Futebol
Especialistas dão razão às queixas dos leões no Benfica - Sporting: "Penálti que..."
06 Dez 2025 | 09:43
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
31 Mar 2024 | 07:19 |
Apesar de uma vitória importante na Reboleira, Viktor Gyokeres não conseguiu marcar. O espírito visivelmente irascível do avançado foi comentado por Rúben Amorim no final do jogo, e o treinador não perdeu a oportunidade de tentar capitalizar essa frustração do seu jogador para o dérbi de terça-feira, com o Benfica.
"É um jogador de equipa que neste jogo não teve muito espaço. Ainda assim, fez algumas arrancadas, é verdade que não marcou, mas os seus colegas conseguiram fazê-lo. Ele saiu mais cedo do jogo contra a Seleção Nacional e depois não entrou no segundo jogo particular da seleção sueca... O Gyökeres tem de estar sempre em rotação. Espero um maior rendimento na terça-feira", afirmou com um sorriso carregado de ironia ao ser questionado sobre a irritação do seu jogador.
O otimismo demonstrado por Rúben Amorim na sala de imprensa do Estádio José Gomes é também corroborado pelos registos alcançados por Gyökeres. Desde que chegou ao Sporting, o avançado só ficou em branco por mais de um jogo em duas ocasiões: depois da 1ª jornada, onde marcou dois golos frente ao Vizela (3-2), só voltou a marcar na 5ª jornada, contra o Moreirense; e após marcar ao Arouca na 8ª jornada, ficou no banco diante do Olivais e Moscavide e foi expulso aos 8 minutos contra o Raków (1-1).
A tendência de Gyökeres aparecer nos grandes jogos também contribui para o otimismo de Rúben Amorim. Nos duelos com o Benfica e o Porto, o avançado sempre marcou presença na lista de marcadores. O seu primeiro golo num clássico aconteceu no Estádio da Luz, a 12 de novembro de 2023, no dérbi da primeira volta, quando marcou perto do intervalo aproveitando uma boa jogada ofensiva de Edwards. O remate certeiro do avançado acabou por não ser suficiente, já que o Benfica deu a volta nos descontos (1-2).
Esta capacidade do jogador de aparecer nos momentos importantes ganhou ainda mais destaque na visita do Porto a Alvalade, na 14ª jornada, num clássico que os leões venceram por 2-0 e no qual o nórdico se revelou intratável: depois de marcar o 1-0 numa jogada individual em que passou por Pepe, o avançado ainda assistiu Pote com um passe preciso para o segundo golo, garantindo assim a vitória leonina.
Na primeira mão da meia-final da Taça de Portugal, em Alvalade, a defesa do Benfica voltou a não conseguir parar a locomotiva sueca, que marcou o segundo golo na vitória tangencial dos leões (2-1), um resultado que deixa a equipa de Rúben Amorim em vantagem para o dérbi de terça-feira.
Com 37 golos em 41 jogos oficiais disputados pelo Sporting, Gyökeres tem agora a oportunidade de canalizar a sua frustração no jogo contra o Benfica e, assim, garantir a presença na final da Taça de Portugal e um 'regresso' aos golos com o emblema leonino.
Relembre aqui o golo do sueco frente ao Benfica:
Figura que já liderou um histórico partido em Portugal, e que é confesso adepto verde e branco, aproveitou espaço de opinião para comentar o dérbi
06 Dez 2025 | 11:01 |
Francisco Rodrigues dos Santos considera o Sporting melhor equipa que o Benfica, mas é da opinião que os leões claudicam em jogos grandes. O político português foi um dos três célebres adeptos verdes e brancos a comentar o dérbi da 13ª. jornada da Liga Portugal Betclic no jornal Record, juntando-se a Miguel Garcia e a Marco Chagas.
Francisco R. dos Santos: "Somos a melhor equipa, mas não nos impomos nos jogos grandes"
"A vitória era para selar na primeira parte e deixámo-la escapar. Somos a melhor equipa, mas não nos impomos nos jogos grandes. Para sermos tricampeões, é para ganhar quando mais importa", foram as palavras que Francisco Rodrigues dos Santos, político português, utilizou para descrever a partida entre Sporting e Benfica.
Quem também deu o seu parecer sobre o jogo foi Miguel Garcia, antigo jogador dos leões: "O Sporting entrou bastante bem e chegou à vantagem com naturalidade, mas o Benfica equilibrou na segunda parte e o resultado ajusta-se. Cada equipa foi melhor numa parte, mas este empate é prejudicial para ambas".
