Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0A equipa principal de futebol do Sporting CP desloca-se, este domingo, 27 de setembro, às 18h30, ao terreno do FC Paços de Ferreira. Na antevisão ao duelo com os castores, Emanuel Ferro, treinador adjunto dos leões, garantiu que a equipa vai estar preparada. "Temos a certeza que vamos apresentar no domingo uma equipa competitiva, recuperada, capaz de entrar com a intenção de vencer, como acontece sempre. (...) A ambição não diminui. É esse o nosso perfil competitivo e é esse o perfil dos jogadores", começou por dizer o técnico. Quanto ao pouco tempo de descanso entre jogos – os leões defrontaram o Aberdeen FC na passada quinta-feira –, Emanuel Ferro admitiu que tal é um obstáculo: “A preparação deste jogo é de dois dias, sendo que a recuperação do jogo da Liga Europa condiciona a preparação. Vamos fazer alguns ajustes estratégicos contra o FC Paços de Ferreira que não foram tão trabalhados como seriam se tivéssemos mais tempo de intervalo entre os dois jogos”. O treinador adjunto do Sporting CP revelou que Nuno Santos irá estar presente na convocatória leonina e avaliou a prestação dos reforços diante do Aberdeen FC: "Os reforços são sempre jogadores que procuramos que venham ajudar a equipa com características próprias em posições específicas. O jogo correu-nos bem, com uma vitória, e isso valoriza as exibições dos jogadores, mas sobretudo reforça a exibição coletiva". Por fim, Emanuel Ferro analisou a equipa do FC Paços de Ferreira: "Vamos encontrar dificuldades muito semelhantes às que foram apresentadas pelo FC Paços de Ferreira na época passada. (...) É uma equipa muito solidária, que joga apoiada com jogo, por vezes, mais directo, alternando uma ou outra vez com ligações no meio-campo. Tem jogadores com muita experiência na nossa Liga. É uma equipa que sabe o que quer com os processos bem definidos. São dificuldades que consideramos que seremos capazes de ultrapassar”. O jogo entre leões e castores está agendado para este domingo, 27 de setembro, às 18h30, no Estádio Capital do Móvel.
Fotografia de Sporting CP
Internacional sueco voltou a marcar com a Listada verde e branca, mas as suas exibições pelos leões continuam a ser alvo de escrutínio
|
0Viktor Gyokeres foi um dos protagonistas do Sporting - Santa Clara, desta vez ao assinar o golo que garantiu a passagem dos leões aos quartos de final da Taça de Portugal. Tomás da Cunha aproveitou para analisar a utilização do internacional sueco por parte de João Pereira.
"João Pereira mexeu de forma tardia (Santa Clara ultra baixo), mas certeira. É o melhor momento desde que assumiu. Quenda pede pé trocado (limitações de Catamo vão superando as virtudes) e a agressividade de Harder ao segundo poste valeu golo (Gyokeres menos autossuficiente)", pode ler-se, na sua conta da plataforma 'X'.
O comentador desportivo falou ainda sobre a forma como os leões abordaram os instantes finais do tempo regulamentar: "Não é normal, numa equipa como o Sporting, permitir três oportunidades a um adversário inferior em tempo de descontos. Quando o Santa Clara atacou, sofreu. A desconfiança nota-se nas áreas, mas como consequência da degradação do jogo coletivo. Gyokeres foi buscar o erro".
De resto, Tomás da Cunha ainda falou sobre a forma como João Pereira abordou o encontro: "João Pereira mexeu de forma tardia (Santa Clara ultra baixo), mas certeira. É o melhor momento desde que assumiu. Quenda pede pé trocado (limitações de Catamo vão superando as virtudes) e a agressividade de Harder ao segundo poste valeu golo (Gyokeres menos autossuficiente)", sublinhou.
Com esta vitória – a 19.ª em 25 encontros na presente temporada –, os agora comandados por João Pereira passam à próxima fase da prova rainha do futebol português e continuam na luta pela conquista de uma competição que não vencem desde a temporada 2018/19.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 22 de dezembro, frente ao Gil Vicente, em jogo relativo à 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Bruno Pinheiro jogar-se-á às 20h30, no reduto do adversário, em Barcelos.
