Silva fez a melhor época da carreira, o que fez disparar o seu valor de mercado para os 12 milhões de euros. O extremo realizou 42 partidas: 33 no Campeonato Nacional, seis na Taça de Portugal, duas na qualificação para a Liga Conferência e uma na Taça da Liga.
Nos 3.459 minutos que realizou, o internacional português marcou 15 golos e fez sete assistências. O extremo, que tem contrato com o emblema minhoto até 2025, está também na rota do Panathinaikos, emblema a quem o Sporting pretende contratar Fotis Ioannidis.
Extremo brasileiro foi emprestado pelos leões ao emblema italiano no mercado de transferências do último inverno e já dá que falar
18 Fev 2026 | 10:27 |
À segunda partida pelo Napoli surgiu o primeiro golo. Alisson Santos, extremo de 23 anos cedido pelo Sporting aos campeões italianos, soma apenas 80 minutos com a camisola azul, mas começa já a justificar as expectativas criadas em torno da sua contratação.
No domingo, na jornada 25 da Serie A, marcou o segundo golo no empate (2-2) frente à Roma. Mais do que o remate certeiro, o brasileiro tem convencido pelo desempenho nos treinos e pela rápida integração no grupo, fatores que reforçam a intenção dos napolitanos de avançar para a aquisição em definitivo, sublinha o jornal A Bola.
O clube italiano pagou 3,5 milhões de euros pela cedência válida até ao final da temporada - um valor elevado para apenas meio ano, tendo em conta as limitações impostas pelo fair-play financeiro. O esforço financeiro demonstra, ainda assim, a clara intenção de investir no jogador.
A opção de compra está fixada nos 16,5 milhões de euros e pode ser acionada até ao termo da época. Caso tal aconteça, o Sporting encaixará, no total, cerca de 20 milhões de euros - tendo investido 2,1 milhões na contratação ao Vitória da Bahia - além de garantir 10% de uma eventual mais-valia numa futura transferência.
Alisson, que antes de rumar a Nápoles passou meia época emprestado ao UD Leiria, deverá assinar contrato válido por quatro ou cinco temporadas, até 2030 ou 2031. O salário anual poderá ascender aos 2,7 milhões de euros. Embora tenha vínculo com o Sporting até junho de 2030, tudo indica que o extremo brasileiro continuará a carreira em definitivo no emblema do sul de Itália.
Na presente temporada desportiva de 2025/26, Alisson Santos - avaliado em 4 milhões de euros - realizou 33 jogos entre ambos os emblemas. Nos 776 minutos em que esteve em campo, o avançado marcou quatro golos e fez duas assistências.
Jogador encontra-se neste momento cedido ao Moreirense, orientado por Vasco Botelho da Costa, onde tem sido uma das peças de destaque
18 Fev 2026 | 10:12 |
Há uma ausência de peso nas opções de Vasco Botelho da Costa para a receção ao Sporting, referente à 23.ª jornada da Liga, marcada para sábado, às 18h00. Diogo Travassos, cedido pelo Clube de Alvalade ao Moreirense, não poderá defrontar a equipa detentora do seu passe.
A ausência ganha relevo face à época consistente que o jovem de 21 anos está a realizar no Minho, naquela que é a sua segunda cedência consecutiva, depois do empréstimo ao Estrela da Amadora em 2024/25. Por esta altura, os leões seguem atentamente a evolução do jogador.
Depois de uma pré-temporada sob as ordens de Rui Borges - período que culminou com a renovação de contrato e nova cedência para ganhar minutos - Travassos perspetiva um regresso a Alvalade com evolução clara, sobretudo na relação com o golo.
O Sporting tem-se mantido atento ao percurso do lateral, que deverá entrar nas contas para a próxima temporada, tal como avançou o nosso Jornal, num Exclusivo Leonino. Produto da formação leonina, voltou a ser emprestado por entender-se que esse seria o caminho mais adequado para potenciar o seu crescimento.
No plantel principal há concorrência - com Iván Fresneda e Georgios Vagiannidis nas opções -, mas o futuro pode reservar mudanças, sobretudo tendo em conta o interesse que espanhol tem despertado junto de clubes espanhóis e italianos. O sonho do jovem espanhol passa por chegar à seleção principal do seu país, o que também poderá influenciar o mercado.
Vale lembrar que o Sporting renovou o contrato de Diogo Travassos contrato até 2030, fixando uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros, sinal claro da confiança da estrutura no potencial de um jogador que continua a crescer e a justificar a aposta.
Clube de Alvalade encontrou uma nova arma para resolver jogos complicados e os sinais começam a multiplicar-se nos compromissos
18 Fev 2026 | 09:52 |
O Sporting sentiu dificuldades para ultrapassar o Famalicão na 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic, em Alvalade. Devido ao desacerto na hora de finalizar as jogadas de bola corrida, os leões tiveram de recorrer à bola parada para desbloquear a partida, já aos 82 minutos, através de um cabeceamento certeiro de Daniel Bragança em resposta a um cruzamento de Francisco Trincão. O jogo aéreo tem sido trabalhado por Rui Borges, em Alcochete.
Segundo informações reveladas pelo jornal Record, o treinador e a sua equipa técnica têm dado importância a esta componente do jogo nas sessões de treino na Academia Cristiano Ronaldo, e os números assim o confirmam. O Sporting tem, desde o início da temporada, beneficiado destes sistemas táticos para desatar o nó de várias partidas.
No que diz respeito ao aproveitamento nos cantos, em retrospectiva, o golo do internacional português sub-21, que deu aos bicampeões nacionais a vitória tangencial por 1-0 frente ao famalicenses, junta-se a outros cinco que o Sporting amealhou neste tipo de lances em encontros do campeonato. Além de Bragança, foi essa a fórmula que utilizaram Fotis Ioannidis (Alverca), Morten Hjulmand (Santa Clara), Geny Catamo (AFS SAD) e Luis Suárez a triplicar (AFS SAD e Rio Ave, por duas vezes).
A este propósito, sublinhe-se que a estes juntam-se mais sete golos que nascem de "bola morta": quatro resultantes de livres indiretos (Pote com o Famalicão, Geny Catamo com o Casa Pia e Eduardo Quaresma e Ivan Fresneda com o Estrela da Amadora) e três decorrentes de penáltis (dois de Luis Suárez e Pote frente ao Moreirense, além de outro do avançado colombiano diante do Arouca).
Contas feitas, dos 56 golos que a equipa verde e branca contabilizou decorridas as primeiras 22 jornadas da competição nacional, 13 resultam da boa execução do trabalho de laboratório de Rui Borges - isto é, pouco mais de 23%.
Após regresso, Nuno Santos gera incerteza sobre utilização no Sporting
18 Fev 2026 | 09:36
Jogador pouco consensual do Sporting gera cobiça em Espanha e pode trazer novidades
18 Fev 2026 | 09:22
Rui Borges pode contar com grande 'reforço' para o Moreirense - Sporting
18 Fev 2026 | 09:10