"O resultado é justo, mas o Sporting só reagiu no fim, depois da expulsão do jogador do Benfica. Deu a ideia que estava bem com o empate. Agora o FC Porto pode aumentar a vantagem e se tal acontecer, é tentar recuperar", explicou, ainda, Marco Chagas, antigo ciclista profissional.
Relembrar que Benfica e Sporting empataram a uma bola no estádio da luz, em encontro referente à 13ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões começaram por cima, com golo de Pedro Gonçalves, mas permitiram a igualdade dos encarnados, perto da meio hora de jogo, por Sudakov
Treinador do Benfica viu a sua equipa empatar a uma bola com os leões no dérbi da última sexta-feira, dia 5 de dezembro, na 13ª. jornada da Liga Portugal
06 Dez 2025 | 10:43 |
José Mourinho deixou alguns reparos à atuação de António Nobre, e queixou-se de Morten Hjulmand, capitão do Sporting. Águias e leões empataram a uma bola, na última sexta-feira, dia 5 de dezembro, em dérbi referente à 13ª. jornada da Liga Portugal Betclic, e o treinador encarnado não poupou o jogador verde e branco na conferência de imprensa.
"Um árbitro que cometeu poucos erros. Erros decisivos nem cometeu. Cometeu erros no critério dos cartões amarelos. Não falo do Prestianni, porque é capaz de ser vermelho. Mas nos amarelos, que já estava à espera, há um jogador do Sporting que é intocável", começou por dizer José Mourinho.
Sem revelar o nome, o técnico do Benfica prosseguiu: "Manda no jogo, faz as faltas que quer e mais uma vez sai do jogo sem amarelo. Relativamente a esse jogador é que há uma dualidade de critérios. Árbitro? Já brinquei com ele e disse-lhe que pode sair à rua que ninguém o vai chatear".
Mais tarde, foi questionado sobre esse cartão a Prestianni, e voltou a falar de Morten Hjulmand: "E num jogo contra grandes jogadores e contra uma equipa fresca... o Sporting mete Quenda, Alisson, Ioannidis, mete a rapaziada toda fresca, num jogo em que o Benfica está quase a ganhar, não pode perder".
"Numa situação de contra-ataque, o Prestianni faz a falta, não com vontade de magoar. O capitão do Sporting faz uma falta igual na primeira parte, a única diferença é que agarra, não lesiona, mas agarra com a mesma intenção, de parar um contra-ataque. Este não é o cartão que condeno", rematou José Mourinho, no rescaldo do Benfica - Sporting.
Jogador foi um dos titulares do lado do rival de Lisboa, na partida frente aos leões, e no fim do jogo mandou uma 'boca' na direção dos verdes e brancos
06 Dez 2025 | 10:22 |
Richard Ríos explicou que o favoritismo atribuído à equipa do Sporting, antes do jogo com o Benfica, motivou os jogadores encarnados. O médio colombiano foi eleito homem do jogo no dérbi que os leões empataram a uma bola, na casa do rival de Lisboa.
Richard Ríos: "Só falavam que eles iam ser favoritos, falaram isso na semana inteira"
"Um jogo importante para nós. Sabíamos como ia ser. Preparámos o jogo da melhor forma. Independentemente do que diziam de fora, isso motivou-nos mais. Só falavam que eles iam ser favoritos, falaram isso na semana inteira", começou por apontar Richard Ríos.
O médio encarnado prosseguiu: "E, desde que começou o jogo, o Benfica mostrou que queria ganhar, isso motivou-nos aqui. Queríamos a vitória. Se pudesse trocar este troféu pelos 3 pontos, trocava. A equipa merecia mais. Falta muito campeonato e temos de trabalhar para atingir o que queremos".
Richard Ríos também comentou, depois, o prémio de homem do jogo no Benfica - Sporting: "Para uns representa o melhor jogador, para outros não. Sei como venho trabalhando, sei o apoio que o Benfica me dá para evoluir e chegar ao nível que sei que posso chegar".
O médio do Benfica terminou, em declarações aos microfones da BTV, na flash interview após o Benfica - Sporting: "Isso não vai mudar muito para mim, mas agradeço. Trabalhamos para isso e é continuar a trabalhar porque falta muito no campeonato. Agora temos um jogo importante na Champions, que precisamos de ganhar".