Confira a publicação:
Entidade que regula a competição nacional avançou com novidades sobre o torneio que vai decidir o vencedor da competição nacional
|
0A Taça da Liga vai ser o primeiro troféu a ficar entregue em 2025, com a Final Four da competição a disputar-se entre os dias 7 e 11 de janeiro, em Leiria, no Estádio Doutor Magalhães Pessoa. A Liga de Clubes, que tutela a competição, já avançou com os horários das partidas e informações sobre a transmissão televisiva.
Relembrar que as quatro equipas na Final Four são Sporting, Porto, Benfica e Braga. O sorteio definiu que as meias finais seriam os seguintes encontros: leões defrontam os dragões, e os rivais de Lisboa jogam com os bracarenses. Os vencedores de cada jogo encontram-se na final da competição.
A primeira meia final, jogo onde participa o Clube de Alvalade, vai disputar-se dia 7 de janeiro, às 19h45. A segunda meia final, de resto, joga-se no dia a seguir, 8 de janeiro, exatamente no mesmo horário - hora escolhida para o início de todos os jogos desta fase da prova. A final vai ser dia 11 de janeiro, também pelas 19h45.
Uma boa notícia - que até já tinha sido reportada - é que, além de todos jogos terem transmissão garantida na Sport TV, dois dos jogos vão passar em canal aberto e estar disponíveis para todos sem quaisquer restrições financeiras: são eles a primeira mão da Final Four (o Sporting - Porto, de dia 7 de janeiro), e o duelo da final, cujos protagonistas são desconhecidos, mas onde os verdes e brancos podem marcar presença.
Relembrar que o Sporting é o segundo Clube com mais Taças da Liga conquistadas na sua história, um total de quatro troféus. Na lista de vencedores aparecem outros cinco clubes que venceram a prova pelo menos uma vez: Benfica, Porto, Braga, Vitória de Setúbal e Moreirense. Outras cinco equipas chegaram à final da prova sem a conseguir conquistar - Marítimo (duas vezes), Paços de Ferreira, Gil Vicente, Rio Ave e Estoril.
Defesa português voltou a ser titular pelos verdes e brancos, mas o encontro da prova rainha não acabou da melhor forma
|
0Eduardo Quaresma gera novas preocupações ao Sporting. Apesar de ter sido titular no encontro frente ao Santa Clara, o jogador abandonou o relvado com queixas físicas, durante o prolongamento da partida válida para os oitavos de final da Taça de Portugal.
Ainda no intervalo do tempo extra, o central dos verdes e brancos acabou por não conseguir esconder que estava desconfortável, enquanto se agarrava à perna direita. Pouco depois, o jogador acabou por ser substituído por Mauro Couto e, no banco de suplentes, manteve-se a fazer gelo o joelho.
Além de Quaresma também João Simões mereceu alguma atenção da equipa técnica do Sporting. Também durante a pausa a meio do prolongamento, o jogador viu-se obrigado a colocar uma ligadura na mão direita, isto depois de ter chocado com um jogador adversário.
Ainda antes do final da temporada 2023/24 - em que o Sporting garantiu a conquista do 24.º título de campeão nacional -, Eduardo Quaresma assinou a renovação de contrato com os leões, ficando seguro até 2028 e com uma cláusula de rescisão que subiu dos 45 para os 80 milhões de euros.
Esta época, Eduardo Quaresma já soma 12 partidas, contabilizando 800 minutos, ainda sem qualquer golo ou assistência. Em 2023/24, o jogador – avaliado em 14 milhões de euros – contabilizou 30 jogos pelo Sporting: 20 na Liga Portugal Betclic, quatro na Taça de Portugal, quatro na Liga Europa e dois na Taça da Liga. Ao todo, nos 1.541 minutos em que esteve dentro das quatro linhas apontou um golo.