
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting garantiu a entrada direta na fase de liga da Liga dos Campeões da próxima edição de 2025/26, fruto do título conquistado na Liga portuguesa, ou seja 18,62 milhões de euros, correspondentes ao prémio de entrada na competição, valor a que se podem somar outros valores e assim ultrapassar os 30 milhões.
Além dos 18,62M iniciais, os verdes e brancos vão receber uma quantia entre os 5,88 e os 7,26 M, decorrente da ‘Non-European Part’ do denominado ‘Value Pillar’. O valor concreto depende da classificação do Clube de Alvalade no ranking da UEFA a 10 anos, que se fixará entre o 16.º e o 20.º lugar. Na temporada passada, por exemplo, o Sporting arrecadou 7,26M, dado o 16.º lugar neste ranking.
Já a parcela ‘European Part’ do ‘Value Pillar’ é calculada a partir de dois fatores – o ranking da UEFA a cinco anos e o do ‘Media Value’ (relativo ao mercado televisivo). No primeiro fator, o Sporting ficará classificado entre o 18.º e os 25.º lugar, enquanto, no segundo, os leões estarão colocados entre a 25.ª e 32.ª posição. Calculando a média entre os dois rankings, o mais provável é o Clube de Alvalade ocupar o 25.º ou 26.º lugar, o que permitiria um encaixe entre os 10,28 e os 11,22 milhões de euros.
Contas feitas, o valor total que entrará nos cofres do Sporting vai se fixar entre os 34,78 e os 37,1 M. Para a quantia se aproximar do limite máximo, há um conjunto de fatores que pode beneficiar os leões. Um deles é o Bolonha ficar em quarto lugar na Serie A italiana e, consequentemente, garantir presença direta na Liga dos Campeões. De resto, também interessa ao Clube de Alvalade que Aston Villa, Newcastle e Nottingham Forest garantam as última cinco vagas da Premier League, além de Benfica, Club Brugge, Rangers, Feyenoord e Nice sejam eliminados nas pré-eliminatórias.
No que diz respeito ao ranking do ‘Media Value’, o Sporting também espera que os clubes da Polónia, Noruega (Bodo/Glimt e Brann ), Escócia (Celtic e Rangers), Suécia (Malmo), Dinamarca, Áustria e Suíça (Basileia) falhem o apuramento, nas eliminatórias que antecedem a fase de liga da Liga dos Campeões.
Jornalista especialista no mercado de transferências garante que jogador e Direção têm acordo para que futebolista abandone Alvalade no verão
|
Viktor Gyokeres está a viver os últimos dias com a camisola do Sporting. O avançado sueco vai mesmo deixar o Clube leonino no final da temporada. Um pacote a rondar os 65 milhões de euros podem ser suficientes para que o goleador diga adeus ao emblema verde e branco.
Fabrizio Romano, jornalista especialista no mercado de transferências, garante que o Sporting e Viktor Gyokeres estão acordados há meses para a saída do jogador. Ainda assim, não é certo o destino do ainda pupilo de Rui Borges, sendo que o Arsenal e o Manchester United são os maiores interessados.
"Podem ser 60 mais bónus. Podem ser 65 com bónus incluído"
"Gyokeres está de saída do Sporting e abandonar de certeza e por bem menos do que os 100 milhões de euros da cláusula de rescisão. A minha informação é de que sairá por valores a rondar os 65 milhões de euros. Podem ser 60 mais bónus. Podem ser 65 com bónus incluído", disse na rede social 'X'.
Sobre o destino, Fabrizio Romano diz que o mesmo ainda não está definido: "O Manchester United ainda está na corrida, segundo as minhas informações. Sabemos que também há interesse do Arsenal. Há vários clubes interessados no jogador, mas esses dois emblemas mantêm-se como os principais interessados na sua contratação", revelou.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 51 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, quatro na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.130 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 53 golos e fez 13 assistências. Após o triunfo frente aos vimaranense, o jogador abordou uma possível saída.
Decisão foi anunciada pelo clube e pelo ex-leão, em mútuo acordo, e conhecida num comunicado publicado no site oficial do emblema arsenalista
|
É oficial. Carlos Carvalhal, ex técnico do Sporting, já não é treinador do Braga. A decisão foi anunciada pelo clube e conhecida num comunicado publicado no site oficial. Além disso, deixam também os arsenalistas os adjuntos João Mário, Filipe Antunes, João Meireles e Tiago Pires.
Recorde-se que Carlos Carvalhal é o treinador com mais vitórias ao serviço dos bracarenses, tendo assumido o comando técnico da equipa principal em três ocasiões (2006/07, 2020/21 até 2021/22 e 2024/25). "O Braga informa que Carlos Carvalhal cessa funções enquanto treinador da equipa principal, numa decisão por mútuo acordo. Com ele deixam também o clube os treinadores-adjuntos João Mário, Filipe Antunes, João Meireles e Tiago Pires", pode ler-se no comunicado.
"Técnico com mais vitórias ao serviço do clube (92 triunfos em 167 jogos oficiais), Carlos Carvalhal tem o seu nome escrito a letras de ouro na história do Braga, com a conquista da Taça de Portugal (2020/21), em pleno ano de Centenário", escreve o emblema liderado por António Salvador.
Francesco Farioli é uma forte possibilidade para suceder a Carlos Carvalhal. O treinador italiano está livre, depois de ter rescindido esta segunda-feira, dia 19 de maio, o contrato com o Ajax. Carlos Vincens (adjunto no Man City) e Raúl González (Real Madrid Castilla) são outros nomes equacionados pela SAD arsenalista
De recordar que Carlos Carvalhal treinou o Sporting durante a temporada desportiva de 2009/10. Em 33 jogos, alcançou a vitória em 16 encontros, terminado o Campeonato Nacional na quarta posição. O técnico orientou jogadores como Rui Patrício, João Pereira - que foi mencionado por Rui Borges - ou Liedson.
Negócio por jogador que está na mira do emblema verde e branco para a próxima temporada complica-se e pode não acontecer
|
A Juventus contratou Alberto Costa ao Vitória Guimarães no mercado de inverno por 12,5 milhões de euros. Apesar do pouco tempo de utilização e do interesse do Sporting, Cristiano Giuntoli, dirigente do clube italiano, não pretende abrir mão do ala direito.
A informação é avançada, esta segunda-feira, dia 19 de maio, pelo Maisfutebol, que escreve que a 'Vecchia Signora' não pretende deixar sair o atleta, a não se que surja uma proposta irrecusável. Tal como o nosso Jornal adiantou em Exclusivo, o clube transalpino estava disposto a deixar sair o jogador por empréstimo rumo ao Sporting, mas queria garantir uma opção de compra obrigatória no valor de 15 milhões de euros.
O valor em causa é considerado excessivo pelo emblema liderado por Frederico Varandas, que, ainda assim, acredita que pode baixar o montante, de forma a garantir que o jogador volta a reencontrar Rui Borges, técnico com quem trabalhou no Vitória de Guimarães, mas, para já, sem sucesso.
Além do Clube de Alvalade, existem ainda vários emblemas atentos à situação do lateral-direito de 21 anos. Génova e Valência tentaram, nas últimas semanas, negociar o empréstimo do atleta, enquanto Brighton e Fulham procuram uma contratação em definitivo
Até ao momento, Alberto Costa – avaliado em 10 milhões de euros – soma apenas nove jogos pela Juventus, num total de 313 minutos disputados. Pela turma vimaranense, o internacional sub-20 português fez 21 partidas, tendo marcado um golo e apontado duas assistências.